Está aqui

Internacional

Bandeiras pró-independência, Barcelona, Fevereiro de 2019. Foto Cory Doctorow/Flickr.

Manifesto apela à libertação dos presos na Catalunha

23 de Abril, 2019 - 17:04h

Em vésperas de eleições em Espanha, manifesto divulgado esta terça-feira no jornal Público apela à libertação dos líderes catalães presos devido ao referendo à independência de outubro de 2017.

Pedro Sánchez não afasta hipótese de governar com o Ciudadanos

23 de Abril, 2019 - 14:18h

No primeiro debate televisivo antes das eleições de domingo, o líder do PSOE atacou a direita, mas recusou-se a responder se afasta a hipótese de governar com o Ciudadanos.

Sob a liderança da jovem Lil Andersson, a Aliança de Esquerda, que participa na Plataforma “Agora, o Povo”, teve uma subida e obteve 8,2% e 16 lugares

Finlândia: fragmentação eleitoral gera novo “thriller” nórdico

23 de Abril, 2019 - 12:04h

As eleições realizadas na Finlândia mostraram um país eleitoralmente fragmentado, com um recuo da coligação governamental de centro-direita, o avanço das forças políticas de centro-esquerda e esquerda e a manutenção da extrema-direita. Por Jorge Martins

Sessão no Congresso dos Deputados, câmara baixa do parlamento espanhol. Foto Wikimedia Commons.

Espanha: incerteza a uma semana de eleições

22 de Abril, 2019 - 22:19h

Últimas sondagens em Espanha anunciam tendência de crescimento à esquerda, mas sem formar maioria parlamentar. Com resultados muitos próximos entre vários partidos, última semana de campanha poderá ser decisiva.

Seis notas sobre as eleições em Israel

22 de Abril, 2019 - 14:50h

O escritor e fundador do Centro de Informação Alternativa de Jerusalém resume neste texto o seu balanço dos resultados das legislativas israelitas que reforçaram o poder de Netanyahu. Por Michael Warschawski.

Fotografia: wikipedia.org

Nova explosão no Sri Lanka

22 de Abril, 2019 - 12:10h

Esta segunda-feira, ocorreu uma nova explosão no Sri Lanka, junto a uma das igrejas atacadas este domingo, durante a tentativa de desativação de uma bomba.

Fotografia: commons/wikimedia.org

Ucrânia: Confirma-se vitória de Zelenskiy nas presidenciais

22 de Abril, 2019 - 10:20h

A segunda volta das presidenciais foi disputada por dois candidatos: o ator e humorista Volodymyr Zelensky, que liderou as sondagens após uma vitória clara na primeira volta em 31 de março (30%), e o presidente Petro Poroshenko (16%), que tentava a reeleição.

Fotografia: commons/wikimedia.org

Presidenciais na Ucrânia: previsões apontam para Zelenskiy

21 de Abril, 2019 - 20:02h

De acordo com as primeiras previsões assentes em sondagens à boca das urnas, o ator e comediante Volodymyr Zelenskiy venceu as eleições na Ucrânia, com 73% dos votos.

Atentados no Sri Lanka mataram mais de 200 pessoas

21 de Abril, 2019 - 14:41h

Já foram contabilizados mais de 200 mortos, entre os quais um português, e de 400 feridos na sequência das oito explosões em três igrejas e hotéis de luxo no Sri Lanka. A polícia já deteve sete pessoas por suspeitas de estarem ligadas ao "incidente terrorista".

Julian Assange: O Império teme o seu prisioneiro

21 de Abril, 2019 - 10:58h

Opor-se ao ameaçador objetivo declarado expressamente pelo governo Trump de criminalizar o jornalismo que envolva a publicação de informações sigilosas não exige admiração ou afeto por Assange. Basta acreditar na importância crucial da imprensa livre numa democracia. Por Glenn Greenwald e Micah Lee, no Intercept.

"Deport Trump": manifestação em frente ao Supremo Tribunal em 2017. Foto de Lorie Shaull/Flickr.

Relatório Mueller: Trump reclama vitória apesar de revelações incómodas

18 de Abril, 2019 - 23:28h

Relatório Mueller sobre atos ilícitos de Trump foi divulgado ao fim de dois anos. Apesar de revelações incómodas, não formula acusação formal contra Trump, que cantou vitória. O caso deverá continuar a alimentar disputas no Congresso.

Estudantes decidiram pôr entre parêntesis os seus cursos para “melhor acompanhar o movimento popular”.

Argélia: um movimento estudantil determinado face à aprendizagem da politização

18 de Abril, 2019 - 21:40h

A maioria das universidades e das escolas superiores do país está paralisada pela greve. Estudantes estruturam os campus através da eleição de delegados e ambicionam ter “terem muito peso” na transição democrática. Por Mohamed Kebci.

Jordi Sànchez falou por videoconferência no cenário montado pela direção da prisão de Soto del Real.

Preso político catalão teve de discursar ao lado da bandeira espanhola e foto do rei

18 de Abril, 2019 - 15:52h

Ao fim de 419 dias de silêncio imposto pelas autoridades judiciais, o cabeça de lista do partido que governa a Catalunha foi autorizado a falar publicamente. Numa mensagem em tom conciliatório, Jordi Sànchez afirmou ter certeza de que o PSOE aceitará o referendo “mais cedo ou mais tarde”.

