João Semedo (1951-2018)

Podcast da homenagem pública a João Semedo, com intervenções de Fernando Rosas, Helena Pinto, Marisa Matias, José Manuel Pureza, Rui Couceiro, Fernando Tordo, Aranda da Silva, Manuel Carvalho da Silva, Gilberto Couto, Maria Antónia Almeida Santos, Catarina Martins, Miguel Semedo e Ana Bárbara Pedrosa.

Relembramos neste podcast alguns momentos marcantes de João Semedo no Bloco.

Coube-me a tarefa de assessorar o João no seu primeiro debate parlamentar, uma interpelação ao governo sobre política de saúde, pouco depois da sua chegada a S. Bento.

André Beja

Podes ouvir aqui todas as intervenções na sessão de homenagem a João Semedo, que decorreu a 19 de julho no Teatro Rivoli, no Porto.

O João Semedo mostrou-nos que a política não se resume aos cargos, ao protagonismo nem ao poder vazio.

Mariana Mortágua

As duas últimas batalhas - uma nova lei do SNS e a morte assistida - foram as mais difíceis e não conseguiu ganhá-las. Mas não as perdeu. Deixou sementes.

Francisco Louçã

O generoso João garantiu que seríamos muitos mais do que pensávamos a ter essa consciência e prontos para assumir essa responsabilidade.

Marisa Matias

Teve intervenção política por inteiro até ao fim. Perguntou, sugeriu, alertou. Discutimos tudo o que ia acontecendo, nenhum tema deixou de o ocupar.

Catarina Martins

Fotos de Beatriz Arnedo.

A morte do João Semedo surpreendeu-me, de tal forma, que ainda me custa a acreditar que se foi e que não vou receber mais aquelas mensagens encorajadoras nos maus momentos e de felicitações nos bons.

Roberto Almada

O João percebeu que o cancro o tinha vencido, mas nunca desistiu de puxar pela vida.

Francisco Louçã

Neste artigo, publicado em janeiro de 2017, João Semedo escreveu sobre Mário Soares, destacou diferentes facetas e realçou: “do que não duvido é da sua consagração pela História como fundador da democracia portuguesa e da segunda República”.

João Semedo

Quando se fizer a História das conquistas de uma democracia avançada em Portugal, o nome do João Semedo estará lá, como referência maior.

José Manuel Pureza

A defesa da morte assistida foi uma batalha marcante de João Semedo, republicamos aqui o seu último artigo, de fevereiro de 2018.