Está aqui

Internacional

Manifestação contra a guerra em Londres. Foto de Guy Smallman/Socialist Worker.

Como a polícia britânica infiltrou a esquerda e os movimentos sociais durante décadas

22 de Maio, 2022 - 20:26h

Um novo relatório mostra a dimensão da infiltração num pequeno partido de esquerda, o SWP. Mas o caso envolve mais de mil organizações. Roubo de identidades de crianças mortas, manipulação de relações íntimas durante anos, tudo valeu para a espionagem político-policial. Por Carlos Carujo.

Palácio Presidencial em São Tomé e Príncipe. Foto de Dan/Flickr.

São-tomenses partem para a greve depois de recuo do governo no salário mínimo

22 de Maio, 2022 - 16:09h

O ministro das Finanças desculpa-se com as consequências da guerra na Ucrânia e com as subvenções pagas para manter o preço dos combustíveis. Os sindicatos lembram que ainda há duas semanas o primeiro-ministro fazia propaganda com o aumento do salário mínimo para a Função Pública.

"Banir os direitos humanos já! Deixem o mercado livre decidir por nós!" Panfleto encontrado numa estação de metro de Toronto. Foto de Dave MacFarlane/Flickr.

Declaração Universal dos direitos do poder corporativo

22 de Maio, 2022 - 12:34h

Falar a sério de direitos humanos implica radicalizar a democracia, construir projetos socioeconómicos coletivamente, fortalecer os processos de auto-organização social a partir da base e reconfigurar novos espaços de contrapoder a nível local e global. Por Juan Hernández Zubizarreta e Pedro Ramiro.

EUA: quais as grandes empresas que financiam os políticos anti-aborto

21 de Maio, 2022 - 20:47h

A possibilidade de revogação do Supremo Tribunal dos EUA da decisão que protege as mulheres que abortem necessita de respaldo ao nível estadual. Desde 2016, a acumulação de poder por parte de políticos “anti-aborto” tem sido apoiada financeiramente por algumas das maiores empresas do país. Por Judd Legum e Rebecca Crosby.

Bolsonaro na cerimónia de graduação de militares na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, na Vila Militar em Deodoro, no Rio de Janeiro. Foto de Fernando Frazão/Agência Brasil

Há risco de mais um golpe militar no Brasil?

21 de Maio, 2022 - 12:26h

Se Jair Bolsonaro tivesse apoio interno e internacional já teria dado um golpe e, como corre perigo de perder em outubro, vai tentar empastelar o processo eleitoral. Para que não tenhamos um Capitólio brasileiro, precisamos estar mobilizados para derrotá-lo nas ruas e nas urnas. Por Guilherme Boulos.

Israel continua também a expulsar palestinianos das suas casas. Nesta imagem, de sexta-feira, manifestantes palestianianos e israelitas são alvo de gás lacrimogéneo. Protestavam contra a expulsão de pessoas de aldeias em Yatta. Foto ABED AL HASHLAMOUN/EPA/Lusa.

Palestina: Israel recusa investigar morte de jornalista, imagens desmentem a sua versão

21 de Maio, 2022 - 11:33h

Este sábado mais um adolescente foi morto e outro ficou gravemente ferido num raide israelita ao campo de refugiados de Jenin. Novas imagens mostram que não havia combates antes do assassinato de Shireen. 40 eurodeputados, entre os quais os bloquistas, exigem “investigação independente e imparcial”.

Manifestantes contra o discurso de ódio à porta da Fox News esta quarta-feira. Foto de SARAH YENESEL/EPA/Lusa.

Terrorismo de extrema-direita não é só quem aperta o gatilho

20 de Maio, 2022 - 12:01h

Ao atentado supremacista branco em Buffalo respondeu-se com a psicologização das suas motivações e com o menorizar da responsabilidade de quem à direita segue as teorias “conspiranóicas” da Grande Substituição. Mas o “lobo solitário” é apenas um elo numa cadeia de ódio que precisamos de compreender e combater. Por Miguel Urbán.

