Está aqui

Internacional

Dólar - Foto de 401(K) 2012/flickr

A hegemonia do dólar e o crepúsculo do império

17 de Fevereiro, 2019 - 17:46h

Uma parte importante do poderio dos EUA assenta no papel de moeda hegemónica que o dólar mantém. A capacidade de impor sanções a países como o Irão ou a Venezuela, por exemplo, e de separá-los dos canais financeiros globais baseia-se nesta hegemonia. Por Alejandro Nadal

"Para além de uma ou outra ação e discursos soberanistas, definitivamente, a dependência do petróleo e dos minerais na periferia capitalista costuma engendrar governos caudilhistas."

A Venezuela e a guerra pelo “excremento do diabo”

16 de Fevereiro, 2019 - 19:06h

Sobre o país das Caraíbas chocam-se “os sabres” e “os livros de cheques” das grandes potências do momento (EUA, China, Rússia e até a União Europeia). Esta ingerência faz com que a explosiva situação interna perca o seu caráter local. Por Alberto Acosta, Aporrea.

Rua Frantz Fanon, caminho sem saída para Juppé

15 de Fevereiro, 2019 - 23:30h

O ex-primeiro-Ministro francês, de saída como presidente da Câmara de Bordéus, decidiu travar a atribuição do nome do pensador anti-colonialista Frantz Fanon a uma rua. Numa cidade com duas dezenas de ruas com nomes de traficantes de escravos, Juppé alegou que a decisão sobre Fanon era “polémica”.

Deport Trump, manifestação em frente ao Supremo Tribunal em 2017. Foto de Lorie Shaull/Flickr.

Trump declara emergência nacional para construir muro na fronteira com México

15 de Fevereiro, 2019 - 18:55h

Ultrapassado o shutdown mais longo da história dos EUA, a insatisfação de Trump leva-o a declarar emergência nacional para contornar o Congresso e conseguir mais dinheiro para o seu projeto de muro na fronteira mexicana.

 

PE exige medidas para reduzir e substituir transporte de animais vivos

15 de Fevereiro, 2019 - 15:20h

No relatório aprovado esta quinta-feira, o Parlamento Europeu apelou à substituição gradual do transporte de animais vivos, a um modelo mais regional de produção pecuária e à proibição de exportações vivas se as normas de bem-estar animal não forem respeitadas. Recentemente, PCP, PS, PSD e CDS chumbaram propostas na Assembleia da República sobre esta matéria.

Gustavo Bebianno diz que presidente pode "levar respingos". Foto de José Cruz-Agência Brasil

Brasil: Bolsonaro provoca primeira grande crise de governo

15 de Fevereiro, 2019 - 09:27h

Presidente dá cobertura ao filho Carlos, que acusou o ministro Bebianno de mentiroso. Ministro recusa-se a sair do governo e dá a entender que se for demitido pode prejudicar o próprio Jair Bolsonaro. Por Luis Leiria.

PE aprova pela primeira vez resolução sobre direitos das pessoas intersexuais

14 de Fevereiro, 2019 - 21:42h

Na resolução aprovada esta quinta-feira, o Parlamento Europeu defende a “necessidade urgente de abordar as violações” dos direitos das pessoas intersexuais e insta “a Comissão e os Estados-Membros a proporem legislação para abordar estas questões”.

Imagem da campanha "Diz não ao Artigo 13".

Artigo 13 avança para votação

13 de Fevereiro, 2019 - 21:52h

A diretiva sofreu algumas alterações desde a proposta inicial, de 2016, e será votada no Conselho da União Europeia e no Parlamento Europeu até meados de abril. Marisa Matias considera que o artigo 13 "introduz um mecanismo de censura que afeta toda a gente que utiliza o espaço digital".

Instagram fecha página LGBT na Indonésia

13 de Fevereiro, 2019 - 17:02h

Por pressão do governo indonésio, a rede social removeu uma página que denunciava abusos sobre gays muçulmanos sob a acusação de que publicava conteúdos pornográficos. As organizações internacionais de direitos humanos protestam contra a perseguição homofóbica e o ataque à liberdade de expressão.

Cruz Vermelha Internacional diz que “ajudas” à Venezuela que chegarem dos EUA não são humanitárias e não participará na sua distribuição

Venezuela: Plataforma defende “ajuda social” e rejeita intervenção externa “camuflada”

13 de Fevereiro, 2019 - 15:54h

Plataforma cidadã considera urgente a “ajuda social”, perante a “crítica situação de emergência” da população venezuelana, mas rejeita ingerência externa. E cita a Cruz Vermelha Internacional que diz que ajudas dos EUA não são humanitárias.

Hungria: cientistas contra interferências de Orbán na investigação

13 de Fevereiro, 2019 - 14:00h

O primeiro-Ministro húngaro apresentou uma proposta que retira à Academia das Ciências a sua autonomia intelectual e financeira. Esta terça-feira os cientistas manifestaram-se contra.

Eleições à vista em Espanha após chumbo do Orçamento

13 de Fevereiro, 2019 - 12:24h

Por 191 votos contra 158, o Orçamento proposto pelo governo do PSOE foi chumbado esta quarta-feira. Os votos dos independentistas catalães foram decisivos. Pedro Sánchez pode marcar eleições para o mês de abril.

