Está aqui

Sociedade

Marcha silenciosa em homenagem a Luís Giovani, estudante cabo-verdiano assassinado em Bragança. Janeiro de 2020.

Assassinato de Giovani: associações ciganas contra promoção do ódio e estigmatização

Janeiro 20, 2020

Várias associações ciganas lançaram um comunicado sobre o caso do jovem cabo-verdiano assassinado em Bragança. Apontam o dedo àqueles que, na política e na comunicação social, pretenderam culpar a comunidade cigana do crime.

Juízas querem que maternidade não prejudique a sua progressão na carreira

Juízas querem que maternidade não prejudique a sua progressão na carreira

Janeiro 20, 2020

Associação de Juízas Portuguesas fala em “problema com as licenças de maternidade”. Conselho Superior da Magistratura tem prorrogado período de avaliação a juízas que regressam de licença, não atribuindo as notas de mérito necessárias para ascender a tribunais superiores.

Estivadores de Setúbal

Estivadores regressam à luta em Setúbal e Lisboa

Janeiro 18, 2020

O incumprimento do contrato coletivo por parte da empresa do grupo turco Yilport levou o sindicato a anunciar um pré-aviso de greve ao trabalho suplementar. No Porto de Lisboa, o pagamento dos salários em prestações também pode levar à greve.

CGTP: “qualquer dia” o Governo quer melhorar serviços e não tem trabalhadores

Qualquer dia o governo quer melhorar serviços e não tem trabalhadores, avisa Arménio Carlos

Janeiro 17, 2020

Arménio Carlos considera que aumento de 0,3% para a função pública é um desrespeito e avisa que se Governo não valorizar estes profissionais poderá correr o risco de no futuro necessitar de melhorar os serviços públicos e não encontrar profissionais dispostos a trabalhar por baixos salários.

“Julgamento irá mostrar que Rui Pinto é um lançador de alerta excecional”

Janeiro 17, 2020

O autor das denúncias do ‘Football Leaks’ vai ser julgado em Portugal por 90 crimes. Para o seu advogado William Bourdon, ficou evidente que a justiça portuguesa prefere criminalizar Rui Pinto a perseguir “as redes criminosas portuguesas reveladas pelo Football Leaks”.

Montepio.

Montepio, a banca de favor investigada pela PJ

Janeiro 17, 2020

O Montepio emprestou 70 milhões de euros sem garantias ao empreiteiro José Guilherme entre 2011 e 2014. O empresário da Amadora ofereceu 14 milhões dessa verba a Ricardo Salgado, outra parte serviu para comprar participações no próprio Montepio, outra ainda, 1,5 milhões, terá sido oferecida a Tomás Correia, ex-líder do Montepio.

Protesto à porta da Randstad

Sindicato protestou na sede da Randstad contra perseguição a ativistas sindicais

Janeiro 17, 2020

A perseguição e despedimento de ativistas sindicais no call-center da Concentrix em Braga levou o STCC a manifestar-se à porta da sede da Randstad em Lisboa.

PJ detém cinco suspeitos da morte de Luís Giovani

Janeiro 17, 2020

Os detidos têm entre 22 e 35 anos e a Judiciária diz terem sido apreendidos “elementos probatórios relevantes” nas buscas realizadas.

Edifício da Segurança Social em Queluz.

Segurança Social perdeu muito dinheiro vendendo imóveis por ajuste direto

Janeiro 16, 2020

Uma auditoria do Tribunal de Contas considera a gestão da venda de imóveis da Segurança Social ineficaz. Vendas preferencialmente por ajuste direto, casos em que se privilegiou o critério da ordem de entrada das propostas, vendas abaixo do preço de mercado, incapacidade de cobrar rendas e recuperar dívidas, eis o retrato do IGFSS.

Fotografia de Paulete Matos

Portugal: Preço das casas com a quarta maior subida da Europa

Janeiro 16, 2020

O primeiro trimestre de 2018 registou subidas de 10,3% nos preços das casas em Portugal. Na Europa, apenas Letónia, Eslováquia e Luxemburgo tiveram aumentos superiores. Na Zona Euro, Portugal ocupa a segunda posição.

“Empresas de Vigilância desautorizam Governo”

Janeiro 16, 2020

Em entrevista ao esquerda.net, Rui Tomé, vice-coordenador do STAD e responsável pelo setor da Vigilância Privada, explicou que o Governo tem contratado empresas que não cumprem a lei, descartam os trabalhadores e acabam por onerar o Estado, a quem cabe custear os subsídios de desemprego. Por Mariana Carneiro.

Vista da localidade de Vianden no Luxemburgo onde opera o SP Group acusado de abusos a trabalhadores portugueses e brasileiros.

Luxemburgo: portuguesa acusa grupo hoteleiro de “escravatura” e ganha em Tribunal

Janeiro 15, 2020

O Tribunal de Trabalho do Luxemburgo deu razão à queixa de uma trabalhadora portuguesa que se queixava de “escravatura”. A empresa obrigava-a a trabalhar até 100 horas semanais e não lhe pagava horas extraordinárias. Há mais trabalhadores portugueses e brasileiros a queixar-se da mesma empresa.

