Está aqui

Internacional

Mark Esper opõe-se ao uso da Lei da Insurreição para conter as manifestações nos EUA após a morte de George Floyd, às mãos da polícia.

Secretário de defesa norte-americano opõe-se a envio do exército contra manifestantes

4 de Junho, 2020 - 17:15h

Após Trump manifestar a intenção de decretar o estado de insurreição para justificar o envio de tropas para conter os protestos pela morte de George Floyd às mãos da polícia, Mark Esper (secretário da defesa dos EUA) veio publicamente manifestar a sua oposição, juntamente com outros generais aposentados.

Bolsonaro veta verbas para compra de material de proteção contra covid-19

4 de Junho, 2020 - 16:32h

Esta quarta-feira, o Brasil registou 1349 mortes, o que representa um novo recorde diário. Ainda assim, o presidente brasileiro decidiu impedir a transferência de verbas para os Estados e os municípios fazerem frente ao surto pandémico.

Militares na província de Cabo Delgado, na sequência de ataques a povoações isoladas da região, em 2018.

Amnistia Internacional apela às tropas moçambicanas que protejam os civis

3 de Junho, 2020 - 22:21h

Cabo Delgado, em Moçambique, tem estado sob ataque de grupos insurgentes desde os finais de 2017. A Amnistia apela também a que as operações governamentais não sirvam para vingar estes ataques, atingindo a população.

Mural em memória de George Floyd no Minesota.

Bloco apresenta voto sobre a morte de George Floyd, vítima de “brutalidade policial”

3 de Junho, 2020 - 20:05h

Os bloquistas defendem que é necessário refletir sobre as causas estruturais deste e de outros crimes semelhantes de violência policial sobre pessoas negras e de outros grupos racializados, reconhecendo e combatendo o racismo institucional, seja nos EUA seja em Portugal.

Manifestação em memória de George Floyd em Washington. Junho de 2020. Foto de SHAWN THEW/EPA/Lusa.

Recolher obrigatório não travou os protestos nos EUA

3 de Junho, 2020 - 18:01h

A madrugada nos EUA foi menos violenta mas não foi de todo menos participada. Em mais de 150 cidades houve protestos contra o assassinato de George Floyd.

Cidadãos suecos num parque de Estocolmo a 30 de maio. Foto de HENRIK MONTGOMERY/EPA/Lusa.

Criador do modelo sueco de combate à covid diz-se arrependido

3 de Junho, 2020 - 17:11h

Para muitos, o modelo sueco era um farol de liberdade que permitia combater a pandemia sem confinamento. Os números já tinham provado que não funcionou. Agora foi a vez do epidemiologista que o elaborou admitir que devia ter feito diferente.

Manifestação de homenagem a George Floyd em North Park, Chicago, EUA.

Grupo de extrema direita fazia passar-se por Antifa no Twitter

3 de Junho, 2020 - 15:00h

Grupo de supremacia branca geria a conta @Antifa_US no Twitter e apelava à violência nos protestos contra o assassinato de George Floyd. Segundo a rede social, centenas de contas falsas que procuram espalhar desinformação sobre os protestos têm sido encerradas nos últimos dias.

Salvini tira uma selfie durante a manifestação do dia da República. Fonte: Twitter de Adriano Meis.

Salvini, o ex-separatista promove manifestações no dia da República

3 de Junho, 2020 - 11:21h

O líder da extrema-direita italiana foi a figura principal das manifestações contra o governo no dia da República. Os seus críticos lembraram-lhe que antes defendia a independência da "Padânia" e que agora preferiu as selfies às medidas sanitárias.

Dia um de junho foi de luta no setor da energia na Índia. Fonte: twitter.

Índia: Modi aproveita pandemia para cortar direitos e privatizar energia

2 de Junho, 2020 - 23:32h

Vários estados do partido do primeiro-ministro suspenderam as leis que regulamentam o direito à greve e a negociação coletiva, flexibilizaram normas sanitárias e de segurança e aumentaram os horários semanais de trabalho até 72 horas. Por Praveen S. no Brasil de Fato.

Manifestantes em Minneapolis. Foto de CRAIG LASSIG/EPA/Lusa.

Protestos contra assassinato de Floyd não param

2 de Junho, 2020 - 15:45h

Várias mortes, milhares de prisões e cidades a ferro e fogo. Nos Estados Unidos, centenas de milhares de pessoas estão nas ruas, dispostas a não deixar esquecer o que aconteceu a George Floyd e outros afro-americanos. Trump ameaça reprimi-las com o envio de tropas.

Conselho da Europa alerta para aumento da islamofobia na Áustria

2 de Junho, 2020 - 15:29h

“O discurso político assumiu posições de clivagem e hostis, visando principalmente muçulmanos e refugiados" na Áustria, diz o sexto relatório da Comissão do Conselho da Europa Contra o Racismo e Intolerância.

Carlo Bonomi, presidente da associação patronal italiana desde maio, apresentou um "caderno de encargos" pesado para o Estado. Foto de Assianir/wikimedia commons.

Itália e a “fase 2”: os capitalistas querem tudo

1 de Junho, 2020 - 21:49h

Em maio, a Itália entrou na fase 2 do combate ao coronavírus com insuficiência de meios e trabalhadores em lay-off sem receber ajuda do Estado. O governo está dividido sobre o caminho a seguir. Já os patrões sabem muito bem o que querem. Um panorama traçado por Franco Turigliatto.

