Está aqui

Internacional

Protesto contra o aumento do custo de vida. Londres, outubro de 2022. Foto de: Enough is Enough.

Milhares de britânicos nas ruas contra o custo de vida

2 de Outubro, 2022 - 12:35h

O movimento Enough is enough luta por aumentos salariais reais, um corte nas faturas da energia, o fim da pobreza alimentar, alojamento decentes para todos e impostos para os mais ricos. Este sábado defendeu-se o congelamento do preço “não das pessoas” e queimaram-se faturas de eletricidade.

Trabalhadoras descarregam as urnas eletrónicas no Rio de Janeiro. Foto de André Coelho/EPA/Lusa.

Brasil: Muitas incógnitas a resolver nas eleições deste domingo

2 de Outubro, 2022 - 10:17h

Lula ganhará no 1º turno? Que fará Bolsonaro? Que farão as Forças Armadas? Eis uma seleção das muitas dúvidas no final da campanha eleitoral mais tensa dos últimos anos. Por Luis Leiria.

Katja Zlatija, “Não à Guerra" escrito na neve. Petrozavodsk. 5 março de 2022. Wikimedia.

Tinder e pombos: protestos criativos desafiam repressão de Putin

1 de Outubro, 2022 - 22:41h

À medida que as manifestações anti-guerra varriam o país, o aparelho repressivo do Estado intensificou-se e o protesto foi-se tornando clandestino. Os ativistas mais comprometidos permaneceram desafiadores, criando maneiras criativas de espalhar a sua mensagem anti-guerra. Por Ernest Reid.

Manifestação na Diada, o dia nacional da Catalunha, de 2022. Foto de ALEJANDRO GARCIA/EPA/Lusa.

Cinco anos da rebelião catalã

1 de Outubro, 2022 - 11:23h

A 1 de outubro de 2017 a maioria da população catalã pôs em xeque o regime. Durante semanas, as ruas foram do povo mobilizado e o poder ficou assustado, desorientado e com pouca capacidade de resposta. Cinco anos depois, ficou claro que a mobilização é a base para gerar uma alternativa. Por Miguel Salas.

 Kaïs Saïed. Foto: Wikimedia Commons.

Tunísia: lutas defensivas contra a restauração autoritária e a crise social

30 de Setembro, 2022 - 21:46h

O golpe de estado de 2021 impôs às classes populares e médias condições materiais muito degradadas com a austeridade imposta pelo FMI como condição de um novo empréstimo. A situação social é explosiva. Por Abir Mestiri e Khalil Amor.

UE avança com nova ronda de sanções à Rússia e um limite ao preço do petróleo

30 de Setembro, 2022 - 19:55h

Na sequência dos referendos russos para avançar na ocupação de territórios, a UE pretende implementar a limitação do preço do petróleo importado e um oitavo pacote de sanções, que inclui um embargo a produtos russos, num total estimado de sete mil milhões de euros.

BCE defende impostos sobre os mais ricos para financiar resposta à crise energética

30 de Setembro, 2022 - 10:04h

O economista chefe do Banco Central Europeu, Philip Lane, diz que os governos devem apoiar "os rendimentos e o consumo das famílias e das empresas que estão a sofrer mais” com a crise energética.

Lagarde assume recessão no inverno e anuncia nova subida das taxas de juro

29 de Setembro, 2022 - 16:06h

Impacto da subida dos juros será mais grave para economias com maior endividamento público e com grande parte do crédito à habitação com taxa variável.

Banco de Inglaterra salva fundos privados de pensões, mas não afasta crise financeira

29 de Setembro, 2022 - 14:03h

Desde que o novo governo tomou posse, os mercados britânicos de ações e obrigações já perderam 500 mil milhões de dólares. E a queda pode não ficar por aqui.

Brasil: Vitória de Lula pode ser já na primeira volta

29 de Setembro, 2022 - 10:24h

Se ganhar com mais de 50% dos votos válidos, não haverá segunda volta. Sondagens mostram que essa hipótese é real. Apoios na reta final dão impulso a Lula. Bolsonaro tropeça em denúncias de desvios de dinheiros públicos para a sua família. Por Luis Leiria.

Governo britânico anuncia borlas fiscais aos ricos e enfrenta crise cambial

28 de Setembro, 2022 - 20:47h

O governo de Liz Truss vai avançar com cortes dos impostos que beneficiam sobretudo os mais ricos. Redução da receita fiscal obriga a mais endividamento e os especuladores financeiros arrecadam milhões com o ataque à libra.

Seleção da Dinamarca "esconde" símbolo na camisola no Mundial do Qatar

28 de Setembro, 2022 - 19:14h

"Não queremos ser visíveis durante um torneio que já custou a vida a milhares de pessoas", diz a marca que veste os jogadores dinamarqueses nos relvados do Mundial de futebol no Qatar.

