Professores

Fachada de prédio.

Só 15 professores conseguem renda "acessível" através do Ministério

Setembro 28, 2023

Das 29 casas anunciadas para arrendar a professores em Lisboa e Portimão, apenas sete professores conseguiram lugar em Lisboa e oito em Portimão. Fenprof vai juntar-se às manifestações "Casa para Viver" este sábado.

Mariana Mortágua visitou a Escola Secundária de Santa Maria, em Sintra.

Falta de professores: "Governo compromete educação de toda uma geração"

Setembro 26, 2023

Mariana Mortágua visitou a Escola Secundária de Santa Maria, em Sintra, onde há mais de duas dezenas de turmas em que faltam professores. E insistiu na proposta de um suplemento aos professores deslocados e na valorização da carreira para atrair docentes.

Professores exigem respeito. Foto da Fenprof.

Professores que vincularam ganham menos do que a contrato

Setembro 21, 2023

Governo impõe aos professores que entraram nos quadros um “período probatório”. A Fenprof diz que é um expediente para fazê-los ganhar menos e trabalhar mais. Este ano, pela primeira vez, estão a ser recusadas as reduções de horários a que os docentes nestas circunstâncias e com mais de 50 anos teriam direito.

Dirigentes da Fenprof em conferência de imprensa. Foto da Fenprof.

Falta de professores vai-se agravar, diz Fenprof

Setembro 18, 2023

Federação sindical de docentes contabiliza 92 mil alunos sem professor e diz que mais 3.500 professores vão deixar de dar aulas até ao fim do ano. Esta segunda-feira, anunciou a divulgação de um simulador que converte “o roubo de tempo de serviço em perdas remuneratórias” e o reinício do “contador de alunos sem aulas”.

Câmara Municipal de Lisboa.

Moedas e PS chumbam apoio a professores e estudantes deslocados

Setembro 13, 2023

As duas moções apresentadas pela vereadora bloquista em Lisboa propunham que a Câmara instasse o Governo a disponibilizar alojamento a preço acessível aos professores deslocados e apoiar os estudantes recém-entrados no ensino superior.

Cartaz "Faltam professores. É urgente valorizar a profissão"

Ano letivo arranca com milhares de alunos sem professor

Setembro 12, 2023

A falta de professores volta a ensombrar o início do ano letivo e cerca de 80 mil alunos devem regressar à escola sem professor a uma ou mais disciplinas.

Reunião negocial entre sindicatos e Ministério da Educação. Foto da Fenprof.

Falta de professores será mais grave este ano diz Fenprof

Setembro 1, 2023

A federação sindical foi ao Ministério da Educação apresentar uma nova proposta de recuperação faseada do tempo de serviço. Os sindicalistas insistem que é preciso melhorar condições de trabalho para atrair jovens para serem professores.

Professores em protesto. Foto da Fenprof.

Sindicatos criticam promulgação de diploma de progressão da carreira dos professores

Agosto 21, 2023

Fenprof diz que promulgação do presidente gera “novas assimetrias” e “confirma a necessidade dos professores manterem forte a sua justa luta”. O Stop também diz que é preciso “manter a pressão, porque foi essa luta que permitiu algumas conquistas, ainda que muito pequenas e insuficientes”.

Professores em protesto. Foto da Fenprof.

Marcelo admite promulgar progressão dos professores, sindicatos contestam

Julho 31, 2023

O governo manteve tudo na mesma só acrescentou um “designadamente” para dar conta de uma possibilidade de negociações futuras. O presidente da República vê aí uma “porta entreaberta”. Os sindicatos pensam que é “uma frincha” e querem propostas concretas.

Pedro Filipe Soares

Veto sobre progressão na carreira dos professores “é do mais elementar bom senso”

Julho 26, 2023

O Presidente da República vetou o diploma sobre progressão na carreira dos professores. Pedro Filipe Soares diz que agora o Governo deve sentar-se à mesa com os sindicatos e “preparar um plano faseado de garantia da recuperação do tempo de serviço”.

Professores em protesto. Foto da Fenprof.

Precariedade "está longe de ser eliminada” com esta vinculação de professores

Julho 26, 2023

A Fenprof reagiu ao anúncio da vinculação de cerca de oito mil professores salientando a inadequação do processo de “vinculação dinâmica” implementado pelo Governo. Reiterou ainda a posição sobre o tempo de serviço. Razões para manter a luta para o próximo ano.

As empresas tecnológicas e a reconfiguração da profissão docente

Julho 23, 2023

As novas plataformas educativas embrenhadas na lógica do mercado entram pela escola e mudam a função docente, fazendo os professores perder e/ou ver desvalorizados alguns dos seus papéis e tarefas. Antonio Lovato Sagrado, Amanda Aliende da Matta e Enric Prats Gil refletem sobre o que isto significa para a educação.

