Está aqui

Internacional

Manifestação em Paris contra a lei de “segurança global”, faixa com a palavra de ordem “Polícia mutila, Polícia Mata” - Foto de  Christophe Petit Tesson/Epa/Lusa

Protesto massivo em França contra lei de "segurança global"

28 de Novembro, 2020 - 21:59h

200 mil pessoas, segundo os organizadores, participaram este sábado nas Marchas das Liberdades, em 70 cidades de França, protestando contra a “lei de segurança global”. Esta lei tem como objetivo, nomeadamente, impedir que as ações repressivas da polícia sejam filmadas e difundidas.

Israel e Arábia Saudita deverão aproveitar transição nos EUA para enfraquecer a República Islâmica, dificultando uma reaproximação de Washington a Teerão.

Responsável pelo programa nuclear iraniano foi assassinado

28 de Novembro, 2020 - 15:04h

O assassínio de Mohsen Fakhizadeh, numa emboscada a sul de Teerão por homens armados, irá agravar as tensões na região, com o governo iraniano a ameaçar retaliações contra Israel.

BlackRock: Comissão quer pôr “uma raposa muito bem remunerada a tratar das galinhas”

27 de Novembro, 2020 - 18:06h

No podcast “Lado a Lado” desta semana, Marisa Matias e José Gusmão destacam a decisão da Provedora de Justiça Europeia, que lhes deu razão na denúncia do conflito de interesses na escolha do fundo BlackRock para assessorar a Comissão Europeia.

Michel Zecler e a sua advogada Hafida El Ali

França indigna-se com espancamento policial no meio da polémica sobre a lei de segurança

27 de Novembro, 2020 - 12:20h

Poucos dias após a aprovação da lei que pune a “difusão maliciosa” de imagens de intervenções políciais, um vídeo publicado nas redes sociais mostra o violento espancamento de um produtor musical negro por parte da polícia parisiense.

Shinzo Abe em 2016. Foto de Anthony Quintano/Flickr.

Japão: Shinzo Abe investigado por uso ilegal de fundos para festas privadas

26 de Novembro, 2020 - 17:53h

O ex-primeiro-ministro japonês é acusado de esconder financiamento. O seu sucessor, que era seu chefe de gabinete, também é atingido pelo caso.

Manifestante em frente ao Congresso da Guatemala enquanto este arde. Novembro de 2020. Foto de ESTEBAN BIBA/EPA/Lusa.

Guatemala: Congresso queimado, orçamento retirado

26 de Novembro, 2020 - 09:43h

A proposta orçamental que cortava na saúde e na educação gerou indignação popular. Foi retirada esta segunda-feira.

Grafitti em homenagem a Maradona nas paredes de La Boca, Buenos Aires. Foto de Wagner Fontoura/Flickr.

Morreu Diego Armando Maradona

25 de Novembro, 2020 - 21:39h

Um dos melhores futebolistas de sempre, homem que trazia a esquerda tatuada no corpo e figura polémica, Maradona foi, nas palavras de Eduardo Galeano, “uma síntese ambulante das fraquezas humanas”.

O “modelo BlackRock”: como os bancos estão a ajudar a destruir o planeta

25 de Novembro, 2020 - 20:29h

Um relatório do Corporate Europe Observatory e Change Finance destaca o papel do fundo financeiro que se tem batido contra a agenda sustentável e ao mesmo tempo foi contratado pela UE para dar conselhos sobre o assunto.

Produtos menstruais passam a ser gratuitos na Escócia

25 de Novembro, 2020 - 18:05h

Autora da proposta aprovada por unanimidade afirmou que “os próximos passos devem ser garantir que a saúde das mulheres em geral permaneça no topo da agenda política na Escócia e que acabemos com todo o estigma em torno da menstruação”. Escócia foi o primeiro país a avançar com a medida.

Violência de género: uma pandemia dentro da pandemia

25 de Novembro, 2020 - 14:17h

ONU assinala que apenas um em cada oito países implementou medidas para proteger mulheres e crianças no contexto pandémico. O número de chamadas para linhas de apoio a vítimas de violência doméstica aumentou 500%. Nações Unidas pedem fundos, prevenção, resposta e recolha de dados.

Danone

Danone quer despedir 2 mil trabalhadores em todo o mundo

25 de Novembro, 2020 - 10:16h

A multinacional com presença em Portugal anunciou que espera poupar com esta medida mil milhões de euros nos próximos 3 anos. Em abril, a empresa distribuiu 1.500 milhões em dividendos aos acionistas.

Marisa Matias afirmou que “é muito importante esta decisão da Provedora de Justiça, que apesar de todos os esforços da Comissão para contornar as regras, deixa claro que estamos perante um conflito de interesses".

Caso BlackRock: Provedora de Justiça Europeia dá razão a Marisa Matias e José Gusmão

25 de Novembro, 2020 - 09:32h

Em abril, a Comissão Europeia contratou o fundo com participações na indústria de combustíveis fósseis para a realização de um estudo sobre sustentabilidade ambiental. A Provedora confirmou existir conflito de interesses, tal como alegava a queixa entregue pelos eurodeputados.

Casa Branca

Transição reabre porta giratória entre Casa Branca e indústria de armamento

24 de Novembro, 2020 - 13:00h

Os nomes anunciados por Joe Biden para a área da segurança e diplomacia incluem vários consultores ligados a think tanks financiados pela indústria militar. Derrotado nos tribunais, Trump disse à sua equipa para cooperar na passagem de testemunho.