Sérgio Moro apresentando as novas propostas de lei. Foto de Márcio Camargo, Agência Brasil

Brasil: Indícios de execuções praticadas pela polícia no Rio de Janeiro

13 de Fevereiro, 2019 - 11:29h

Mais violenta operação da Polícia carioca desde 2007 terminou com a morte de 13 pessoas. Nova legislação proposta pelo ministro Sérgio Moro leva à desculpabilização de polícias que atirarem para matar. Por Luis Leiria.

Liga do LOL: machismo nas sofisticadas redações parisienses

12 de Fevereiro, 2019 - 20:33h

São cerca de três dezenas de homens. Pertencem à elite jornalística francesa. Faziam parte de um grupo secreto no facebook que depois atacava sobretudo no twitter. Dedicavam-se a assédio online e à produção de insultos sexistas, racistas, homófobos. Durou vários anos.

Julgamento dos independentistas é “atentado ao direito de protesto”

12 de Fevereiro, 2019 - 15:57h

Começou o julgamento de doze dirigentes políticos do processo que levou ao referendo na Catalunha. Advogados dos acusados apontaram baterias às “violações dos direitos da defesa”. Em Lisboa, está convocada uma concentração de solidariedade para as 19 horas.

Ser chavista hoje não significa necessariamente apoiar Maduro. Foto de subcomunicad\u262dr, licença Creative Commons

Uma análise da situação da Venezuela para além dos lugares comuns

12 de Fevereiro, 2019 - 10:52h

Já há tempos que deixou de ser uma questão de ideologia ou de classe. A Venezuela converteu-se num Estado mafioso no qual a cúpula dirigente se confronta com uma oposição que também responde a interesses claramente espúrios. Por Decio Machado.

Imagem da campanha "Diz não ao Artigo 13".

Artigo 13: links pagos e filtros automáticos mantêm-se na "diretiva de censura"

11 de Fevereiro, 2019 - 21:08h

A nova diretiva europeia de direitos de autor encontra-se em negociação trilateral nas instâncias europeias até quarta. Mantêm-se as preocupações em torno dos artigos 13 e 11. Na semana passada arrancou uma campanha contra a diretiva.

Paris processa Airbnb

11 de Fevereiro, 2019 - 14:39h

A Câmara Municipal de Paris colocou a plataforma de alojamento em tribunal e quer uma multa de 12,625 milhões de euros. Pretende-se “acabar com o aluguer selvagem que descaracteriza os bairros da cidade.”

Imagem: Maria de Deus Rodrigues

Espanha: direita e extrema-direita espanholas juntam-se em manifestação

11 de Fevereiro, 2019 - 13:03h

No centro de Madrid, a direita uniu-se à extrema-direita para pedir eleições antecipadas e protestar contra as negociações entre o governo e as autoridades catalãs.

Fotografia de Paulete Matos.

Homossexualidade descriminalizada em todo o espaço lusófono

11 de Fevereiro, 2019 - 12:05h

Após a aprovação do novo Código Penal de Angola, as relações homossexuais foram despenalizadas em todo o espaço lusófono, apesar de haver ainda países que as perseguem.

“Conseguimos introduzir o conceito de bens comuns na agenda europeia”

10 de Fevereiro, 2019 - 13:44h

Em conversa com Marisa Matias sobre o trabalho em comum realizado ao longo do mandato, Ernest Urtasun, eurodeputado de Iniciativa per Catalunya Verds, frisou que é necessário que União Europeia reconheça o conceito de bens comuns como algo a proteger e cujo controlo deve ser democrático.

13º sábado de protestos dos "coletes amarelos" em França

10 de Fevereiro, 2019 - 11:04h

Ativistas acusam a polícia de ter usado balas de borracha. Um manifestante ficou sem uma mão. Este domingo, os "coletes amarelos" iniciam uma marcha pacífica até Paris por um referendo de iniciativa cidadã. Mais de 60 por cento dos franceses apoiam o movimento.

Estudo revela contributo de Portugal para campanha de Bolsonaro nas redes sociais

9 de Fevereiro, 2019 - 17:13h

Um relatório da autoria da Alto Analytics sinaliza o peso dos falsos perfis na campanha eleitoral online do atual presidente brasileiro e a forma como um grupo localizado em Portugal esteve altamente envolvido no apoio a Bolsonaro.

Ralph Northam, governador da Virginia. Foto de Craig/Flickr.

Blackface: o mais recente caso americano em torno das questões raciais

9 de Fevereiro, 2019 - 10:32h

O governador democrata da Virginia foi envolvido num escândalo ao aparecer enquanto jovem numa foto mascarado como negro. Mas os dois democratas que lhe poderiam suceder logo foram também implicados em casos análogos.

Fotografia: wikipedia.org

Flávio Bolsonaro acusado de lavagem de dinheiro

8 de Fevereiro, 2019 - 17:56h

Neste momento, Flávio Bolsonaro, filho do atual presidente do Brasil, é alvo de uma investigação que apura “negociações relâmpago” de imóveis. Bolsonaro é acusado de lavagem de dinheiro.

Páginas