Encontro antirracista do Bloco este fim de semana

24 de junho 2024 - 19:25

Nosso futuro, nossa libertação é o lema do encontro que ocupará dois dias de diálogo e reflexão sobre as estruturas racistas e coloniais da nossa sociedade. Conhece aqui o programa final.

PARTILHAR
Cartaz do encontro Nosso futuro, Nossa libertação
Cartaz do encontro Nosso futuro, Nossa libertação

É já nos dias 29 e 30 de junho na Amadora, na Escola Secundária D. João V, Damaia. Com o mote “Nosso futuro, nossa libertação” pretende ser “um espaço de diálogo e reflexão sobre as estruturas racistas e coloniais da nossa sociedade”.

Assim, numa altura em que por toda a Europa, se assiste “ao crescimento das forças de extrema direita, ao aumento do discurso de ódio e à difusão de ideias racistas”, os promotores da iniciativa acreditam que é “cada vez mais imperativo o combate ao racismo estrutural, que afeta as vidas e a dignidade das pessoas no seu quotidiano, seja no trabalho, na habitação, na educação ou na saúde”.

Por outro lado, o passado colonial “continua presente” e através de “multiplicam-se fenómenos de discriminação e violências racistas extensamente documentados”. Isto torna “mais urgente que nunca que o povo português debata a sua história e reconheça os crimes cometidos nos territórios ocupados durante a Escravatura e o Colonialismo.”

Programa do encontro

Sábado, 29

10h30 Abertura com Mariana Mortágua, Spoken Word e Poesia

11h - Plenário Participação política, movimentos sociais e luta antirracista. Com Andreia Galvão, Beatriz Gomes Dias, Carolina Vieira, Maria Gil.

14h30 - Plenário - Racismo estrutural, discriminação e violência de Estado. Com Ackssana Silva, António Brito Guterres, Dori Nigro, José Semedo Fernandes, Mariana Gil.

16h15 - Rodas de conversa

Movimento Estudantil Africano em Portugal: Passado e Presente. Com Aliyah Bhikha, Pedro Varela, Sumaila Jaló

Mobilidade, segurança, acolhimento, inclusão: do pacto europeu das migrações à nova lei do governo. Com Cyntia de Paula, Emellin de Oliveira, Manuela Pereira, Marisa Matias

18h Convívio, seguido de jantar.

 

Domingo, 30

10h - Plenário Interseccionalidade das lutas. Com Santiago M’banda Lima, Paulo Pascoal, Jenny Larrue, Patrícia Ramos Graça

11h30 - Plenário Memória, reparações e relações pós-coloniais. Com Cristina Isabel Dabó, Jorge Silva (Juca), Shahd Wadi, Yussef

13h - Encerramento com Anabela Rodrigues e José Gusmão.