Está aqui

Internacional

Adeptos do Borussia de Dortmund. Foto de Peter Fuchs/Flickr.

Sócios do Borussia Dortmund impõem código de valores

4 de Dezembro, 2021 - 10:57h

Os adeptos querem que continuem a ser os sócios a mandar no clube e não interesses privados e pretendem impor cláusulas de responsabilidade social e ambiental. No Bayern de Munique, negócios com o Qatar incendiaram a assembleia anual de sócios.

Manifestação contra a guerra no Iemén. Foto de  Alisdare Hickson/Flickr.

Arábia Saudita pressionou para não se investigarem crimes de guerra no Iémen

3 de Dezembro, 2021 - 15:00h

Ameaças de criar obstáculos a deslocações a Meca e ajudas financeiras terão causado mudanças de sentido de voto no Conselho de Direitos Humanos da ONU. Mas agora cerca de 60 organizações humanitárias tomam posição para que a ONU avance com investigação.

Jovem. Foto de Sergei F/Flickr.

Reino Unido vai proibir anúncios de cirurgia estética dirigidos a menores

3 de Dezembro, 2021 - 12:28h

A publicidade dirigida ou que interpele menores não vai ser permitida devido aos efeitos potencialmente nocivos deste tipo de anúncios na saúde mental e na auto-imagem corporal dos jovens.

Inflação. Foto: Broadleak News/Flickr.

A inflação é o sintoma, não a doença

2 de Dezembro, 2021 - 22:00h

A direita quer colocar a culpa da inflação nas exigências salariais dos trabalhadores, mas a verdadeira culpa reside nas suas próprias políticas - e na ausência de investimento na transição climática. Artigo de Jo Mitchell.

Dictator Erdogan

Lira turca, uma moeda sem valor

2 de Dezembro, 2021 - 17:32h

O valor da lira turca está em queda livre. Política monetária de Erdoğan de baixa agressiva de taxas de juro é a apontada como a principal responsável. 

Mia Couto e José Eduardo Agualusa, foto de César Ferreira, publicada em lula.com.br

Duas pandemias?, por Mia Couto e Agualusa

2 de Dezembro, 2021 - 10:15h

Não se fecham fronteiras, fecham-se pessoas. Fecham-se economias, sociedades, caminhos para o progresso. A penalização que agora somos sujeitos vai agravar o terrível empobrecimento que os cidadãos destes países estão sendo sujeitos devido ao isolamento imposto pela pandemia.

Vacinação global. Foto do Marco Verch/Flickr.

OMS e ONU querem plano global de vacinação

1 de Dezembro, 2021 - 12:34h

Apenas 0,6% das doses de vacinas foram administradas em países pobres, ao passo que 80% o foram nos países ricos. Guterres diz que “apenas um plano de vacinação mundial pode terminar com uma pandemia mundial e uma situação injusta e imoral”.

Porto de Roterdão

Cadeias de abastecimento e economias estranguladas

30 de Novembro, 2021 - 22:17h

As restrições associadas à pandemia Covid-19 têm levado ao congestionamento de produtos em portos e centros de distribuição logística por todo o mundo. A consequência não é apenas a escassez dos produtos, mas o fecho de empresas e negócios ao longo da cadeia de abastecimento.

"Mais salvamento no mar, menos Frontex", palavra de ordem de um protesto em Espanha a denunciar as mortes provocadas pela Agência. Foto de Elvira Urquijo via EPA/Lusa.

Supervisor denuncia violações de direitos humanos por parte da Agência Europeia das Fronteiras

30 de Novembro, 2021 - 17:14h

Documentos internos revelam que a Frontex deportou um número recorde de migrantes na primeira metade de 2021. O supervisor da agência confirmou “expulsões coletivas” ilegais na fronteira externa da Lituânia.

Refugiadas vítimas de violência sexual negligenciadas pelo sistema de asilo do Reino Unido

30 de Novembro, 2021 - 14:12h

Estudo divulgado pela Universidade de Birmingham revela que as vítimas de violência sexual enfrentam novos abusos e traumas como resultado do processo de asilo no Reino Unido e são sistematicamente negligenciadas pelas autoridades.

Honduras: Xiomara Castro celebra vitória em eleições presidenciais

29 de Novembro, 2021 - 16:03h

A contagem de votos ainda não terminou, mas a candidata do Partido Liberdade e Refundação surge com ampla vantagem face a Nasry Asfura, do Partido Nacional. Castro defende que o socialismo democrático que propõe “é a solução para tirar as Honduras do abismo em que fomos enterrados pelo neoliberalismo, um narco-ditador e a corrupção”.

Foto de @illusionistChay no Twitter.

Como o movimento dos agricultores vergou o governo Modi

28 de Novembro, 2021 - 13:03h

Depois de um ano de mobilizações, o governo indiano revogou as três leis que liberalizavam o setor agrícola e penalizavam os agricultores em benefício dos grandes interesses económicos. É a primeira derrota de Modi em sete anos e nasce da capacidade de unir castas e comunidades. Por Ajoy Ashirwad Mahaprashasta.

