Está aqui

Internacional

Polícia carrega em Barcelona, no dia 18 de setembro de 2019 – Foto de Enric Fontcuberta/Epa/Lusa

Quinta noite consecutiva de confrontos na Catalunha

19 de Outubro, 2019 - 13:07h

A noite desta sexta-feira foi a de maiores confrontos da polícia com grupos de jovens, sobretudo em Barcelona. 182 pessoas ficaram feridas e 54 foram presas. Dois jornalistas foram detidos pela Polícia Nacional, um dos quais um fotojornalista do El Pais, devidamente identificado.

Boris Johnson. Ilustração: Succo/Pixabay.

Entre o inferno e o purgatório: o Labour e o acordo de Johnson para o Brexit

19 de Outubro, 2019 - 10:53h

Com um novo acordo de saída a ser votado em Westminster, e muita incerteza no horizonte, a fadiga do Brexit em estado terminal não pode sobrepor-se a imperativos de classe fundamentais. Por Kevin Ovenden/Counterfire.

Em 20 de outubro, Morales enfrentará as eleições mais incertas desde 2005, quando ganhou com 54% dos votos, assumindo com dupla entronização – no Parlamento e nas ruínas de Tiwanaku

A eleição mais árdua de Evo Morales

18 de Outubro, 2019 - 22:37h

Avanços económicos e redução da pobreza fazem-no favorito nas eleições deste domingo, mesmo com desgaste de 14 anos no poder. Oposição boliviana, dividida, tenta alcançar segunda volta - e aposta em “protestos sem partido” e nos milhares de indecisos. Por Pablo Stefanoni.

Manifestação em Barcelona juntou mais de meio milhão de pessoas, Na frente do desfile, uma faixa "Pelos direitos e pelas liberdades" das centrais sindicais que convocaram a greve geral

Catalunha: Marchas massivas juntam mais de meio milhão de pessoas

18 de Outubro, 2019 - 21:36h

Nesta sexta-feira, na Catalunha foi dia de greve. Mais de meio milhão de pessoas encheram as ruas de Barcelona exigindo a liberdade dos presos políticos catalães. À noite, registaram-se violentos confrontos entre a polícia e grupos de jovens, que se prolongaram ao longo de horas.

Contagem de votos em Moçambique. Outubro de 2019. Foto de André Catueira. Lusa.

Moçambique: eleições contestadas e violência do Estado Islâmico

18 de Outubro, 2019 - 18:52h

Em Moçambique as armas tinham-se calado para falar as urnas depois do acordo de paz. Com a vitória esmagadora da Frelimo e os problemas ocorridos na votação, teme-se que voltem confrontos entre as duas principais forças políticas. Num momento em que o Estado Islâmico anuncia ataques no norte do país.

Combatente curdo do YPG. Outubro de 2014.

Cessar-fogo no Curdistão Sírio: negociado, violado e à espera da Rússia

18 de Outubro, 2019 - 12:21h

Mike Pence voou para Ankara e saiu de lá com um cessar-fogo. A Turquia concordou suspender ofensiva para os curdos retirarem da zona que quer ocupar. Os curdos concordam em não atacar mas o cessar-fogo já foi violado e só funciona se governo sírio e Rússia concordarem.

Carta solidária com Rojava

18 de Outubro, 2019 - 11:19h

Leia aqui a carta aberta assinada por Noam Chomsky, Angela Davis, Boaventura de Sousa Santos, Antonio Negri, José Mário Branco, David Harvey, Francisco Louçã, entre muitos outros.

Puigdemont entrega-se à polícia belga

Puigdemont entrega-se à polícia belga

18 de Outubro, 2019 - 09:37h

O ex presidente da Generalitat catalã apresentou-se às autoridades de Bruxelas, tendo saído em liberdade e sem fiança. O dia na Catalunha é também marcado por uma greve geral e pela “Marcha pela Liberdade”.

