Cultura

No seu mais recente romance, Álvaro Filho descreve a discriminação que os trabalhadores brasileiros sofrem em Portugal e cria uma mística em torno da 'desobediência. Em entrevista ao Esquerda, o autor fala da realidade por detrás da obra e dos fenómenos sociais e políticos que influenciam o livro.

Daniel Moura Borges

Várias substituições em cargos de direção e presidência na área da cultura levantam alarmes, Bloco de Esquerda quer saber porque é que ministra substituiu diretora do Centro Cultural de Belém e pôs de parte coordenadora da Equipa de Missão do projeto Évora 2027, capital europeia da cultura.

Historicamente discriminados, sem carreira e sem grupo de recrutamento, os professores de Teatro juntaram-se em frente à Escola Gil Vicente, em Lisboa, para protestar e discutir a situação.

No dia em que se assinalam os cinco anos da morte do cantor e compositor, mais de cinco mil assinaturas foram entregues esta terça-feira no parlamento, em defesa da classificação de uma obra que é "inexcedível para além da musical".

Teresa Sobral encena no São Luiz Class Enemy, uma peça sobre a desqualificação social que a pobreza impõe e as falhas da escola pública. Em entrevista ao Esquerda, fala sobre a relevância da peça hoje, em Portugal.

Daniel Moura Borges

O escritor e jornalista fala ao podcast Ignorância Gratuita sobre o seu trabalho, a ditadura brasileira, a opressão, a resistência e a sua cidade natal.

Laura Carreira venceu a Concha de Prata por melhor realização com On Falling. Filme mostra a solidão e precariedade de uma trabalhadora portuguesa na Escócia.

Paulo Portugal

Primeira edição do festival traz Luca Argel, Margarida Vale de Gato, Catarina Branco, La Barca e Carlos Pereira. Debates e workshops são em volta de questões ambientais e ecológicas.

Depois de ler Brecht é impossível continuar a ouvir o mesmo texto sem ver o quadro de luta com a parede em salitrada que lhe tenta ceder, os meios-tons diacrónicos e cromáticos que compõem um digno tratado do vão combate.

Soraia Simões de Andrade

Contorno dos estatutos na nomeação de nova presidente da administração da fundação faz soar alarmes. Trabalhadores falam em "violação clara dos estatutos".

Desde 2022 que a companhia fundada por Jorge Silva Melo sabia que ia ter de sair do Teatro da Politécnica. A Câmara Municipal de Lisboa comprometeu-se a arranjar uma solução, mas a saída dos Artistas Unidos é feita em frustração e com incertezas sobre o futuro.

27 de março de 2024 será para sempre lembrado como um dia triste para a cultura em Coimbra e em Portugal. Após décadas de abandono, 10 anos de Bienal de Arte Contemporânea foram suficientes para o mercado da hotelaria de luxo reivindicar como seu aquele que se tornou um dos espaços mais relevantes da cultura na cidade. Por Gustavo Mourinho.

A Associação MUTIM lamenta “a significativa disparidade de género na composição dos jurados dos concursos de 2024”, lembrando que a “diversidade dos jurados que avaliam os seus concursos, a nível de género, idade, classe, origem geográfica e cor, deve ser uma prioridade do ICA”.

A Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril propõe iniciativas para recordar, aprender, debater e celebrar, num programa sempre em aberto a que apela à participação de toda a população.

Cerca de duas dezenas de associações culturais assinaram em conjunto uma carta aberta em Solidariedade à População de Gaza, e apelam ainda que Portugal apoie a África do Sul, que acusa Israel de genocídio no Tribunal Internacional de Justiça.

Festival Caminhos do Cinema Português continua a estar sujeito aos amplamente criticados regulamentos do ICA, que perpetuam um sistema de financiamento público escasso e continuamente matam a produção cultural em Portugal. Por Gustavo Mourinho.