Está aqui

Sociedade

Camarate - Foto de André Julião

Fome em Camarate

Junho 3, 2020

A fome e a miséria são as principais marcas que a pandemia está a deixar na freguesia de Camarate, Unhos e Apelação. O concelho de Loures é um dos mais afetados pela crise sanitária e pela hecatombe social que se abate sobre os mais pobres, os precários, aqueles que não têm rede e que habitualmente ficam para trás. Por André Julião

Embora tenha reduzido a oferta para 75% do habitual, a procura de passageiros durante o Estado de Emergência foi apenas de 10%.

Sem dinheiro para salários, CP quer apoios públicos

Junho 2, 2020

CP terá tido prejuízos na ordem dos 20 milhões de euros durante a pandemia e encontra-se num limbo entre a necessidade de apoios públicos e a vontade do Governo de aumentar o seu endividamento. Bloco alerta que “o investimento público na ferrovia tem que ser uma prioridade”.

Na fórmula criada pelo governo britânico para explicar os níveis de alerta sobre a covid-19, o número R joga um papel importante.

Coronavírus: o indicador R ainda é útil?

Junho 2, 2020

O indicador R tornou-se conhecido de todos devido à propagação do novo coronavírus e um dos parâmetros que guia políticas sanitárias no mundo inteiro. O virologista Jeremy Rossman explica o que é e quais as suas limitações.

Protesto de precários na Casa da Música. Foto do Facebook de José Soeiro.

Protestaram, foram filmados e… despedidos da Casa da Música

Junho 2, 2020

Vários precários da Casa da Música queixam-se de terem sido dispensados do trabalho já agendado em junho, meia hora depois de terem participado num protesto. José Soeiro diz que “Administração da Casa da Música mostra-nos que é sempre possível expandir as fronteiras do repugnante.”

Cifial despediu precários em Santa Maria da Feira

Junho 2, 2020

A empresa Cifial, fabricante de acessórios de casa de banho, despediu dezenas de trabalhadores precários, com contratos de trabalho temporário. As denúncias chegaram ao site despedimentos.pt

Pêssego

Mau tempo destrói agricultura na Cova da Beira

Junho 2, 2020

A Associação Distrital de Agricultores de Castelo Branco exige a declaração de estado de calamidade pública na região da Cova da Beira. “A violência do temporal foi tão grande” que “os pomares, olival e vinha serão afetados na produção do próximo ano.”

 

Fenprof aponta incumprimento de regras em jardins de infância

Junho 2, 2020

A Fenprof alertou que poderão não estar a ser cumpridas todas as normas de segurança em alguns jardins de infância que reabriram esta segunda-feira.

Exaustão e desigualdades no acesso à escola: as denúncias da primeira semana do escolapublica.pt

Junho 2, 2020

A plataforma escolapublica.pt tem recebido testemunhos e propostas de docentes de todo o país. Os professores também têm apresentado algumas propostas, no sentido de resolver os problemas que vivem no seu dia-a-dia.

52% dos profissionais de saúde com sinais de burnout e stress

Junho 1, 2020

“Os profissionais que estão na linha da frente do combate [à covid-19] são os mais afetados”, conclui o estudo desenvolvido por investigadores do Porto. Bloco quer garantir reforço substancial do orçamento do SNS e antecipar contratação de 8.400 profissionais.

Edifícios antigos no Porto

Mitigar a precariedade energética custa 384 milhões de euros por ano até 2040

Junho 1, 2020

Este é o valor calculado pelo Governo para melhorar a eficiência energética das habitações de cerca de dois milhões de pessoas. Parte do investimento pode vir a ser coberto pelo prometido Fundo de Recuperação europeu.

concentração na RTP Porto

Precários da RTP Porto em vigília alertam para atraso na sua integração

Junho 1, 2020

Na tarde desta segunda-feira, os trabalhadores precários da RTP Porto manifestaram-se frente às instalações da empresa, em Vila Nova de Gaia. Os “26+1” trabalhadores acusam o Governo de falta de vontade política para avançar com o processo de regularização laboral.

Sindicatos da construção querem garantir salários e saúde dos trabalhadores

Junho 1, 2020

Para a Federação dos Sindicatos da Construção, os testes prometidos pelo Governo não são suficientes. É preciso garantir o salário a quem trabalhe em obras suspensas por causa da pandemia, defende a Feviccom.

