Está aqui

Internacional

Rajoy quer vetar nomeações para o governo catalão e manter artigo 155

Maio 20, 2018

O governo de Madrid decidiu não autorizar a publicação das nomeações para o governo, que incluem dois ex-governantes presos e outros dois no exílio. PSOE e Ciudadanos apoiam a iniciativa e o prolongamento da suspensão da autonomia.

Ativistas pelos direitos das mulheres detidas na Arábia Saudita

Ativistas pelos direitos das mulheres detidas na Arábia Saudita

Maio 20, 2018

Segundo organizações de defesa dos direitos humanos, na última semana foram detidas sete ativistas dos direitos das mulheres na Arábia Saudita. O motivo das detenções ainda não foi revelado.

Presidente da Câmara de Thessaloniki ferido por militantes de extrema direita

Presidente da Câmara de Thessaloniki ferido por militantes de extrema direita

Maio 20, 2018

O presidente da câmara de Thessaloniki, na Grécia, deu entrada no hospital após ter sido ferido por manifestantes de extrema direita. Este ataque surge na sequência de um aumento da violência relacionada com grupos de extrema direita.

Aliança populista e de extrema direita em Itália

Aliança populista e de extrema direita em Itália

Maio 19, 2018

O Movimento 5 Estrelas e a Liga Norte chegaram a acordo para governação. Entre as propostas encontra-se a expulsão de 500 000 imigrantes, creches gratuitas apenas para famílias italianas, generalização do porte de arma e levantamento da identidade de todos os pregadores muçulmanos no país.

Embaixador de Israel acusa Tiago Rodrigues de estar refém do Hamas

Embaixador de Israel acusa Tiago Rodrigues de estar refém do Hamas

Maio 18, 2018

Em reação à adesão do diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II ao boicote cultural a Israel, o embaixador acusa-o de ter aderido a “clichés” e, em tom provocatório, deseja-lhe sucesso nos países vizinhos.

O vírus neste país foi descoberto em 1976, sendo esta a nona eclosão.

25 mortos por epidemia de Ébola na República Democrática do Congo

Maio 18, 2018

O número de mortos por epidemia de febre hemorrágica Ébola na República Democrática do Congo chegou aos 25, segundo um balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado esta sexta-feira.

ONU considera resposta israelita “totalmente desproporcionada”

Maio 18, 2018

O Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos considerou esta sexta-feira que a resposta israelita às manifestações palestinianas foi “totalmente desproporcionada”. Neste sentido, defendeu que houvesse um inquérito internacional independente.

José Dirceu foi acusado de corrupção, branqueamento de dinheiro e conspiração.

Justiça brasileira manda prender ex-ministro José Dirceu

Maio 18, 2018

A justiça brasileira emitiu na quinta-feira, 17 de maio, um mandado de prisão contra José Dirceu, ex-ministro durante o primeiro governo Lula.

Dareen na Marcha do Retorno. Fotografia de Dareen Tatour.

Documentando a Nakba: uma entrevista com a poeta Dareen Tatour

Maio 17, 2018

De modo a observar de que forma a história de Dareen se encaixa no contexto destes acontecimentos, decidi entrevistá-la sobre as suas experiências pessoais em relação à Nakba e à luta pela al-‘Awda – termo árabe para “O Regresso”. Por Yoav Haifawi.

Quebrar o silêncio no Egipto: liberdade para Amal Fathy e justiça para Giulio Regeni

Maio 17, 2018

Os eurodeputados Marisa Matias e Sergio Cofferati escreveram um apelo contra o silêncio das diplomacias acerca da prisão de uma ativista envolvida na descoberta da verdade sobre a tortura e assassinato do estudante italiano Giulio Regeni no Egipto.

Repressão em Gaza só funciona se for para matar, diz Netanyahu

Maio 16, 2018

Em entrevista à CBS, o primeiro-ministro israelita justificou a morte de mais de 60 manifestantes, afirmando que “métodos não letais não funcionam” em Gaza.

José Filomeno dos Santos e o seu sócio e amigo Jorge Sebastião conspiraram para saquear do tesouro nacional a quantia de 1,5 mil milhões de dólares antes de José Eduardo dos Santos abandonar o poder

Angola, João Lourenço contra a Corrupção: Os Grandes ficam à Solta I

Maio 16, 2018

Roubar em kwanzas dá cadeia; pilhar ou receber comissões em dólares, às dezenas ou centenas de milhões, garante a liberdade dos ladrões e pode agora conferir-lhes também o já elitizado estatuto de “arguido”. Por Rafael Marques de Morais.

As mobilizações no Japão em 1968 centraram-se na luta contra o imperialismo dos Estados Unidos, quer no que diz respeito à presença militar quer a nível da dominação económica

68 no Japão: sair do encantamento

Maio 16, 2018

Os movimentos de 68 tomaram uma dimensão internacional e também o Japão foi influenciado. Por Nanako Inaba

Muitos angolanos se têm perguntado como pode João Lourenço combater a corrupção sem efectivamente mandar para a cadeia grande parte dos seus próprios camaradas.

