Está aqui

Sociedade

Pichagem xenófoba feita há semanas num ataque à sede do SOS Racismo, em Lisboa

SOS Racismo denuncia “parada Ku Klux Klan” em frente à sua sede

Agosto 10, 2020

No sábado passado, um grupo de “nacionalistas”, imitando os grupos criminosos racistas dos Estados Unidos Ku Klux Klan, fez uma marcha em frente à sede da associação, que vai apresentar queixa ao Ministério Público.

Trabalhadores dos bares dos comboios venceram e vão retomar trabalho na próxima quinta-feira

Trabalhadores dos bares dos comboios vencem luta e vão retomar o trabalho

Agosto 10, 2020

A Risto Rail e a CP comprometeram-se a reabrir os bares dos comboios Alfa Pendular e Intercidades, a partir da próxima quinta-feira, depois de muita luta dos trabalhadores e das trabalhadoras dos bares que não podiam exercer e tinham os salários reduzidos.

Imagem da campanha para parar os robôs assassinos. Foto de stopkillerrobots.org.

Portugal não faz parte do grupo de países que querem proibir robôs assassinos

Agosto 10, 2020

Um relatório da Human Rights Watch revela que o nosso país tem apoiado negociações, mas nunca propôs explicitamente o fim do uso de armas completamente autonomizadas.

Carteiro em luta. Foto da CGTP.

Carteiros de Rio Maior e Santarém em vigília de luta

Agosto 10, 2020

Há “milhares de cartas por distribuir” diz o sindicato. Os trabalhadores defendem que são necessários mais carteiros nas suas localidades porque não estão a ser assegurados os direitos dos cidadãos.

Novo Banco, foto de Paulete Matos.

Novo Banco: seguradora vendida com desconto de 70% a milionário corrupto

Agosto 10, 2020

O Público avança esta segunda-feira que a seguradora GNB Vida foi vendida à Apax por um preço muito abaixo do seu valor contabilístico. Esta é propriedade de Greg Lindberg, milionário norte-americano condenado por fraude, corrupção e pagamentos indevidos ao partido de Trump para obter favores.

Turiscar. Foto do site despedimentos.pt.

Turiscar recruta trabalhadores externos, mantém os seus em lay-off e recebe apoio público

Agosto 9, 2020

Segundo denúncias recebidas pelo site despedimentos.pt, a empresa de aluguer de automóveis está a recorrer a trabalhadores de uma empresa intermediária para ocupar as mesmas funções dos 70 trabalhadores que colocou em lay-off.

Sitava desafia a ANA a “voluntariar-se” para aumentar os salários. Aeroporto Humberto Delgado - Foto da CGTP

Sindicato SITAVA desafia a ANA a aumentar salários

Agosto 9, 2020

O Sitava destaca os lucros da Ana Aeroportos de Portugal, superior a mil milhões nos últimos sete anos, e declara que não aceita que sejam de novo os trabalhadores a pagar a fatura e a contribuir para os dividendos do acionista Vinci.

Em sete concelhos do Alto Minho, as populações protestaram contra o aumento dos preços da água e o mau serviço prestado pela empresa AdAM, que começou a operar em janeiro passado

Alto Minho: Manifestações pela remunicipalização da gestão da água e do saneamento

Agosto 9, 2020

Em sete concelhos do Alto Minho realizaram-se este sábado ações contra a Águas do Alto Minho e pela reversão da empresa para os municípios. As populações protestam contra o aumento dos preços e o mau serviço prestado pela empresa, que começou a operar em janeiro.

CGTP reivindica fim de discriminações e injustiças no complemento de estabilização

Agosto 8, 2020

A intersindical assinala situações de exclusão na atribuição da prestação única, paga pela Segurança Social a todos os trabalhadores que sofreram perdas de rendimento devido ao layoff, que resultam diretamente do regime legal estabelecido. CGTP denuncia ainda decisões arbitrárias dos serviços.

Empresa Momento Numérico.

Trabalhadora sem contrato foi despedida após acidente na empresa Momento Númerico

Agosto 8, 2020

Segundo denúncias recebidas pelo despedimentos.pt, após um acidente de trabalho, as chefias da empresa de Albergaria-a-Velha recusaram inicialmente a devida assistência médica, forjaram posteriormente contrato de trabalho com data anterior ao acidente, para depois simplesmente despedir esta funcionária.

Vigília em solidariedade com Rui Pinto

Rui Pinto aguardará julgamento em liberdade

Agosto 7, 2020

O responsável pelas denúncias do Football Leaks e do Luanda Leaks irá sair da casa da Polícia Judiciária onde estava em prisão domiciliária e passará a ter acesso à internet. A colaboração com a Justiça foi determinante para esta decisão.

Placa do Lidl. Foto de DennisM2/Flickr.

Lidl contratou trabalhadores temporários para furar greve, acusa sindicato

Agosto 7, 2020

A direção regional de Braga do CESP acusa o Lidl de contratar cinco trabalhadores a uma empresa de trabalho temporário, para fazerem o mesmo trabalho que os efetivos que estão em greve. Começa esta sexta uma greve de três dias no Entreposto norte do Lidl contra a precariedade e por melhores condições.

Fernanda Lapa. Foto do facebook.

Fernanda Lapa: homenagem em forma de ajuda à família de Bruno Candé

Agosto 7, 2020

A família da atriz e encenadora Fernanda Lapa, falecida esta quinta-feira, apelou para que, em vez de se enviarem flores para a homenagear, sejam enviados donativos para a família do ator assassinado brutalmente por motivações racistas.