Trump classifica Antifa como “organização terrorista”

Trump classifica Antifa como “organização terrorista”

1 de Junho, 2020 - 13:00h

O Presidente dos EUA responsabiliza o movimento Antifa pelos confrontos com a polícia nas manifestações contra o homicídio de George Floyd. Especialistas avisam que eventual ilegalização não é constitucional.

Hong Kong no centro da batalha entre EUA e China

1 de Junho, 2020 - 11:17h

Com o início da pandemia da covid-19 agravou-se a tensão entre os EUA e a China que têm agora Hong Kong no centro das atenções. Na passada sexta-feira, Donald Trump anunciou sanções a cidadãos chineses e fim de vantagens para Hong Kong.

Manifestação Renault

França: Protestos contra a reestruturação da Renault-Nissan-Mitsubishi continuam

1 de Junho, 2020 - 10:01h

Depois de centenas de pessoas se terem manifestado contra o encerramento de três unidades industriais da Nissan em Barcelona. Agora, em França, milhares de trabalhadores saem à rua para impedir o encerramento de uma fábrica da Renault

 

Microsoft troca jornalistas por “inteligência artificial”

31 de Maio, 2020 - 18:58h

27 jornalistas foram despedidos na sequência da decisão de passar a responsabilidade de edição e seleção de notícias no site do MSN e no navegador Edge para programas de software automáticos.

Manifestantes em Los Angeles. Foto de ETIENNE LAURENT/EPA/Lusa.

EUA: o país que não consegue respirar revolta-se

31 de Maio, 2020 - 17:56h

O assassinato de George Floyd às mãos da polícia continua a gerar ondas de choque por todo o país. Na madrugada deste sábado, houve manifestações e confrontos com a polícia em dezenas de cidades e, em algumas, foi declarado o recolher obrigatório. Um manifestante foi morto por um disparo de origem desconhecida.

Macri com Bolsonaro em janeiro de 2019. Foto de Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Macri, ex-presidente da Argentina investigado por espionagem interna

31 de Maio, 2020 - 16:11h

O Estado devia ser mínimo. Assim pregava e praticava o ex-presidente neoliberal da Argentina. Mas só na economia porque na vigilância dos seus adversários valeria utilizar meios públicos para espiar adversários políticos segundo a acusação da Procuradoria-Geral.

Iyad Halak. Fonte: twitter.

Palestiniano, autista e desarmado, a mais recente vítima do colonialismo israelita

31 de Maio, 2020 - 15:45h

Iyad Halak tinha 32 anos e deslocava-se para a sua escola de ensino especial. Sete tiros travaram-lhe o percurso, atingindo-o mortalmente.

Manifestação de extrema-direita na Hungria

Extrema-direita sai à rua na Hungria

31 de Maio, 2020 - 13:24h

As manifestações convocadas pela extrema-direita desrespeitaram as medidas sanitárias aplicadas por causa da covid-19 mas a polícia nada fez. Ao contrário do que aconteceu num protesto anterior contra Orban.

 
Trabalhadores da Uber Eats em Milão. Fevereiro de 2020. Foto de Kattel Ar Gow/Flickr.

Itália: Uber Eats condenada por exploração e colocada sob administração judicial

30 de Maio, 2020 - 22:03h

Cerca de mil contratos foram investigados e os procuradores falam em condições próximas da escravatura. A multinacional não se conseguiu impor no setor do transporte em Itália e enfrenta agora problemas no setor da distribuição de refeições.

João Cezar de Castro Rocha. Foto do Facebook do autor.

“Quanto maior o colapso do governo, maior a virulência da guerra cultural”

30 de Maio, 2020 - 20:36h

Uma visão vingativa e revisionista da história moldou o bolsonarismo. É uma narrativa que justifica a criação e eliminação de inimigos em série mas, ao mesmo tempo, torna impossível governar. Entrevista da Agência Pública ao professor da UERJ, João Cezar de Castro Rocha.

Jair Bolsonaro.

Carta aberta contra Bolsonaro recolhe assinaturas um pouco por todo o mundo

30 de Maio, 2020 - 17:58h

A missiva, que denuncia o presidente brasileiro como “genocida do seu povo, o mais criminoso dos chefes de Estado e um perigo à saúde mundial”, é dirigida “a todos aqueles e aquelas que defendem a humanidade para além das fronteiras”.  

Trabalhadores de Seattle em greve em 1919.

Quando a Greve Geral de Seattle e a gripe espanhola colidiram

30 de Maio, 2020 - 12:44h

Os trabalhadores de Seattle transformaram um mundo de guerra, doença, morte e sofrimento numa grande celebração dos vivos, ainda que por apenas cinco dias. Por Carl Winslow.

Sérgio Tréfaut, cineasta.

Sérgio Tréfaut: “O que se passa no Brasil é um verdadeiro crime de Estado”

30 de Maio, 2020 - 10:21h

O cineasta participou esta sexta-feira numa iniciativa em frente ao Consulado-Geral do Brasil, em Lisboa. O Governo foi exortado a posicionar-se contra as políticas genocidas de Bolsonaro e foi feito um apelo à solidariedade por parte da população portuguesa.

Páginas

TV.Esquerda

291991511832840

Uma delegação do Bloco de Esquerda, com o deputado José Soeiro, esteve na Cervejaria Galiza em solidariedade com os trabalhadores deste estabelecimento do Porto. A Cervejaria continua a ser gerida pelos trabalhadores.