Está aqui

Internacional

Cidade de Thantlang foi bombardeada por artilharia após protestos contra a ditadura. Foto via EPA/Lusa.

Myanmar: Monges budistas protestam contra a ditadura militar

26 de Setembro, 2021 - 18:05h

Desde o golpe militar de fevereiro, a repressão dos movimentos democráticos fez mais de 1.100 mortos e cerca de 8.400 pessoas foram detidas arbitrariamente.

Angela Merkel, Conselho Europeu, fevereiro de 2020 - Foto União Europeia ©

Alemanha/UE: Assegurar o futuro do capitalismo com capital fictício. O pós-Merkel-Ponzi...

26 de Setembro, 2021 - 12:23h

A "Europa", ou o "projeto europeu" que se materializou na UE, sobreviverá a Merkel? Na Realpolitik de Bruxelas, isso traduz-se na pergunta: depois da sua partida, a Alemanha continuará a cumprir as suas obrigações como camuflada potência hegemónica da UE? Por Wolfgang Streeck.

Nos Países Baixos, milhares de estudantes participaram em greves estudantis em Utrecht e várias outras cidades. Imagem do protesto em Utrecht via Sem van der Wal via EPA/Lusa.

Greve climática juntou jovens em 99 países

25 de Setembro, 2021 - 20:56h

Do Bangladesh à Finlândia, Itália ou Serra Leoa, centenas de milhares de jovens em 99 países participaram na ação internacional que antecipa a cimeira da Cop26 em Glasgow no próximo mês de novembro.

Movimentos sociais ocupam bolsa de valores em São Paulo. Foto de MTST.

Brasil: Trabalhadores sem teto ocuparam edifício da Bolsa

25 de Setembro, 2021 - 19:05h

Os movimentos sociais fizeram um protesto pacífico no “maior símbolo da especulação e da desigualdade social” para denunciar “os lucros recordes dos bancos, o aumento de grandes fortunas e o surgimento de 42 novos bilionários” no país onde a insegurança alimentar atinge mais de 116 milhões de pessoas e a fome mais de 19 milhões.

Manifestação em apoio do PDPA, foto tirada por  Nur Muhammad Taraki, primeiro presidente do Afeganistão depois da Revolução Saur, disponível em https://amte.wordpress.com

As lágrimas de crocodilo pelas mulheres afegãs

25 de Setembro, 2021 - 17:45h

Os falcões de guerra citam constantemente a libertação das mulheres em apoio à invasão dos EUA no Afeganistão. Isso é uma enorme hipocrisia: durante a Guerra Fria, os EUA apoiaram os fundamentalistas patriarcais contra um partido dedicado a militar pela causa das mulheres afegãs. Por Gilbert Achcar.

Soldado britânico no Afeganistão. Foto de Defense Images/Flickr.

Exército britânico matou mais de 200 civis na guerra do Afeganistão

25 de Setembro, 2021 - 10:56h

Os dados das “compensações” pagas a familiares das vítimas pelo Ministério da Defesa britânico mostra o baixo valor atribuído às vítimas afegãs e a inconsistência dos pagamentos. Muitas vezes a vida humana valeu menos que a propriedade. Investigadores recusaram responsabilizar-se por outras 881 mortes atribuídas aos britânicos.

Vacina contra a covid-19, Açores, dezembro 2020 – Foto Eduardo Costa/Lusa

Amnistia acusa farmacêuticas de recusarem aumento da produção de vacinas

24 de Setembro, 2021 - 17:19h

A Amnistia Internacional acusa as seis grandes empresas farmacêuticas produtoras de vacinas contra a covid-19 de recusarem participar em iniciativas para aumentar a oferta global de vacinas e de desvalorizarem o fornecimento aos países mais pobres.

Puigdemont aguarda decisão sobre extradição em Itália

24 de Setembro, 2021 - 12:26h

O ex-governante catalão foi detido à chegada à ilha da Sardenha, onde participaria numa iniciativa política. A sua defesa alega que o mandado emitido pela justiça espanhola está suspenso pelos tribunais europeus. Tribunal mandou-o em liberdade, mas não pode sair da ilha.

Estúdio de Rádio. Foto de  Dave Kleinschmidt/Flickr.

Programas de rádio anti-vacinas ouvidos por milhões perdem apresentadores para a covid-19

23 de Setembro, 2021 - 20:29h

Nos Estados Unidos, muitas rádios conservadoras apostam na desinformação na tentativa de obter mais audiência. Cinco conhecidos apresentadores anti-vacinas morreram de covid-19 nos últimos dois meses. Mas nem isso trava o fenómeno.

Gigante imobiliária da China tenta evitar colapso

23 de Setembro, 2021 - 17:04h

O risco de incumprimento das obrigações financeiras por parte da Evergrande agitou as bolsas asiáticas e ameaçou contagiar os mercados financeiros do resto do mundo.

Itália: Referendo à despenalização da canábis junta meio milhão de assinaturas

22 de Setembro, 2021 - 20:53h

Em apenas uma semana, os promotores juntaram as assinaturas necessárias para referendar o fim das sanções à posse e autocultivo de canábis em Itália. "Velocidade da chegada dos apoios mostra o desejo de mudança", diz a organização da iniciativa.

Estafeta da Deliveroo.

“Trabalho dissimulado” leva Deliveroo a julgamento em França

22 de Setembro, 2021 - 11:03h

A plataforma de entregas de comida é acusada de tratar os seus estafetas como trabalhadores independentes em vez de lhes garantir os direitos enquanto assalariados da empresa.

