Jaime Pinho

Jaime Pinho

Professor

A entrega da Petição pela inclusão do acesso à praia de Tróia no passe Navegante constitui um marco na luta do povo de Setúbal. São mais de 8 mil assinaturas recolhidas em apenas dois meses.

Realizou-se neste domingo o primeiro Piquenique no Parque de Merendas da Comenda, na costa da Serra da Arrábida, perto de Setúbal, após uma batalha de uma disputa longe de terminar.

Este número impressionante de 57% de falhas dá uma ideia do sofrimento por que estão a passar as populações da Península de Setúbal.

A anunciada revolução dos transportes públicos na Área Metropolitana de Lisboa iniciada a 1 de junho revelou-se um autêntico fiasco. Decorrido mais de um mês do início da primeira fase do plano, nos concelhos de Palmela, Alcochete, Moita, Montijo, Setúbal e Barreiro, os transportes estão num caos.

Último dia deste mês de maio poderá ficar para a história do Parque Natural da Arrábida: Tribunal de Setúbal impôs a retirada do portão de ferro de acesso à capela de São Luís da Serra e a devolução da chave do edifício à paróquia da Anunciada. Próximo dia 23 de junho apresenta-se como uma nova batalha pela reconquista popular deste Parque Natural. Por Jaime Pinho.

O fundo imobiliário Seven Properties comprou a Herdade da Comenda em 2019. Rapidamente começou a cercar com quilómetros de rede e arame farpado os “seus” 600 hectares. Objetivo: impedir que milhares de pessoas continuem a fazer o que sempre fizeram.

Inspirado em movimentos populares de moradores sem teto de países da América Latina, o Programa SAAL visava promover bairros para dezenas de milhar de famílias especialmente abandonadas pelo regime fascista. Por Jaime Pinho.

Se a escola fosse uma embarcação, carregada de crianças e jovens, num tempo de turbulências e vendavais, que poderíamos e deveríamos esperar da sua tripulação? Que condições deveriam ser garantidas para trabalharem e chegarem a bom porto?

Não estaremos perante um caso de negligência grave do grupo Sapec, com a complacência das autoridades?

O incêndio de grandes proporções só começou a ser encarado minimamente a sério quando houve a previsão de que os ventos iam mudar e a coluna tóxica poderia desviar-se para cima da cidade de Setúbal.