Opinião

Marco Marques

Sob as alterações climáticas, prevê-se mais calor e menos chuva na região, entre 9% e 23%. Os impactos já estão à vista, mas a estratégia de mitigação dos efeitos não segue as recomendações científicas. O futuro da região depende da mobilização da comunidade por uma alternativa sustentável.

Joana Mortágua

Abril não recua, em Maio continua. A história não parou e sim, são vocês, trabalhadores e trabalhadoras, que fazem a história todos os dias. Faremos história com mais salário, menos desigualdade e mais tempo para viver.

O 25 de abril fez muito bem à nossa saúde. Nestes 50 anos de liberdade, Portugal deixou de ser um país com indicadores de saúde medíocres ou sem escrutínio para passar a ser um país de que nos pode orgulhar em várias dimensões. Está na hora de devolver e cuidar da saúde da democracia.

Maria Luísa Cabral

É cansativo estar sempre a bater na mesma tecla mas se tem de ser, que o seja. Acabamos de celebrar 50 anos do 25 de Abril e isto não é saudosismo. Se precisa de nome, é gratidão.

Rodrigo Sousa

Passos Coelho apareceu pronto para salvar a direita portuguesa e ser o seu “compasso moral”, ao comparecer numa apresentação do livro “Identidade e Família”. Assim se desviam as atenções: não se fala das opções políticas do Governo, nem sequer dos casos que o têm abalado.

José Soeiro

Insegurança é isto: viver numa cidade em que um gang encapuzado invade a propriedade, destrói uma casa e espanca moradores (sim, também são moradores, não são?) que estão a dormir. Não há nada que justifique este crime. A sua condenação não deve vir acompanhada de nenhum “mas”.

Pedro Amaral

O caminho deve ser o de aprofundamento de abril: não faz sentido a discussão sobre os seus valores, mas a discussão sobre a forma como os concretizar. A liberdade é o maior dos valores de abril, não me cabe na cabeça a possibilidade de a discutir.

Nuno Sousa Oliveira

Não façamos, em Portugal, dos nossos jovens uma fonte alternativa barata de lucro, como na Holanda. Apesar do quadro glorioso que a IL pinta, de longe, dos Países Baixos, consegue-se, de perto, ver que as cores com que o pinta são baratas e desbotadas. A nossa juventude merece muito melhor.

Ricardo Moreira

A história parece impossível de explicar, ao invés de pôr a funcionar a APP das bicicletas partilhadas de Lisboa, a EMEL fez um ajuste direto para bloquear as aplicações feitas por jovens que de facto estavam a funcionar.

Jorge Humberto Nogueira

Se a devolução faseada tivesse começado em 2019 conforme proposta chumbada no Parlamento, o assunto estava resolvido, mas é bom recordar que PS, PSD e CDS juntaram-se para o impedir. Assistimos agora a este triste jogo com o tempo, para deixar cada vez mais pessoas de fora.

Vicente Ferreira

A maioria dos jovens ganha pouco ou nada com descidas do IRS e do IMT, mas tem muito a perder com cortes nos serviços públicos, com a aposta cada vez maior em serviços privados em áreas como a saúde, com as políticas que promovem a especulação imobiliária.

Rafael Pereira

Faltam poucos dias para a exibição da 73a edição do mais famoso festival musical europeu. Ao permitir a participação de Israel na Eurovisão, após anos de sucessivos bombardeamentos e ocupações ilegais, os países europeus parecem aceitar tacitamente o massacre constante do povo palestino.