Está aqui

Internacional

Crianças migrantes da América Central estão a ser expulsas dos EUA para o México

Crianças migrantes da América Central estão a ser expulsas dos EUA para o México

Outubro 31, 2020

Há menores de idade não acompanhados por adultos a ser repatriados para o México, país no qual não têm familiares adultos que os possam receber. A medida será um atropelo das leis de proteção de menores nos Estados Unidos da América.

Foto Unicef/Gilbertson VII.

Pelo menos 140 migrantes morreram em naufrágio na costa do Senegal

Outubro 30, 2020

Foi o maior naufrágio do ano, segundo a Organização Internacional para as Migrações. Esta agência da ONU insta os governos a “desmantelar as redes de tráfico e contrabando que se aproveitam da juventude desesperada".

Referendo na Nova Zelândia

Neozelandeses aprovam morte assistida e dividem-se sobre canábis legal

Outubro 30, 2020

Os resultados preliminares dos referendos foram conhecidos esta sexta-feira. A lei que o Parlamento aprovou sobre a morte assistida teve o apoio de dois terços dos eleitores, enquanto a legalização da canábis deve ser derrotada por curta margem.

Jeremy Corbyn – Foto Jeremy Corbyn / Flickr

Nova direção do Labour suspende Corbyn do partido e do parlamento

Outubro 29, 2020

Em causa estão as acusações de antissemitismo no interior do partido durante a liderança de Jeremy Corbyn. O ex-líder trabalhista promete contestar a medida e lembra que sempre criticou os que negavam o problema.

Polícias franceses junto à igreja de Notre Dame em Nice, França, em 29 de outubro de 2020, após um ataque com faca – Foto de Sebastien Nogier/Epa/Lusa

Ataque com faca provoca três mortos em basílica de Nice

Outubro 29, 2020

Um homem com uma faca matou três pessoas na basílica francesa de Notre-Dame, em Nice. O agressor decapitou uma das vítimas e gritou "Allahu Akbar" ("Deus é Grande") após o ataque. Em seguida foi preso pela polícia. A França anunciou, entretanto, dois outros ataques a instalações do país.

Brigada de cães e Polícia de Intervenção afastam manifestantes junto ao Tribunal, no julgamento das 103 pessoas detidas na manifestação de 24 de outubro, 26 de outubro de 2020 – Foto de Ampe Rogério/Lusa

Angola: ativistas convocam nova manifestação para 11 de novembro

Outubro 29, 2020

Os promotores da manifestação de sábado denunciam a repressão do protesto e criticam o Presidente da República por falta de diálogo com a sociedade. Duas pessoas foram baleadas mortalmente, dizem os ativistas. Um grupo de jovens adolescentes continuam presas.

Ênio Pasqualin

Dirigente dos Sem Terra assassinado a tiro no Paraná

Outubro 28, 2020

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra exige a investigação do sequestro e morte de Ênio Pasqualin, dirigente estadual da organização. Depois da eleição de Bolsonaro, cresceram as ameaças de despejo e a violência na região do Paraná.

Logotipo do movimento que procura proteger os resultados das eleições presidenciais norte-americanas. Outubro de 2020.

400 concentrações marcadas para tentar impedir Trump de “roubar” eleição

Outubro 28, 2020

Mais de 70 milhões de americanos já votaram antecipadamente, sobretudo do lado democrata. Trump ameaça não reconhecer os votos que não estiverem contabilizados até à data das eleições. Vários movimentos sociais mobilizam-se contra a possibilidade de ele se declarar vencedor na noite eleitoral e impedir contagens.

“Angola continua amordaçada”, cartaz erguido na marcha de 25 de outubro de 2020 em Luanda  – foto de Osvaldo Silva fotojornalista, https://www.facebook.com/jacafotografo/

Angola: 103 pessoas em julgamento sumário por terem participado em manifestação

Outubro 27, 2020

Centenas de pessoas concentraram-se junto ao Tribunal Provincial de Luanda e gritaram "Liberdade já!, Liberdade já!". O julgamento sumário prossegue esta terça-feira. Multiplicam-se os protestos da sociedade civil contra a brutal repressão policial da manifestação de sábado passado.

Michael Burawoy

Michael Burawoy: “Se Trump tentar sabotar a eleição, teremos uma enorme crise institucional”

Outubro 26, 2020

A poucos dias das eleições norte-americanas, entrevistámos Michael Burawoy, uma das maiores referências da sociologia marxista mundial. Entrevista de Miguel Heleno.

Festejos pela vitória do novo processo constituinte. Santiago do Chile, outubro de 2020.Alberto Valdes/EPA/Lusa.

A constituição liberal de Pinochet morreu nas urnas

Outubro 26, 2020

78,28% dos chilenos votaram a favor de uma nova Constituição, acabando com o documento que impunha o liberalismo no país. Em abril o país volta às urnas para eleger uma assembleia constituinte. A primeira do mundo a ser paritária a 50%.

Pedro Sánchez, foto de lamoncloa.gob.es

Covid-19: Governo de Espanha decreta estado de emergência

Outubro 25, 2020

O decreto do governo prevê o recolher obrigatório noturno entre as 23h e as 6h, podendo ser atrasado ou adiantado uma hora pelas comunidades autónomas. O Governo vai ainda pedir ao Congresso o prolongamento do estado de emergência por seis meses.

