Está aqui

Internacional

LinkedIn. Foto de Nan Palmero/Flickr.

LinkedIn bloqueia conteúdos considerados sensíveis pela China

21 de Junho, 2021 - 19:56h

Autores com livros ou artigos com referência ao massacre de Tiananmen, por exemplo, são bloqueados na China. A empresa pertencente à Microsoft, uma das poucas redes sociais ocidentais que opera no país, diz apenas estar comprometida com a lei local.

ONG Rio da Paz colocou Rosas na praia de Copacabana em homenagem aos brasileiros falecidos por Covid-19. Foto de Antonio Lacerda/EPA/Lusa.

Covid-19 já fez meio milhão de mortos no Brasil

21 de Junho, 2021 - 12:17h

Durante seis meses, Bolsonaro ignorou mais de cem mails da Pfizer a tentar vender vacina. Ao mesmo tempo fazia lóbi junto do governo indiano para que disponibilizasse matérias necessárias à produção da cloroquina, ineficaz no combate à pandemia.

Cabo Delgado: “Pior cenário é Moçambique transformar-se no Afeganistão”

20 de Junho, 2021 - 19:15h

O papel do FMI, do Banco Mundial, das multinacionais e das grandes potências estrangeiras em Moçambique, o sistema clientelista e a corrupção generalizada no país são alguns dos temas que abordámos nesta entrevista com Joseph Hanlon. Por Mariana Carneiro.

Manifestação no Chile em 2019. Foto de Vivian Morales C./Flickr.

Das ruas à Constituinte: a reinvenção da ação coletiva no Chile

20 de Junho, 2021 - 11:58h

Para entender o sucesso do enfrentamento ao entulho autoritário da ditadura neoliberal de Pinochet, é fundamental olhar para o ciclo de lutas que envolveu protestos estudantis, indígenas e feministas. Por Talita São Thiago Tanscheit.

Papa afirma que direito à propriedade privada é “secundário”

19 de Junho, 2021 - 22:29h

Na mensagem enviada à 109ª conferência da Organização Internacional do Trabalho, o líder católico referiu-se ainda aos trabalhadores migrantes e defendeu a sindicalização como um direito.

Manifestação a dez de junho contra a nova lei laboral grega. Foto do Twitter.

Grécia: Direita aproveita pandemia para alterar lei laboral

18 de Junho, 2021 - 14:35h

Os sindicatos fizeram greves e os trabalhadores saíram à rua, a esquerda contestou, mas a reforma de Mitsotakis avançou mesmo esta semana. Introduz a possibilidade de dez horas de trabalho diário sem aumento de pagamento, põe em causa a semana de trabalho de cinco dias, ataca a negociação coletiva e dificulta greves.

Aplicações de saúde. Foto de Forth With Life/Flickr.

90% das aplicações de saúde recolhem dados do utilizador

18 de Junho, 2021 - 12:03h

Um estudo publicado no British Medical Journal detetou “problemas sérios de privacidade” neste tipo de aplicações.

Um dos administradores do Apple Daily a ser escoltado para dentro das instalações do jornal.

Polícia de Hong Kong detém direção de jornal anti-regime

17 de Junho, 2021 - 19:02h

500 polícias entraram no Apple Daily invocando a lei de segurança nacional. Acusam o jornal sensacionalista de apelar a sanções externas e de estar em conluio com forças estrangeiras.

Estivadores de todo o mundo bloqueiam mercadorias israelitas

17 de Junho, 2021 - 16:13h

Navios da maior empresa de transporte de carga de Israel têm sido impedidos de descarregar a sua mercadoria e as exportações para Israel de munições e armamento são bloqueadas. Estivadores de África do Sul, Itália, Estados Unidos e Canadá já aderiram à iniciativa #BlockTheBoat.

Marcha das Bandeiras: Manifestante segura cartaz com a cara do primeiro-ministro Naftali Bennett e a palavra "Mentiroso".

Protestos em Jerusalém trazem regresso de ataques a Gaza

16 de Junho, 2021 - 12:01h

A contra-manifestação dos palestinianos em relação à marcha da extrema-direita acabou com dezenas de feridos. Israel respondeu com novo bombardeamento aos balões incendiários lançados em Gaza.

Manifestante na marcha LGBT de Budapeste, em 2018 – Foto de Zoltan Balogh/Epa/Lusa

Hungria: Parlamento aprova novo pacote contra direitos LGBT

16 de Junho, 2021 - 09:01h

O pacote legislativo mistura medidas sobre pedofilia com proibições contra direitos LGBT. A legislação foi aprovada por 157 deputados, incluindo os do Fidesz do primeiro-ministro de extrema direita Viktor Orbán, e foi largamente contestada por associações de direitos humanos e pela oposição.

Manifestação na Argélia, num cartaz lê-se “Contra a guerra social do poder contruamos a greve geral” - Foto PST

Argélia: eleições sem legitimidade

15 de Junho, 2021 - 23:19h

Segundo dados oficiais, a abstenção nas eleições para o novo parlamento argelino no sábado, 12 de junho, foi de 70%. A oposição, que chamou ao boicote, suspeita que as estimativas divulgadas ainda estejam exageradas. Estranhamente, ainda não foi anunciado qualquer resultado. Por Luis Leiria.

O novo primeiro-ministro e o seu principal aliado num encontro com o presidente israelita. Foto de ATEF SAFADI/EPA/Lusa.

