Está aqui

Soraia Simões de Andrade

Historiadora da Música, investigadora do Instituto de História Contemporânea (FCSH-NOVA), autora do Mural Sonoro, entre outras obras. Mais em: https://www.muralsonoro.com/

Artigos do Autor(a)

28 de Fevereiro, 2020 - 10:30h

No filme Les Misérables, Ladj Ly mostra-nos, com as suas personagens, sem as julgar, que as mesmas mais do que uma natureza boa ou má estão reféns de uma estrutura e ordem sociais que as empurra para fora de si. Artigo de Soraia Simões de Andrade.

5 de Janeiro, 2020 - 15:07h

Celebramos este mês dez anos de existência da plataforma Mural Sonoro https://www.muralsonoro.com/, webmagazine de natureza cultural, informativa e científica que criei na passagem do ano 2010 para o ano 2011. Por Soraia Simões de Andrade.

19 de Novembro, 2019 - 17:54h

José Mário Branco foi muito mais do que cantor de intervenção. É inquestionavelmente um homem com uma cultura musical abrangente, o melhor arranjador de Música Popular, compositor de novos fados singular, como provam os trabalhos discográficos com a sua mão, ouvidos e sensibilidade para Camané. Por Soraia Simões de Andrade.

11 de Novembro, 2019 - 21:35h

Esta segunda-feira faz 44 anos que Angola se tornou independente. Soraia Simões de Andrade reflete sobre o papel da canção no processo de emancipação da cultura popular deste país nos anos entre 1961 e 1975.

8 de Novembro, 2019 - 14:49h

No dia em que o primeiro-ministro cabo-verdiano anuncia que a UNESCO atribuiu classificação positiva à morna para poder vir a ser declarada património imaterial da humanidade, avaliação final que será feita em dezembro, Soraia Simões de Andrade escreve sobre o significado desta forma musical para a cultura deste país.

5 de Novembro, 2019 - 22:58h

Nuno Cláudio Cerejeira, que esteve no programa da RTP “A nossa tarde”, foi condenado, como outros foram, nele não há sinais de arrependimento e tem seguidores. Artigo de Soraia Simões de Andrade

27 de Outubro, 2019 - 17:17h

A propósito do seu documentário, A Guitarra de Coimbra, Soraia Simões de Andrade reflete sobre a relação entre a narrativa dominante e discurso invisível, sobre desocultamento de outros lados das histórias, longe da saturação e a sobrevalorização do que é sobejamente conhecido e inscrito em variadíssimos dispositivos.

30 de Setembro, 2019 - 12:53h

A mais recente média-metragem de Leonor Noivo conta o quotidiano de quem vive com anorexia nervosa. Uma obra perturbadora e clarividente, desassombrada e corajosa. Por Soraia Simões de Andrade.

22 de Setembro, 2019 - 21:04h

Mesmo para alguém agnóstico será impressionante perceber como a religião e o gospel tiveram, podem ter, um papel tão visceral na vida de uma artista intemporal. Por Soraia Simões de Andrade.

9 de Setembro, 2019 - 10:56h

Dor e Glória está repleto de cores, cenários que reflectem o universo Almodovariano, coincidências que cosem e são a base da estrutura narrativa, uma banda sonora que emoldura esta obra prima do cinema e uma das melhores do realizador”. Por Soraia Simões.

Páginas