Está aqui

Internacional

Mais de 20 mortos em ataque bombista em Bogotá

Janeiro 18, 2019

Veículo carregado de explosivos forçou entrada numa academia de polícia em Bogotá. Explosão fez mais de 20 mortos e 60 feridos, e danificou prédios em redor.

Trump acusado de mandar advogado mentir ao Congresso

Janeiro 18, 2019

O ex-advogado de Trump terá recebido instruções para mentir aos congressistas sobre os seus negócios na Rússia. O caso pode levar à abertura do processo de destituição do presidente norte-americano.

Goldman Sachs com lucros de 10 mil milhões

Janeiro 17, 2019

O banco norte-americano teve em 2018 lucros superiores a 10 mil milhões de dólares. Mas novos escândalos obrigam a provisões para enfrentar ações judiciais.

Los Angeles: dezenas de milhares de professores em greve

Janeiro 17, 2019

Professores de Los Angeles reclamam diminuição de turmas, reforço de bibliotecas e outros serviços de apoio, aumentos salariais, e fim do desvio de recursos para escolas privadas. Arrastar das negociações por mais de um ano e meio levou à greve.

Brasil: Juíza aplaude liberalização de armas e incita assassinato de Boulos

Janeiro 17, 2019

O coordenador do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST), e ex-candidato à presidência do Brasil, Guilherme Boulos, já informou que irá processar a desembargadora Marília Castro Neves, por esta ter incitado ao seu assassinato nas redes sociais.

Bangladesh: Centenas de pessoas despedidas após greves em fábricas têxteis

Janeiro 17, 2019

Centenas de trabalhadoras e trabalhadores foram demitidos de fábricas têxteis, que produzem para marcas como a H&M e a Primark, após fazerem greves por aumentos salariais. Durante a paralisação, 52 fábricas tiveram de parar as suas atividades.

Associações lançam campanha europeia para acabar com "privilégios das multinacionais"

Janeiro 17, 2019

Na terça feira, 22 de janeiro, a rede STOP-TTIP e centenas de outras associações vão lançar em toda a Europa uma petição no âmbito da campanha "Direitos para as pessoas, regras para as multinacionais - Vamos pôr fim ao ISDS!".

Polícia Nacional espanhola deteve dezassete independentistas catalães

Janeiro 16, 2019

Entre os detidos estão dois autarcas da CUP (Candidatura de Unidad Popular) da província de Girona. As detenções, levadas a cabo sem mandato judicial, estão relacionadas com a comemoração do primeiro aniversário do referendo à independência da Catalunha.

Chechénia: nova vaga de perseguições a homossexuais

Janeiro 16, 2019

A rede ativista LGBT russa denuncia a detenção de quarenta pessoas e o assassinato de duas. Igor Kotchetkov afirma que vários dos detidos foram violados.

Um terço dos trabalhadores da ONU assediados sexualmente

Janeiro 16, 2019

Um relatório interno da Organização das Nações Unidas revela que um em cada três dos trabalhadores consultados foi assediado sexualmente nos últimos dois anos. António Guterres responde com a necessidade de criar lugares de trabalho seguros.

Milhares de mulheres nas ruas contra o Vox

Janeiro 15, 2019

“Nem um passo atrás” foi a palavra de ordem que juntou milhares de feministas em protesto em mais de 50 cidades espanholas. Respondem com esta mobilização à entrada da extrema-direita no parlamento regional da Andaluzia.

Uma viagem pelo mundo em 2019 (5): A Ásia Central e do Sul

Janeiro 15, 2019

Na quinta parte da sua viagem pelo mundo, Jorge Martins leva-nos à Ásia Central e do Sul. Uma oportunidade para saber mais sobre o Sri Lanka, Maldivas, Bangladesh, Cazaquistão, Turquemenistão, Tajiquistão, Quirguistão, Afeganistão, Paquistão, Nepal, Butão.

Parlamento britânico chumba acordo de Brexit

Janeiro 15, 2019

O acordo de Brexit proposto pela Primeira-Ministra Theresa May foi chumbado com 432 contra e 202 votos a favor. O Labour anunciou já uma moção de censura.