Manifestação reprimida violentamente pela polícia - Foto de facebook dos amigos do Bloco Democrático de Angola

Manifestação em Luanda duramente reprimida pela polícia

Outubro 24, 2020

Cerca de duas mil pessoas foram impedidas pela polícia de se manifestarem em Luanda, segundo o “Novo Jornal” de Angola. A marcha pela cidadania estava convocada desde, pelo menos, a passada quarta-feira, e visava protestar, em primeiro lugar contra o elevado custo de vida.

Chile, comício de apoiantes de uma nova Constituição, 22 de outubro de 2020 – Foto de Elvis Gonzalez

Chile rebelde prepara-se para reescrever a Constituição

Outubro 24, 2020

Um ano depois de uma rebelião que sacudiu as bases do projeto neoliberal, o plebiscito definirá, neste domingo, formato da Constituinte. Quem a comporá? Quais os seus poderes? Como as elites tentam limitar ou mesmo sabotar processo? Por Vitor Hugo Tonin.

Apesar dos confrontos com a polícia em algumas cidades, tendo esta reprimido as manifestantes com gás pimenta, as manifestações deverão continuar ao longo do fim de semana.

Manifestações na Polónia contra proibição de aborto por malformação do feto

Outubro 24, 2020

Retrocesso legal faz com que agora só seja possível abortar se a gravidez resultar de violação ou se colocar em risco a vida da mulher. A lei polaca relativa ao aborto é das mais restritivas em toda a Europa.

Agência europeia Frontex é cúmplice de reenvios forçados de migrantes no Mediterrâneo

Outubro 23, 2020

Reportagem revela participação de embarcações da Frontex, entre as quais duas portuguesas, em operações ilegais de "pushback" contra migrantes. Marisa Matias diz que a agência europeia "é cúmplice e parte ativa de um crime contra a humanidade". 

Santiago Abascal

Espanha: Vox ficou sozinho no voto da sua moção de censura

Outubro 22, 2020

É a terceira moção de censura em três anos. Num total de cinco moções desde o fim da ditadura, a moção apresentada pelo Vox é a que teve menos votos a favor. PP muda de estratégia e critica o partido de ultradireita.

John Ratcliffe, responsável pelos serviços secretos norte-americanos e apoiante de Trump. Foto de MICHAEL REYNOLDS/EPA/Lusa.

Serviços secretos dos EUA acusam Irão de tentativa de desestabilizar eleições

Outubro 22, 2020

Depois da denúncia de que eleitores de Biden estão a receber emails intimidatórios assinados pela extrema-direita, os serviços secretos norte-americanos fizeram uma conferência de imprensa a acusar o Irão.

Pormenor da capa do livro Meseorszag mindenkie.

Hungria: Há contos de fadas inclusivos a perturbar o regime

Outubro 22, 2020

“Um conto de fadas para toda a gente” é uma antologia de 17 contos tradicionais adaptados para apresentarem heróis que não costumam protagonizar histórias infantis. Procura mostrar a diversidade humana. Chocou o regime de Orbán e os seus apoiantes e tornou-se alvo de perseguição.

anúncio do Fórum Europeu

Fórum Europeu volta a juntar esquerda, verdes e progressistas

Outubro 21, 2020

A edição deste ano do Fórum Europeu vai decorrer online entre 8 e 28 de novembro para discutir alternativas para a crise que a Europa enfrenta. Catarina Martins intervém na sessão de abertura e já estão abertas as inscrições para participar.

Donald Trump e Mark Zuckerberg na Casa Branca

Facebook “afinou” o algoritmo para tirar visibilidade a publicações de esquerda

Outubro 21, 2020

Uma reportagem do Wall Street Journal diz que foi o próprio Mark Zuckerberg a dar instruções para a mudança, cedendo assim às críticas dos meios conservadores norte-americanos que acusavam a plataforma de parcialidade.

"A Google tem um novo departamento de relações públicas", imagem de surrealpenguin/flickr

Estados Unidos processam Google por monopólio ilegal

Outubro 21, 2020

O Departamento de Justiça dos EUA acusa a Google de violar leis “anti-trust” através do monopólio ilegal de publicidade e de buscas na internet, prejudicial para consumidores e concorrentes. Este é o mais significativo processo antimonopólio contra uma gigante tecnológica nos últimos 20 anos.

O triunfo de Luis Arce na primeira volta surpreendeu até dentro das fileiras do MAS – foto de Correspondencia de Prensa

Bolívia: O triunfo de Arce, nova etapa do MAS

Outubro 20, 2020

O triunfo de Luis Arce na primeira volta surpreendeu até as fileiras do MAS e confirmou o fracasso do "voto útil" contra ele. Porém, o seu governo não será nada fácil num cenário regional pós-progressista e com uma economia muito complicada. Por Pablo Stefanoni.

Rio de Janeiro. Pintura na parede. Foto de Luis Cordova.

Crime organizado controla dois terços do Rio de Janeiro

Outubro 20, 2020

Um estudo feito por ONGs e universidades revela que 3,8 milhões de cariocas vivem em áreas controladas por grupos criminosos, mais de metade pelas milícias formadas por ex-polícias. Em todo o Brasil há um assassinato a cada dez minutos.

A Assembleia Nacional da Nicarágua aprovou a lei sobre a “regulamentação dos agentes estrangeiros” com os votos da bancada maioritária da FSLN – Foto de https://www.asamblea.gob.ni/

Nicarágua: Nova lei contra os “agentes estrangeiros”

Outubro 20, 2020

Organizações como a UNICEF, que apoiam projetos de água potável em comunidades rurais na Nicarágua, deixam de estar autorizadas a fazer quaisquer transações financeiras até que todos os seus empregados se tenham registado como “agentes estrangeiros”. Por Matthias Schindler