Está aqui

Internacional

Biden. Foto de Public Herald/Flickr.

Biden: milagre ou miragem?

Julho 31, 2021

A diferença entre os anúncios e a implementação dos planos de recuperação, o privilégio monetário norte-americano em que se apoiam, o seu “keyenianismo imperialista” e os entraves republicanos e patronais são abordados por Michel Husson no último artigo que publicou antes da sua morte.

Placa no edifício do Departamento de Justiça dos EUA. Foto de Peter E/Flickr.

Trump vai mesmo ser obrigado a revelar os seus impostos

Julho 31, 2021

O Departamento de Justiça ordenou que o Fisco entregue ao Congresso as declarações de impostos do ex-presidente. No mesmo dia, revelou provas de que Trump tinha pressionado dirigentes deste organismo para declararem que as eleições presidenciais que perdeu tinham sido fraudulentas.

Covid-19: Myanmar apela a ajuda internacional perante onda crescente de infeções

Julho 29, 2021

Organizações não governamentais estão a receber apelos desesperados da população que não tem meios para enfrentar a pandemia. Junta Militar, que até aqui tem vindo a bloquear a ajuda humanitária, pediu na quarta-feira mais apoio da comunidade internacional.

Glifosato. Foto publicada em contraosagrotoxicos.org.

França multa Monsanto por recolha ilegal de dados de ativistas e jornalistas

Julho 29, 2021

A Comissão Nacional de Informática e Liberdades multou a Monsanto em cerca de 400 mil euros por criar um arquivo com informações privadas de várias pessoas, classificando-as com base na sua capacidade de influenciar a opinião pública sobre o uso de glifosato.

Embaixada de Cuba em Paris alvo de ataque

Julho 28, 2021

Na noite de segunda-feira foram atirados três cocktails molotov contra o edifício, causando danos nas fachadas. Partido da Esquerda Europeia exige que se esclareçam os factos deste ataque e que quem tenha violado a lei seja responsabilizado.

Tunísia: Crise política acentua-se e já são os maiores protestos desde 2011

Julho 28, 2021

Saeid afastou o primeiro-ministro e o Governo ao mesmo tempo que suspendeu o Parlamento. O Chefe de Estado impôs ainda o recolher obrigatório e proibição de ajuntamentos.

Ginastas alemãs competem de fato completo

Contra sexualização do desporto, ginastas alemãs competem de fato completo

Julho 27, 2021

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, as quatro atletas da equipa de ginástica artística alemã decidiram competir em fato completo. “Sport appeal, not sex appeal” é um mote que está a ser usado nestes Jogos.

Manifestação sobre as obras do AVE. Junho de 2020 - Foto de CIG | Facebook

Madrid está mais próxima de Bragança, mas o que escondem as obras do AVE?

Julho 27, 2021

A estação ferroviária de Alta Velocidade Espanhola de Otero de Sanabria aproxima a cidade de Bragança e a região à capital espanhola. Mas por detrás desta inauguração, com presença do presidente da Câmara Municipal de Bragança, escondem-se mortes e precariedade decorrentes das obras. Notícia publicada no Interior do Avesso.

Cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, Japão, 23 de julho de 2021 – Foto de Zsolt Czegledi/Epa/Lusa

O custo humano dos Jogos Olímpicos pandémicos

Julho 26, 2021

Os Jogos de Tóquio chamaram a atenção para problemas olímpicos endémicos (gastos, deslocamento de habitantes, militarização do espaço público e “lavagem verde”) e sublinharam também a supressão de toda a ética pelo pequeno gangue que dirige o COI. Por Dave Zirin e Jules Boykoff

Pegasus: Ruanda utilizou software contra mais de 3.500 ativistas, jornalistas e figuras políticas

Julho 25, 2021

O presidente da África do Sul e a filha de Paul Rusesabagina estão entre os alvos. Joseph Hanlon alerta que a entrada da tropa ruandesa em Cabo Delgado, Moçambique, faz parte de “um pacote que inclui espionagem e ataques a oponentes do presidente ruandês Paul Kagame”.

Militar norte-americano e helicóptero. Foto de Morning Calm Weekly Newspaper Installation/Flickr.

As estranhas derrotas de uma potência que não para de se expandir e acumular

Julho 25, 2021

Crises, guerras e derrotas não são, necessariamente, anúncio do 'colapso' da potência derrotada. Podem ser uma parte essencial e necessária da acumulação de poder e riqueza e anúncio de novas iniciativas. José Luís Fiori analisa o aparente paradoxo da política externa dos EUA.

Conflito armado em Cabo Delgado não travou “apetites dos interesses mineiros”

Julho 25, 2021

Centro de Integridade Pública de Moçambique revela que os pedidos de concessões mineiras aumentam à medida que intensifica o conflito. Bem como aumenta a opacidade em relação aos seus beneficiários finais. Boa parte das concessões estão nas mãos da elite política moçambicana.

