Está aqui

Internacional

Maior banco privado dinamarquês permitiu lavagem de 200 mil milhões de euros

Setembro 19, 2018

A investigação à agência do Danske Bank na Estónia revelou operações suspeitas de clientes oriundos da Rússia, Ucrânia e outras antigas repúblicas soviéticas entre 2007 e 2015.

Nicolás Maduro à chegada da sua visita à China

Maduro diz que China apoia Plano Económico do seu governo

Setembro 18, 2018

O presidente da Venezuela visitou a China e, no seu regresso, escreveu no twitter que “o plano de recuperação económica” conta com o apoio chinês. Foram assinados 28 acordos de “cooperação estratégica” entre os dois países e a China terá emprestado 5 mil milhões de dólares à Venezuela.

Resgates bancários após Lehman Brothers: União Sagrada para a Vigarice Sagrada

Setembro 18, 2018

Neste texto datado de 2008, Éric Tousssaint denuncia as respostas dos governos à crise bancária internacional e antecipa o que de facto aconteceu nos anos seguintes: aumento avultado da dívida pública e aceleração das políticas de austeridade.

“Crescimento da extrema-direita é consequência do neoliberalismo”, diz Noam Chomsky

Setembro 17, 2018

Com a crise imobiliária de 2008 e as revoltas que se seguiram em todo o mundo, o sistema financeiro teve que encontrar novas formas de garantir os seus lucros, afirmou filósofo norte-americano.

Cuba abre caminho para casamento entre pessoas do mesmo sexo

Cuba abre caminho para casamento entre pessoas do mesmo sexo

Setembro 17, 2018

O acesso ao casamento por parte de casais do mesmo sexo é um dos temas em cima da mesa para a nova Constituição cubana. Na sua primeira grande entrevista, o novo Presidente de Cuba afirma defender a medida.

Fotografia de Paulete Matos

Noruega continua líder do Desenvolvimento Humano

Setembro 16, 2018

A Noruega melhorou o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), mantendo-se no topo da lista dos países mais desenvolvido do mundo. Já o Níger ocupa o último lugar no relatório no relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Manuel Cardoso, subdiretor-Geral do Serviço de Intervenção de Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), encontra-se no Canadá, onde explica o modelo português.

Canadá estuda modelo português de descriminalização do consumo de drogas

Setembro 16, 2018

No Canadá, algumas organizações estão a estudar o modelo português de descriminalização do consumo de drogas. O objetivo é desenvolver no país um modelo responsável.

Também as duas secretárias de Estado portuguesas terão apelado ao abandono da mutilação genital feminina.

Guiné: “Não se pratica a mutilação genital feminina em Cuitá”

Setembro 16, 2018

De acordo com a agência Lusa, Binta Mandjam, líder das mulheres de Cutiá, no norte da Guiné-Bissau, afirmou que “há muito que não se pratica” a mutilação genital feminina em Cuitá.

O golpe mortal que se avizinha para a democracia síria

O golpe mortal que se avizinha para a democracia síria

Setembro 15, 2018

O regime sírio está decidido a reconquistar todo o território que perdeu. Auxiliado por bombardeiros russos e pelas tropas iranianas, o governo do presidente Bashar al-Assad prepara-se agora para atacar Idlib, a última província fora do seu controlo. Artigo de Leila Al-Shami.

Com a aprovação desta lei, põe-se fim a mais de cinco anos de tramitação legislativa.

Congresso chileno aprova Lei de Identidade de Género

Setembro 14, 2018

Nova legislação permite que maiores de idade e menores entre os 14 e os 18 anos com autorização dos encarregados de educação possam mudar de nome e de sexo.

Maurice Audin (1932-1957) foi torturado e assassinado pelo exército francês

França reconhece pela primeira vez crime de Estado em Argel

Setembro 13, 2018

O Presidente da República francesa, Emmanuel Macron, reconhece a tortura e assassinato do matemático e comunista Maurice Audin pelo exército francês, durante a batalha de Argel, 61 anos depois.

PE aprova ação contra Hungria por violação grave dos valores europeus

Setembro 12, 2018

Segundo Marisa Matias, os ataques de Viktor Orbán, nomeadamente aos migrantes, “violam os valores mais universais que são a base dos direitos humanos”. PCP votou contra o relatório do Parlamento Europeu e Marinho e Pinto absteve-se. Os restantes partidos portugueses votaram a favor.