Violência doméstica: Petição reclama estatuto de vítima para crianças

Junho 1, 2020

Um conjunto de figuras públicas lançou neste Dia Mundial da Criança uma petição para levar novamente à Assembleia da República a criação do estatuto de vítima para as crianças expostas a situações de violência doméstica. Propostas do Bloco nesse sentido acabaram chumbadas no ano passado.

Casa da Música

Precários da Casa da Música protestam esta segunda-feira

Junho 1, 2020

A concentração de protesto está marcada para as 19h e junta profissionais da Casa da Música do Porto e educadores da Fundação Serralves. Manifestam-se no dia da reabertura contra o “silêncio e a falta de resposta” à sua situação.

 

Movimentos sociais saem à rua para “resgatar o futuro, não o lucro”

Junho 1, 2020

Mais de duas dezenas de associações e coletivos exigem um "plano massivo de empregos públicos para salvar as pessoas e o clima". Estão previstas concentrações este sábado em Lisboa, Porto e Braga.

Excesso de medicação com opioides preocupa reumatologistas

Junho 1, 2020

O excesso de prescrição de medicação para tratamento da dor está a preocupar a Sociedade Portuguesa de Reumatologia, que também alerta para a falta de reumatologistas nos hospitais portugueses.

Crise na imprensa escrita reduz número de edições impressas

Maio 31, 2020

Desde o início do ano dezoito jornais solicitaram a passagem para suporte online, deixando de ser impressos. Mais de uma dezena cancelaram mesmo o seu registo na Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Centro de Saúde de Carregal do Sal continua encerrado ao fim de semana

Maio 31, 2020

Desde que foi decretado o Estado de Emergência que o Centro de Saúde de Carregal do Sal está encerrado ao fim de semana. Foi uma medida tomada em todo o ACES Dão Lafões no âmbito de um Plano de Reestruturação para dar resposta à pandemia da covid-19. O Núcleo Concelhio de Carregal do Sal do Bloco de Esquerda quer saber para quando a reabertura deste serviço.

Demissão em bloco

Demissão em bloco após afastamento do diretor de obstetrícia do Garcia de Orta

Maio 31, 2020

O diretor de obstetrícia e ginecologia do Hospital Garcia de Orta foi afastado após ter criticado a decisão de juntar grávidas com e sem covid-19 na mesma enfermaria. Alcides Pereira fala em “lei da rolha”

 
Efeito da covid-19 em esclerose múltipla

Efeitos da esclerose múltipla em doentes covid-19 serão estudados em Portugal

Maio 31, 2020

No Dia Internacional da Esclerose Múltipla,  presidente do Colégio de Neurologia da Ordem dos Médicos alertou que o isolamento destes doentes reforça a estigmatização que é já, por si, muito vincada.

1º Marcha LGBT de Santarém

A primeira Marcha LGBTI+ de Santarém foi online

Maio 31, 2020

Aconteceu no dia 9 de maio e adotou este formato devido à pandemia. As Marchas de Vila Real e Coimbra também se adaptaram e realizaram a iniciativa virtualmente.

Efacec Porto

Banca só empresta dinheiro à Efacec com garantia do Estado

Maio 30, 2020

Com os problemas financeiros que já vinham de trás, o caso Luanda Leaks e agora com a pandemia da covid-19, a Efacec está em processo de venda e pede 50 milhões de garantia de Estado ao Governo para subsistir até lá.

 
Autocarros da MUV. Fonte facebook da empresa.

Câmara Municipal de Viseu questionada por sobrelotação nos autocarros MUV

Maio 30, 2020

Após se terem tornado públicas imagens de alguns autocarros MUV completamente sobrelotados, a Distrital de Viseu do Bloco de Esquerda exige medidas para que esta situação não volte a acontecer. Notícia publicada no Interior do Avesso.

Foto de Paulete Matos.

Governo exige “declaração irracional e insultuosa” para apoiar trabalhadores independentes

Maio 30, 2020

O formulário que permite a submissão dos pedidos para acesso ao Apoio extraordinário foi reativado este sábado, com um “lamentável” atraso de dez dias. Precários Inflexíveis denunciam que do documento consta uma nova frase na declaração sob compromisso de honra que é inadmissível.

Diabetologistas assinalam a necessidade de “uma estratégia global para as principais doenças crónicas nas várias frentes”, no combate à covid-19

Por um plano global de resposta às doenças crónicas em ambiente Covid-19

Maio 30, 2020

“O combate à pandemia tem de ir muito além das vacinas e atos legislativos. Não nos podemos deixar infetar na resposta à situação”, apontam os diabetologistas José Manuel Boavida, João Valente Nabais e João Filipe Raposo.