Está aqui

Internacional

Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul, com os lideres da Renamo e da Frelimo na assinatura do acordo de paz.

Moçambique: braço armado da Renamo coloca em causa acordo de paz

17 de Agosto, 2019 - 17:09h

A liderança da Renamo tinha assinado um acordo de paz com a Frelimo no início deste mês de agosto mas agora um braço armado do partido vem dizer que este é nulo e quer destituir a direção.

Logotipo do movimento de trabalhadores da Google.

Cerca de mil trabalhadores da Google contra negócios com agências de imigração dos EUA

16 de Agosto, 2019 - 22:14h

São, até à hora em que esta notícia foi escrita, 906 os trabalhadores da Google que apelam para a empresa não trabalhar com as agências de imigração norte-americanas que têm sido acusadas de abusos contra os direitos humanos.

Trump interessado em comprar a Gronelândia

16 de Agosto, 2019 - 15:11h

De acordo com a imprensa internacional, a possibilidade já foi mencionada várias vezes. Trump demonstrou interesse nos recursos naturais e na importância geopolítica do território.

Noruega suspende doações a fundo para a Amazónia

16 de Agosto, 2019 - 12:56h

Governo de Bolsonaro bloqueou as operações do Fundo Amazónia, o que levou a Noruega a suspender o apoio financeiro aos projetos contra a desflorestação no Brasil. Bolsonaro reagiu de forma irada.

Foto: Tiocfaidh ár lá 1916/Flickr.

Reino Unido: Corbyn propõe moção de censura para evitar Brexit sem acordo

15 de Agosto, 2019 - 17:06h

O líder trabalhista propôs aos outros partidos que o ajudem a evitar um Brexit sem acordo, fazendo cair o governo conservador e viabilizando um governo provisório trabalhista que convoque novas eleições.

 

Meme que circulou na Internet ironizando o resultado das primárias que deixou Macri 16 pontos atrás do seu adversário peronista.

Argentina: Macri procura manter-se à tona

15 de Agosto, 2019 - 10:53h

A pesada derrota sofrida pelo atual presidente nas primárias obrigatórias torna praticamente impossível uma reviravolta até às eleições de outubro. Governo anuncia medidas para compensar a crise económica, mas a oposição não o leva a sério.

Foto: Francisco Gentico/Open Arms/Instagram.

Open Arms a caminho de Lampedusa

14 de Agosto, 2019 - 22:47h

Navio da Open Arms parado há 12 dias no mar, com cerca de 150 migrantes a bordo, obteve finalmente autorização para desembarcar em Lampedusa. Um tribunal italiano levantou a proibição de desembarque imposta por Matteo Salvini.

Plataforma petrolífera ao largo de Luanda.

Angola: despedimentos à vista quando o governo angolano privatiza 195 empresas

14 de Agosto, 2019 - 19:03h

Algumas das principais empresas de Angola vão ser privatizadas até 2022. O governo alega que a gestão privada é melhor. Diz ainda que há empresas com trabalhadores em excesso e que “não será possível obrigar os compradores a ficar com todos os funcionários”.

Manifestantes pró-democracia em sit-in no aeroporto de Hong Kong esta terça, 13/8/2019. Foto: Laurel Chor/EPA/Lusa.

Hong Kong: manifestantes bloquearam aeroporto

14 de Agosto, 2019 - 16:19h

Manifestantes pró-democracia em Hong Kong bloquearam o aeroporto na segunda e terça-feira, obrigando ao cancelamento dos voos. Vaga de protestos continua a radicalizar-se e Pequim já fala em terrorismo, enquanto a governadora Carrie Lam pede calma aos manifestantes.

Fotografia: Proactiva Open Arms)

Open Arms denuncia abandono de navio pela Europa

14 de Agosto, 2019 - 14:26h

A Open Arms, organização humanitária espanhola, denunciou que o seu navio com 151 migrantes a bordo foi abandonado pela Europa no centro do Mediterrâneo. O barco está há 12 dias à espera de um porto para desembarcar. Pureza salienta a urgência em resolver-se mais um caso de urgência humanitária.

Um dos alvos das manifestações foi o projeto do governo para as universidades, que tem o nome Future-se, mas devia ser Fature-se. Foto de Patrícia Santos

Brasil tem “Tsunami da Educação”

14 de Agosto, 2019 - 12:21h

Centenas de milhares foram às ruas nesta terça-feira em defesa da Educação e contra o governo de Jair Bolsonaro e a sua política de cortes orçamentais e de privatização das universidades públicas. Por Luis Leiria.

Fotografia de Paulete Matos

Mali: UNICEF denuncia “aumento acentuado” de violações contra crianças

13 de Agosto, 2019 - 14:26h

Segundo as Nações Unidas, há um “aumento acentuado” de graves violações contra as crianças no Mali, que serão recrutadas e utilizadas em grupos armados. A UNICEF afirma ainda que morreram “mais de 150 e 75 foram feridas em ataques violentos”.

Jair Bolsonaro com representantes indígenas no Palácio do Planalto, 17/04/2019. Foto: Carolina Antunes/PR/Wikimedia Commons.

O que há por trás do projeto de Bolsonaro para o Amazonas?

12 de Agosto, 2019 - 21:26h

O governo de Bolsonaro pretende desvalorizar as minorias que vivem no Amazonas e impor um plano de desenvolvimento com um impacto ambiental potencialmente devastador para a região. Por Manuella Libardi/OpenDemocracy.

