You are here

Opinião

4 December, 2022

Apostando tudo nas políticas restricionistas, com alta aceitação pública na fase inicial da pandemia, o PC chinês rejeitou as vacinas ocidentais e apercebe-se, agora, do fracasso do seu processo de vacinação não obrigatório e da falta de capacidade instalada nos serviços de cuidados intensivos.

4 December, 2022

Quem pensa as cidades, se é que há alguém que as reflete e planeia, não tem como centro dessa reflexão, a vivência que todos nós iremos fazer delas, tem sim como eixos centrais: a mobilidade, as zonas comerciais e industriais, algumas vezes enquadram zonas de cultura, zonas de saúde…

3 December, 2022

Numa crua etnografia visual, o desejo libertário e os espaços de liberdade conviviam já, nesse período pós-Stonewall, com a sida, o medo, a doença, os parentescos de cuidados retratados nos pequenos gestos e fundamentais presenças, em comunidades de afinidade afetiva.

3 December, 2022

Olhemos para as condições que protegem os poderes financeiros das regras da responsabilidade: um bom caso de estudo é o capital angolano em Portugal.

2 December, 2022

O sector dos cuidados deverá ser repensado reforçando a oferta de uma Rede Pública capaz de proporcionar padrões condignos de atendimento.

2 December, 2022

Especula-se que o político do PTB [do Brasil] será o ministro da Defesa, com aval dos generais. Seria contratar a calmaria no curto prazo e receber tempestades no médio. Lula poderia inspirar-se em Roosevelt, e tomar as decisões difíceis no início do governo.

1 December, 2022

Tal como o Deus de Bolsonaro, a seriedade da Secretaria Regional da Educação e Assuntos Culturais [dos Açores] tem servido de bandeira, populista e eleitoral. É uma muleta para as inverdades que se alegam e se atira a cultura ao abandono final.

30 November, 2022

É crucial começar esta discussão exatamente agora. Perguntarmo-nos se, em rigor, queremos investir nesse tipo de investigação e se queremos expor o mar dos Açores a uma tentação que tenderá a levar à voracidade.

29 November, 2022

Contra esta irresponsabilidade dos líderes mundiais, previsível numa cimeira em que participaram mais de 600 lobistas (grupos de interesse) de combustíveis fósseis, os jovens mobilizaram-se e manifestaram-se em cidades por todo o mundo.

29 November, 2022

O orçamento [do governo regional dos Açores] falha em responder às consequências da pandemia, aos efeitos de uma guerra, à crise inflacionista e não tem em conta os alertas para o risco de recessão de todas as instituições internacionais.

Pages