Está aqui

Soraia Simões de Andrade

Historiadora Musical, investigadora do Instituto de História Contemporânea (FCSH-NOVA), autora do Mural Sonoro, entre outras obras. Mais em: https://www.muralsonoro.com/

Artigos do Autor(a)

30 de Setembro, 2019 - 12:53h

A mais recente média-metragem de Leonor Noivo conta o quotidiano de quem vive com anorexia nervosa. Uma obra perturbadora e clarividente, desassombrada e corajosa. Por Soraia Simões de Andrade.

22 de Setembro, 2019 - 21:04h

Mesmo para alguém agnóstico será impressionante perceber como a religião e o gospel tiveram, podem ter, um papel tão visceral na vida de uma artista intemporal. Por Soraia Simões de Andrade.

9 de Setembro, 2019 - 10:56h

Dor e Glória está repleto de cores, cenários que reflectem o universo Almodovariano, coincidências que cosem e são a base da estrutura narrativa, uma banda sonora que emoldura esta obra prima do cinema e uma das melhores do realizador”. Por Soraia Simões.

2 de Setembro, 2019 - 11:23h

Esta história mostra que há algo de premonitório nas letras de uma canção popular e a sua importância para milhares de imigrantes, trabalhadores, jovens. E que uma das funções do cinema pode ser mesmo a de salvar vidas, sairmos de lá pessoas um pouco menos preconceituosas. Por Soraia Simões.

18 de Agosto, 2019 - 15:41h

Tarantino é a expressão máxima de como alguém com muita experiência, calo, paixão, e um olhar atento, crítico, sobre o mundo em que se insere se pode transformar num dos autores mais interessantes das últimas décadas. Análise do filme Era uma vez em... Holywood por Soraia Simões.

22 de Maio, 2019 - 16:34h

Aprendemos a pelejar com ideias e dinâmicas que se procuram superiorizar por meio de uma gramática única, que cita sempre os mesmos, recorre às mesmas problemáticas e às mesmas conclusões e erradica quem não se interessa pelo mesmo manual de inflexão, mascarado de reflexão. Por Soraia Simões.

5 de Maio, 2019 - 14:34h

Paulo Branco Lima recria em “Peregrinação Crioula” o texto seminal de Fernão Mendes Pinto ensaiando uma reflexão crítica sobre o período colonial português. Uma leitura de Soraia Simões.

15 de Janeiro, 2019 - 22:07h

Uma cassete dos Clash que nos diz para conhecermos os nossos direitos, um livro de Camus sobre a morte e a amizade, a necessidade de combater o discurso de ódio. Alguns dos ingredientes deste artigo de Soraia Simões.

28 de Novembro, 2018 - 15:41h

Extirpar das sociedades códigos e signos patriarcais implica muito trabalho, mas implica igualmente uma maior articulação, empatia, e um melhor diálogo. Artigo de Soraia Simões.

17 de Novembro, 2018 - 17:40h

É inconsequente, ignóbil, que num evento a 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, intitulado História do Hip-hop Tuga, o qual terá lugar no Altice Arena esteja um cartaz com quase quatro dezenas de homens, alguns precursores e vários mais recentes, e apenas uma mulher, branca, que curiosamente começa a gravar já no século XXI, Capicua. Carta aberta de Soraia Simões.

Páginas