Está aqui

Internacional

Protesto contra Modi em 2014. Foto de welfareparty photos/Flickr.

A ascensão do nacionalismo hindu e os insucessos da esquerda indiana

26 de Fevereiro, 2021 - 21:40h

Os movimentos de esquerda indianos, outrora poderosos, enfrentam atualmente o maior desafio da sua história, à medida que o partido ultranacionalista de Modi consolida o controlo do poder. Este momento de crise obriga os socialistas indianos a repensarem as suas perspetivas e estratégia. Por Amol Singh.

Jair Bolsonaro. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.

Bolsonaro critica uso de máscaras no pior dia da pandemia no Brasil

26 de Fevereiro, 2021 - 20:29h

O Brasil atingiu o recorde de 1.582 mortes num dia devido ao coronavírus. O presidente prefere criticar supostos “danos colaterais” do uso de máscaras, nomeadamente em crianças, distorcendo dados.

Avião de guerra dos EUA estacionado perto da Síria e Iraque. Foto US Navy/Flickr.

EUA bombardeiam milícias apoiadas pelo Irão na Síria

26 de Fevereiro, 2021 - 17:59h

O primeiro ataque militar da era Biden terá causado 22 mortos e vários feridos. Os EUA alegam ser a resposta a ataques com morteiros que têm sido feitos no vizinho Iraque.

Cartaz anti-Trump. Foto de Derek Simeone/Flickr.

Como podemos voltar a ter imunidade de grupo face ao fascismo?

26 de Fevereiro, 2021 - 14:05h

Há uma clara correlação entre a ofensiva neoliberal que começou nos anos 1980 e a ascensão do neofascismo e do fundamentalismo religioso. Por Gilbert Achcar no The Nation.

Página do CorreoCompras.

Nacionalizar a Amazon? Uma experiência na Argentina

25 de Fevereiro, 2021 - 18:02h

Na Argentina, a plataforma pública Correo Compras faz face aos gigantes da distribuição. A experiência argentina abre uma janela de oportunidade para ir além da regulamentação das iniciativas privadas. Por Cecilia Rikap.

Imagem de arquivo de uma sessão do TJUE.

Ryanair perde nova batalha legal sobre ajudas à aviação

25 de Fevereiro, 2021 - 14:02h

O Tribunal de Justiça da União Europeia não deu razão à queixa da Ryanair contra os auxílios da França e Suécia às companhias com licença dos respetivos países durante a pandemia.

Mundial do Qatar: mais de 6.500 migrantes mortos na construção

25 de Fevereiro, 2021 - 13:03h

Uma investigação do jornal Guardian faz o balanço das mortes de trabalhadores migrantes no Qatar desde o início da construção das infraestruturas para o Mundial de Futebol de 2022.

Protesto pela justiça climática em Lisboa

Ativistas climáticos têm boas razões para desconfiar dos planos do BCE

24 de Fevereiro, 2021 - 16:02h

ONGs e ativistas têm defendido que o Banco Central Europeu deve adotar um programa de compra de ativos "verdes" para ajudar a financiar a transição energética. Mas os responsáveis do banco ainda parecem pouco predispostos à mudança.

vacina

AstraZeneca volta a falhar entrega de vacinas à UE

24 de Fevereiro, 2021 - 13:01h

Depois das notícias que apontam a redução a metade do número de doses fornecidas à União Europeia entre abril e junho, a farmacêutica responde que tentará garantir o acordado no segundo semestre do ano, fabricando as vacinas fora do espaço europeu.

 

Yaku Pérez, do movimento político indígena Pachakutik na marcha de protesto - foto do twitter do movimento

Presidenciais no Equador: Candidato indígena exige recontagem dos votos

23 de Fevereiro, 2021 - 23:04h

Só duas semanas após a primeira volta ganha pelo candidato de esquerda Andrés Arauz, o Conselho Nacional Eleitoral anunciou que o segundo candidato é o representante da direita, Guillermo Lasso. Fica de fora Yaku Pérez, do movimento indígena Pachakutik, que se dirige para a capital em marcha de protesto.

António Guterres

Guterres sobre vacinas: "ultraje moral" que "voltará para assombrar o Norte"

23 de Fevereiro, 2021 - 22:02h

O secretário-geral da ONU reforçou as críticas ao plano global de vacinação e alertou para as consequências para a saúde e economia mundial caso o vírus se propague livremente nos países do Sul que não têm acesso à vacina.

Comissário europeu Paolo Gentiloni. Foto: European Union

Fundos europeus ainda não saíram do papel, mas UE já discute recuo no estímulo orçamental

23 de Fevereiro, 2021 - 20:05h

A Comissão Europeia prepara-se para começar a discutir o regresso às regras restritivas do Pacto de Estabilidade e Crescimento. Isto apesar de a maior parte dos países europeus se encontrarem este ano, e provavelmente também no próximo, em situação de incumprimento.

Mural

Mobilizar o desassossego

23 de Fevereiro, 2021 - 17:49h

Os protestos pela liberdade de Pablo Hasél não são fruto do acaso. Estamos a assistir aos primeiros estertores de uma crise social que vai ser muito profunda e que, sem dúvida, terá repercussões políticas importantes. Por Raul Camargo e Lorena Cabrerizo.

Palco onde Malcolm X foi assassinado. Foto da Biblioteca do Congresso dos EUA/Wikimedia Commons.

