Europa

A forma do internacionalismo por vir dependerá dos combates políticos concretos. A tarefa da esquerda socialista passa por criar novos imaginários de uma emancipação total que supere o capitalismo, que sirva de referencial para a luta.

Samuel Cardoso

A força política europeia à qual pertencem PSD e CDS admite acordos com o grupo dos Conservadores e Reformistas Europeus do Vox e de Meloni. Na política migratória do seu programa há temas da extrema-direita que são reforçados, como a deslocalização para países terceiros da gestão de pedidos de asilo.

Grupos da República Checa, Roménia, Polónia, Hungria e Ucrânia juntaram-se num projeto político que rejeita que a região seja transformada num “campo de testes capitalista”.

A posição aprovada na quarta-feira pelo Conselho da UE sobre a Lei de Liberdade de Imprensa na Europa inclui a exceção proposta pela França que permite vigiar as comunicações dos jornalistas por razões de "segurança nacional".

Nem segundo os seus próprios critérios o balanço é brilhante. As fissuras económicas dentro da zona euro entre os mais ricos e mais avançados e os mais fracos e menos avançados permanecem e não serão resolvidas. Por Michael Roberts.

Uma reportagem do Investigate Europe revela como vários governos do continente estão a pressionar para incluir na próxima lei europeia sobre liberdade de imprensa a possibilidade de vigiar as comunicações eletrónicas dos jornalistas por "razões de segurança".

No dia em que a presidente do Parlamento Europeu foi à Assembleia da República, Mariana Mortágua falou do Estado Social, da austeridade, de política migratória e das questões ambientais.

A compra das hipotecas das famílias arruinadas pela crise de 2008 foi a porta de entrada dos fundos abutre na Europa com o beneplácito das instituições da União Europeia. Por Manuel Gabarre.