Agentes da PSP. Foto da CGTP.

Trabalhadores dos bares dos comboios tentaram voltar ao trabalho, a CP mandou a polícia

Agosto 7, 2020

Há cinco meses que os trabalhadores da Risto Rail estão impedidos de exercer funções e têm os salários reduzidos. A empresa ameaça mesmo não lhes pagar mais. Esta quinta-feira tentaram voltar aos postos de trabalho mas foram recebidos pela força policial a mando da CP.

Foto de Quintinha da Liz

Bloco de Esquerda visitou canil municipal do Fundão

Agosto 6, 2020

Ativistas do Bloco do Fundão estiveram no canil municipal para perceberem como está a funcionar, tanto na recolha como na adoção e esterilização e como se colocam os problemas da requalificação e da ampliação. Artigo publicado em Interior do Avesso.

Algarve: Greve no Grupo JJW Hotels no dia 11 e 12 de agosto

Algarve: Greve no Grupo JJW Hotels a 11 e 12 de agosto

Agosto 6, 2020

Em comunicado, o Sindicato de Hotelaria do Algarve, depois de se realizar um plenário de trabalhadores do Grupo JJW Hotels  no dia 31 de julho, decidiu avançar com uma greve a 11 e 12 de agosto para exigir o pagamento dos salários em atraso.

Manifestantes antinucleares seguram faixa junto ao Memorial da Paz de Hiroshima, 6 de agosto de 2020 – Foto de Dai Kurokawa/Lusa/Epa

É arriscado assegurar que Hiroshima seja irrepetível, defende Fernando Rosas

Agosto 6, 2020

No dia em que passam 75 anos do bombardeamento de Hiroshima, António Guterres apela ao redobrar de esforços para acabar com as armas nucleares. O historiador Fernando Rosas alerta que "o mundo hoje está a correr um risco de guerra de grandes proporções”.

Fernanda Lapa (1943-2020) - Foto: João Miguel Rodrigues, infocul.pt

Morreu Fernanda Lapa (1943-2020)

Agosto 6, 2020

A Escola de Mulheres anunciou o falecimento da atriz, encenadora e diretora artística desta companhia desde a sua fundação em 1995. Na sua página no facebook, Catarina Martins destaca: “Devemos-lhe o teatro, a afirmação da voz das mulheres num mundo (ainda) de homens e tudo o mais”.

Logotipo do Livro de Reclamações Eletrónico. Fonte: INCM.

Queixas no Livro de Reclamações Eletrónico subiram 171% no confinamento

Agosto 5, 2020

O setor das comunicações continua a ser aquele que recebe mais queixas desde há uma década.

A PSG – Segurança Privada não está a pagar os salários atempadamente, havendo trabalhadores que a 5 de agosto, ainda não receberam o salário de julho

Empresa de segurança privada com contratos com o Estado não paga salários atempadamente

Agosto 5, 2020

Há trabalhadores da empresa PSG que nesta quarta-feira, 5 de agosto, ainda não receberam o salário de julho. Sindicato STAD e trabalhadores exigem o pagamento até ao último dia útil de cada mês, como estipula o Código de Trabalho.

Limpeza de mato. Foto de ASCOM Prefeitura de Votuporanga/Flickr.

Há mais de cem câmaras multadas por falta de limpeza de terrenos

Agosto 5, 2020

Grande parte das ocorrências são por falta de limpeza junto a estradas e linhas elétricas. As multas variam entre 1600 e 120 mil euros.

Pousada de Guimarães. Foto da CGTP.

Sindicato acusa Grupo Pestana de transferir trabalhadores para receber apoios do Estado

Agosto 5, 2020

O Grupo Pestana encerrou a Pousada Santa Marinha da Costa de Guimarães e transferiu trabalhadores para a Pousada de Viana do Castelo a 80 quilómetros. O Sindicato de Hotelaria do Norte diz que isso “configura a prática de um crime” e que a empresa o faz para “justificar prejuízos e recorrer a apoios do Estado”.

Paciente com covid-19 a ser tratada num hospital no Chile. Foto: Alejandra De Lucca V./Minsal/Fotos Públicas.

Risco agravado de problemas de saúde mental para sobreviventes de covid

Agosto 5, 2020

Mais de metade de uma amostra de pessoas infetadas pelo novo coronavírus e que se curaram tiveram posteriormente perturbações como stress pós-traumático, ansiedade, insónias, depressão ou sintomas compulsivos, segundo observaram especialistas da Universidade de San Raffaele, de Milão.

Mulheres.

Será que as mulheres voltarão a pagar pela crise?

Agosto 4, 2020

Durante o confinamento, as mulheres foram mais afetadas pela perda de emprego, agravou-se a sua carga de trabalho com o teletrabalho, fazendo a maior parte do trabalho reprodutivo. Trabalhos de cuidados e domésticos, essenciais mas precarizados e mal pagos, são predominantemente femininos. Por Fanny Gallot.

Concessionárias amealharam mais de 1,2 mil milhões em portagens no ano passado

Agosto 4, 2020

O valor arrecadado pelas concessionárias de pontes e auto-estradas equivale a proveitos de 3,3 milhões de euros por dia e ultrapassa em 91 milhões as receitas arrecadadas em 2018. Brisa e Lusoponte foram as empresas que mais lucraram.