Está aqui

Internacional

Oxfam denuncia desigualdade “incontrolável” no mundo

21 de Janeiro, 2019 - 18:19h

A organização internacional de combate à pobreza sublinha que a desigualdade não é inevitável mas é uma escolha política. Num relatório apresentado em Davos esta segunda-feira mostra que as grandes fortunas continuam a crescer e os pobres a ficar mais pobres.

FMI prevê maior abrandamento económico

21 de Janeiro, 2019 - 16:36h

Em 2019 e 2020 a economia mundial vai crescer a um ritmo mais baixo do que o previsto anteriormente. Há riscos diversos no horizonte para a estabilidade do sistema como a intensificação das guerras comerciais, o Brexit e a desaceleração da China.

Israel confirma bombardeamento na Síria

21 de Janeiro, 2019 - 15:03h

O exército israelita confirmou esta segunda-feira que atacou alvos militares iranianos na Síria. Responsáveis militares iranianos respondem afirmando-se preparados para o confronto.

Violência policial aumenta em França

21 de Janeiro, 2019 - 12:16h

Nos dois meses que decorreram desde o início dos protestos dos coletes amarelos há mais feridos graves do que nos últimos vinte anos. Antes das manifestações deste sábado, que juntaram 84 mil pessoas, jornais e associações contabilizavam 97 feridos graves.

Stylos rouges: canetas vermelhas para além dos coletes amarelos

20 de Janeiro, 2019 - 22:01h

O movimento surgiu na internet depois de Macron ter falado à França na tentativa de desmobilizar os coletes amarelos. Agora querem sair dos espaços virtuais e ocupar a rua para defender a educação. Convocaram uma manifestação para dia 2 de fevereiro.

“Tem um elemento importante que destaco no livro: essa massa imensa de jovens informalizados, terceirizados, intermitentes, alguns com poucos direitos, outros com burla completa, se rebela”

Brasil: “Na reorganização do neoliberalismo, a extrema-direita apresentou um projeto”

20 de Janeiro, 2019 - 18:31h

“E as esquerdas?”, questiona Ricardo Antunes, em entrevista ao “Correio da Cidadania”. O sociólogo do trabalho aborda também a precarização do trabalho, a propósito do seu mais recente livro “O privilégio da servidão – o novo proletariado de serviços na era digital”.

Leyla Güven cumpre neste domingo o seu 74º dia em greve da fome

Deputada curda Leyla Güven entrou em coma

20 de Janeiro, 2019 - 18:03h

Leyla Güven cumpre neste domingo o seu 74º dia em greve da fome, é deputada do HDP da Turquia e entrou em estado de coma ao início da tarde deste sábado.

A chegada de uma sonda chinesa à face escondida da Lua foi um sinal para o mundo – Foto da sonda Chang’e-4

Uma viagem pelo mundo em 2019 (6): a Ásia Oriental, o Sueste Asiático e o Pacífico

20 de Janeiro, 2019 - 14:40h

Neste artigo, Jorge Martins aborda a evolução política em: China, Taiwan, Mongólia, Coreia do Norte, Coreia do Sul e Japão; Vietnam, Laos, Camboja, Myanmar, Tailândia, Malásia, Singapura, Indonésia, Brunei, Filipinas e Timor-Leste; Austrália, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, Fiji e Nova Caledónia.

A explosão do oleoduto no estado de Hidalgo matou, pelo menos, 66 pessoas e feriu 76

México: explosão de oleoduto em Hidalgo provoca dezenas de mortos

19 de Janeiro, 2019 - 15:54h

Pelo menos, 66 pessoas morreram e 76 ficaram feridas na explosão de um oleoduto da Pemex, de onde era roubado combustível, no estado de Hidalgo, no México.

Protesto de trabalhadores de empresa de transporte de comida rápida, Chongqing – Foto de China Labour Bulletin

China em 2019: desaceleração da economia e desigualdade impõem novas prioridades

19 de Janeiro, 2019 - 09:47h

Os líderes da segunda maior economia do mundo enfrentam, em 2019, algumas das decisões políticas mais difíceis dos últimos anos. Por Lily Kuo

Mais de 20 mortos em ataque bombista em Bogotá

18 de Janeiro, 2019 - 14:17h

Veículo carregado de explosivos forçou entrada numa academia de polícia em Bogotá. Explosão fez mais de 20 mortos e 60 feridos, e danificou prédios em redor.

Trump acusado de mandar advogado mentir ao Congresso

18 de Janeiro, 2019 - 11:39h

O ex-advogado de Trump terá recebido instruções para mentir aos congressistas sobre os seus negócios na Rússia. O caso pode levar à abertura do processo de destituição do presidente norte-americano.

