Está aqui

Internacional

“Não mais repressão”, “Ortega fora”, “SOS Nicarágua”

Nicarágua: “Tenho a certeza de que vamos derrotar esta ditadura”

Julho 20, 2018

Julio López Campos, toda uma vida na Frente Sandinista de Libertação Nacional, partilhou reflexões sobre os desafios da insurreição não-armada que hoje enfrenta a ditadura orteguista, numa conversa com Envio que transcrevemos.

Paridade: mulheres guineenses querem mais deputadas no parlamento

Paridade: mulheres guineenses querem mais deputadas no parlamento

Julho 20, 2018

Exigência é de 40% de representação feminina nas próximas eleições. A Guiné-Bissau tem apenas 14 mulheres num universo de 102 deputados no parlamento do país.

Grécia: polícias absolvidos por agressões na Praça Syntagma em 2011

Grécia: polícias absolvidos por agressões na Praça Syntagma em 2011

Julho 20, 2018

Processo judicial foi apresentado por mais de uma centena de ativistas e dirigentes sindicais. Mais de 500 pessoas ficaram feridas nas manifestações da greve geral de junho de 2011.

Declaração urgente pela Nicarágua

Julho 19, 2018

Intelectuais, ativistas sociais e académicos de vários países do globo manifestam “o seu profundo repúdio face à gravíssima situação de violência política estatal e violação dos Direitos Humanos que atravessa a Nicarágua”.

Hungria abandona pacto da ONU sobre migração

Julho 19, 2018

A 13 de julho, os países da ONU assinaram um pacto global sobre migração, que apenas foi boicotado por Donald Trump. Agora, a Hungria anuncia que abandona o acordo, argumentando que o mesmo “é uma ameaça para o mundo, pois pode inspirar milhões [de migrantes]”.

Israel aprova lei que declara Estado judaico

Julho 19, 2018

O Parlamento israelita aprovou esta quinta-feira uma lei que define Israel como "o Estado judaico" e que despromove o árabe enquanto língua oficial, remetendo-a para o estatuto de língua especial. Reconhece ainda Jerusalém como capital e considera que, em casos sem precedentes na lei civil, deve ser a lei judaica a ser usada em tribunal.

Marrocos: “Despotismo do governo pode vir a resultar numa guerra civil”

Julho 18, 2018

Entrevista com Abdallah El Harif, ex-secretário-geral e responsável pelas relações internacionais da Via Democrática, o partido de esquerda de Marrocos que apelou ao boicote nas últimas eleições.

 

Polícia atacou piquete de greve na Amazon espanhola

Julho 18, 2018

Os trabalhadores do centro logístico da multinacional nos arredores de Madrid contestam a recusa de negociação do acordo coletivo por parte da Amazon. Polícia de choque carregou na terça-feira contra o piquete de greve.

Bruxelas aplica multa recorde à Google

Julho 18, 2018

Para além da multa de 4.34 mil milhões de euros, a Comissão Europeia deu 90 dias para a empresa tecnológica alterar a prática de concorrência desleal que impõe o seu motor de pesquisa aos fabricantes de telemóveis com o sistema Android.

Governos da Alemanha, Itália e Áustria querem imigração "reduzida a zero"

Julho 16, 2018

Numa reunião realizada na passada quinta-feira, os ministros do Interior da Alemanha, Horst Seehofer, Itália, Matteo Salvini, e Áustria, Herbert Kickl, concordaram em reformar radicalmente as regras de asilo da UE e acelerar a deportação de imigrantes.

Países da ONU assinam pacto global sobre migração. Trump boicota documento

Julho 16, 2018

Após 18 meses de negociações, o texto do Pacto Global pela Migração Segura, Ordenada e Regular foi finalizado na sexta-feira, dia 13 de julho. As Nações Unidas afirmam tratar-se de uma “conquista histórica”. EUA boicotam o pacto.

A ocupar o cargo de ministro, desde 1 de junho, Salvini tem-se destacado pelas atitudes xenófobas e pretende pôr fim aos afluxo de migrantes às costas italianas e proibiu o acesso aos portos à ONG que prestam ajuda aos migrantes no Mediterrâneo.

Lampedusa: mais de 400 migrantes transferidos para navios militares

Julho 15, 2018

Este sábado, cerca de 450 migrantes foram transferidos para navios militares depois de terem chegado a Lampedusa, Itália. O barco que os levava vinha da Líbia e não se sabe ainda para onde será encaminhado.