Putin visita a fábrica de Prigozhin em 2010 no âmbito do contrato de refeições escolares. Foto Governo da Rússia/Wikimedia Commons.

“Cozinheiro de Putin” assume ser criador do grupo Wagner

28 de Setembro, 2022 - 11:38h

Yevgeny Prigozhin é um dos elementos próximos do chefe de Estado russo e dirige o grupo de mercenários que tem cometido atrocidades em vários conflitos no mundo e que participou também guerra no Donbass em 2014 e na invasão da Ucrânia.

Regulador europeu quer suspender transações com produtos financeiros energéticos

27 de Setembro, 2022 - 22:20h

A Autoridade Europeia de Mercados de Valores Mobiliários sugere a criação de um mecanismo específico para a interrupção temporária da negociação de instrumentos financeiros derivados energéticos quando existam oscilações muito grandes nos preços.

Mulheres iranianas desafiam poder religioso nas ruas

27 de Setembro, 2022 - 09:33h

Apesar da repressão aos protestos que se seguiram à morte da jovem Mahsa Amini e dos bloqueios à internet e redes sociais no país, não páram de surgir vídeos com mulheres a desafiar polícias e clérigos ou tirando o seu hijab no espaço público.

Cuba aprova em referendo mais direitos civis para as famílias

26 de Setembro, 2022 - 21:03h

O casamento e a adoção por casais do mesmo sexo e a gestação por substituição, além da proibição do casamento infantil, são algumas das marcas do Código aprovado este domingo por mais de dois terços dos votantes.

Anúncio de um local de votação na Suíça. Foto de Kecko/Flickr.

Num domingo de referendos, a Suíça aumentou idade de reforma para mulheres

26 de Setembro, 2022 - 19:35h

A nova lei das reformas e o aumento do IVA para reverter para o sistema de pensões foram aprovados. A proibição da criação intensiva pecuária, o fim do imposto de selo na compra de títulos e da retenção na fonte dos rendimentos obtidos por venda de ações e obrigações foram recusadas.

Itália: Aliança de extrema-direita obtém maioria absoluta

25 de Setembro, 2022 - 23:24h

A Itália terá o governo mais à direita desde a II Guerra, com uma maioria de 44% nas eleições para o Senado e Câmara dos Deputados. A extrema-direita de Giorgia Meloni surge na primeira posição e a larga distância de Salvini e Berlusconi.

As mulheres na Comuna de Paris

25 de Setembro, 2022 - 20:50h

Durante os setenta e dois curtos dias - mas longos no seu alcance transformador – de duração da Comuna de Paris, as communardes ergueram-se, enfrentando, e mudando, as instituições e as relações de poder que as oprimiam. Por Mariana Carneiro.

A Ucrânia não deve tornar-se um laboratório neoliberal

25 de Setembro, 2022 - 15:31h

Centenas de milhares de trabalhadores ucranianos mobilizaram-se para defender o seu país contra a invasão russa. Enquanto isso, as elites económicas aproveitam este momento para implementar uma impopular agenda de liberalização. Por Anna Jikhareva e Kaspar Surber.

Protestos alastram no Irão, Raisi responde com ameaças de repressão

25 de Setembro, 2022 - 13:16h

ONG contam mais de 50 mortos nos protestos desta semana em todas as províncias. Esta segunda-feira ao fim da tarde, a onda de solidariedade com as mulheres iranianas volta a passar por Lisboa.

Eleições italianas: o que propõem os partidos para a economia

24 de Setembro, 2022 - 10:35h

Extrema-direita quer introduzir a "flat tax"no IRS, o 5 Estrelas bate-se pela manutenção do rendimento básico. Nesta campanha dscutiram-se medidas para combater a inflação e a introdução de um salário mínimo nacional.

Foto: Alan Irons/Flickr.

O setor da energia tem lucros extraordinários. Porque é que lhe falta liquidez?

23 de Setembro, 2022 - 18:58h

Movimentos financeiros especulativos podem obrigar o Estado a resgatar empresas com dinheiro público.

María Jesús Montero, ministra das Finanças espanhola. Foto: La Moncloa - Gobierno de España/Flickr

Governo espanhol quer aprovar imposto sobre grandes fortunas

23 de Setembro, 2022 - 15:03h

Depois de ter aplicado impostos sobre os lucros estraordinários das grandes empresas da energia ou do setor bancário, o governo espanhol prepara-se para avançar com uma proposta para a tributação das grandes fortunas. Famílias mais ricas serão chamadas a contribuir mais.

Semana de quatro dias de trabalho pode ter “papel crucial” no combate à crise

22 de Setembro, 2022 - 20:08h

Estudo do think tank Autonomy aponta que uma semana de quatro dias de trabalho sem perda de salário teria inúmeros benefícios para os trabalhadores que se confrontam com o aumento do custo de vida. Projeto piloto no Reino Unido tem agradado à maioria dos trabalhadores e empresas.

Páginas