Agricultura

Igreja mórmon comprou mega‑herdade no Alentejo

19 de fevereiro 2025 - 14:09

Com a compra da Herdade da Zambujeira, o fundo controlado por esta Igreja norte-americana com participações em algumas das maiores empresas mundiais entra pela primeira vez no negócio agrícola nacional.

PARTILHAR
Herdade da Zambujeira.
Herdade da Zambujeira. Google Earth.

Segundo avança o jornal espanhol El Economista esta terça-feira, um grupo económico daquele país, o Agrihold, vendeu a Herdade da Zambujeira, em Ferreira do Alentejo, à sociedade Farm Land.

A transação terá implicado verbas superiores a 40 milhões de euros. Os 700 hectares de plantação de tangerinas, amendoal e olival serão explorados por outro grande grupo económico, o Grupo Bolschare.

A Farm Land é um fundo que pertence à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais conhecida como Igreja Mórmon. De acordo com aquela fonte, a venda “permitiu a entrada do fundo da Igreja mórmon no setor agro português depois de várias tentativas”.

Esta é um dos maiores proprietários agrícolas dos EUA. Entrou já em Espanha com duas grandes propriedades: em Huelva a Zarzafruit de 4.100 hectares produz azeite, amêndoas e tangerinas; em Valência a Revacitrus, de 650 hectares produz abacate, laranja e tangerina.

Na estrutura de negócios desta entidade religiosa pontifica o fundo de investimentos Ensign Peak Advisors que detinha no final de 2024 ativos no valor de 56,2 mil milhões de dólares, incluindo participações superiores a 5% nas tecnologias Apple, Nvidia e Microsoft, 3,5% da Amazon, 2,8% da Meta, 2,7% da Alphabet e 1,6% da Tesla; quotas noutros fundos como o Bridgewater Associates ou o JPMorgan Chase e em empresas como a Chevron, a Visa ou a Home Depot.

Apesar de a totalidade dos bens e empresas ligados a esta Igreja não serem totalmente conhecidos, possui ainda negócios milionários como a seguradora Beneficial Financial Group, o Bonneville Internacional, a 14ª maior cadeias de rádio daquele país, o Deseret News, o segundo maior jornal do estado do Utah, a Property Reserve Inc, um gigante do imobiliário, entre outros.

No plano agrícola detém ainda a multinacional AgReserves que, para além da presença em mais de 30 estados dos EUA, tem operações na Argentina, Brasil, Canadá, Chile, México e Reino Unido. Uma das suas explorações, o Deseret Ranches, na Florida, é o maior produtor de carne de vaca dos EUA mas a AgReserves também se dedica aos produtos lácteos, cultivo de amêndoas, pistácios, nozes, nozes pecan, azeitonas, citrinos, milho, trigo, alfafa, cenoura, milho, ervilha, cebola e batata.

Quanto à empresa que arrendou terrenos, a Bolschare Agriculture, o Jornal de Negócios apresenta-a como “um dos mais importantes operadores agrícola do sul da Europa”, gerindo em Portugal 7.500 hectares, sobretudo de olival. Pertence à Beka Finance, um grupo espanhol liderado por Carlos Tejera, que é um banco de investimento e gestor de ativos e investimentos. Em 2020, comprou a seguradora portuguesa Sagres.