Angola, João Lourenço contra a Corrupção: Cadeia para a Arraia-Miúda

Maio 15, 2018

O presidente João Lourenço tem sido coerente e consequente nos seus discursos contra a corrupção. Todavia, a prática tem demonstrado que o poder judicial é exercido com dois pesos e duas medidas. Por Rafael Marques de Morais.

Presidente da Câmara de Dublin apela ao boicote da Eurovisão em Israel

Maio 15, 2018

“Acho que a terrível provação do povo palestiniano tem que ser destacada. Tem que haver solidariedade, tal como existiu com o povo da África do Sul na altura do regime do apartheid”, defendeu o autarca da capital da República da Irlanda.

Catarina Martins condena ataques lançados por Israel contra a Palestina

Maio 14, 2018

Coordenadora do Bloco de Esquerda sublinha que Portugal “fez muito bem” em não ter estado presente na inauguração da embaixada dos EUA em Jerusalém, que classifica de “quebra das regras do direito internacional e de todas tentativas de processo de paz”.

Gaza: Forças israelitas matam mais de 50 palestinianos esta segunda-feira

Maio 14, 2018

Os serviços de saúde palestinianos já contabilizaram até ao momento mais de 50 mortos e 2200 feridos nos protestos na Faixa de Gaza. Trump comemora inauguração da embaixada dos EUA em Jerusalém, afirmando que "é um grande dia para Israel".

Catalunha já tem presidente do governo

Maio 14, 2018

À quarta tentativa e após 199 dias sob a aplicação do artigo 155, o parlamento catalão pôde escolher um presidente do governo sem receio de veto de Madrid. Foram precisas duas votações para investir Quim Torra por margem tangencial.

Entrevista feita no ISCTE, Lisboa, no dia 9 de Maio de 2018.

Ilan Pappé: "precisamos de descolonização, como aconteceu no apartheid em África"

Maio 14, 2018

Entrevista a Ilan Pappé, historiador, sobre a situação em Israel e a Palestina, o papel colonizador do primeiro, a história dos dois países e o papel da comunidade internacional. Por Ana Bárbara Pedrosa

Em menos de um mês, contam-se 86 mortos e 185 feridos. Os ataques realizaram-se em centros de registo de votantes no país, desde o início do processo de inscrição, a 14 de abril, para as eleições parlamentares, segundo dados da Missão das Nações Unidas para o Afeganistão (UNAMA).

Ataque no Afeganistão: pelo menos 7 mortos e 20 feridos

Maio 13, 2018

O ataque ocorreu no edifício governamental da cidade de Jalalabad, no Afeganistão, segundo fontes oficiais. Ainda não se conhece a identidade dos atacantes.

Neste “conflito”, palestinianos atiram paus e pedras e as tropas israelitas disparam, ferindo e matando, regularmente às cegas.

Israel lança oito ataques aéreos sobre Gaza

Maio 13, 2018

No dia da vitória de Israel na Eurovisão, que aconteceu apesar dos protestos contra a sua participação e de vários pedidos de boicote, o exército israelita bombardeou o norte da Faixa de Gaza.

O mundo ficou chocado com a impressionante mobilização popular na Nicarágua, principalmente a juventude. O custo foi trágico: dezenas de mortos, feridos e detidos, centros de estudo e de trabalho destruídos, a atividade económica semiparalisada

O que se passa na Nicarágua: Perspectiva crítica de esquerda

Maio 11, 2018

O mundo ficou chocado com a impressionante mobilização popular na Nicarágua, principalmente a juventude, que começou por rejeitar as reformas do sistema de segurança social, e acabou exigindo a renúncia do próprio governo. Por Tomas Andino Mencia.

Trump genocida do clima – Foto Steve Eason/flickr

NASA cancela programa que monitoriza gases com efeito de estufa

Maio 11, 2018

A revista Science denuncia que por ação da administração Trump a NASA vai acabar com o programa que monitoriza os níveis de dióxido de carbono e metano na atmosfera. João Camargo declarou ao esquerda.net que “é catastrófico”.

Da ETA ao IRA: alcançar a paz implica falar com o inimigo

Maio 10, 2018

Artigo de Jonathan Powell, chefe da equipa negocial britânica nas negociações para a Irlanda do Norte de 1997 a 2007, presente na cerimónia internacional que assinalou o fim da ETA no dia 4 de maio de 2018.

Trump retira Estados Unidos do acordo nuclear com Irão

Maio 8, 2018

O presidente norte-americano anunciou que decidiu sair do acordo nuclear alcançado entre o grupo P5+1, composto pelos Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha, e o Irão, acrescentando que os EUA “voltarão a impor sanções económicas ao mais alto nível”.