Protestos catalães continuam com manifestações e cortes de estradas

17 de Outubro, 2019 - 16:35h

Esta quinta-feira, os estudantes encheram as ruas de Barcelona, muitas delas ainda intransitáveis devido aos destroços dos confrontos da madrugada. O presidente do governo catalão surpreendeu adversários e aliados ao propor um novo referendo até ao final da legislatura.

Boris chegou a acordo para o Brexit, mas Unionistas da Irlanda do Norte mantêm reservas

Boris chegou a acordo para o Brexit, unionistas mantêm reservas

17 de Outubro, 2019 - 11:45h

Boris Johnson afirma ter chegado a acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia. Porém, o Partido Democrático Unionista da Irlanda do Norte, fundamental para a aprovação do acordo no parlamento britânico, diz não ter condições para aceitar o pacto.

Barricada a arder em Barcelona

Governo catalão condena violência em mais uma noite de confrontos

17 de Outubro, 2019 - 00:53h

Pela terceira noite consecutiva, o centro de Barcelona foi palco de confrontos com a polícia e barricadas nas ruas. “Não podemos permitir que grupos de infiltrados e provocadores destruam a imagem dos catalães”, afirmou o líder da Generalitat.

Combatentes curdas do YPG. Síria. Abril de 2016.

Curdos defendem-se com aliança com regime sírio, russos avançam

16 de Outubro, 2019 - 17:42h

A retirada dos militares norte-americanos deixou o nordeste da Síria em convulsão. O exército turco lançou uma ofensiva contra os curdos que procuraram defender-se deixando avançar as forças do governo sírio. A Rússia ganha terreno em apoio aos seus aliados e Trump tenta mostrar que não traiu os curdos.

Marcha pela Liberdade

Catalunha marcha pela liberdade após noite de violência nas ruas

16 de Outubro, 2019 - 12:11h

Ao terceiro dia de protestos contra a condenação dos líderes políticos independentistas, cinco marchas com milhares de pessoas rumam a Barcelona, com chegada prevista para sexta-feira. A noite de terça foi de confrontos e barricadas nas ruas da capital catalã.

Adeptos búlgaros no jogo contra a Inglaterra. Outubro de 2019.

Racismo no jogo entre a Bulgária e a Inglaterra agita futebol

16 de Outubro, 2019 - 00:00h

Depois dos incidentes racistas que fizeram parar por várias vezes o jogo entre as seleções inglesa e búlgara, o Presidente da Federação búlgara de futebol acabou por se demitir esta terça-feira.

Polícia utilizando força contra manifestantes em Angola. Outubro de 2019.

Polícia carrega contra manifestantes em Angola

15 de Outubro, 2019 - 22:03h

Um grupo de manifestantes foi dispersado violentamente na manhã desta terça-feira pela polícia angolana quando pretendia chegar às imediações da Assembleia Nacional no dia do discurso do Estado da Nação do presidente João Lourenço. Há vários feridos e detidos. O protesto era contra o desemprego.

Federal Reserve Bank de Chicago

Pânico na Reserva Federal e retorno ao “credit crunch” num oceano de dívidas

15 de Outubro, 2019 - 17:11h

A 17 de setembro de 2019 a Fed injetou 53.200 milhões de dólares nos bancos, porque estes não conseguiam obter financiamento corrente, nem no mercado interbancário nem nos money market funds. Este tipo de procedimento traz à memória o mês de setembro de 2008. Por Eric Toussaint

Manifestante indígena no Equador. Outubro de 2019.

Governo do Equador cede aos protestos contra austeridade

15 de Outubro, 2019 - 15:38h

Depois de duas semanas de protestos intensos no Equador, o presidente Lenín Moreno reuniu com as lideranças indígenas e cancelou as medidas de austeridade que se enquadravam num pedido de financiamento ao FMI na ordem dos 3,8 mil milhões de euros.

