Está aqui

Vistos gold

Bloco apresenta projeto de lei para acabar com “vistos gold”

Junho 14, 2018

Os “vistos gold” criados por Paulo Portas foram um “fiasco” na criação de emprego e têm contribuído para a proliferação da criminalidade económica e a especulação imobiliária nas grandes cidades, aponta a proposta bloquista.

Foto de Manuel de Almeida, Lusa.

Governo PSD/CDS vendeu vistos gold a empresários corruptos do Brasil e Angola

Setembro 19, 2017

CEO's, presidentes e diretores das maiores empresas brasileiras e angolanas compraram cidadania europeia ao governo português em 2013 e 2014, no âmbito do programa de vistos gold criado por Paulo Portas, revela o The Guardian. A Operação Lava Jato surgiu em março de 2014. 

Escutas apanham Marques Mendes a pedir 'cunha' para a filha

Janeiro 22, 2016

O ex-governante e atual comentador televisivo tinha negado os pedidos de favores ao presidente do Instituto de Registos e Notariado, arguido no escândalo dos vistos gold. As escutas revelam que empresários e até a filha de Marques Mendes beneficiaram dos favores pedidos a António Figueiredo.

Investigação aos vistos gold descobre manipulação nos concursos para dirigentes públicos

Abril 9, 2015

António Figueiredo e Maria Antónia Anes, dois dos arguidos no caso dos "vistos gold", trocaram telefonemas e mensagens para manipular o resultado dos concursos do CRESAP. O presidente do CRESAP diz que a arguida dos "vistos gold" foi indicada pela ministra Paula Teixeira da Cruz para membro do júri.

Vistos gold: arguidos chineses eram clientes do ministro

Abril 4, 2015

Dois empresários chineses apanhados na rede de corrupção com os vistos gold disseram no interrogatório que conheciam Miguel Macedo há anos, tendo sido clientes do seu escritório de advogados.

Vistos Gold: Marques Mendes pediu favores especiais ao presidente do INR

Dezembro 20, 2014

A Operação Labirinto reuniu registos em que o ex líder do PSD pede ajuda ao então presidente do Instituto dos Registos e Notariado, agora detido, para facilitar dois processos de atribuição de nacionalidade portuguesa a cidadãos estrangeiros, segundo avança a TVI.

Bloquistas querem ver esclarecida permanência do secretário-geral dos serviços de informações

Dezembro 3, 2014

A deputada Cecília Honório defendeu esta quarta-feira que o primeiro-ministro deve “fundamentar as razões da sua confiança relativamente” à manutenção de Júlio Pereira à frente do SIRP. Segundo a dirigente do Bloco, a posição deste representante está "profundamente fragilizada" dado ao escândalo de corrupção na atribuição dos vistos gold.

Holanda rejeitou o único candidato ao “visto gold”

Novembro 28, 2014

Se o “visto gold” português acabasse, o dinheiro dos milionários ia fugir para países como a Holanda, garantiu Paulo Portas aos deputados. Mas como as regras holandesas impedem a lavagem de dinheiro, o programa está a morrer por falta de comparência de interessados.

Paulo Portas chamado ao Parlamento para prestar esclarecimentos sobre vistos gold

Novembro 19, 2014

Tal como vinha a ser reivindicado pelo Bloco e pelo PCP, o vice primeiro-ministro será confrontado esta quinta-feira com a sua responsabilidade política na criação desta “via verde para a negociata e para a corrupção". Cinco dos 11 arguidos no processo de corrupção vão ficar em prisão preventiva. Manuel Jarmela Palos, diretor nacional do SEF, já apresentou a sua demissão.

Vistos Gold: Ministro apresenta demissão

Novembro 16, 2014

O ministro da Administração Interna alegou razões políticas para a sua demissão do Governo, na sequência das investigações da “Operação Labirinto”. Para o Bloco, a demissão era esperada e Paula Teixeira da Cruz e Nuno Crato "devem pôr os olhos no exemplo de Macedo".

Diretor do SIS tentou eliminar escutas ao suspeito dos vistos gold

Novembro 15, 2014

O semanário Expresso revela que três agentes do SIS, incluindo o seu diretor, tentaram atrapalhar a investigação que visava o presidente do Instituto dos Registos e Notariado.

Tudo o que reluz é Gold

Novembro 15, 2014

Em 5 de março de 2013, Paulo Portas entrega em Nova Deli o primeiro “visto Gold”. O vice-primeiro-ministro classifica-os como ‘uma arma eficaz de captação de recursos para Portugal e em Portugal’. Uma “arma eficaz para a captação de recursos”, quem duvida?

Vistos gold: Sócia de ministro demite-se e Bloco propõe fim da medida

Novembro 14, 2014

Demitiu-se Albertina Gonçalves, secretária-geral do ministério do Ambiente e sócia do ministro da Administração Interna, Miguel Macedo. Albertina Gonçalves é arguida no processo dos vistos. O Bloco de Esquerda propõe a eliminação dos vistos gold, para “cortar o mal pela raiz”.

Vistos gold: Coordenadora do Bloco critica “porta para as negociatas mais perigosas e opacas”

Novembro 14, 2014

Catarina Martins afirma que o escândalo dos vistos gold prova que “eram uma porta para as negociatas mais perigosas e opacas” e sublinha que “não precisamos de negociatas imobiliárias opacas que não criam um único posto de trabalho e servem para dar vistos a alguns milionários, cujas fortunas ninguém sabe muito bem qual é a origem”.

Vistos gold: Portas deve assumir consequências por ter criado “via verde para a negociata”

Novembro 13, 2014

Os bloquistas defendem que o Governo deve prestar esclarecimentos sobre o “processo sinistro” que levou à detenção de “altos quadros do Estado” e requerem a audição do ministro Paulo Portas, que apontam como “principal propagandista” desta rede de negócios.

Secretária-geral da Justiça e Diretor Nacional do SEF detidos por corrupção na atribuição de vistos gold

Novembro 13, 2014

Maria Antónia Anes, nomeada em novembro de 2011 pela atual ministra, Paula Teixeira da Cruz, e Manuel Jarmela Palos foram detidos esta quinta-feira na sequência de buscas promovidas pela Polícia Judiciária, segundo avança a SIC e o Expresso. A investigação levou ainda à detenção do presidente do Instituto de Registos e Notariado. Notícia atualizada às 15h55.

Nem tudo o que é dourado brilha

Março 26, 2014

A propósito dos vistos “gold”, Poiares Maduro repete o seu jogo: acusa o Bloco de xenofobia e anti-imigração. Anedótico e ninguém acredita. É que Maduro não fala de direitos à migração, mas sim de direitos de classe.

Apanhado a lavar dinheiro com visto dourado de Paulo Portas

Março 22, 2014

Na sequência de um mandato de captura da Interpol, a Polícia Judiciária deteve um cidadão chinês que comprou uma casa de luxo em Cascais com dinheiro proveniente do crime na China. Os 471 vistos dourados concedidos pelo Governo em 2013 não serviram para criar um único emprego.

"90% dos vistos gold são para especulação imobiliária"

Março 7, 2014

Mariana Mortágua, falando sobre turismo na AR, denuncia que os “vistos dourados que vendem autorizações de residência a quem tiver dinheiro para as comprar... não são para investimento produtivo, mas para especulação imobiliária”.