Lítio

Lutas

A população de Covas do Barroso voltou a sair à rua contra o projeto de extração de lítio. Mariana Mortágua participou no protesto e diz que estes projetos que destroem o interior “não são um modelo de desenvolvimento para o nosso país”

Sérvia

Um movimento histórico de estudantes une agricultores e ambientalistas contra o governo de Vucić e o projeto da mina de lítio da Rio Tinto. Domingo 22 de dezembro assistiram-se às maiores manifestações desde a queda de Milosevic. Na noite da passagem de ano voltaram às ruas.

Lutas

Governo concedeu servidão administrativa à empresa que quer explorar as minas de lítio nas Covas do Barroso. População local promete resistir e marca ação para dia 18 de janeiro.

Lutas

O Acampamento em Defesa do Barroso volta a organizar-se na Quinta do Cruzeiro entre 15 e 19 de agosto contra os avanços da multinacional Savannah Resources, que quer criar minas de céu aberto naquele território. Debates sobre ecologia e extrativismo, workshops artísticos, teatro, concertos e cinema enchem o programa deste ano.

Sérvia

O projeto já tinha sido parado em 2022 na sequência de mobilizações massivas. Agora voltam a ser dezenas de milhar as pessoas que se manifestam contra as consequência da exploração mineira detida pela Rio Tinto. Governo sérvio e União Europeia assinaram já um acordo para a exportação da matéria-prima.

TRANSIÇÃO CLIMÁTICA

Mariana Mortágua e Catarina Martins juntaram-se numa conferência de imprensa sobre a importância das questões ambientais. Foi anunciado um projeto para parar as minas de lítio e um pacote de medidas a implementar à escala europeia.

Cinema

A longa-metragem de Paulo Carneiro foi selecionada para a secção Quinzena dos Cineastas do Festival de Cannes, que decorre de 15 a 23 de Maio, anunciou hoje o seu director artístico, Julien Rejl. Por Interior do Avesso.

O presidente da Câmara de Boticas reagiu com satisfação às conclusões do Ministério Público, considerando que “vêm dar ainda mais força à luta contra a exploração de lítio” e “demonstram que os argumentos da população contra a mina são totalmente legítimos”.

Mariana Mortágua acusou o Governo de achar que “pode passar por tudo e por toda a gente para beneficiar uma empresa em concreto e mais ninguém”. Bloco “está ao lado da população” e seria “importante que outros partidos se pronunciassem”, continuou.

Não é só em Portugal que os projetos mineiros sob a capa de "transição verde" são contestados. Há financiamentos europeus de milhões atribuídos a empresas com cadastro de destruição ambiental.