Carta aberta contra visto prévio da UE nas Câmaras

Janeiro 15, 2019

160 Sindicatos, ONGs e presidentes de Câmara da Europa assinaram uma carta aberta contra a proposta de diretiva da União Europeia denominada “Procedimento de Notificação de Serviços”. Acusam-na de “reduzir o espaço para políticas progressistas” e ameaçar a democracia local.

Rafael Solis na foto com o presidente Daniel  Ortega e a vice-presidente Murillo

Nicarágua: Os amigos mais próximos fogem de Ortega

Janeiro 15, 2019

Rafael Solís, juiz do Supremo Tribunal da Nicarágua, apresentou a sua renúncia e explicou que "já não vê a menor possibilidade" de um "diálogo nacional", que consiga restaurar "a paz, a justiça e a reconciliação na Nicarágua". Por Matthias Schindler

Fotografia: Twitter/adamowiczpawel

Pawel Adamowicz (1965-2019)

Janeiro 14, 2019

O presidente da câmara de Gdansk, que tinha sido esfaqueado, morreu esta segunda-feira. Assassinato parece ter tido motivações políticas.

Fotografia: commons/wikimedia.org

Após 37 anos, Battisti chega a Itália

Janeiro 14, 2019

Cesare Battisti desembarcou esta segunda-feira no aeroporto de Ciampino, Roma, depois de ter sido entregue às autoridades italianas em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia. Battisti deixou a Itália depois de fugir da prisão em 1981 e nunca mais voltou ao país.

Tsipras apresenta moção de confiança após saída do parceiro de governo

Janeiro 13, 2019

O ministro da Defesa e líder dos Gregos Independentes anunciou que o partido sai do governo por estar contra o acordo assinado com os vizinhos da antiga república jugoslava da Macedónia.

Bascos saem à rua para exigir fim da dispersão dos presos

Janeiro 13, 2019

Mais de 80 mil pessoas manifestaram-se no sábado em Bilbau e Baiona pela mudança da política penitenciária aplicada aos presos da ETA.

 

Ensinamentos do triunfo de Bolsonaro para as esquerdas latino-americanas

Janeiro 13, 2019

Neste artigo, Eduardo Gudynas e Alberto Acosta não partilham do pessimismo da esquerda da América Latina e defendem que a derrota dos progressismos desenvolvimentistas é uma oportunidade para reconstruir as esquerdas.

Líder histórico do PKK recebe primeira visita em dois anos

Janeiro 12, 2019

Preso desde 1999 na Turquia e mantido em regime de isolamento, Abdullah Öcalan recebeu a visita do seu irmão este sábado. A deputada Leyla Güven está há 66 dias em greve de fome em protesto contra o isolamento de Öcalan e corre risco de vida.

Uma viagem pelo mundo em 2019 (4): a África Subsaariana Oriental e Austral

Janeiro 11, 2019

Neste artigo, Jorge Martins prossegue o périplo pela situação política nas várias regiões do planeta no ano que agora começa.

Mais de 50 mil migrantes presos nos EUA em dezembro

Janeiro 10, 2019

É um número recorde. 50753 pessoas em situação irregular foram presas em dezembro do ano passado. No ano de 2017 a média tinha sido apenas 13 mil. Os migrantes são cada vez mais em família e pedem asilo devido à violência dos seus países de origem.

O núcleo central do governo Bolsonaro – o proto-fascismo

Janeiro 10, 2019

O caráter do novo governo não significa que tenha sido implantado no Brasil um ‘regime fascista’, mas evidencia que há tendências fortes nessa direção. Por Virgínia Fontes.

Salvini defende uma primavera europeia de extrema-direita

Janeiro 10, 2019

Matteo Salvini encontrou-se esta quarta-feira com os líderes do seu congénere polaco em busca de criar “uma Primavera europeia” nacionalista. O ministro do Interior italiano e líder do partido de extrema-direita Liga insistiu também na recusa em aceitar refugiados.