Está aqui

Sociedade

Imigrantes do Bangladesh denunciam esquema de extorsão em vistos

Dezembro 3, 2022

A concessão de vistos é hegemonizada por uma empresa sediada na Índia. Para obterem a marcação presencial em Nova Deli indispensável para fazer o processo avançar, os migrantes do Bangladesh dizem que estão a ser obrigados a fazer um pagamento “por debaixo da mesa”.

Escola. Foto de Paulete Matos.

Trabalhadores denunciam “farsa das AEC” num agrupamento de escolas de Sintra

Dezembro 3, 2022

No agrupamento de escolas Alfredo da Silva são assistentes operacionais que ficam com as crianças durante o tempo das Atividades de Enriquecimento Curricular e não professores formados para o efeito. Em protesto, os trabalhadores não docentes decidiram fazer greve entre segunda e quarta-feira da próxima semana.

Patrões não vão cumprir aumentos salariais acordados com o Governo

Dezembro 2, 2022

Apenas 7% dos empregadores estão dispostos a fazer aumentos salariais acima da inflação. E a maioria vai fazer aumentos abaixo da meta acordada entre patrões, Governo e UGT.

Presidente da CAP diz que agricultores são "vítimas" do tráfico de migrantes

Dezembro 2, 2022

Eduardo Oliveira e Sousa diz que é a ignorância dos agricultores quanto às regras que os faz contratar trabalhadores em condições de quase escravatura para muitas explorações agrícolas portuguesas.

Plataforma pela abolição das portagens na A23 e A25 lamenta continuação do pagamento

Novembro 30, 2022

No âmbito da discussão do Orçamento de Estado para 2023, foram rejeitadas as propostas do Bloco de Esquerda para isenção de portagens na A23 e na A25. A plataforma pela abolição destas portagens afirmou que “foi sem surpresa, mas com indignação” que assistiu a este desfecho. 

Cão abandonado. Foto de Aldrin Rocky/Flickr.

47 juristas defendem que proteção jurídica dos animais não é inconstitucional

Novembro 30, 2022

Vários acórdãos do Tribunal Constitucional absolveram autores de maus-tratos a animais porque os juízes consideraram a lei que criminaliza os maus-tratos e o abandono dos animais de companhia inconstitucional. Agora, um grupo de juristas faz frente a esta visão.

Águas e Resíduos da Madeira. Foto da empresa.

Os trabalhadores da Águas e Resíduos da Madeira estão em greve quarta e sexta

Novembro 30, 2022

Depois de terem feito dois dias de greve em outubro, estes trabalhadores voltam à greve depois da empresa e do governo regional de direita não ter dado resposta às suas reivindicações. Para além de um aumento salarial de 90 euros por trabalhador, exigem a aplicação “sem discriminações” das 35 horas semanais.

Hospital Fernando Fonseca. Foto do Hospital.

Hospital Amadora-Sintra: chefes e subchefes da urgência demitem-se

Novembro 29, 2022

44 médicos assinam uma carta na qual afirmam que há “condições de trabalho para profissionais, e de segurança para os doentes, não toleráveis”.

Pilotos de barra e portos em greve

Novembro 29, 2022

A greve desta terça e quarta-feira vai repetir-se nos dias 6 e 7 de dezembro. Exigem o cumprimento do acordo que permite a aposentação aos 60 anos. 

Call-centers Armatis: trabalhadores regressam à greve 

Novembro 29, 2022

Os trabalhadores dos call-centers da Armatis vão estar em greve no dia 12 de dezembro e em greve parcial às segundas-feiras de 19 de dezembro até final de fevereiro de 2023. Lutam por melhores salários, atualização do subsídio de refeição e cumprimento de compromissos assumidos pela empresa.

Greve encerrou mais de duzentas cantinas 

Novembro 28, 2022

Instituições de ensino são as principais entidades onde se faz sentir esta greve. Trabalhadores lutam por aumentos salariais, estabilidade profissional e horários adequados. Esta greve levou já a AHRESP a aceitar reunir com os trabalhadores. 

Contra a violência machista, o protesto saiu às ruas

Novembro 25, 2022

Milhares de pessoas participaram nas marchas e concentrações pelo fim da violência contra as mulheres. Em Lisboa, Joana Mortágua defendeu que o combate à impunidade e a aposta na prevenção devem ser prioridades.