Aumenta a pressão contra a extradição de Assange

19 de Maio, 2022 - 17:00h

Especialistas europeus em direitos humanos, entre os quais a comissária do Conselho da Europa Dunja Mijatović, pediram ao governo britânico que se oponha à extradição de Julian Assange para os Estados Unidos. Grupo de deputados do Parlamento Europeu promoveram protesto em Bruxelas.

Insegurança alimentar grave duplicou em dois anos, alerta ONU

19 de Maio, 2022 - 12:14h

António Guterres alertou para a crise alimentar global, apontando que o número de pessoas em insegurança alimentar grave duplicou de 135 milhões para 276 milhões de pessoas no período pós-pandemia. E apontou cinco passos urgentes para resolver a crise a curto prazo.

Índia proíbe exportações de trigo, aumentam receios de crise alimentar global

18 de Maio, 2022 - 21:41h

O país era um dos produtores que supria a falta de trigo vindo da Rússia e Ucrânia. As ondas de calor que prejudicaram a produção levaram à proibição das exportações e a nova subida do preço do trigo a nível mundial.

ONG alerta para 500 migrantes em perigo nas águas de Malta

17 de Maio, 2022 - 11:12h

A Alarm Phone explicou que o barco, oriundo da Líbia, teve problemas no motor, e que algumas pessoas estão doentes, não têm comida nem água. Já as 470 pessoas resgatadas pelos Médicos Sem Fronteiras continuam à espera, algumas delas há mais de uma semana, de um porto seguro.

Iraniano compra ovos e Teerão. Foto de ABEDIN TAHERKENAREH/EPA/Lusa.

Protestos no Irão contra subida de preços de bens alimentares

17 de Maio, 2022 - 08:47h

O governo iraniano cortou os subsídios aos alimentos à base de trigo e aumentou preços de óleos alimentares e produtos lácteos. Desde a semana passada que há manifestações no país convocadas pelas redes sociais.

Esquerda sueca contra adesão à NATO: "Deve a Suécia sacrificar os Curdos para agradar a Erdogan?"

16 de Maio, 2022 - 21:23h

Nesta tomada de posição, a líder do Partido de Esquerda sueco, Nooshi Dadgostar, contesta a decisão dos sociais-democratas de propor a adesão à NATO e arriscar a implantação de armas nucleares no país sem que o povo tenha sido ouvido. E lamenta que o país se tenha agora colocado numa posição de dependência do ditador turco que terá a palavra decisiva nessa adesão.

Histórico ativista LGBT recusa convite para o jubileu da rainha

16 de Maio, 2022 - 17:36h

Convidado para integrar o cortejo do Jubileu no seleto grupo de personalidades consideradas "património nacional", Peter Tatchell recordou que "as palavras lésbica, gay, bissexual e trangénero" nunca foram ditas em público por Isabel II desde que assumiu o trono em 1952.

"Má gestão e políticas neoliberais puseram o Sri Lanka de joelhos"

16 de Maio, 2022 - 10:12h

Com o primeiro-ministro demissionário e os protestos nas ruas a exigirem também a saída do seu irmão da presidência do país, o Sri Lanka atravessa a pior crise económica das últimas décadas. O economista Ahilan Kadirgamar explica nesta entrevista ao Democracy Now! como o seu país chegou a esta situação.

 

Exército norte-americano. Foto de  Morning Calm Weekly Newspaper Installation Management Command, U.S. Army/Flickr.

Estados Unidos: uma economia de guerra contra a sociedade

15 de Maio, 2022 - 18:25h

Com quase 40% do orçamento militar mundial, os EUA ultrapassam o que os próximos onze países juntos gastam nessa rubrica. Por outro lado, de 1975 a 2018, a fatia dos rendimentos de 90% dos americanos caiu de 67% para 50%, enquanto a do 1% mais rico subiu de 9% para 22%. Por André Langer.

Cabeças de lista da NUPES na apresentação da candidatura.

NUPES: Que unidade é esta da esquerda francesa?

