Racismo

Comissão está parada desde que a Agência para a Integração, Migrações e Asilo foi criada. Há um ano que não há acompanhamento e análise de queixas de racismo. Diretora nomeada em junho ainda está à espera de tomar posse.

A Marxa Kabral está marcada para o próximo sábado, e procura celebrar o legado de Amílcar Cabral num contexto em que a extrema-direita propaga ideias anti-imigração. Em entrevista exclusiva, Vânia Andrade Puma, uma das organizadores da manifestação, fala sobre os desafios do movimento negro no futuro próximo.

Daniel Moura Borges

Organizações neonazis mobilizam para a manifestação anti-imigrantes convocada pelo Chega através de canais de Telegram. Organizadores dizem que oferecem autocarro, comida e bebida, "tudo de borla".

Agressões, ameaças e hostilidade contra comunidade haitiana aumenta nos Estados Unidos da América depois de Trump ter mentido em debate presidencial.

Um homem proferindo insultos racistas esfaqueou duas pessoas na madrugada de ontem. Mariana Mortágua reagiu dizendo que a campanha anti-imigração do Chega “está a inspirar violência e faz vítimas”.

Manifestação de solidariedade com Cláudia Simões surge depois de condenação a 1 de julho. Carta de solidariedade fala em "exemplo explícito de racismo institucional".

A investigação da IGAI aos agentes que publicaram em redes sociais comentários racistas, xenófobos, misóginos e homofóbicos terminou com 13 processos disciplinares. Apesar de a ministra ter prometido “tolerância zero”, nenhum deles será expulso das forças de segurança.

Motins racistas e atos terroristas no Reino Unido mostram sentimento anti-islâmico que tem sido semeado na sociedade britânica pelos media e pelos principais partidos políticos.

Daniel Moura Borges

Depois de uma semana de protestos, violência racista instigada por desinformação explode no Reino Unido. Centros de abrigo a requerentes de asilo atacados pela extrema-direita, Governo dá conta de centenas de detidos.

Em comunicado, a SOS Racismo diz que “o sistema tomou um lado” no julgamento de Cláudia Simões e o veredito “normaliza a violência policial racista”.

Delegação da ECRI esteve este mês em Portugal e recomenda também ao Governo que tome medidas rápidas para garantir condições de habitação dignas para a comunidade cigana.

Nosso futuro, nossa libertação é o lema do encontro que ocupará dois dias de diálogo e reflexão sobre as estruturas racistas e coloniais da nossa sociedade. Conhece aqui o programa final.

Uma criança nepalesa de nove anos foi espancada por colegas numa escola em Lisboa, com motivação racista e xenófoba. Bloco questionou Governo e Mariana Mortágua diz que “não é com a polícia em cada recreio que vamos combater o racismo”.

O homem detido pela PSP na noite dos ataques no Porto participou na manifestação organizada pelo grupo neonazi de Mário Machado. Polícia acredita que os restantes suspeitos também pertencem ao grupo 1143.

Pelo menos um dos suspeitos terá ligações ao grupo liderado pelo neonazi Mário Machado. No seu grupo no Telegram celebrou-se o ataque assim que se teve conhecimento das agressões, havendo quem lamentasse que só duas pessoas tenham ido parar ao hospital.

Mais de uma centena de ativistas e imigrantes participaram na concentração convocada pela SOS Racismo e outros coletivos daquela cidade em repúdio pelos ataques racistas da véspera a imigrantes magrebinos. 

Os agressores atacaram na madrugada de sexta-feira. A polícia identificou seis suspeitos e suspeita que têm ligações à extrema-direita, nomeadamente ao “Grupo 1143” liderado pelo neonazi Mário Machado.

Na madrugada de sexta-feira, houve três ataques. Num deles, um grupo de homens encapuzados invadiu uma casa e espancou os moradores enquanto lançavam insultos racistas. Circula entretanto um apelo a que os cidadão do Porto se unam às 22 horas deste sábado no Campo 24 de Agosto "num gesto de solidariedade para com os imigrantes, especialmente aqueles que foram alvo de recentes ataques violentos".

O Tribunal considerou que a sentença não estava devidamente fundamentada e o julgamento será reaberto. Mas será a mesma juíza a proferir a nova decisão.

Vigília de terça-feira em frente à Câmara Municipal da Horta homenageou a memória de Ademir Moreno, assassinado no passado fim de semana. Participantes exigiram justiça e o combate urgente a todas as formas de discriminação racial na nossa sociedade.