Fotografia: Flickr/Al Jazeera English

Após bombardeamentos, Israel aceita cessar-fogo

Julho 15, 2018

Foi o maior bombardeamento desde 2014. Israel e grupos militares de Gaza acabaram por chegar a um acordo num cessar-fogo mediado pelo Egito, pondo fim a 24 horas de combates.

Para além das 128 pessoas mortas (incluindo o dirigente político Mir Siraj Raisani, alvo do ataque), houve 122 feridos. O ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico.

Paquistão: dia de luto após ataque terrorista

Julho 15, 2018

O Paquistão cumpre este sábado um dia de luto depois do ataque suicida na província de Baluchistão, que, na sexta-feira, fez 128 mortos. As bandeiras estão a meia haste, as lojas estão fechadas e as cerimónias fúnebres arrancaram.

Protesto contra Trump em Turnberry, onde o presidente dos EUA joga golfe. Fotografia: Twitter/Frankie_Mack

Escócia: milhares de pessoas protestam contra visita de Trump

Julho 14, 2018

Milhares de pessoas protestam este sábado em Edimburgo contra a visita de Trump ao país.

Protestos enchem centro de Londres contra Trump

Julho 13, 2018

Marchas de mulheres e de movimentos anti-guerra decorrem em simultâneo no centro de Londres para contestar a visita do presidente norte-americano. Veja aqui algumas imagens dos protestos.

Trump foi a Londres arrasar o plano de Theresa May para o Brexit

Julho 13, 2018

O presidente norte-americano é recebido em Londres por manifestações contra as suas políticas. Numa entrevista, elogiou Boris Johnson e disse que o plano de Theresa May para o Brexit vai “matar” o acordo comercial com os EUA.

O lóbi da indústria do dióxido de titânio tem tentado impedir que a proposta da União Europeia avance.

UE alerta contra químico cancerígeno em produtos, indústria rebate

Julho 12, 2018

Do protetor solar à tinta, aos doces e à pasta de dentes, o dióxido de titânio é um branqueador químico que pode ser encontrado em muitos produtos quotidianos. Forte lóbi da indústria química procura evitar proibição.

Carlos Puigdemont - Foto de Quique Garcia/Epa/Lusa (arquivo)

Alemanha vai extraditar Puigdemont

Julho 12, 2018

O Tribunal de Schleswig-Holstein decide extraditar o ex-presidente catalão por alegado uso indevido de fundos públicos, mas não por rebelião, como pretendia o Supremo de Espanha.

Donald Trump e Xi Jinping realizaram uma cimeira em abril de 2017

Guerra comercial e política industrial

Julho 12, 2018

Os Estados Unidos atiraram o primeiro tiro de uma guerra comercial com a China, que poderá durar muito tempo. Por Alejandro Nadal

Herzog sofreu privação de liberdade, interrogatório, tortura e assassinato porque se opunha ao regime ditatorial

Brasil foi condenado internacionalmente pelo assassinato de Vladimir Herzog

Julho 12, 2018

O Estado brasileiro foi condenado pelo Tribunal Interamericano de Direitos Humanos pela falta de investigação, julgamento e punição dos responsáveis pela tortura e assassinato do jornalista Vladimir Herzog, ocorrido em 1975, durante a ditadura civil-militar.

Irlanda boicota importações de colonatos israelitas

Julho 11, 2018

A Irlanda tornou-se no primeiro país da União Europeia a proibir a importação de matérias primas, serviços e bens israelitas produzidos em territórios palestinianos ilegalmente ocupados pelo Estado de Israel.

Administração Trump leva bebé imigrante de um ano a tribunal

Julho 11, 2018

Um bebé hondurenho com um ano de idade, separado dos pais na fronteira americana, foi forçado a comparecer no tribunal de Phoenix, Arizona. Vídeo retrata situação de crianças imigrantes que são levadas a tribunais sem sequer contarem com a presença de um advogado.

Rússia colocou alertas para turistas negros

Julho 9, 2018

Autoridades distribuem guias nos aeroportos, hotéis e pontos turísticos onde é sugerido que se evite “atrair atenção não falando alto na sua língua mãe ou andar nas ruas se bebeu. Se é africano, árabe, descendente de asiáticos ou tem a pele escura, tenha cuidado, particularmente à noite”. Por Carta Capital.

Jovens negros em França: enquanto uns brilham no Mundial de Futebol, outros são mortos pela polícia

Julho 9, 2018

Cinco dos onze titulares da Seleção Francesa têm raízes na África Subsaariana. O defesa Umtiti é natural de Camarões. Os pais do médio Pogba nasceram na Guiné, os de Kanté, no Mali. O avançado de Mbappé é filho de mãe camaronesa e de pai argelino.