Hungria: Milhares de pessoas desafiam Orbán em Marcha do Orgulho LGBTQI+

Julho 25, 2021

Este sábado, cerca de 30 mil pessoas participaram na iniciativa em solidariedade com a comunidade LGBTQI + do país e em protesto contra a nova legislação discriminatória do executivo de Viktor Orbán.

Associação Tchiweka lança portal sobre lutas de libertação em África

Julho 25, 2021

De acordo com esta Associação, o portal é dedicado especialmente aos interessados na investigação e divulgação da história da luta pela independência de Angola e das lutas de libertação da África em geral.

Faixa contra o bloqueio, em Havana, 2020 - Foto de Mariana Carneiro

“Let Cuba Live”: personalidades mundiais pedem a Biden o fim do bloqueio

Julho 24, 2021

Em carta aberta, 440 personalidades mundiais, entre as quais Oliver Stone, Jane Fonda, Lula e Noam Chomsky, assinaram o apelo e pedem ao presidente dos Estados Unidos que acabe com as 243 “medidas coercitivas” criadas pelo ex-presidente Trump.

Bandeira cubana. Foto de Lucía Martínez/Flickr.

Cuba: doze manifestantes condenados sem presença de advogado

Julho 23, 2021

Os participantes no protesto de 11 de julho foram sentenciados a penas de prisão entre dez meses e um ano. O cantor Silvio Rodríguez apela à libertação dos presos que se manifestaram sem recurso à violência. E os EUA aplicaram “sanções simbólicas” contra o ministro da Defesa cubano.

Supermercado britânico com algumas prateleiras vazias. Foto de ANDY RAIN/EPA/Lusa.

O Reino Unido anunciou libertação mas a “pingdemia” está a deixar prateleiras vazias

Julho 23, 2021

Há 1,7 milhões de pessoas em isolamento por terem estado em contacto com pessoa infetadas com Covid-19. A variante delta está a aumentar contágios. Muitos setores da economia estão a ressentir-se fortemente.

Argentina reconhece cuidado dos filhos como "trabalho"

Julho 22, 2021

Administração Nacional de Segurança Social da Argentina apresentou oficialmente o programa que garante o direito à reforma de 155 mil mulheres que saíram do mercado de trabalho para se dedicarem ao cuidado dos filhos.

Covid causou "pandemia oculta de orfandade", revela estudo da The Lancet

Julho 21, 2021

Estima-se que 1,5 milhão de menores em todo o mundo perderam um dos pais, avós ou cuidadores devido à covid-19. Em Portugal, 590 crianças e adolescentes terão ficado órfãos. O número sobe para 660 se tivermos em conta a perda de avós que tinham a guarda das crianças.

Inundações na cidade de Zhengzhou, China, 20 de julho de 2021 – Foto de Epa/Feature China

Graves inundações na China obrigam à deslocação de 200 mil pessoas

Julho 21, 2021

Em três dias caíram na cidade de Zhengzhou 617 litros de chuva, uma quantidade semelhante à média anual de precipitação - algo que costuma acontecer uma vez em cada “mil anos”. O exército foi mobilizado face à ameaça de colapso de duas barragens. Veja imagens impressionantes no vídeo que publicamos.

Armazém de açúcar em Durban, África do Sul. Foto de STR/EPA/Lusa.

As feridas abertas da África do Sul

Julho 21, 2021

A escala e intensidade dos distúrbios têm pouco a ver com lutas políticas internas no ANC. Com apoios cortados, desemprego juvenil acima de 70%, caos nos serviços, confiança na política e comunicação social em mínimos históricos, há pouca esperança para os sul-africanos pobres. Por Mohammed Jameel Abdulla em Africa is a Country.

Atletas norueguesas multadas por substituírem biquínis por calções

Julho 21, 2021

Comité Disciplinar da Federação Europeia de Andebol aplicou multa de 1500 euros por “vestiário impróprio”. Federação de Andebol da Noruega apoiou as atletas, apelando à mudança das regras e do equipamento.

Ben & Jerry’s interrompe vendas nos territórios palestinianos ocupados

Julho 21, 2021

Empresa sediada em Vermont diz que as vendas nas terras ocupadas eram "inconsistentes” com os seus valores. Movimento BDS - uma campanha de Boicote, Desinvestimento e Sanções - aplaude a decisão, mas exorta a empresa a ir mais longe.

Bilionários como Bezos ou Buffett conseguem pagar zero impostos

Julho 20, 2021

De acordo com a investigação da ProPublica, através de estratégias fiscais perfeitamente legais, bilionários norte-americanos pagam um valor irrisório de IRS ou, inclusive, reduzem as suas faturas de imposto sobre o rendimento a zero.

Equipa Olímpica dos Refugiados. Imagem do Comité Olímpico Internacional.

A seleção dos refugiados já vai a caminho dos Jogos Olímpicos

Julho 18, 2021

A equipa de 29 atletas vai competir sob a bandeira olímpica e teve de adiar a chegada a Tóquio depois de ter sido detetado um caso de Covid. Entretanto, na aldeia olímpica foram descobertos três casos do novo coronavírus.