Está aqui

Soraia Simões de Andrade

Historiadora da Música, investigadora investigadora integrada do centro História, Territórios e Comunidades - pólo NOVA FCSH do CFE/UC, autora do Mural Sonoro, entre outras obras. Mais em: https://www.muralsonoro.com/coordenacao

Artigos do Autor(a)

15 de Junho, 2020 - 11:25h

Estamos a assistir a um momento histórico único a uma escala global após o homicídio gravado de agentes policiais nos EUA a mais um afro-americano, George Floyd.

9 de Maio, 2020 - 14:06h

Ricardo Quaresma foi a voz contra Ventura, foi ele, cigano e desportista internacional, que hasteou a bandeira Say No to Racism que deveria estar já à janela da Federação Portuguesa de Futebol com megafone ao alto.

4 de Maio, 2020 - 22:09h

As mulheres na Música Popular, sendo elas negras/afrodescendentes, pobres/ricas, velhas/ jovens, trazem não só experiências de vidas diferentes como as suas práticas musicais produzem significados distintos para cada uma delas.

21 de Abril, 2020 - 10:32h

Assinei a petição que impede uma outra ideia fixada numa outra petição sem pés nem cabeça [a do boicote]. Só tenho a mencionar que é uma polémica desnecessária.

13 de Abril, 2020 - 23:21h

Ao lado do número de mortos com o novo coronavírus deveria vir a quantidade de pessoas que vivem já hoje em condições de grande precariedade por causa do novo coronavírus, gente no limiar da pobreza ou mesmo na miséria.

28 de Fevereiro, 2020 - 10:30h

No filme Les Misérables, Ladj Ly mostra-nos, com as suas personagens, sem as julgar, que as mesmas mais do que uma natureza boa ou má estão reféns de uma estrutura e ordem sociais que as empurra para fora de si. Artigo de Soraia Simões de Andrade.

5 de Janeiro, 2020 - 15:07h

Celebramos este mês dez anos de existência da plataforma Mural Sonoro https://www.muralsonoro.com/, webmagazine de natureza cultural, informativa e científica que criei na passagem do ano 2010 para o ano 2011. Por Soraia Simões de Andrade.

19 de Novembro, 2019 - 17:54h

José Mário Branco foi muito mais do que cantor de intervenção. É inquestionavelmente um homem com uma cultura musical abrangente, o melhor arranjador de Música Popular, compositor de novos fados singular, como provam os trabalhos discográficos com a sua mão, ouvidos e sensibilidade para Camané. Por Soraia Simões de Andrade.

11 de Novembro, 2019 - 21:35h

Esta segunda-feira faz 44 anos que Angola se tornou independente. Soraia Simões de Andrade reflete sobre o papel da canção no processo de emancipação da cultura popular deste país nos anos entre 1961 e 1975.

8 de Novembro, 2019 - 14:49h

No dia em que o primeiro-ministro cabo-verdiano anuncia que a UNESCO atribuiu classificação positiva à morna para poder vir a ser declarada património imaterial da humanidade, avaliação final que será feita em dezembro, Soraia Simões de Andrade escreve sobre o significado desta forma musical para a cultura deste país.

Páginas