A ex-presidente do Banco Mundial, Kristalina Georgieva

Banco Mundial ajudou a manipular ranking mundial do “ambiente de negócios”

21 de Setembro, 2021 - 17:44h

O favorecimento da China no ranking do relatório “Doing Business” não foi caso único. Juntam-se agora as conclusões de que o mesmo aconteceu em relação à Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Ao mesmo tempo que fazia o ranking, a instituição vendia serviços de consultoria para os países melhorarem a sua pontuação.

Regresso às aulas. Foto da Unesco.

Mais de cem milhões de alunos continuam sem aulas

21 de Setembro, 2021 - 17:02h

A UNESCO insta os governos a criarem condições para um regresso seguro às aulas. “Quanto mais tempo permanecerem encerradas as escolas, mais graves e irreversíveis são as consequências para o bem-estar e a aprendizagem das crianças, em particular os mais vulneráveis e marginalizados”, avisa a organização.

Covid-19: Moderna coloca receitas da vacina em paraísos fiscais

20 de Setembro, 2021 - 20:31h

Um contrato que não era do conhecimento público, estabelecido entre a Moderna e a Comissão Europeia, indica que os lucros provenientes da vacina da covid-19 terão como destino alguns dos mais opacos paraísos fiscais do planeta.

Protesto em Hleden, Myanmar, contra a Junta Militar que tomou o poder. Foto de VOA Burmese/Wikimedia Commons.

Notas dos subterrâneos de Myanmar

20 de Setembro, 2021 - 13:12h

Myanmar torna-se uma nação subterrânea onde milhares de ativistas vivem na clandestinidade, jogando com os militares um jogo das escondidas potencialmente fatal. Por Naing Khit.

Imagem do carro de Zemari Ahmadi destruído no pátio da sua casa.

Pentágono diz que ataque de drone que matou dez foi “erro trágico”

19 de Setembro, 2021 - 21:58h

O último ataque de drones dos EUA no Afeganistão matou dez civis. Depois de na semana passada o New York Times ter apresentado provas que desmentiam a versão oficial de que se tratara de uma ação para prevenir uma ameaça iminente, as autoridades militares norte-americanas acabaram por reconhecer que estavam erradas.

Frente de Esquerda e dos Trabalhadores. Foto do Observatório Internacional da Fundação Lauro Campos/Marielle Franco.

Argentina: um retrato das eleições primárias

18 de Setembro, 2021 - 13:42h

O peronismo sofreu a pior derrota neste tipo de eleições, o que abriu uma crise no governo. O macrismo, expressão da burguesia mais conservadora, é o vencedor. A extrema-direita ultraliberal também avançou mas a Frente de Esquerda, com mais de um milhão de votos, consolidou-se como terceira força nacional. Por Israel Dutra.

Sessão da CPI da Covid. Foto do Senado Brasileiro/Flickr.

Empresa brasileira acusada de deturpar estudo sobre Covid e cloroquina

17 de Setembro, 2021 - 21:58h

A rede privada de saúde Prevent é acusada por médicos que nela trabalharam de ocultar mortes num estudo sobre a Covid manipulado para fazer passar a cloroquina como eficaz. O governo Bolsonaro teria feito um acordo com ela para disseminar o uso desta substância e houve pacientes que não foram informados de que a estavam a tomar.

Cartaz da campanha pelo Sim à expropriação no referendo de 26 de setembro.

Câmara de Berlim compra milhares de casas para travar aumento das rendas

17 de Setembro, 2021 - 17:02h

Em vésperas de eleições e do referendo à expropriação das grandes imobiliárias, a autarquia berlinense anunciou a compra de 14.750 apartamentos às duas gigantes do setor, que preparam uma fusão.

Palestinianos preparam greve de fome nas prisões israelitas

16 de Setembro, 2021 - 11:02h

O protesto de quase 1.400 presos é uma resposta à repressão que se seguiu à espetacular fuga de seis prisioneiros de uma cadeia de alta segurança israelita.

Central Nuclear. Foto de Jeanne Menjoulet/Flickr.

Governo espanhol quer diminuir fatura da luz, elétricas ameaçam fechar centrais nucleares

15 de Setembro, 2021 - 21:16h

O governo quer suspender temporariamente lucros “caídos do céu” que as empresas ganham devido ao desenho do mercado ibérico da energia. As grandes elétricas que gerem centrais nucleares dizem que as podem vir a fechar antecipadamente.

Ação contra a desinformação no Facebook. Foto de SumOfUs/Flickr.

Facebook criou lista VIP que escapa ao controlo de publicações

15 de Setembro, 2021 - 18:17h

A rede social é mais permissiva com utilizadores famosos que colocou numa “lista branca” e são supervisionados por um sistema diferente da revisão de conteúdos geral, o XCheck.

Abimael Guzmán.

A história de Abimael Guzmán, líder do Sendero Luminoso

15 de Setembro, 2021 - 15:06h

O fundador do grupo guerrilheiro morreu este sábado. Neste artigo, Marcello Musto diz que Guzmán "será recordado por ter dado vida à experiência política mais abominável, na América Latina, em nome do socialismo".

Marisa Matias com cartazes em defesa dos direitos LGBTQI+. Foto The Left/Flickr.

Parlamento Europeu exige reconhecimento de direitos LGBTQI+

15 de Setembro, 2021 - 10:14h

“Não podemos aceitar que estas famílias não possam gozar de um direito tão básico como o direito à vida privada e familiar, nem podemos aceitar que tais direitos sejam violenta e ostensivamente violados em países como a Polónia e a Hungria”, defendeu Marisa Matias.

Páginas

TV.Esquerda

260813222585494

Com Catarina Martins, Sérgio Aires, Susana Constante Pereira, Mário Moutinho, Maria Manuel Rola e Rui Nóvoa.