Black Friday com greves e protestos na Amazon

Novembro 25, 2022

Trabalhadores em 40 países organizam protestos num dos dias de mais vendas do gigante das vendas online. Em Espanha, a empresa recusa-se a cumprir a "lei rider" que a obriga a integrar os seus distribuidores nos quadros.

Banco de Portugal alerta para maiores dificuldades de pagamento dos empréstimos

Novembro 25, 2022

No final do próximo ano, uma em cada dez pessoas com crédito à habitação gastará mais de 40% do seu salário com a prestação, prevê o Banco de Portugal. E um quarto das empresas estará em situação vulnerável face aos créditos que contraíram.

Trabalhadores da Tratolixo em luta. Foto da CGTP.

Trabalhadores da Tratolixo marcam greve de dois dias

Novembro 25, 2022

A 9 e 10 dezembro, os trabalhadores paralisam por melhores salários e condições de trabalho, pela atualização do subsídio de refeição, a criação de um suplemento de insalubridade, penosidade e risco, entre outras reivindicações.

Concentrações em todo o país pelo fim da violência contra as mulheres

Novembro 24, 2022

No dia 25 de novembro assinala-se o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Esta data é marcada com concentrações em Angra do Heroísmo, Viana do Castelo, Braga, Lisboa, Coimbra, Viseu, Bragança, Vila Real e Porto. 

IPSS: contrato coletivo já abrange trabalhadores das associações mutualistas

Novembro 24, 2022

Com a publicação da portaria de extensão do Contrato Coletivo de Trabalho, os direitos das Instituições Particulares de Solidariedade Social são estendidos aos trabalhadores das Associações Mutualistas.

35 detidos em operação contra tráfico humano e exploração de imigrantes

Novembro 23, 2022

Alberto Matos, da Solidariedade Imigrante, afirma que esta não é uma situação excecional, e que estamos perante “um negócio que dá dinheiro a muitas pessoas”. A exploração de imigrantes é a “regra” do “capitalismo transnacional”, que se norteia pela obtenção do “lucro máximo”, aponta o ativista.

Fundos privados de pensões perdem 3 mil milhões de euros em 2022

Novembro 23, 2022

Os 240 fundos privados de pensões que desenvolvem atividade em Portugal estão a atravessar um ano de perdas significativas devido à quebra nos mercados financeiros onde aplicam o seu dinheiro.

Timorenses em Serpa em busca de trabalho. Foto de NUNO VEIGA/LUSA.

Burocracia das Finanças condena timorenses a situação de sem-abrigo

Novembro 22, 2022

Falta-lhes um número fiscal para poderem trabalhar. Enquanto vivem em condições desumanas, os seus pedidos continuam a não ser deferidos porque as Finanças impõem obstáculos burocráticos que não se coadunam com a realidade no terreno.

CP desafiada a afastar empresa cúmplice com ocupação de Palestina

Novembro 21, 2022

Comité de Solidariedade com a Palestina exortou a CP, como contratante pública competente, a excluir a empresa espanhola CAF do concurso para fornecimento de material e serviços ferroviários.

Odemira: GNR suspeitos de agredir imigrantes voltam ao trabalho

Novembro 21, 2022

São sete os elementos da GNR que estavam suspensos provisoriamente após terem sido divulgadas imagens em que agrediam e sequestravam imigrantes na zona de Odemira. A medida provisória caducou e os agentes regressaram ao trabalho. O julgamento começa no dia 30 de novembro. 

Relato de uma visita à Alhandra operária e antifascista

Novembro 20, 2022

No passado dia 5 de Novembro realizou-se uma visita a Alhandra, concelho de Vila Franca de Xira, e aos locais evocativos da sua história operária e antifascista. Memórias que visitas como esta pretendem reactivar e mobilizar para as lutas do presente. Por Carolina Mourão.

Trabalhadoras. Ilustração do Outras Palavras.

Para pensar a possível desalienação do trabalho

Novembro 19, 2022

A redução da jornada de trabalho é imprescindível, mas não basta. Na contramão de lucro e pressões, é preciso desalienar o labor. Criar espaços deliberativos sobre a produção, que pensem o impacto ambiental e a divisão do trabalho doméstico. Por Thomas Coutrot.

Quinta do Lago obrigada a reintegrar delegado sindical

Novembro 19, 2022

O sindicato da Hotelaria do Algarve diz que “com esta vitória fica demonstrado mais uma vez que vale a pena lutar”.