Goldman Sachs com lucros de 10 mil milhões

17 de Janeiro, 2019 - 21:14h

O banco norte-americano teve em 2018 lucros superiores a 10 mil milhões de dólares. Mas novos escândalos obrigam a provisões para enfrentar ações judiciais.

Los Angeles: dezenas de milhares de professores em greve

17 de Janeiro, 2019 - 17:06h

Professores de Los Angeles reclamam diminuição de turmas, reforço de bibliotecas e outros serviços de apoio, aumentos salariais, e fim do desvio de recursos para escolas privadas. Arrastar das negociações por mais de um ano e meio levou à greve.

Brasil: Juíza aplaude liberalização de armas e incita assassinato de Boulos

17 de Janeiro, 2019 - 15:58h

O coordenador do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST), e ex-candidato à presidência do Brasil, Guilherme Boulos, já informou que irá processar a desembargadora Marília Castro Neves, por esta ter incitado ao seu assassinato nas redes sociais.

Bangladesh: Centenas de pessoas despedidas após greves em fábricas têxteis

17 de Janeiro, 2019 - 14:56h

Centenas de trabalhadoras e trabalhadores foram demitidos de fábricas têxteis, que produzem para marcas como a H&M e a Primark, após fazerem greves por aumentos salariais. Durante a paralisação, 52 fábricas tiveram de parar as suas atividades.

Associações lançam campanha europeia para acabar com "privilégios das multinacionais"

17 de Janeiro, 2019 - 10:43h

Na terça feira, 22 de janeiro, a rede STOP-TTIP e centenas de outras associações vão lançar em toda a Europa uma petição no âmbito da campanha "Direitos para as pessoas, regras para as multinacionais - Vamos pôr fim ao ISDS!".

Polícia Nacional espanhola deteve dezassete independentistas catalães

16 de Janeiro, 2019 - 23:02h

Entre os detidos estão dois autarcas da CUP (Candidatura de Unidad Popular) da província de Girona. As detenções, levadas a cabo sem mandato judicial, estão relacionadas com a comemoração do primeiro aniversário do referendo à independência da Catalunha.

Chechénia: nova vaga de perseguições a homossexuais

16 de Janeiro, 2019 - 16:41h

A rede ativista LGBT russa denuncia a detenção de quarenta pessoas e o assassinato de duas. Igor Kotchetkov afirma que vários dos detidos foram violados.

Um terço dos trabalhadores da ONU assediados sexualmente

16 de Janeiro, 2019 - 11:52h

Um relatório interno da Organização das Nações Unidas revela que um em cada três dos trabalhadores consultados foi assediado sexualmente nos últimos dois anos. António Guterres responde com a necessidade de criar lugares de trabalho seguros.

Milhares de mulheres nas ruas contra o Vox

15 de Janeiro, 2019 - 23:13h

“Nem um passo atrás” foi a palavra de ordem que juntou milhares de feministas em protesto em mais de 50 cidades espanholas. Respondem com esta mobilização à entrada da extrema-direita no parlamento regional da Andaluzia.

Uma viagem pelo mundo em 2019 (5): A Ásia Central e do Sul

15 de Janeiro, 2019 - 20:59h

Na quinta parte da sua viagem pelo mundo, Jorge Martins leva-nos à Ásia Central e do Sul. Uma oportunidade para saber mais sobre o Sri Lanka, Maldivas, Bangladesh, Cazaquistão, Turquemenistão, Tajiquistão, Quirguistão, Afeganistão, Paquistão, Nepal, Butão.

Parlamento britânico chumba acordo de Brexit

15 de Janeiro, 2019 - 19:57h

O acordo de Brexit proposto pela Primeira-Ministra Theresa May foi chumbado com 432 contra e 202 votos a favor. O Labour anunciou já uma moção de censura.

Carta aberta contra visto prévio da UE nas Câmaras

15 de Janeiro, 2019 - 12:25h

160 Sindicatos, ONGs e presidentes de Câmara da Europa assinaram uma carta aberta contra a proposta de diretiva da União Europeia denominada “Procedimento de Notificação de Serviços”. Acusam-na de “reduzir o espaço para políticas progressistas” e ameaçar a democracia local.

Rafael Solis na foto com o presidente Daniel  Ortega e a vice-presidente Murillo

Nicarágua: Os amigos mais próximos fogem de Ortega

15 de Janeiro, 2019 - 09:06h

Rafael Solís, juiz do Supremo Tribunal da Nicarágua, apresentou a sua renúncia e explicou que "já não vê a menor possibilidade" de um "diálogo nacional", que consiga restaurar "a paz, a justiça e a reconciliação na Nicarágua". Por Matthias Schindler

Páginas

TV.Esquerda

2046662608788240

Esta violência policial ocorreu neste domingo no Bairro da Jamaica, Seixal. O vídeo foi publicado na página de António Brito Guterres no facebook.