Está aqui

Tudo o que reluz é Gold

Em 5 de março de 2013, Paulo Portas entrega em Nova Deli o primeiro “visto Gold”. O vice-primeiro-ministro classifica-os como ‘uma arma eficaz de captação de recursos para Portugal e em Portugal’. Uma “arma eficaz para a captação de recursos”, quem duvida?

Em 5 de março de 2013, Paulo Portas entrega em Nova Deli o primeiro “visto Gold”. Aperto de mão para as câmaras de televisão. Anuncia então 70 “manifestações de interesse” pelo visto.

Ano e meio depois, notícia da Lusa 9 de outubro de 2014:

“O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, afirmou hoje que os vistos ‘gold’ superaram em dois anos todas as metas a que o Governo se tinha comprometido e contribuíram para a recuperação do mercado imobiliário, impulsionando ainda o setor do turismo.

Os chamados vistos ‘gold’ superaram até hoje todas as metas que tínhamos estabelecido: em 2013 cerca de 300 milhões de euros, o que ficou 50% acima do objetivo que tracei no Parlamento, e em 2014, quando ainda falta um trimestre, já muito acima dos 500 milhões de euros que tínhamos como objetivo’, afirmou o vice-primeiro-ministro, classificando-os como ‘uma arma eficaz de captação de recursos para Portugal e em Portugal’.”

Uma “arma eficaz para a captação de recursos”, quem duvida?

Debate na Quadratura do Círculo (SicN), ontem:

Pacheco Pereira: “Isto só significa duas coisas. Primeiro, que é mais fácil em Portugal e, segundo, que Portugal nunca pergunta de onde vem este dinheiro. E como nunca pergunta de onde vem este dinheiro, todo este processo está manchado desde a origem. Isto é um processo como o Luxemburgo. (…) Este processo está inquinado na sua origem e isto significa que a corrupção é um desenvolvimento natural.

António Costa: “Aqui há uns anos houve um caso de corrupção na atribuição das cartas de condução e ninguém se lembrou de acabar com as cartas de condução porque havia corrupção na atribuição das cartas de condução.”

Pacheco Pereira: “É uma comparação totalmente abusiva”.

António Costa: “É a mesma história”.

Tem sido sempre a mesma história, não tem?

Artigo publicado em blogues.publico.pt a 14 de novembro de 2014

Sobre o/a autor(a)

Professor universitário. Ativista do Bloco de Esquerda.
Termos relacionados Vistos gold
(...)