Agricultura

Relatório da ONG Ethical Consumer detalha como a agricultura intensiva alimentada por uma mão de obra barata resulta em violações “rotineiras” de direitos básicos, incluindo trabalho forçado, abusos sexuais e várias formas de intimidação.

Questionar acordos de comércio livre, controlo dos preços e margens da grande agroindústria, garantir um rendimento agrícola pensado como condição para uma economia ecológica, a propriedade das terras, as lutas em torno da gestão e posse da água, são essenciais para desafiar o status quo. Por Claire Lejeune.

O projeto cooperativo de Marinaleda, símbolo de um modo coletivo de entender a agricultura e ganha pão de um município que inverteu um ciclo de pobreza e migração, está ameaçado por causa de uma decisão da Junta da Andaluzia. Por Aurora Báez Boza.

Os ministros da Agricultura europeus reuniram esta segunda-feira com manifestação à porta. Aprovaram as propostas da Comissão Europeia que adiam por um ano a obrigação de reserva de parte das terras em pousio, derrogam normas relativas aos pesticidas e reduzem custos administrativos para aceder aos subsídios.

A extrema-direita europeia está a tentar tirar proveito eleitoral dos protestos dos agricultores, apresentados pelos grandes meios de comunicação social como um confronto entre o mundo rural e a ecologia. Por Enric Bonet.

Diretiva já tinha sido chumbada pelo Prlamento Europeu, após a diluição dos seus conteúdos mais importantes por parte da direita, liberais e extrema-direita.

Ao lado dos agricultores que se mobilizam, a Attac-França apela ao apoio às reivindicações de "um rendimento digno para todos os agricultores" e à rotura com os acordos de comércio livre.

Várias zonas fronteiriças e outras estradas do país foram cortadas ou condicionadas na manhã desta quinta-feira. Protesto dos agricultores europeus bate à porta da cimeira em Bruxelas. Bloco defende modelo de financiamento para apoiar os pequenos e médios agricultores e adaptação às alterações climáticas.

Milhares de agricultores franceses estão a bloquear estradas contra a crise no setor depois de protestos terem acontecido noutros países europeus. A Comissão Europeia anunciou já algumas medidas esta quarta-feira e na próxima cimeira europeia a agricultura será tema forte.

Candidatos do Bloco em Beja e estruturas locais do partido querem que seja dada prioridade ao abastecimento público e agricultura familiar e lamentam que Duarte Cordeiro tenha cedido às pressões da agricultura intensiva na gestão da água da Albufeira de Santa Clara.

Associação refere que o programa da RTP2 dedicado ao agronegócio em Portugal sem mostrar um único imigrante é uma “obra de ficção propagandística”. E pede explicações à administração da televisão pública e à tutela governamental sobre este "ato de autêntica censura".

Mariana Mortágua esteve esta sexta-feira com imigrantes das explorações agrícolas de Odemira. Deixou uma palavra de solidariedade e voltou a exigir a responsabilização dos donos das explorações pelos atropelos aos direitos destes trabalhadores.

Ministra da Agricultura substituiu direção eleita da Associação de Beneficiários do Mira e de Corte Brique por outra que inclui o empresário Filipe de Botton, acusado de já ter gasto toda a água a que a sua exploração de mirtilos tinha direito para o ano inteiro.

Um quarto das aves do continente desapareceu em 40 anos, 20 milhões por ano, segundo uma contabilização em 20.000 pontos de 28 países.

Uma investigação da Repórter Brasil e Lighthouse Reports mostra que químicos proibidos pela União Europeia são lançados do ar em plantações em São Paulo. Os produtos daí derivados são vendidos por todo o mundo, UE incluída. Do Brasil chegam os relatos das doenças provocadas por eles. Por Hélen Freitas.

Atualmente, entre os agricultores, a principal dificuldade identificada e de permanente indignação prende-se com a valorização da produção no mercado. Por Ricardo Vicente

Ricardo Vicente