15 de Maio, 2022 - 17:16h

Após ter ficado a 1,2% da segunda volta das presidenciais, Mélenchon transformou a derrota numa dinâmica de unidade à esquerda. E agora é mesmo ele quem desafia o presidente eleito nas legislativas que se avizinham. Mas a unidade não é um slogan e os seus caminhos são complexos. Artigo de Carlos Carujo.

A fanfarronice irresponsável não ajuda os ucranianos

15 de Maio, 2022 - 14:22h

Além da corrida precipitada para a guerra, na esperança de que a sua explosão abafasse o ruído dos muitos escândalos por si provocados, Boris Johnson e o seu executivo têm-se envolvido num jogo altamente perigoso. Artigo de Gilbert Achcar.

Sete partidos apoiam a candidatura presidencial de Lula e Alckmin

"Candidatura Lula/Alckmin assume-se como o campo da democracia alternativo ao neofascismo"

15 de Maio, 2022 - 11:05h

Em entrevista ao Esquerda.net após ter participado no lançamento da candidatura Lula e Alckmin, Luís Fazenda aponta as principais preocupações das esquerda e refere que Lula não deixou de condenar a invasão da Ucrânia pela Rússia de Putin.

Quem é o socialista que derrotou os trabalhistas no bairro mais pobre de Londres

14 de Maio, 2022 - 22:45h

Pela primeira vez em sessenta anos, um partido fora dos "três grandes" venceu uma autarquia londrina. Afastado do cargo de mayor de Tower Hamlets há sete anos, devido a uma condenação por fraude eleitoral que sempre negou, Luftur Rahman conta aqui a história do seu regresso.

Policia israelita ataca funeral de Shireen, concentração em Lisboa exige justiça

14 de Maio, 2022 - 19:58h

O corpo da jornalista assassinada pelas tropas da Israel passou por várias cidades antes de chegar a Jerusalém, num dos maiores funerais palestinianos das últimas décadas e que juntou cristãos e muçulmanos. Segunda-feira às 18h há concentração no Rossio, em Lisboa.

Taras Bilous numa manifestação com um cartaz a exigir o desmantelamento do Batalhão Azov. Foto do Twitter.

Autodeterminação e a Guerra na Ucrânia

14 de Maio, 2022 - 11:04h

Não podemos saber o destino da Ucrânia após a guerra. Mas as consequências serão terríveis se a Rússia vencer. Por Taras Bilous, Dissent.

FMI condiciona empréstimos à restrição de criptomoedas

12 de Maio, 2022 - 22:42h

Na sequência do acordo de empréstimo com o FMI, o Banco central da Argentina proibiu os bancos de transacionarem criptomoedas. Em sentido contrário, o governo de El Salvador anunciou o reforço das reservas em Bitcoin após a desvalorização do fim de semana, enquanto as agências de rating acenam com o cenário de bancarrota.

Estado Espanhol reforça direito ao aborto e saúde menstrual

12 de Maio, 2022 - 15:36h

Na próxima terça-feira, deverá ser aprovada a proposta que volta a permitir que jovens a partir dos 16 anos possam abortar sem autorização dos pais. Legislação visa ainda garantir a realização de interrupções voluntárias da gravidez em todos os hospitais públicos e prevê licença menstrual de três dias.

Foto publicada na página do Helping to Leave.

As redes clandestinas que ajudam refugiados ucranianos na Rússia

11 de Maio, 2022 - 19:28h

Vários grupos de voluntários russos organizam-se para ajudar quem foge da guerra a sair da Rússia. A atividade não é ilegal mas relatam pressões das autoridades russas.

Páginas

TV.Esquerda

535798674769748

Bloco, Livre e vereadora Paula Marques, eleita pelos Cidadãos por Lisboa, apresentaram uma proposta para que qualquer alteração da ciclovia da Almirante Reis seja fundamentada com um estudo técnico que revele as soluções mais vantajosas para transportes públicos, ciclistas e trânsito automóvel.