Está aqui

Internacional

Chato Galante. Foto de La Comuna.

Morreu Chato Galante, combatente anti-franquista

29 de Março, 2020 - 16:28h

Foi torturado pelo franquismo e dedicou parte da sua vida a lutar pela memória das vítimas do regime. Nas últimas semanas, defendeu um “plano de choque social” face à emergência do coronavírus que acabou por o vitimar.

Mural de apoio ao MAS e a Evo Morales. Janeiro de 2015.

As lições que a Bolívia nos deixa

29 de Março, 2020 - 12:55h

A queda do governo do Movimento al Socialismo abriu numerosos debates nas esquerdas. Permitiu, ao mesmo tempo, refletir sobre os caminhos da mudança social, a democracia e como evitar retrocessos reacionários. Por Pablo Stefanoni.

Fábrica de vestuário no Bangladesh. 2011.

Marcas de roupa fecham lojas na Europa e abrem crise no Bangladesh

29 de Março, 2020 - 12:24h

Com o cancelamento sem indemnização das encomendas europeias às fábricas do segundo maior exportador têxtil do mundo, mais de um milhão de trabalhadoras foram despedidas ou mandadas para casa sem rendimento.

Bolsonaro, Trump e Orbán

Medidas de emergência: como não usar

29 de Março, 2020 - 10:02h

A gestão da crise pandémica por parte dos protagonistas da direita internacional tem oscilado entre a irresponsabilidade criminosa de desvalorizar o perigo de contágio e o aproveitamento do estado de emergência para fortalecer o autoritarismo.

Palestinianos desinfetam as ruas de Gaza. 27 de março de 2020. Foto de MOHAMMED SABER/EPA/LUSA.

Israel bombardeia Gaza no meio da crise do Covid-19

28 de Março, 2020 - 20:27h

Numa das zonas mais densamente povoadas do mundo, contam-se já nove casos confirmados de infeção. Gaza tem apenas 60 camas de cuidados intensivos. Israel diz que o alvo das bombas é o Hamas.

Donald Trump. Foto: TheWhiteHouse/Flickr

O megapacote financeiro dos EUA e as fraturas do sistema

28 de Março, 2020 - 17:22h

O plano de estímulos à economia que resultou do acordo entre republicanos e democratas surpreendeu pelo valor histórico: 2 biliões de dólares. No entanto, o plano virado para o resgate de Wall Street e das grandes empresas não resolve os problemas de um país cada vez mais desigual.

Cartaz contra os despedimentos em Espanha. Foto UGT/Twitter.

Governo espanhol anuncia proibição dos despedimentos

28 de Março, 2020 - 12:28h

Sindicatos calculam cerca de um milhão de despedimentos desde o início da pandemia. Medida do governo PSOE/Podemos vai abranger trabalhadores precários, mas não quem já perdeu o emprego nas últimas semanas. Críticos sublinham que continua a ser possível despedir pagando indemnizações.

Parlamento Europeu. Foto: Bruxelles5/Flickr

Parlamento Europeu opõe-se a dividendos da banca em 2020

27 de Março, 2020 - 23:35h

Em comunicado, os coordenadores da Comissão de Assuntos Económicos e Monetários (ECON) do Parlamento Europeu exigem também restrições às operações de recompra de ações próprias por parte dos bancos enquanto durar a crise.

No dia em que passavam cinco anos do início da guerra no Iémen, um homem passeia junto a destroços em Sanaa. Foto de YAHYA ARHAB/EPA/LUSA.

Iémen: Cinco anos de uma guerra sem fim à vista

27 de Março, 2020 - 19:31h

A guerra no Iémen fez já mais de cem mil mortos e milhões de pessoas sofrem com fome e doenças. Na quinta-feira, dia do aniversário do conflito, a ONU pediu um cessar-fogo e ambas as partes concordaram. Menos de 24 horas depois, as hostilidades continuaram.

Benny Gantz ao ser convidado pelo presidente israelita a formar governo. Foto de ABIR SULTAN/EPA/Lusa.

Reviravolta em Israel: governo de “unidade nacional” à vista

27 de Março, 2020 - 13:56h

O partido de Netanyahu e os seus aliados apoiaram a candidatura do até agora principal rival à presidência do parlamento. Benny Gantz justificou-se com o combate ao Covid-19, enfurecendo os seus apoiantes que ameaçam romper a coligação Azul e Branca.

Charles Michel, presidente do Conselho

O que explica o bloqueio no Conselho Europeu?

27 de Março, 2020 - 01:37h

As divisões entre os países da União Europeia voltaram a ficar expostas na reunião de quinta-feira, enquanto se trava uma corrida contra o tempo para conter o vírus e combater a recessão.

Donald Trumo

Bilionários exigem regresso ao trabalho a meio da pandemia, Trump concorda

26 de Março, 2020 - 22:38h

Ter a economia a funcionar a todo o vapor já na Páscoa é o desejo do presidente norte-americano. Vice-governador do Texas diz que há muitos avós dispostos a dar a vida para proteger os netos da crise económica.

