Está aqui

Sociedade

Que SNS queremos e como lá chegar

Maio 22, 2022

Este sábado realizou-se um Encontro Nacional sobre Saúde promovido pelo Bloco de Esquerda. A iniciativa, que teve lugar na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa, contou com uma sala cheia de profissionais de saúde.

Prateleiras de produtos congelados num supermercado. É sobre este tipo de produtos que a Deco tem recebido mais queixas. Foto de Open Grid Scheduler/Grid Engine/Flickr.

Deco alerta: marcas estão a reduzir quantidades para manter preços

Maio 22, 2022

Chamam-lhe reduflação e é uma estratégia para disfarçar aumentos de preços. Não é ilegal, porque a informação correta está presente nos rótulos, mas as pessoas acabam por se sentir enganadas.

Ronsegur. Foto do Blogue: Ponto de Encontro dos Trabalhadores da Vigilância.

Vigilantes no Ministério do Trabalho no Algarve ameaçados de corte nos subsídios e horários ilegais

Maio 20, 2022

Cerca de 70 vigilantes do Ministério do Trabalho no Algarve estão a ser pressionados pela nova empresa que assume o serviço a partir de junho. Ronsegur recusa pagar parte dos subsídios de férias e Natal e quer impôr horário acima do previsto na lei. Mais um caso de abuso no contexto da troca de empresas de segurança privada contratadas pelo Ministério.

Convocar a História: as conversas da primeira série do podcast

Maio 20, 2022

Colonialismo, I República ou luta contra a ditadura são alguns dos muitos temas abordados ao longo dos 70 programas que integram a primeira edição do Podcast “Convocar a História”. “Foi um trabalho exaustivo e mesmo assim tanto ficou por falar e debater. Teremos pois de recomeçar após este intervalo para balanço” afirma Fernando Rosas. 

Greve na Administração Pública com manifestação esta sexta-feira

Maio 19, 2022

Em dia de greve dos funcionários públicos, a Frente Comum de sindicatos vai levar a exigência de aumentos de salários até São Bento, com partida às 14h30 do Marquês de Pombal, em Lisboa.

Protestos contra escolha de jurista antiaborto para Tribunal Constitucional

Maio 19, 2022

Várias associações feministas pretendem “homenagear as gerações de mulheres que lutaram pelo direito ao aborto em Portugal e dizer não à escolha de António Almeida Costa para juiz do Tribunal Constitucional”. Os protestos realizam-se esta sexta-feira, às 18h30, em Lisboa, Porto e Aveiro.

#EmBomRigor: Portugal cada vez mais desigual

Maio 19, 2022

No primeiro de uma série de gráficos na rubrica #EmBomRigor, destacamos a evolução da desigualdade na distribuição dos rendimentos em Portugal.

Estudante. Foto publicada pelo Bloco dos Açores.

Açores: Sistema de bolsas exclui mais de metade dos estudantes elegíveis

Maio 19, 2022

Bloco apresentou proposta para que todas as pessoas que cumpram os requisitos de admissão tenham direito à prestação e que estudantes de mestrado também possam ter direito.

Grupo Tropical Burguer lança 73 pessoas para o desemprego 

Maio 18, 2022

O histórico café Luso, no Porto, bem como quatro restaurantes “Tropical Burguer” foram encerrados. Trabalhadores ficaram sem o salário de abril e sem qualquer apoio social. “É inaceitável” afirma o deputado José Soeiro. O Bloco questionou o Governo sobre esta situação. 

Novo escândalo liga gigante dos cuidados a idosos a empresa em paraíso fiscal

Maio 18, 2022

Mediapart e Investigate Europe revelam a existência de uma estrutura paralela ao grupo Orpea, a empresa Lipany, que, a partir do Luxemburgo, acumulou 92 milhões de ativos e realizou várias operações financeiras irregulares.

Carta aberta apela a consagração da violação como crime público

Maio 18, 2022

Proteger a vítima do seu próprio isolamento, evitar futuros crimes e lançar um aviso poderoso a todos os agressores sobre o trajeto para o fim da impunidade são alguns dos objetivos da proposta. A carta tem como promotoras Joana Mortágua e Maria Castello Branco e é subscrita por cerca de duas dezenas de mulheres de diferentes quadrantes políticos.

FMI quer que Portugal promova ajustamento orçamental

Maio 18, 2022

Na sua avaliação anual, o Fundo Monetário Internacional sugere o regresso a receita da austeridade e das reformas liberalizadoras que no passado não evitaram a estagnação económica e a divergência face à Zona Euro.