Professores em protesto esta quarta-feira em Coimbra. Foto da Fenprof.

Professores continuam protestos na preparação do novo ano letivo

Julho 19, 2023

Fenprof e Stop manifestaram-se em Coimbra, onde o ministro da Educação foi reunir para preparar o novo ano letivo. Também os diretores se mostram “preocupados” com a falta de “condições mínimas” para o regresso às aulas.

Docentes do ensino artístico junto ao Ministério da Educação.

Docentes das escolas artísticas foram ao Ministério reclamar vinculação

Junho 30, 2023

Dezenas de docentes contratados das escolas António Arroio e Soares dos Reis concentraram-se na quinta-feira em frente ao Ministério e receberam a promessa de que negociações avançam em julho.

Manifestação de 6 de junho em Lisboa

Sindicatos de professores desafiam Governo a retomar as negociações

Junho 12, 2023

Fenprof, FNE e outros sete sindicatos admitem parar as greves se o Governo se comprometer a reabrir as negociações até ao fim do ano escolar.

Governo propõe uma Escola Pública com professores "low-cost"

Junho 6, 2023

Intervenção de Joana Mortágua no debate parlamentar requerido pelo Bloco de Esquerda com a presença do ministro da Educação sobre as falhas do Governo na Escola Pública..

Professores em manifestação esta terça-feira. Foto de ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA.

Milhares de professores nas ruas em dia de greve forte

Junho 6, 2023

A data era simbólica porque coincidia com o tempo de serviço congelado aos professores desde o tempo da Troika. No Porto, Mário Nogueira classificou os governante de prepotentes, arrogantes e irresponsáveis. Em Lisboa, Mariana Mortágua salientou que os professores defendem a escola pública e o Governo usa uma “chantagem permanente”.

6.6.23: O tempo roubado aos professores transforma-se em jornada de luta

Junho 5, 2023

Esta terça-feira, os professores voltam à luta com um dia de greve e manifestações em Lisboa e no Porto. O pretexto é a coincidência da data com os seis anos, seis meses e 23 dias de tempo de serviço congelado desde o governo de Passos Coelho.

Estádio de Portimão. Foto de JR1998/Wikimedia Commons.

Professores expulsos do Estádio de Portimão: Bloco exige apuramento de responsabilidades

Maio 31, 2023

Um grupo de profissionais da educação quis levar este domingo o seu apoio ao treinador do Portimonense depois de este se ter solidarizado com eles. Por terem camisolas sobre a sua luta, acabaram por ser expulsos do Estádio.

Caravana de protesto dos professores em Abrantes

Exames nos feriados: Fenprof acusa Governo de “meter a mão ao bolso” dos professores

Maio 29, 2023

A realização de exames nacionais em dias feriados nalguns municípios sem pagamento de trabalho suplementar é contestada pela federação sindical dos professores, que também acusa o Ministério de ter dado orientações às escolas para limitar as avaliações de Muito Bom e Excelente.

Professores em luta em Santarém. Foto da Fenprof.

Justiça declara ilegais os serviços mínimos de greve de professores

Maio 19, 2023

A pedido do Governo, um tribunal arbitral tinha marcado serviços mínimos para as greves de 2 e 3 março. O Tribunal da Relação de Lisboa reitera agora a posição dos professores porque “o direito à greve só pode ser sacrificado no mínimo indispensável”.

António Leite e João Costa

Processos aos professores grevistas levam Fenprof a abandonar reunião

Maio 15, 2023

Na reunião com os sindicatos, o ministro da Educação confirmou a abertura de processos disciplinares aos professores que aderiram à greve da Função Pública a 17 de março. Mário Nogueira prometeu recorrer aos tribunais.

Professores em protesto esta segunda-feira em Bragança na última semana da greve rotativa por distritos. Foto da Fenprof.

Concursos de professores: Marcelo promulga, professores contestam

Maio 9, 2023

Presidente da República alegou “as expetativas de cerca de oito mil professores” para validar o diploma. Os sindicatos lembram que o governo português está obrigado, por diretiva comunitária, a resolver o problema da precariedade na docência e que bastava um concurso extraordinário.

Professores de Santarém em luta no passado dia 1 de fevereiro. Foto da Fenprof.

Mais uma semana de luta dos professores

Abril 24, 2023

As greves rotativas por distrito marcadas pela plataforma sindical continuam esta semana. Entre 26 e 28, o STOP também convoca greves. Antes há um acampamento em Lisboa.

Reunião negocial entre sindicatos e Ministério da Educação. Foto da Fenprof.

Para os sindicatos docentes, a proposta do Ministério "não tem pés nem cabeça”

Abril 21, 2023

A última reunião negocial manteve o impasse em torno da questão do tempo de serviço congelado. Esta semana começaram as greves rotativas por distrito. E esta sexta-feira é a vez de Setúbal, enquanto se pondera a greve aos exames.