Está aqui

Internacional

Manifestação do movimento das sardinhas em Bolonha. Janeiro de 2020.

Mais uma dose de “sardinhas” para evitar que Salvini ganhe eleições regionais

20 de Janeiro, 2020 - 12:34h

O movimento anti-fascista de base regressou este domingo às ruas. Para dizerem não a Salvini, as “sardinhas” manifestaram-se às dezenas de milhar em Bolonha no domingo anterior às eleições regionais de Emilia Romagna.

Ativistas da Oxfam em 2009 no G20.

Cerca de dois mil bilionários têm mais dinheiro que 60% da população mundial

20 de Janeiro, 2020 - 11:21h

Um relatório da Oxfam contabiliza que, em 2019, os 2153 mais ricos tinham em seu poder mais dinheiro do que 60% da população mundial. As mulheres são quem mais sofre com as desigualdade porque são empurradas para profissões mais precárias, realizando a maior parte do trabalho de cuidado não remunerado.

Luanda Leaks: Isabel dos Santos desviou milhões da Sonangol

19 de Janeiro, 2020 - 19:06h

Isabel dos Santos desviou mais de 100 milhões de dólares da petrolífera pública angolana para empresa de subordinados com a justificação de pagar serviços de consultoria. Parte das transferências depois de ter sido demitida do cargo. A investigação internacional Luanda Leaks mostra ainda como fez toda a sua fortuna à sombra do pai.

Foto: EPA/David Swanson/Lusa

Milhares pedem destituição de Trump

19 de Janeiro, 2020 - 17:34h

Realizou-se em Los Angeles a quarta edição da “Marcha das Mulheres”. Para além da destituição de Trump, exigiu-se o fim da violência sexual e a proteção dos direitos das mulheres.

Fotografia: EPA/Jerome Favre/Lusa

Hong Kong: polícia lança gás lacrimogéneo a manifestantes

19 de Janeiro, 2020 - 15:51h

Este domingo, a polícia de Hong Kong voltou a usar gás lacrimogéneo contra manifestantes que protestavam em prol de uma reforma eleitoral.

Fotografia: commons/wikimedia.org

Escolas públicas inglesas terão pensos e tampões grátis

19 de Janeiro, 2020 - 14:10h

O objetivo da medida é combater barreiras económicas entre alunas. Mais de 20 mil escolas públicas inglesas irão encomendar produtos de higiene íntima e distribuí-los de forma gratuita.

Fotografia de EPA/Lusa.

Austrália: 29 mortos devido a incêndios

19 de Janeiro, 2020 - 12:24h

Este sábado, com a morte de um homem que sofrera queimaduras nos incêndios na Austrália, o número total de vítimas mortais dos fogos subiu para 29.

"Há um risco de ruptura democrática no Brasil"

19 de Janeiro, 2020 - 11:01h

Numa entrevista dada ao Esquerda.net, Marcelo Freixo, deputado federal do PSOL pelo Rio de Janeiro, mostrou preocupação com os avanços ditatoriais do governo brasileiro e sublinhou a necessidade de ser criada uma frente ampla de frentes progressistas.

Fotografia de Paulete Matos

Mulheres participam cada vez mais nas economias

18 de Janeiro, 2020 - 21:39h

Um estudo do Banco Mundial concluiu que, nos últimos dois anos, as leis e os regulamentos que enquadram a participação das mulheres nas economias melhorou, como consequência de 62 reformas levadas a cabo em 40 países.

Fotografia de Beto Monteiro/Secom UnB, Flickr.

Brasil: povos indígenas denunciam política genocida de Bolsonaro

18 de Janeiro, 2020 - 16:00h

Centenas de líderes indígenas denunciaram projetos para avançar com exploração de recursos naturais e aumento de violência, sublinhando a política de “genocídio, etnocídio e ecocídio” do governo Bolsonaro.

performance sobre videovigilância

UE estuda moratória à tecnologia de reconhecimento facial em espaço público

18 de Janeiro, 2020 - 13:42h

A proteção da privacidade e a prevenção dos abusos do uso desta tecnologia são dois argumentos para adiar até cinco anos a introdução do reconhecimento facial no espaço público europeu, diz o documento em análise em Bruxelas.

Trabalhadores bloqueiam a entrada no Louvre. Paris, janeiro de 2020.

França: o Louvre fechou e a luta contra a reforma das pensões não pára

17 de Janeiro, 2020 - 18:44h

Esta sexta-feira, uma centena de manifestantes bloqueou a entrada do famoso museu parisiense. No dia anterior, centenas de milhares voltaram às ruas. Durante três dias, os portos têm estado bloqueados. A greve contra a reforma das pensões é a mobilização mais duradoura que o país conheceu nos últimos anos.

Roberto Alvim

Secretário da Cultura brasileiro cita Goebbels e sucedem-se os apelos à sua demissão

17 de Janeiro, 2020 - 15:06h

O vídeo do anúncio do Prémio Nacional das Artes do Brasil correu mundo pela estética e pelo discurso nazi do responsável pela pasta da Cultura. A imprensa brasileira diz que Bolsonaro vai demitir Roberto Alvim.

Israel intensifica demolições na Cisjordânia

Israel intensifica demolições na Cisjordânia

17 de Janeiro, 2020 - 12:33h

Israel aumentou exponencialmente as demolições de edifícios palestinianos na Cisjordânia cuja construção fora financiada pela UE. Netanyahu já tinha prometido em campanha anexar "todos os colonatos" na Cisjordânia ocupada e os EUA defendem a legalidade dos mesmos.