Catalunha em dia de protestos contra a sentença do “procés”

14 de Outubro, 2019 - 22:47h

Dezenas de milhares de pessoas nas ruas, estradas e ruas cortadas, serviço ferroviário suspenso e uma invasão do aeroporto que cancelou mais de cem voos. O dia da condenação dos líderes políticos do referendo de 2017 acabou com um apelo à comunidade internacional, lido em inglês por Pep Guardiola.

Reunião dos chefes de dipomacia dos governos da UE

Eurodeputados pedem fim da venda de armas da UE à Turquia, governos recusam

14 de Outubro, 2019 - 19:51h

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia não aprovaram a proibição europeia de venda de armamento à Turquia, uma medida proposta por Marisa Matias e outros eurodeputados à Alta Representante para a Política Externa e de Segurança da UE.

O movimento indígena equatoriano tornou-se a coluna vertebral das mobilizações em repúdio ao plano económico neoliberal do governo de Lenin Moreno – Fotos de Silvia Arana

No Equador, a insurreição tem rosto indígena

14 de Outubro, 2019 - 16:51h

São 72% do povo. Chegaram à capital a pé ou em camião. A sua rebeldia sacudiu um país que muitos diziam conformado. Aliado ao FMI, o governo tentou impor a lógica dos brancos, em sua forma mais radical. Eles estão perto de derrubá-lo. Por Silvia Arana.

Kaczynski e o seu partido de extrema direita (PiS) teve mais de 44% dos votos

Polónia: Extrema-direita reforça maioria absoluta

14 de Outubro, 2019 - 14:07h

O partido Lei e Justiça (PiS), liderado por Jarosław Kaczyński, venceu de novo as eleições com mais de 44%. Em segundo lugar ficou uma coligação liberal e em terceiro uma aliança de centro esquerda.

Manifestação contra a sentença dos independentistas catalães. Outubro de 2019.

Condenações pesadas para líderes catalães que defenderam direito à auto-determinação

14 de Outubro, 2019 - 11:43h

O processo dos independentistas catalães chegou ao fim com pesadas penas de prisão. Para além disto, o Supremo Tribunal voltou a emitir um mandato europeu de detenção para Puidgdemont. Nas ruas da Catalunha há várias mobilizações contra a repressão ao direito à auto-determinação no que é chamado "um tsunami de dignidade".

Kaïs Saïed é o novo presidente da Tunísia, eleito este domingo

Tunísia: Conservador de direita vence segunda volta das presidenciais

14 de Outubro, 2019 - 09:00h

Segundo as sondagens, Kaïs Saïed deve ter obtido entre 72% e 77% dos votos. O vencedor das presidenciais tunisinas defende a pena de morte, é contrário ao direito de herança igual para homens e mulheres e opõe-se aos direitos das mulheres e dos homossexuais.

Gergely Karacsony, o novo presidente da Câma de Budapeste, eleito neste domingo – Foto de Zoltan Balogh/Epa/Lusa

Hungria: Candidato único da oposição ganha Câmara de Budapeste

13 de Outubro, 2019 - 23:50h

Gergely Karacsony, que era o candidato único da oposição, venceu as municipais de Budapeste, derrotando o candidato do partido de extrema-direita Fidesz, do primeiro-ministro Viktor Orbán. A oposição terá obtido também bons resultados noutras cidades da Hungria.

Chomsky defende que "desmantelar o imperialismo é um projeto perfeitamente viável”

13 de Outubro, 2019 - 15:39h

“Para o fazer, é necessário dar os passos que já foram dados no passado: educação, organização, protestos, manifestações, resistência direta, solidariedade para com as vítimas”, afirma Noam Chomsky.

Páginas

TV.Esquerda

440868413207383

O documentário de Soraia Simões conta a história da Guitarra de Coimbra, o instrumento popularizado por Carlos Paredes, na voz dos seus intérpretes, construtores e estudiosos. Estreia esta quinta-feira, 17 de outubro, às 23:06 na RTP2.