Manifestante defende eleição de Constituinte soberana em alternativa às eleições presidenciais de 4 de julho. Foto de Titi Haddad

Argélia: a demissão de Belaïz, uma nova vitória

18 de Abril, 2019 - 11:08h

Presidente do Conselho Constitucional era um dos “três B” que os manifestantes queriam ver demitidos. É provável que outras demissões se sigam. Por F. Mourad.

Gilbert Achcar

Bouteflika e Al-Bashir não são mais que a ponta do iceberg

17 de Abril, 2019 - 17:37h

Quando o povo quer derrubar um regime, é na realidade toda a forma de funcionar do Estado que quer mudar, não só o seu presidente, diz Gilbert Achcar nesta entrevista a propósito dos acontecimentos recentes na Argélia e no Sudão. Por Luc Mathieu.

Cena de rua em Diyarbakir, Janeiro de 2011. Foto de Adam Reeder/Flickr

Turquia: autarcas eleitos da oposição impedidos de assumir cargos

16 de Abril, 2019 - 20:33h

Derrota eleitoral do partido de Erdoğan nas eleições locais turcas no final de março tarda em concretizar-se. Multiplicam-se pedidos de recontagem em vários locais e impugnações de candidatos vencedores do partido HDP no leste do país.

"Football Leaks": Rui Pinto vence prémio europeu para denunciantes

16 de Abril, 2019 - 15:53h

O português responsável pelas denúncias do Football Leaks venceu o prémio europeu promovido pelo GUE/NGL ao lado de Julian Assange e Yasmine Motarjemi, que expôs as falhas de segurança alimentar da Nestlé.

Aspeto do interior da catredral Notre-Dame, após o incêndio de 15 de abril. Foto Ian Langsdon/EPA.

Notre-Dame: o rescaldo depois da catástrofe

16 de Abril, 2019 - 14:51h

Bombeiros declararam esta manhã extinto o fogo na Notre-Dame de Paris. Há danos substanciais, com dois terços do telhado destruídos. Investigações concentram-se na tese de acidente relacionado com obras de renovação.

Chomsky: Prisão de Assange é "escandalosa" e destaca o alcance extraterritorial dos EUA

15 de Abril, 2019 - 17:46h

Em entrevista ao Democracy Now, Noam Chomsky afirmou que “a prisão de Assange é escandalosa em vários aspetos”. Um deles é o papel de vários governos no sentido de silenciar o ciberativista. Outro é o controlo que os EUA têm sobre o que se passa noutras partes do mundo.

Jack Ma, chefe do grupo Alibaba, numa apresentação pública em 2009. Foto de keso s/Flickr.

Um "parafuso para substituir": trabalhadores de tecnológicas chinesas criticam trabalho abusivo

15 de Abril, 2019 - 15:53h

Cresce na China debate sobre práticas abusivas de trabalho nas grandes empresas tecnológicas. Trabalhadores partilham online críticas sobre horários de 9 horas por dia, 6 dias por semana, que já levaram diversos patrões a reagir.

Coligação de centro-direita recua na Finlândia

14 de Abril, 2019 - 23:36h

As eleições realizadas este domingo na Finlândia saldaram-se pelo recuo da coligação governamental de centro-direita e o avanço das forças políticas de centro-esquerda e esquerda. Por Jorge Martins

Bolsa de São Paulo. Foto de Rafael Matsunaga/Flickr.

A montanha de dívidas privadas das empresas estará no âmago da próxima crise financeira

14 de Abril, 2019 - 10:16h

Estão reunidas as condições para uma nova crise financeira de grandes dimensões. Os dirigentes sabem-no, a imprensa especializada também. Um dos factores é a enorme acumulação de dívidas pelas grandes empresas privadas e o uso que é dado a essas dívidas. Artigo de Eric Toussaint.

Benjamin Netanyahu, conseguiu uma histórica eleição para um quinto mandato (o quarto consecutivo)

Eleições em Israel: a paz cada vez mais longe na Palestina

13 de Abril, 2019 - 22:05h

Nas eleições do passado, dia 9, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, conseguiu uma histórica eleição para um quinto mandato (o quarto consecutivo). Por Jorge Martins.

Navio Alan Kurdi. Foto sea-eye.org.

Portugal acolhe refugiados do navio Alan Kurdi

13 de Abril, 2019 - 13:12h

Portugal e mais 3 países europeus vão acolher 64 migrantes parados há mais de uma semana no meio do mar mediterrâneo. Itália e Malta tinham recusado a atracagem do navio Alan Kurdi.

Fotografia: relatório Marrying too young, UNFPA.

Cerca de 800 milhões de mulheres casaram em meninas

12 de Abril, 2019 - 22:00h

Segundo o relatório anual do Fundo da População das Nações Unidas, publicado esta semana, cerca de 800 milhões de mulheres casaram ainda em meninas. Para mais, 300 milhões não têm acesso a métodos contracetivos.

Páginas

TV.Esquerda

2190189284628867

A campanha do Bloco é acessível a todos. Para inscrições em iniciativas e pedidos de intérprete em Língua Gestual Portuguesa, envia um e-mail para bloco.esquerda@bloco.org