Randstad persegue e afasta dirigentes sindicais, diz sindicato dos call centers

Janeiro 14, 2020

No call center da Concentrix, em Braga, todos os dirigentes e delegados sindicais foram afastados: um por despedimento, outros três através de uma suspensão. Os restantes trabalhadores fizeram greve esta segunda-feira em solidariedade. Falam num clima em que há “perseguição sindical”.

Praxe no Meco: Portugal condenado por más práticas na investigação

Janeiro 14, 2020

A justiça europeia deu razão ao pai de um dos estudantes que foram arrastados pelo mar durante uma praxe na praia do Meco, em dezembro de 2013: a investigação começou tarde, não assegurou a integridade das provas e não foram recolhidos de imediato testemunhos importantes.

CHUA Faro

Enfermeiros do Algarve fazem greve dia 24

Janeiro 14, 2020

Os incumprimentos do compromisso assinado com a ARS e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve sobre descongelamento de progressões vão levar os enfermeiros a fazer greve a 24 de janeiro.

Ryanair com lucros de cerca de mil milhões de euros

Janeiro 13, 2020

A companhia aérea, conhecida pela sua política de baixos salários, precariedade, assédio moral e perseguição sindical, e que, no início deste mês, despediu 75 trabalhadores no aeroporto de Faro, anunciou uma melhoria nas perspetivas para o lucro amealhado em 2018.

Trabalhadores da Portway

Greve na Portway cancelou 20 voos no Porto

Janeiro 13, 2020

A greve dos trabalhadores da empresa de handling no aeroporto do Porto  obrigou ao cancelamento de duas dezenas de voos no domingo e afetou cerca de 3.800 passageiros, segundo o sindicato.

Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Actividades Diversas (STAD)

Na vigilância privada “é o trabalhador que paga a concorrência”

Janeiro 12, 2020

Nos serviços públicos, os vigilantes privados são quem primeiro nos recebe. Muitos trabalham há vários anos no mesmo local. Quando, com um novo concurso, a empresa muda, acabam por ser descartados ou atirados para uma situação de total precariedade. Ignorando as orientações da ministra do Trabalho, as empresas recusam-se a cumprir a lei. Por Mariana Carneiro.

calculadora

Snesup quer fim das cativações no Ensino Superior

Janeiro 12, 2020

O Sindicato Nacional do Ensino Superior diz que o aumento de verba no Orçamento é insuficiente e que as instituições devem deixar de ser obrigadas a fazer cativações.

Manifestação na Cidade da Praia

Em Bragança condenou-se a violência, na Praia exigiram-se respostas

Janeiro 11, 2020

As concentrações de homenagem a Luís Giovani estavam convocadas para 20 cidades em 9 países. Em Bragança, as autoridades locais lideraram a iniciativa. Na Praia, os jovens derrubaram as barreiras de segurança montadas à volta da embaixada portuguesa.

Milhares homenagearam e pediram justiça para Giovani

Janeiro 11, 2020

A concentração de Lisboa juntou milhares de pessoas para reclamar justiça para estudante cabo-verdiano assassinado em Bragança. Protesto acabou em manifestação nas principais avenidas da Baixa lisboeta.

Gravidez adolescente em Portugal continua em queda acentuada

Janeiro 11, 2020

O número de raparigas grávidas até aos 19 anos em Portugal caiu 44% entre 2011 e 2018. Números da Direção Geral de Saúde confirmam que o recurso ao aborto também baixou entre as adolescentes.

Artur Cascarejo, ex-presidente da Câmara de Alijó - Foto de Miguel Cartageno Facebook, retirado de Interior do Avesso

Antigos autarcas de Alijó acusados de vários crimes de prevaricação

Janeiro 10, 2020

Antigos presidente e vice-presidente da Câmara de Alijó estão acusados de violarem a lei na gestão de empreitadas entre os anos de 2001 e 2013. Segundo a acusação os crimes terão ocorrido com o intuito de verem garantida a reeleição.

Greve nacional de professores a 31 de janeiro

Janeiro 10, 2020

A Fenprof convocou uma greve nacional de professores e educadores para o final do mês de janeiro de forma a reagir a um Orçamento de Estado que, considera a estrutura sindical, “passa ao lado da educação”, agrava a situação nas escolas e desvaloriza mais a carreira docente.

Foto de Belarmino Ribeiro

Abatimentos nas minas de Jales isolam aldeias

Janeiro 10, 2020

A Estrada Municipal que liga as aldeias de Campos de Jales, Cidadelhe de Jales e Reboreda a Vila Pouca de Aguiar está encerrada desde 22 de novembro após vários abatimentos. Os abatimentos acontecem desde 2015 e são decorrentes de vazios de exploração das antigas minas de Jales.