Dia da Catalunha reuniu um milhão de pessoas em Barcelona

Setembro 12, 2018

Os catalães e as catalãs ocuparam as ruas de Barcelona para exigir independência e a libertação dos nove soberanistas que se encontram presos na Catalunha.

PT anuncia candidatura de Fernando Haddad à presidência do Brasil

Setembro 11, 2018

O ex-autarca de São Paulo substitui Lula da Silva, que está impedido de concorrer nestas eleições. Manuela D'Ávila, do PCdoB, foi lançada como candidata a vice-presidente pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

EUA ameaçam aplicar sanções contra o Tribunal Penal Internacional

Setembro 11, 2018

Os Estados Unidos ameaçaram esta segunda-feira aplicar uma série de sanções contra o Tribunal Penal Internacional (TPI) caso seja aberta uma investigação sobre a conduta de tropas americanas no Afeganistão. Publicado em Opera Mundi.

Alta Comissária da ONU quer investigar ataques a migrantes em Itália e Áustria

Setembro 10, 2018

No seu primeiro discurso no Conselho de Direitos Humanos, Michelle Bachelet anunciou o envio de equipas para Itália e Áustria perante a “escalada alarmante de ataques” contra migrantes e refugiados.

Centenas de detidos em manifestações por toda a Rússia

Setembro 10, 2018

O dia de eleições em várias regiões da Rússia ficou também marcado pela repressão às manifestações contra o presidente Putin e a sua proposta de aumento da idade da reforma.

Suécia: extrema-direita cresce, mas falha objetivo do segundo lugar

Setembro 10, 2018

As eleições legislativas suecas ditaram um cenário de impasse para formar governo. Extrema-direita não conseguiu tornar-se o segundo maior partido. Primeiro-ministro abre a porta a um bloco central.

Na Suécia, as eleições legislativas decorrem neste domingo, 9 de setembro de 2018

Eleições na Suécia: extrema-direita perto de resultado histórico

Setembro 8, 2018

As eleições legislativas que decorrerão neste domingo, na Suécia, deverão ter como desfecho principal uma forte subida dos Democratas Suecos (SD), uma força política de extrema-direita. O Partido da Esquerda (V) espera, igualmente, obter importantes ganhos. Artigo de Jorge Martins.

Os manifestantes aproveitaram a ocasião para relembrar o 50º aniversário do Massacre de Tlatelolco, episódio em que o exército do México reprimiu uma manifestação estudantil pacífica na Cidade do México.

México: universitários em greve contra ataque que feriu estudantes

Setembro 8, 2018

Protestos contra onda de violência marcam o 50º aniversário do Massacre de Tlatelolco, altura em que forças do governo assassinaram centenas de estudantes.

Fotografia: bdsmovement.net

Artistas apelam ao boicote da Eurovisão em Israel

Setembro 8, 2018

Artistas nacionais e internacionais apelaram ao boicote da Eurovisão, caso esta seja organizada por Israel. Em carta aberta, os subscritores defendem que “não deverá existir business-as-usual com o Estado que nega os direitos mais básicos aos palestinianos”.

Bélgica: Solidariedade com migrantes começa a ser julgada esta quinta-feira

Setembro 6, 2018

Começou esta quinta-feira um julgamento que visa criminalizar a solidariedade com os migrantes. Pessoas que acolheram ou auxiliaram migrantes de alguma forma, nomeadamente duas jornalistas e uma assistente social, estão acusadas de tráfico de seres humanos e arriscam uma pena de até dez anos de prisão.

Índia: Supremo Tribunal descriminaliza homossexualidade

Setembro 6, 2018

O Supremo Tribunal da Índia aboliu uma lei da época colonial britânica que criminalizava o sexo homossexual. Das estimadas 48 antigas colónias britânicas que criminalizam a homossexualidade, 30 ainda têm leis baseadas na legislação colonial anti-LGBT .

Jornais brasileiros deixam de publicar sondagens com Lula

Setembro 5, 2018

O ex-presidente brasileiro recorreu da decisão judicial que impede a sua candidatura, invocando a posição do Comité de Direitos da ONU a seu favor. Procurador tenta afastar também o candidato a vice de Lula.

Argentina: trabalhadores contestam nas ruas a nova receita de austeridade de Macri e o FMI

Setembro 4, 2018

Governo Macri anunciou mais austeridade, enquanto a moeda local continuou a cair face ao dólar. Um rapaz de 13 anos foi baleado mortalmente e outro menor ficou ferido com gravidade quando participavam num saque a um supermercado no norte do país.