Mulheres juristas repudiam escolha de jurista antiaborto para o TC

Maio 17, 2022

Face às notícias que dão conta da possível escolha de um catedrático que justificou a sua posição antiaborto com experiências feitas em campos de concentração nazis, a associação alerta que o seu perfil não é "compatível com a defesa dos valores em que assenta a República".

Porto: Bandeira LGBTQIA+ hasteada em duas freguesias 

Maio 17, 2022

As juntas de freguesia do Bonfim e de Campanhã, no Porto, hastearam a bandeira LGBTQIA+. Foi também efetuada uma homenagem a Gisberta, mulher trans assassinada no Porto, em 2006. O vereador Sérgio Aires acompanhou estas iniciativas. 

Moradores de Azeitão vencem nova batalha judicial contra IHRU

Maio 17, 2022

O Tribunal da Relação confirmou a decisão do Tribunal do Comércio e reconhece os créditos às 41 famílias que pagaram as suas casas e se viram ameaçadas de despejo por dívidas que não contraíram. Moradores querem agora ver assegurada a propriedade das casas que pagaram.

Greve na CP com supressão quase total dos comboios

Maio 16, 2022

A paralisação dos ferroviários reivindica aumentos salariais mínimos de 90 euros para todos os trabalhadores. Fectrans fala em 95% de adesão à greve ao início da manhã.

Defensores dos direitos digitais condenam "apelo desonesto aos medos das pessoas"

Maio 15, 2022

A associação D3 esteve na origem da queixa ao Tribunal Constitucional sobre o armazenamento de metadados. Com os juizes a darem-lhe razão, aponta agora o dedo à "desinformação do comentariado alarmista" que agita cenários de caos nos tribunais e libertação de criminosos.

Fundos abutre aumentam compra de crédito malparado português

Maio 15, 2022

Durante 2020 e 2021, devido à pandemia, a compra de carteiras de crédito malparado desacelerou face aos anos anteriores. Mas a tendência de crescimento que se verificava até 2019 está de volta. 

Foto de calafellvalo/Flickr.

Gripe das aves: a industrialização da pecuária gera epidemias

Maio 13, 2022

A gripe das aves está a ser potenciada pela criação intensiva. Nesta entrevista, a socióloga rural e ativista Roxanne Mitralias mostra a dimensão do problema em França e analisa as causas do que está a suceder.

Com salários reais em queda, patrões dizem que Portugal paga “cada vez melhor"

Maio 13, 2022

Em termos reais, remuneração bruta total média diminuiu 2% e foi nas grandes empresas que recuou mais. Quase 3,3 milhões de pessoas, dois terços do total de trabalhadores por conta de outrem, já perderam poder de compra.

Adesão total à greve contra videovigilância ilegal e assédio na Raditaxis

Maio 13, 2022

No primeiro dia de greve dos trabalhadores de call-center da Raditaxis, o Bloco exigiu a atuação vigorosa da Autoridade para as Condições de Trabalho e da Comissão Nacional de Proteção de Dados sobre a situação alvo de queixas.

Integração de todos os formadores no IEFP, 1º de Maio de 2020 - Foto da APF

IEFP condenado pelo tribunal a pagar subsídios a formadores precários

Maio 13, 2022

O tribunal de Vila Real condenou o IEFP a pagar os subsídio de férias, de Natal e de refeição a 12 formadores precários. Dezenas de formadores que passaram aos quadros do instituto avançaram para tribunal, reivindicando subsídios não pagos quando eram falsos recibos verdes.

Portugal é o segundo país da UE com o gás mais caro para as famílias

Maio 12, 2022

No caso da eletricidade, os consumidores pagam a sexta fatura mais alta na União Europeia. "Exceção ibérica" negociada com Bruxelas para limitar aumento do preço da eletricidade permite às barragens continuarem a cobrar quatro vezes mais do que em 2020.

Edifício do Ministério do Trabalho e Segurança Social. Foto de João Carvalho/Wikimedia Commons.

Vigilantes no Ministério do Trabalho com direitos e subsídio de férias em risco

Maio 12, 2022

Troca de fornecedor do Ministério do Trabalho ameaça pagamento do subsídio de férias de mais de 400 vigilantes. Estes profissionais, que continuam nos seus postos, são ainda pressionados a declarar "início de atividade". O Bloco questionou o Governo e exigiu respeito pelos direitos laborais e a garantia do subsídio de férias.

Sara R. Farris abre Conferência Internacional “Feminismo e o Combate à Extrema-Direita”

Maio 11, 2022

A sessão de abertura da conferência, a realizar-se no sábado, 14 de maio, será protagonizada pela socióloga e teórica política Sara R. Farris, internacionalmente reconhecida pelo seu estudo original, publicado em 2017, intitulado In the Name of Women's Rights: The Rise of Femonationalism. Artigo publicado em Abril é Agora.