Está aqui

Internacional

Chile: Incerteza e expetativas em vésperas do referendo à Constituição

Agosto 18, 2022

Com as sondagens a darem a vitória à rejeição da proposta aprovada na Convenção Constitucional, os chilenos debatem o texto e procuram resistir às notícias falsas propagadas sobre o seu conteúdo nas redes sociais. Por Orlando Milesi, da IPS News.

Piquete de greve dos ferroviários britânicos em Berwick com trabalhadores dos vários sindicatos.

Três dias de greves nos transportes no Reino Unido

Agosto 18, 2022

Trabalhadores da infraestrutura ferroviária, de 14 operadoras de comboios, do metro e dos autocarros de Londres vão parar porque os salários crescem menos que a inflação. Alguns avisam que haverá “uma resposta massiva dos trabalhadores” à crise, podendo outros setores juntar-se.

Israel invade e encerra sedes de grupos palestinianos de direitos humanos

Agosto 18, 2022

Para tentar silenciar as denúncias sobre as atrocidades cometidas por Israel, o regime de Yair Lapid rotulou estas organizações de “terroristas”. A acusação foi rejeitada pela comunidade internacional, face à ausência de qualquer fundamento.

Estudante saudita condenada a 34 anos de prisão por usar Twitter

Agosto 18, 2022

Salma al-Shehab foi detida no final de 2020 ao regressar de Inglaterra, onde estudava. Agora foi condenada por seguir e partilhar mensagens de dissidentes na rede social com a pena de prisão mais longa aplicada a ativistas.

Candidatos religiosos declararam património milionário nas eleições brasileiras

Agosto 17, 2022

Apresentam-se às eleições com a designação de bispos, pastores, missionários, apóstolos, padres, pais e mães de santo. São pelo menos 640 candidatos e candidatas com títulos religiosos. Os 36 que declararam património ao tribunal eleitoral somam 15 milhões de euros. Reportagem da Agência Pública.

Advogados e jornalistas "apanhados" na vigilância a Assange processam CIA

Agosto 17, 2022

O processo visa o ex-diretor da agência de espionagem dos EUA que espiou as visitas ao fundador da Wikileaks quando estava refugiado na embaixada do Equador em Londres. Assange aguarda pela decisão do seu recurso contra a extradição para os EUA.

Em Itália é assassinada uma mulher a cada três dias

Agosto 17, 2022

Dados publicados pelo Ministério do Interior italiano esta segunda-feira revelam que 125 mulheres foram vítimas de femicídio entre 1 de agosto de 2021 e 31 de julho de 2022, sendo a grande maioria morta em contexto familiar.

Marrocos vai receber mais 500 milhões da UE para reprimir migrantes

Agosto 17, 2022

A verba aprovada para os próximos cinco anos representa um aumento de quase 50% em relação ao atual acordo. Ativistas condenam financiamento do "assassinato sistemático de migrantes na fronteira".

Mais de 50 ONG moçambicanas exigem investigação célere a ataque contra Adriano Nuvunga

Agosto 16, 2022

Organizações repudiam “ato macabro e cobarde” contra diretor do Centro para a Democracia e Desenvolvimento e presidente da Rede Moçambicana de Defensores dos Direitos Humanos, e denunciam “fechamento do espaço cívico e tentativas de bloqueio às atividades” das ONG.

Trabalhadores da Amazon em protesto num dos principais centros aéreos dos EUA

Agosto 16, 2022

Paralisação no sul da Califórnia marca a primeira ação coordenada de trabalhadores na crescente divisão de transporte aéreo do gigante do comércio eletrónico. Na origem do protesto está a reivindicação de aumentos salariais e de melhores condições de segurança.

Europa fortaleza continua a matar: três migrantes mortos e seis feridos junto às Canárias

Agosto 15, 2022

Autoridades espanholas encontraram esta segunda-feira três migrantes mortos e 45 sobreviventes, entre os quais duas mulheres e uma criança, a bordo de uma embarcação em dificuldades. Seis pessoas foram hospitalizadas e cinco encontram-se em estado grave.

Manifestação pela paz na Ucrânia em Berlim a 27 de fevereiro. Foto: A L´Encontre.

A guerra da Ucrânia e os argumentos pacifistas

Agosto 15, 2022

O apoio com armamento à Ucrânia prolonga a guerra? O fornecimento de armas diminui as despesas sociais? A insistência em continuar a guerra provoca fome massiva no Sul? Stephen R. Shalom e Dan La Botz debatem algumas das questões levantadas pelos movimentos pacifistas norte-americanos.

Ilustração: Giovana Castro e Thalita Rodrigues/Shake Conteúdo Visual.

Apple, Google, Microsoft e Amazon usaram ouro ilegal de terras indígenas brasileiras

Agosto 15, 2022

O ouro ilegal sai da Amazónia e termina nos nossos telemóveis ou computadores. As quatro empresas mais valiosas do mundo foram o destino final do produto de duas refinadoras, a italiana Chimet e a brasileira Marsam que têm produção contaminada por metal extraído de garimpos clandestinos. Por Daniel Camargos/Repórter Brasil.