Membros do movimento pró-democracia em protesto em Macau.

Macau: movimento pró-democracia exige sufrágio universal

12 de Agosto, 2019 - 17:16h

O movimento pró-democracia Associação Novo Macau defende o sufrágio universal e direto. Com a inspiração do movimento de Hong Kong, está a organizar um referendo simbólico e quer pressionar o candidato único ao lugar que prometeu um “desenvolvimento político democrático de forma ordeira”.

Visão panorâmica da cidade de Áden em 2013.

Iémen: separatistas do sul atacaram Áden

12 de Agosto, 2019 - 14:59h

Na guerra do Iémen, a relação de forças tornou-se este fim de semana ainda mais desfavorável para a coligação internacional liderada pela Arábia Saudita. Um dos seus aliados, os separatistas do sul do país que são apoiados pelos Emirados Árabes Unidos, tomou a capital provisória que era detida pelo governo.

Alberto Fernandez na concentração do Frente por Todos após vitória nas primárias, Buenos Aires, 11 de agosto de 2019. Foto: Enrique Garcia Medina/EPA/Lusa.

Argentina: derrota de Macri prenuncia regresso ao poder dos peronistas

12 de Agosto, 2019 - 13:37h

Primárias na Argentina ditaram uma pesada derrota para o presidente de direita Macri e prenunciam um regresso ao poder dos peronistas da ex-presidente Cristina Kirchner. As eleições estão marcadas para outubro.

Protestos na zona de Taikoo, Hong Kong, 11 de agosto de 2019. Foto: Miguel Candela/EPA/Lusa.

Hong Kong: mais um fim de semana de tumultos nas ruas

11 de Agosto, 2019 - 23:04h

Milhares nas ruas, manifestações, barricadas, gás lacrimogéneo, confrontos com a polícia: eis o cenário em Hong Kong pelo nono fim de semana consecutivo. Protestos pró-democracia e anti-Pequim desde junho já são a maior vaga de contestação das últimas décadas.

Fotografia: commons/wikimedia.org

EUA proíbem agências estatais de comprarem equipamento à Huawei

11 de Agosto, 2019 - 15:23h

A medida reflete a preocupação dos EUA sobre a penetração de tecnologia chinesa no país. Por sua vez, a fabricante chinesa condena a “barreira comercial baseada num país de origem, que adota uma ação punitiva sem qualquer evidência de erro”.

Fotografia: Lynn Bo Bo/Lusa

Deslizamento de terras em Myanmar provoca mais de 50 mortos

11 de Agosto, 2019 - 13:37h

O balanço de um aluimento de terras em Myanmar subiu para 51 mortos. As equipas de socorro prosseguem as buscas por possíveis sobreviventes.

Fotografia: Epa/Yuri Kochetkov

Rússia: quase 50 mil pessoas protestam contra exclusão de candidatos em eleições

11 de Agosto, 2019 - 10:53h

Quase 50 mil pessoas manifestaram-se este sábado em Moscovo contra a exclusão de candidatos da oposição nas eleições locais de setembro.

Fotografia: commondreams.org

Atirador de El Paso confessou ter “mexicanos como alvo”

10 de Agosto, 2019 - 11:03h

Patrick Crusius, de 21 anos, foi detido sob acusação de ter levado a cabo o tiroteio em massa no Walmart de El Paso. Segundo a imprensa internacional, confessou que tinha “mexicanos como alvo”.

Sessão parlamentar de juramento do presidente italiano Sergio Matarella, fevereiro de 2015. Foto: Presidenza della Repubblica/Wikimedia Commons.

Itália: Salvini quer derrubar o governo e conquistar o poder com novas eleições

9 de Agosto, 2019 - 16:31h

A Liga Norte de Matteo Salvini anunciou uma moção de censura ao governo de que faz parte para forçar novas eleições. Se conseguir, a Itália pode tornar-se o primeiro "grande" da Europa com a extrema-direita a liderar um governo.

Parlamentares reunidos com o presidente do STF, Dias Toffoli. Foto Banco de Imagens STF

Brasil: Represália contra Lula derrotada pelo Supremo Tribunal

8 de Agosto, 2019 - 21:13h

Transferência do ex-presidente para prisão comum, pedida pela Polícia Federal e aceita por uma juíza, é barrada pelo STF, pressionado por parlamentares. Decisão é vista como derrota do ministro da Justiça Sergio Moro. Por Luis Leiria.

Manifestante em Hong Kong rodeado de lasers.

China promete punir manifestantes de Hong Kong

8 de Agosto, 2019 - 16:33h

O governo chinês faz exercícios militares às portas de Hong Kong e endurece o discurso. Entretanto, os manifestantes adotaram uma nova estratégia defensiva: para se protegerem dos sistemas de identificação facial usam ponteiros laser. A polícia respondeu classificando-os como armas ofensivas.

Torre de automóveis na fábrica Volkswagen de Wolfsburgo, 2011. Foto: Sdu7cb/Flickr.

Alemanha: motor da economia europeia perto da recessão

8 de Agosto, 2019 - 15:47h

Dados revelam uma retração da produção industrial e de toda a atividade económica na Alemanha no segundo trimestre deste ano. Os sinais colocam a maior economia europeia perto da recessão, afetada por dificuldades no setor automóvel e pela guerra comercial EUA-China.

Páginas

TV.Esquerda

766305100465818

Veja aqui o tempo de antena do Bloco sobre as questões de trabalho.