461 pessoas a bordo do Sea Watch obrigadas a ficar em mar alto mais de oito dias

27 de Novembro, 2021 - 10:59h

Os migrantes foram resgatados no Mediterrâneo pelo navio humanitário, mas os portos italianos não lhe deram autorização para atracar. Situação médica a bordo tornou-se insuportável esta sexta-feira.

Venezuela, Conselho Nacional Eleitoral (CNE) 2021 – Foto nuso.org

Venezuela: Descontentamento com o Governo, nova derrota da oposição

26 de Novembro, 2021 - 22:41h

A oposição, em conjunto, obteve mais votos do que o partido no poder, mas as suas divisões e guerras internas deixaram-na muito longe do PSUV, que perdeu votos, mas garantiu o controle da maioria dos governos regionais e das câmaras. Por Manuel Sutherland.

Alemanha vai ter canábis legal, voto aos 16 e aumento do salário mínimo

26 de Novembro, 2021 - 09:27h

Ao fim de semanas de negociações, o acordo entre social-democratas, verdes e liberais alemães está fechado. Veja aqui algumas das medidas do próximo “governo semáforo”.

Maiores consumidores de petróleo vão usar reservas para baixar os preços dos combustíveis

24 de Novembro, 2021 - 22:27h

Entidade Nacional para o Setor Energético considera que este método só é aconselhado para países que produzem muito petróleo, o que não é o caso de Portugal.

Echo dot, aparelho que ativa a Alexa da Amazon. Foto de  ajay_suresh/Flickr.

Amazon, o negócio contra a privacidade

24 de Novembro, 2021 - 09:57h

A empresa armazena dados como localização e preferências políticas, informações sobre o corpo e etnia, pesquisas, leituras e compras online, imagens de câmaras e até perguntas feitas ao seu assistente virtual. O seu lóbi já conseguiu alterar legislação sobre privacidade em mais de duas dezenas de estados norte-americanos.

Cádis: Estudantes unem-se aos protestos dos metalúrgicos

23 de Novembro, 2021 - 18:31h

Depois de vários dias de protestos e barricadas, a greve dos metalúrgicos da região andaluza sai esta terça-feira à rua com uma grande manifestação. Violência policial gera desconforto entre os membros do Governo espanhol.

Yolanda Díaz.

Yolanda Díaz: Quem é a ministra que quer ser alternativa ao PSOE?

23 de Novembro, 2021 - 15:27h

Em duas intervenções públicas nas últimas semanas, em Valência e Barcelona, a ministra do Trabalho juntou figuras de várias organizações políticas e está a ser apontada como a líder de uma nova confluência à esquerda dos socialistas espanhóis.

 Gabriel Boric no encerramento da primeira volta da sua campanha. Foto de Alberto Valdes/EPA/Lusa.

Chile: Esquerda e extrema-direita na segunda volta das presidenciais

22 de Novembro, 2021 - 22:27h

O candidato da extrema-direita ficou ligeiramente à frente e procura agora apoios na restante direita para chegar à presidência. À esquerda, Gabriel Boric apela à esperança contra o medo, numa “disputa pela democracia, pela inclusão, pela justiça e pelo respeito e dignidade de todos e todas”.

Didier Raoult. Foto de divulgação.

Médico que promoveu hidroxicloroquina falsificou resultados, diz a sua equipa

22 de Novembro, 2021 - 10:18h

Didier Raoult ficou famoso pela suposta cura para a Covid-19 que nunca foi aceite pela comunidade médica. Para além de desmentido por vários estudos, agora são elementos da sua própria equipa que denunciam manipulações para lucrar com medicamento.

Bandeira chinesa. Foto de Jamie Davies/Flickr.

China, o novo imperialismo emergente

21 de Novembro, 2021 - 14:02h

Agora, a fação Xi Jinping controla o poder. Depois de purgas sangrentas e da modificação da Constituição, pode arrogar-se a liderar por toda a vida. Por Pierre Rousset.

Jovem que matou manifestantes antirracistas em Kenosha absolvido de todas as acusações

20 de Novembro, 2021 - 14:40h

Júri de Wisconsin considerou que Kyle Rittenhouse agiu em legítima defesa. Família das vítimas garantem que continuarão a lutar para que nem Rittenhouse nem a polícia de Kenosha que autorizou a sua violência sangrenta escapem da justiça. Decisão do tribunal está a gerar forte contestação.

“Legitimidade vem das ruas, não dos canhões”, podia ouvir-se noutra palavra de ordem.

Golpistas matam quinze pessoas em protesto pacífico no Sudão

19 de Novembro, 2021 - 19:41h

Milhares de pessoas protestavam esta quarta-feira em Cartum contra o golpe militar quando as forças de segurança dispararam, matando quinze pessoas e ferindo dezenas.

Bandeira do Sahara Ocidental. Foto de Luva Piergiovanni via EFA/EPA/Lusa.

Espanha extraditou ativista da Frente Polisário para Marrocos

19 de Novembro, 2021 - 12:07h

Fayçal al-Bahloul foi detido à chegada a Casablanca e enfrenta uma possível pena de prisão perpétua pela participação na resistência contra o desmantelamento do campo de Gdim Izik, em 2010.

Páginas

TV.Esquerda

907500660161092