Sede do BCE, em Frankfurt.

BCE dá um passo histórico, mas o impasse continua na UE

26 de Março, 2020 - 13:44h

Numa decisão histórica, BCE eliminou o limite de compras de títulos do tesouro, que estava restringido a 33% da dívida pública de cada Estado, no seu novo programa de aquisição de ativos. Entretanto, os países da zona euro tardam em chegar a acordo sobre os próximos passos.

Refugiados em Idomeni, Grécia. Foto de jdblack/Pixabay.

A crise dos refugiados na fronteira entre a Grécia e a Turquia

26 de Março, 2020 - 11:59h

A solidariedade com os refugiados e imigrantes, a luta pela hospitalidade humana, pela sua legalização e pelos seus direitos será longa. O primeiro-ministro grego ganhou algumas batalhas, mas não ganhou a guerra. Artigo de Antonis Ntavanellos.

Refugiados sírios tentam entrar na Turquia. Abril de 2012. Foto de Andreas H. Landl/Flickr.

A política fragmentada da crise dos refugiados na Síria põe em risco o futuro de milhões

25 de Março, 2020 - 22:30h

A crise dos refugiados na Síria continuará a ser uma peça importante nas mãos dos países envolvidos militarmente e dos que acolhem refugiados. Quanto aos próprios refugiados, a precariedade domina as suas vidas e futuro. Permanecem as principais vítimas da luta pelo controlo da região. Artigo de Juline Beaujouan e Amjed Rasheed.

Bolsonaro mais uma vez desdenhou da epidemia

Bolsonaro quer fim do confinamento contra “gripezinha”

25 de Março, 2020 - 19:08h

Presidente defende a reabertura das escolas e dos comércios, insistindo na tese de que a epidemia do coronavírus não passa de uma “gripezinha” e que a prioridade do Brasil é manter o emprego. Marcelo Freixo acusa-o de “jogar com a vida dos brasileiros”. Por Luis Leiria.

Governo irlandês assume controlo de hospitais privados durante a crise

25 de Março, 2020 - 18:18h

Os hospitais privados serão integrados no sistema público de saúde durante a pandemia Covid-19. “O Estado assumirá o controlo de todas as instalações hospitalares privadas e administrará todos os recursos para benefício comum de todo o nosso povo", avançou o ministro irlandês da Saúde.

Mercado incendiado em Deli, India, Março de 2020. Foto de Banswalhemant/wikimedia commons.

Na sombra do genocídio de Deli-2020 por Narendra Modi

25 de Março, 2020 - 17:03h

O governo Modi está a criar uma cultura de agressão aos muçulmanos, usando todos os instrumentos legais para lhes retirar a cidadania, lançando violência planeada como no caso do genocídio Deli-2020. São desenvolvimentos alarmantes para quem acredita que a Índia deve ser secular, religiosamente plural e tolerante. Por Amit Singh.

20% da população mundial fechada em casa

25 de Março, 2020 - 16:48h

Cerca de uma em cada cinco pessoas no mundo está atualmente fechada em casa. Num momento em que o mundo está a entrar numa semana crítica na resposta à pandemia do coronavirus, 1,8 mil milhões da população mundial recebeu ordens para ficar em casa.

 

Fila do supermercado

“Colapso sem precedentes” na atividade económica. E agora?

25 de Março, 2020 - 14:36h

Um “colapso sem precedentes”: é assim que é descrito o impacto que o surto de Covid-19 já está a ter nas principais economias mundiais. A quebra é maior na zona euro. Que respostas estão a ser dadas?

Santiago Abascal num comício do Vox em Vigo

Vox quer tirar saúde gratuita a imigrantes

25 de Março, 2020 - 14:16h

O partido de extrema-direita espanhol propõe que os imigrantes em situação irregular paguem os testes de Covid-19.

Pessoal de saúde a colocar EPI

EUA: médicos queixam-se de falta de material

25 de Março, 2020 - 12:40h

Médicos e enfermeiros dos EUA estão a usar a hashtag #GetMePPE para pedir equipamentos de proteção individual e lançam petição a reivindicar apoios do Governo federal.

China: Protestos coletivos recomeçam com o regresso ao trabalho

24 de Março, 2020 - 23:22h

Depois de um mês em que praticamente não houve protestos de trabalhadores na China, dado que grande parte do país estava em quarentena, os trabalhadores estão novamente a entrar em luta. Artigo de China Labour Bulletin

A “bazuca” do BCE é suficiente para evitar a crise?

24 de Março, 2020 - 18:53h

A atividade empresarial caiu para mínimos históricos. O ministro da Economia francês compara a crise com a Grande Depressão de 1929. Entre os economistas, renasce a discussão sobre o papel da política orçamental no combate à recessão.

Páginas

TV.Esquerda

2235918626705157

O deputado bloquista Luís Monteiro defende a suspensão do pagamento das propinas e a regulamentação de um modelo de ensino à distância que garanta o material e os instrumentos necessários para que ninguém fique para trás.