Israel: Novo Governo é mais do mesmo, dizem palestinianos

15 de Junho, 2021 - 16:05h

Conhecido por ter estado envolvido no massacre de Qana em 1996 e por ter dito “matei muitos árabes na minha vida e não há problema nenhum com isso”, Naftali Bennett estreia-se à frente do executivo a autorizar a marcha da extrema-direita que celebra a anexação de Jerusalém Leste.

Gideon Levy recebe o mais importante prémio jornalístico de Israel

15 de Junho, 2021 - 10:58h

Para o comité do Prémio Sokolov, Levy “desafia o consenso israelita num trabalho corajoso no terreno” que eleva as vozes dos palestinianos na Cisjordânia e em Gaza. Nos seus artigos de opinião no Haaretz, o jornalista escreve sobre a injustiça da ocupação e critica as políticas de Israel.

Haiti é o único país do continente americano sem vacinas

14 de Junho, 2021 - 15:00h

O país recusou a vacina da AstraZeneca, através do programa Covax. Quando voltou atrás, já não havia vacinas disponíveis. ONG denunciam alta taxa de mortalidade e instalações sobrecarregadas, enquanto a população se manifesta contra o presidente Jovenel Moïse.

Booking.com investigado por evasão fiscal no valor de 150 milhões de euros

14 de Junho, 2021 - 11:57h

O processo decorre em Itália e investiga a atividade da plataforma entre 2013 e 2019. As autoridades italianas alertam que os seus homólogos “são responsáveis por avaliar o IVA local e comunicá-lo aos respetivos governos”.

Protestos marcam cimeira do G7

14 de Junho, 2021 - 09:59h

Na reunião em Inglaterra, o G7 prometeu mais justiça fiscal e acelerar o combate contra as alterações climáticas. Lá fora, os manifestantes alertaram que as promessas já são antigas e é necessário começar a agir.

Trabalho forçado no Uzbequistão. Foto de Anti-Slavery.org.

Alemanha vai obrigar empresas a relatar abusos nas cadeias de abastecimento

13 de Junho, 2021 - 20:04h

As maiores empresas ficarão obrigadas a indicar abusos ambientais e dos direitos humano em cadeias diretas de abastecimento. Alguns setores do patronato estão contra porque consideram que a sua competitividade fica afetada. Para a esquerda e organizações sociais a lei peca por ser limitada e permitir alçapões.

Manifestantes contra a extrema-direita em França. Foto da França Insubmissa/Twitter.

Dezenas de milhares nas ruas da França contra a extrema-direita

13 de Junho, 2021 - 17:10h

110 organizações, entre as quais os vários partidos da esquerda francesa, juntaram-se para condenar o clima de intimidação provocado pela extrema-direita e as lei “liberticidas” do governo contra manifestantes.

Fotografia de grupo dos líderes do G7. Foto de NEIL HALL/EPA/Lusa.

Biden convence G7 a apoiar iniciativa rival à Nova Rota da Seda da China

13 de Junho, 2021 - 11:33h

A nova administração dos EUA pretende marcar posição aumentando a tensão política e fomentando a “competição estratégica” com a China. Promete mobilizar 40 mil milhões de dólares de fundos privados para infraestruturas em países de baixo e médio rendimento.

Cabo Verde e Portugal avançam com candidatura do Tarrafal a Património da Humanidade

13 de Junho, 2021 - 10:03h

A 5 de julho, os dois países irão assinar um memorando de entendimento que será o primeiro passo para o processo de candidatura do “Campo da Morte Lenta”, como ficou conhecido o antigo campo de concentração, a Património da Humanidade.

Trabalho infantil na Mongólia. Foto de ILO Asia-Pacific/Flickr.

Trabalho infantil aumentou durante a pandemia

12 de Junho, 2021 - 20:53h

Este sábado é Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. E os números mais recentes são preocupantes. Com a pandemia, pela primeira vez em 20 anos aumentou o trabalho infantil, colocando em causa a meta de erradicar o fenómeno até 2025.

Ajuda de emergência da Unicef à população do Tigray. Fevereiro de 2021. Foto de UNICEF Ethiopia/Flickr.

Centenas de milhares de pessoas passam fome no Tigray

12 de Junho, 2021 - 16:55h

A província da Etiópia continua a ser fustigada pelos conflitos. Mais de 90% da população necessita de ajuda alimentar internacional, 350.000 passam mesmo fome, um número que continua a crescer, e há dois milhões de deslocados. As equipas de trabalhadores humanitários queixam-se de falta de acesso à região e de vários abusos.

Cabo Delgado: “As mulheres são totalmente despojadas da sua dignidade”

12 de Junho, 2021 - 15:24h

Conceição Osório, responsável pela área de investigação na WLSA Moçambique, fala sobre as consequências da radicalização religiosa na vida das mulheres e explica por que é que o impacto da exploração dos recursos naturais as atinge de forma mais gravosa. Por Mariana Carneiro.

SEK de Frankfurt. Foto de Wiesbaden112.de/Flickr.

Alemanha: Unidade Especial de Polícia dissolvida devido a ligação à extrema-direita

11 de Junho, 2021 - 15:38h

Cerca de duas dezenas de polícias de corpo de intervenção especial de Frankfurt estão sob investigação. O governo do Hesse diz que a “dissolução total” é a única forma de reestruturar esta força policial.

Páginas