Ilustração da Commons.

Dez terríveis argumentos de esquerda contra a resistência ucraniana

Agosto 14, 2022

Sei que internacionalismo e solidariedade não se desfazem pela primeira vez. Mas não se pode abordar a sua reconstrução ignorando o que está por trás: ilusões idealistas, estruturas de desigualdade, correntes reacionárias que permitem que se ignore o imperialismo russo e a luta ucraniana pela autodeterminação. Por Oksana Dutchak.

Repressão franquista em Badajoz. Foto reproduzida do El Salto Diário.

A Legião espanhola continua a celebrar os crimes cometidos no massacre de Badajoz

Agosto 14, 2022

Este domingo faz 86 anos que cerca de 4.000 pessoas foram assassinadas pelas forças franquistas. A unidade Tercio Duque de Alba da Legião, que integrou o massacre e continua a fazer parte do exército espanhol, não mostra arrependimento e, pelo contrário, exalta-o ainda hoje na sua página.

Mulheres afegãs manifestam-se em Cabul este sábado. Imagem do Twitter.

Afegãs voltam a manifestar-se, talibãs respondem com violência

Agosto 14, 2022

Exigiam “comida, trabalho e liberdade” um ano depois da tomada de Cabul pelos talibãs ter resultado numa crise humanitária, na proibição do seu acesso ao ensino secundário, da possibilidade de fazer viagens longas sem acompanhamento masculino, na exclusão de muitas profissões e na obrigatoriedade de cobrir a face em público.

Luigi De Magistris. Foto do seu Facebook.

De Magistris: a união popular à moda italiana

Agosto 14, 2022

Ex-magistrado que combateu a máfia, ex-presidente da Câmara de Nápoles e ex-deputado europeu é agora o rosto de um novo processo unitário na esquerda italiana e explica as suas propostas em entrevista a Anthony Brondel.

Manifestante a favor da democracia.

Brasil: Travar o golpismo de Bolsonaro

Agosto 13, 2022

Dia de luta em defesa da democracia teve manifestações em todas as 26 capitais e no Distrito Federal. Manifesto articulado pela Federação patronal de São Paulo evidencia que o grande capital industrial e bancário rompeu com o presidente. Por Luís Leiria.

Trump. Foto de Gage Skidmore/Flickr.

FBI descobre dezenas de documentos secretos em casa de Trump

Agosto 13, 2022

Depois das investigações aos seus negócios, do inquérito sobre a tentativa de viciamento do resultado eleitoral das presidenciais anteriores e da comissão parlamentar sobre o seu papel no assalto ao Capitólio, o ex-presidente norte-americano é acusado de violações da lei de espionagem.

Catalunha quer multa de 3,2 milhões para Amazon por subcontratação ilegal

Agosto 13, 2022

Inspeção do Trabalho da Catalunha propõe ainda multa de 2,6 milhões de euros a empresas subcontratadas, como a Randstad, por cederem ilegalmente 559 trabalhadores à multinacional em “condições laborais inferiores” àquelas que os mesmos teriam caso fossem contratados diretamente pela Amazon.

Walden Bello preso. Foto Democracy Now.

Walden Bello preso por “difamação cibernética”

Agosto 12, 2022

O académico e ativista filipino que tinha sido candidato a vice-presidente nas últimas eleições foi entretanto libertado sob fiança e diz: “enganam-se se pensam que podem silenciar-me”.

Sob investigação, Trump recusa responder a perguntas sobre os seus negócios

Agosto 11, 2022

Ex-presidente invoca a quinta emenda da Constituição para fugir a perguntas da Procuradoria-Geral de Nova Iorque. Há dois dias, o FBI invadiu a casa do ex-presidente na Flórida à procura de documentos confidenciais retirados da Casa Branca.

Urna eletrónica revolucionou processo eleitoral no Brasil

Brasil: a urna eletrónica está viva e recomenda-se

Agosto 11, 2022

Ao contrário do que dizem as fake news espalhadas por Bolsonaro, o sistema de votação digital no Brasil garantiu a agilidade da contagem, a transparência do processo e a extinção das fraudes nas eleições desde 1996. Por Luís Leiria.

Uber Eats desafia governo e desobedece a Lei Rider no Estado Espanhol

Agosto 11, 2022

Plataforma digital, que, em março, denunciou a sua concorrente Glovo por não cumprir a lei, anuncia agora que os seus antigos estafetas poderão voltar a “realizar entregas como autónomos”. Ministério do Trabalho espanhol garante que defenderá a Lei Rider com “todos os instrumentos” disponíveis.

Gigante da energia reclama 8,34 mil milhões de euros de indemnização ao Estado francês

Agosto 11, 2022

Para conter o aumento das tarifas reguladas de eletricidade, o governo obrigou a EDF a subir em 20% a quota anual de eletricidade vendida a preço reduzido aos seus concorrentes. Agora, a empresa pretende ser compensada pelos efeitos do “escudo tarifário”.