Carta revela envolvimento de autoridades dos EUA no assassinato de Malcolm X

23 de Fevereiro, 2021 - 14:53h

Um agente policial infiltrado revelou que lhe foi dada a missão de fazer com que dois seguranças do ativista fossem presos nas vésperas do assassinato. Crescem as suspeitas de uma conspiração do FBI e da polícia de Nova Iorque para o matar.

Erik Prince. Pormenor de uma fotografia tirada numa conferência. Foto de Miller Center/Flickr.

Fundador da Blackwater também quis levar o seu negócio sangrento para a Líbia

22 de Fevereiro, 2021 - 11:49h

Segundo peritos da ONU, Erik Prince, dono de empresas de mercenários e apoiante de Trump, ajudou o general Haftar a escapar ao embargo de venda de armas e tentou vender-lhe um plano de assassinato de inimigos.

Gaza: Mulheres recusam imposição de autorização de homens para viajar

21 de Fevereiro, 2021 - 15:08h

Várias organizações palestinianas e uma onda de protestos estão a obrigar um tribunal islâmico de Gaza a recuar numa decisão onde, caso uma mulher queira viajar, seja obrigada a pedir autorização de um familiar masculino.

A população fica assim efetivamente separada entre imunizados e não imunizados.

Covid-19: Israel separa população com “passaporte verde”

21 de Fevereiro, 2021 - 10:58h

A terceira fase de desconfinamento em Israel garante o acesso a atividades económicas e de lazer, mas apenas para quem tiver um “crachá verde”.

Enterro de uma vítima de covid-19 no Zimbabwe, 20 de janeiro de 2021 – Foto de Aaron Ufumeli/Epa/Lusa

Covid-19 já matou mais de cem mil pessoas em África

20 de Fevereiro, 2021 - 19:59h

A responsável da OMS para o continente africano, Mathsidiso Moeti, diz que em janeiro as mortes aumentaram 40% em comparação com os meses anteriores e alerta que este é um trágico aviso de que os sistemas de saúde dos países de África, “estão – perigosamente – em rutura”.

"A operação Illa funcionou e diz muito sobre a audácia da equipa eleitoral que governa o partido socialista a partir da Moncloa" - Foto PSC/Epa/Lusa

Espanha: o projeto de Pedro Sánchez, depois das eleições catalãs

20 de Fevereiro, 2021 - 17:55h

Manuel Monereo analisa o projeto de Sánchez, após as eleições catalãs, afirmando que o primeiro-ministro de Espanha assume o “consenso de Bruxelas”, como “única política possível”, e que para ele tudo o mais é “secundário”. No texto, aborda ainda a “operação Draghi” em Itália.

“Na Europa atual (em 2021) existem atualmente poucos governos de tipo neofascista: a Hungria de Orban é o principal exemplo. Mas existe um grande número de partidos com apoio de massas, que em alguns países são candidatos sérios ao poder” – Na foto uma ação na Hungria do Jobbik, retirada do site Outras Palavras

O avanço do fascismo no mundo e no Brasil

20 de Fevereiro, 2021 - 14:28h

Neste artigo, Michael Löwy debruça-se sobre o fascismo do nosso tempo. “O neofascismo não é a repetição do fascismo dos anos 1930: é um fenómeno novo, com caraterísticas do século XXI”, afirma, apontando que “a diferença mais importante” situa-se no “terreno económico”.

Pneus novos, computador de bordo e bilhete de volta: um novo robô em Marte

19 de Fevereiro, 2021 - 23:48h

A missão da Perseverance é descobrir se existiu vida em Marte. E desta vez as amostras serão enviadas mesmo para a Terra.

Viktor Orbán e Mateusz Morawiecki

Historiadores polacos e radio húngara: a censura banaliza-se na Europa

19 de Fevereiro, 2021 - 13:04h

O governo de Orbán retirou do ar uma rádio que dava voz a críticos do regime. Na Polónia, os tribunais estão a ser usados para intimidar historiadores a quem o governo acusa de fazerem "pedagogia da vergonha" acerca da perseguição aos judeus durante a ocupação nazi.

Manon Aubry

Contrato da AstraZeneca com Reino Unido não dá prioridade sobre a UE

19 de Fevereiro, 2021 - 11:58h

O contrato da AstraZeneca com o Reino Unido foi assinado um dia depois do da União Europeia e também obriga a empresa a fazer "os seus melhores esforços" para fornecer a Londres 100 milhões de doses. Ficam por explicar as razões do corte para metade nas doses prometidas a Bruxelas.

Imagem de Pabo Hásel num cartaz de uma manifestação pela amnistia.

Liberdade de expressão: Espanha soma 128 condenações desde 2004

19 de Fevereiro, 2021 - 10:03h

Numa reportagem do portal El Salto, são contabilizadas 122 condenações a pena de prisão pelo crime de enaltecimento do terrorismo desde 2004, a que se somam outras seis por injúrias à Coroa, instituições do Estado ou ofensa aos sentimentos religiosos.

 

Segunda noite de protestos em Barcelona

Regressam as barricadas e balas de borracha nos protestos contra a prisão de Hasél

18 de Fevereiro, 2021 - 14:01h

Pela segunda noite consecutiva, grupos de manifestantes pela libertação do rapper catalão confrontaram-se com a polícia nas ruas de Barcelona. Uma jovem perdeu um olho ao ser atingida com uma bala de borracha.

 

Páginas

TV.Esquerda

234214225069987

Conferência de imprensa com Mariana Mortágua sobre o truque fiscal da EDP para não pagar impostos pela venda das barragens.