Está aqui

Vicente Ferreira

Economista

Artigos do Autor(a)

7 de Abril, 2021 - 22:30h

EUA vão voltar à mesa de negociações da OCDE para defender uma taxa mínima de imposto sobre as empresas a nível global. A menos que o valor definido seja demasiado pequeno, a definição de um mínimo de tributação contribui para pôr um travão na corrida para o fundo. Por Vicente Ferreira, em Ladrões de Bicicletas.

7 de Fevereiro, 2021 - 09:30h

Portugal é dos países da zona euro que menos gasta no combate à crise, superado até pelos que têm uma dívida pública superior. Mesmo face à recessão histórica que o país atravessa, a palavra de ordem no Ministério das Finanças continua a ser contenção. Mas o barato pode sair muito caro. Artigo de Vicente Ferreira.

1 de Fevereiro, 2021 - 20:04h

A ação concertada das redes sociais contra as apostas dos fundos de investimento fez disparar os alarmes em Wall Street. Mas terá a alta finança razões para se preocupar? Artigo de Vicente Ferreira.

28 de Janeiro, 2021 - 15:46h

2021 mal começou, mas os mercados financeiros já estão a viver aquela que se pode tornar na história do ano.  Artigo de Vicente Ferreira.

17 de Dezembro, 2020 - 12:00h

Portugal está entre os países da UE onde o salário mediano é mais baixo. Os que, à direita, criticam a estagnação económica do país nos últimos 20 anos fazem-no sem nunca referir o principal fator de estagnação: a adesão ao euro. Postado por Vicente Ferreira em Ladrões de Bicicletas

2 de Maio, 2020 - 16:41h

A austeridade é errada, contraproducente e evitável. Vicente Ferreira analisa a perspetiva do historiador da economia Adam Tooze.

16 de Abril, 2020 - 15:38h

São os países mais vulneráveis que enfrentam maiores dificuldades e são as pessoas mais vulneráveis, com menores rendimentos, menos estabilidade laboral e menos acesso a cuidados de saúde que sofrem um impacto maior. Tudo isso vai refletir-se na profunda recessão que se avizinha. Por Vicente Ferreira.

28 de Março, 2020 - 17:22h

O plano de estímulos à economia que resultou do acordo entre republicanos e democratas surpreendeu pelo valor histórico: 2 biliões de dólares. No entanto, o plano virado para o resgate de Wall Street e das grandes empresas não resolve os problemas de um país cada vez mais desigual.

18 de Março, 2020 - 15:50h

Nos EUA, a administração de Trump anunciou um novo pacote de estímulos à economia no valor de 850 mil milhões de dólares (…) algo de que não estavam sequer dispostos a ouvir falar há um par de dias. Postado por Vicente Ferreira em Ladrões de Bicicletas

27 de Fevereiro, 2020 - 11:35h

Em Bruxelas, o primeiro-ministro diz-se intransigente na defesa dos fundos de coesão e destaca a importância do investimento público para o desenvolvimento da Europa. Mas em Portugal contém o investimento para apresentar “contas certas” à Comissão. Por Vicente Ferreira.

Páginas