Chega

José Dotti, líder da distrital de Santarém do Chega, já era deputado quando celebrou com uma Junta de Freguesia um contrato por ajuste direto no valor de dezenas de milhares de euros.

O porta-voz da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica Arquitecto Victor Palla critica a deputada por insistir no “argumentário com que este assunto foi criado” e “dizer mentiras sobre como é que as crianças são colocadas” no ensino público.

O líder da extrema-direita publicou um vídeo na sua conta oficial em que falsifica o que a coordenadora do Bloco diz. Mariana Mortágua respondeu que o Chega “trouxe a política suja” e a “manipulação” para “enganar as pessoas”.

As listas do partido de extrema-direita não cumprem o mínimo de 40% de diversidade de género estabelecido na lei. O tribunal não viu nada de irregular nisto e agora, diz a CNE, não há nada a fazer.

Deputada do Chega defende grupos de extrema-direita que se juntaram na Baixa de Lisboa durante o 25 de abril apesar de parecer negativo da Polícia de Segurança Pública. Militantes neonazis atacaram manifestantes.

Cristina Rodrigues vai a julgamento em maio, acusada de apagar ilegalmente e-mails do seu anterior partido, o PAN, com o objetivo de o “impedir” de “prosseguir a sua atividade política”.

O dirigente do Chega que pagou a um menor para ter relações sexuais foi o nome escolhido para representar o partido no Grupo de Trabalho da Assembleia das Crianças de Lisboa. Semanas antes de levar o adolescente para um pinhal, Nuno Pardal via “a sociedade a desmoronar-se à nossa frente”.

Pedro Pinto incitou as polícias a disparar “mais a matar” em nome da “ordem”. Mariana Mortágua contrapõe que a polícia que atira a matar é a da ditadura e sublinha que nas declarações do deputado de extrema-direita há incitamento ao ódio. A PGR abriu um inquérito a este e a André Ventura.

Um avião da Força Aérea andou sete horas à procura de “barcos chineses” que estariam a pescar nos Açores. Isto por causa de uma notícia falsa partilhada também pelo Chega nos Açores. O Grupo Parlamentar do Bloco quis conhecer os custos da operação.

PSP desmentiu Carlos Moedas e Rui Moreira sobre o aumento da criminalidade nas duas maiores cidades. Mas estas falsidades são agora citadas na convocatória pelo Chega de uma manifestação que associa imigrantes a insegurança. Criminalidade violenta e grave caiu em Lisboa e Porto no último ano.

Representante do Center for the Fundamental Rights reuniu-se com Rita Matias e Pedro Frazão. "Think tank" húngaro espalha propaganda em auxílio de vários partidos de extrema-direita pela Europa. Chega não oferece nenhuma resposta oficial.

Chega abstém-se na votação do Orçamento da Madeira para 2024 e permite que PSD governe, mas retira contrapartidas.

A extrema-direita europeia tenta hoje disfarçar as suas velhas ligações a Vladimir Putin. Mas a aliança “Patriotas Pela Europa” - que o Chega acaba de integrar - tem Viktor Orbán como principal promotor. Dois dias antes de lançar este grupo, o primeiro-ministro húngaro esteve no Kremlin.

À hora a que Ventura chamava os polícias para a Assembleia da República, na Madeira o Chega entregava o Governo a um político apontado pela Justiça como o líder de um esquema de corrupção com dinheiros públicos.

Num debate das legislativas de 2022, Catarina Martins confrontou André Ventura com a sua condenação na justiça por declarações racistas. E na noite eleitoral defendeu que “cada deputado racista” então eleito “é um deputado racista a mais”. Ventura tentou a desforra nos tribunais, mas o Ministério Público mandou arquivar a queixa.
 

Ministro de Netanyahu quer eliminar a identidade palestiniana e colonizar partes de Gaza. Participou em campanhas de ódio contra deputados palestinianos e organizações de defesa dos direitos humanos, fez declarações homofóbicas e atacou a independência do sistema judicial.

Num jantar-comício na Madeira, Mariana Mortágua vincou que o líder do Chega “não condena os crimes racistas e violentos” porque “os promove explicitamente com o seu esforço”. Para a coordenadora do Bloco, “a extrema direita é violência, é ódio, é crime”.

A carreira diplomática de António Tânger Corrêa ficou marcada por casos em Toronto, Goa e Vilnius. O agora cabeça de lista às eleições europeias chegou a ser suspenso pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

PSD aprova nome do Chega para vice-presidente. Pacheco Amorim integrou rede bombista MDLP contra 25 de Abril.

Questionado pela SIC, o líder do Chega disse que o novo deputado do partido pelo circulo da Europa foi para França para fugir à guerra e à ditadura. Mas o próprio confessou que emigrou em 1976.