Hipermercado Auchan em França.

Auchan, cadeia francesa de supermercados aperta o cinto

16 de Janeiro, 2020 - 12:00h

O grupo retalhista lançou o primeiro plano para emagrecer o seu quadro de pessoal. As “saídas voluntárias” vão implicar a supressão de 677 postos de trabalho nas estruturais centrais da empresa em França. Na primavera passada já lançara um plano para se desfazer de 21 super e hipermercados no país.

Vladimir Putin e Dmitry Medvedev no encontro em que este apresentou a sua demissão.

Putin propõe alterações constitucionais e governo russo cai

15 de Janeiro, 2020 - 16:39h

O primeiro-ministro russo apresentou a demissão pouco tempo depois de uma intervenção televisiva de Putin na qual este propunha alterações constitucionais que limitariam o poder presidencial de um futuro sucessor. Medvedev, até agora visto como um dos candidatos ao lugar, decidiu abandonar o governo.

Alberto Acosta fotografado pelo Correio da Cidadania. Janeiro de 2020.

“Não se trata mais de ganhar eleições, mas construir uma nova história a partir de baixo”

15 de Janeiro, 2020 - 14:08h

Alberto Acosta, economista e ex-Presidente da Assembleia Constituinte do Equador é crítico dos modelos de desenvolvimento promovidos pelas esquerdas que governaram a América Latina. Pensa que não fizeram as transformações estruturais necessárias. Entrevista de Gabriel Brito para o Correio da Cidadania.

Faixa contra a Europa Fortaleza numa manifestação do Dia do Trabalhador em Hamburgo. 2015.

Câmaras Municipais alemãs exigem receber mais refugiados

15 de Janeiro, 2020 - 11:13h

Mais de cem autarquias alemãs exigiram na segunda-feira ao governo federal receber mais refugiados. Pensam que há um impasse na política migratória e de integração da União Europeia e querem rompê-lo.

Cartaz de uma manifestação: “Vocês vão se confrontar com uma geração que vos conhece bem e que vocês desconhecem totalmente”. Foto Algeria Watch

Argélia, claques de futebol e revolução

14 de Janeiro, 2020 - 22:51h

Hino do movimento popular contra o regime é um cântico da claque do USMA, clube de Argel. Experiência das organizações de adeptos, inclusive o anonimato e a decisão coletiva, foi absorvida pela revolução. Por Luis Leiria.

Sergey Lavrov e Haftar encontram-se na Rússia em 2017.

Líbia: falham conversações de paz num conflito em que Turquia e Rússia medem forças

14 de Janeiro, 2020 - 20:59h

O general Khalifa Haftar está a desencadear uma ofensiva militar contra o governo reconhecido pela ONU há nove meses. As tréguas alcançadas neste fim de semana ficam agora em causa devido ao falhanço das conversações de paz em Moscovo.

Parlamento catalão recusa destituição de Torra, diálogo com Madrid vai avançar

14 de Janeiro, 2020 - 16:45h

A Mesa do Parlamento da Catalunha acolheu o parecer dos seus juristas que entendem que a Junta Eleitoral não pode retirar mandatos a meio da legislatura. Em Madrid, Pedro Sánchez diz que quer encontrar-se “o quanto antes” com Torra.

Crianças sírias refugiadas na Grécia. Novembro de 2015.

Na Europa, os menores migrantes são detidos em violação das regras internacionais

14 de Janeiro, 2020 - 15:02h

Uma reportagem do consórcio Investigate Europe, publicada pelo Diário de Notícias, mostra como na União Europeia os menores migrantes são detidos contra as regras internacionais. No espaço da UE, há 260 “campos de detenção”. Portugal não é exceção. Os especialistas em Pediatria alertam para as consequências nocivas desta prática.

Governo catalão foi a Estrasburgo saudar a estreia de Puigdemont e Comin

13 de Janeiro, 2020 - 17:39h

Os dois eurodeputados participam no primeiro plenário do Parlamento Europeu, após a justiça europeia lhes ter dado razão contra o bloqueio espanhol. E lembraram a ausência de Oriol Junqueras, preso em Espanha e impedido de tomar passe.

Exército americano na Embaixada em Bagdade. Janeiro de 2020.

Governo dos EUA admite não ter provas de que Soleimani planeasse atacar embaixadas

13 de Janeiro, 2020 - 17:05h

A justificação das armas de destruição massiva no Iraque durou bem mais do que a da “ameaça iminente” representada por Soleimani. Mark Esper, Secretário de Defesa dos EUA admitiu não haver provas que o general iraniano assassinado por Trump estivesse a preparar qualquer ataque a embaixadas dos EUA.

Governo francês ensaia recuo, mas a greve continua

12 de Janeiro, 2020 - 17:32h

O primeiro-ministro francês anunciou este sábado estar disposto a retirar provisoriamente a proposta da “idade-pivô”, fixada nos 64 anos e a partir da qual se paga a reforma por inteiro. Sindicatos dizem que ficou tudo na mesma.

Páginas

TV.Esquerda

200659041089183

Ativistas pelo clima manifestaram-se hoje em frente ao Ministério das Finanças exigindo Empregos pelo Clima.