Sarkozy à entrada do julgamento em que está acusado de corrupção. Foto de JULIEN DE ROSA/EPA/Lusa.

Sarkozy julgado por corrupção

23 de Novembro, 2020 - 13:47h

O julgamento de um dos casos que envolve o ex-presidente francês começa esta segunda-feira. É acusado de ter tentado obter informações confidenciais de um juiz oferecendo uma colocação em troca.

Tribunal federal rejeita ação de Trump para impedir certificação de votos

22 de Novembro, 2020 - 21:05h

Em causa estão os resultados no estado de Pensilvânia, onde Biden ganhou por 80 mil votos. Tribunal federal refere que “foram apresentados argumentos legais forçados, sem mérito e acusações especulativas”.

Iniciativa SURE: salvar empregos ou agradar aos investidores?

22 de Novembro, 2020 - 16:06h

O SURE é apresentado como um programa social que permite aos trabalhadores manterem os seus empregos apesar da crise da covid-19. Mas são novamente os governos nacionais que têm de acudir quando as perspetivas de lucro do setor privado são ameaçadas. Artigo de Herman Michiel e Klaus Dräger.

Protesto em frente à sede dos Democratas

Ambientalistas indignados com primeiras nomeações de Biden

22 de Novembro, 2020 - 10:13h

Joe Biden nomeou duas figuras ligadas às indústrias poluentes para a sua equipa na área do ambiente. “Não podemos trazer a raposa de volta ao galinheiro”, alerta a ativista Erin Brockovich.

Manifestação "Por um combate à corrupção e à impunidade em Angola sério e justo contra todos os suspeitos", Luanda, Angola, 21 de novembro de 2020 – Foto de Ampe Rogério/Lusa

Manifestação em Luanda decorreu sem qualquer incidente

21 de Novembro, 2020 - 17:54h

A ação realizou-se este sábado, 21 de novembro, em Luanda, por melhores condições de vida e contra a corrupção. “Fica claro que o estado de calamidade não impede o exercício desta Liberdade Fundamental dum estado de direito”, escreveu Filomeno Vieira Lopes do Bloco Democrático, no facebook.

Quinta de criação de visons. Foto de TheAnimalDay.org/Flickr.

Abate de milhões de visons abre crise no governo dinamarquês

21 de Novembro, 2020 - 15:29h

A decisão não tinha base legal. O ministro da Agricultura demitiu-se, o apoio ao governo baixou 20% e a oposição quer a queda do governo.

Ilustração publicada na página do A L`Encontre.

A originalidade absoluta da crise sanitária e económica mundial

21 de Novembro, 2020 - 13:00h

A crise atual não é comparável com a dos anos trinta porque um choque exógeno ao processo de acumulação de capital e às suas contradições causou o Grande Confinamento, que se aplicou a todo o mundo com efeitos imediatos e simultâneos. Por François Chesnais.

Foto do brutal e mortal espancamento na loja do Carrefour em Porto Alegre, no Brasil, a 19 de novembro de 2020

Homem negro é mortalmente espancado por seguranças em loja do Carrefour no Brasil

21 de Novembro, 2020 - 09:06h

A brutal agressão ocorreu ocorreu em Porto Alegre, na véspera do Dia da Consciência Negra, foi gravada em vários vídeos e causou grande indignação no país. A cadeia francesa de supermercados tem um historial de violência e negligência no Brasil.

Macapá, capital do estado de Amapá, no norte do Brasil

Brasil: Estado do Amapá está há 18 dias privado de eletricidade

20 de Novembro, 2020 - 17:00h

Cerca de 765 mil pessoas foram afetadas pelos apagões e acesso condicionado a eletricidade, que, por sua vez, causou constrangimentos no abastecimento de água, compra e armazenamento de alimentos, e telecomunicações, entre outros.

Soldados australianos no Afeganistão.

Austrália admite crimes de guerra no Afeganistão

20 de Novembro, 2020 - 11:42h

Relatório conclui que as forças especiais australianas estiveram envolvidas no assassinato de 39 civis afegãos. Chefe das forças de defesa emitiu um “pedido de desculpas sincero e sem reservas pelos erros cometidos pelos soldados australianos”.

Brasil: Dez notas sobre as eleições municipais de 2020

Brasil: Dez notas sobre as eleições municipais de 2020

19 de Novembro, 2020 - 19:00h

Nestas eleições municipais, Bolsonaro não conseguiu erguer a Aliança pelo Brasil. Não foi moído, esmagado, mas sofreu uma derrota eleitoral. A extrema-direita não foi além de 10% em média nas grandes cidades, com poucas exceções. Análise de Valério Arcary.

Muro na fronteira dos EUA com o México na zona americana de Nogales, Arizona.

Juiz ordena que Governo dos EUA pare a expulsão de menores imigrantes

19 de Novembro, 2020 - 15:02h

Desde março, a administração Trump expulsou mais de 8.800 menores que atravessaram sozinhos a fronteira sul dos EUA. Para o ainda presidente, estas expulsões justificam-se pela necessidade de impedir que os trabalhadores da fronteira sejam infetados com covid-19. 

Páginas

TV.Esquerda

412815183248797

Um orçamento de continuidade não responde a uma situação excecional. Por isso mesmo, o Bloco de Esquerda votou contra a proposta de OE 2021 na generalidade.