Está aqui

Internacional

Imagem do livro Como ser um Liberal de Ian Dunt. Foto de TribuneMag.

Como os liberais reescrevem a sua própria história

Abril 16, 2021

O novo livro de Ian Dunt, “Como Ser um Liberal”, é mais um esforço intelectual para revestir a história liberal com mitos reconfortantes – ocultando o seu papel de cumplicidade com o imperialismo, a escravatura e o fascismo. Por Aaron Bastani.

Lula a prestar declarações depois da sua libertação. Foto: Ricardo Stuckert/Fotospublicas.com.

Brasil: Supremo ratifica anulação de condenações de Lula

Abril 16, 2021

Com a decisão, Lula poderá ser candidato às presidenciais de 2022. Diz que não guarda “raiva de ninguém” e que “a briga agora é para tentar consertar o Brasil”.

Repórteres sem Fronteiras denuncia ameaças à liberdade de imprensa na Europa

Abril 16, 2021

Jornalista grego assassinado na semana passada foi a quarta vítima mortal nos últimos cinco anos na Europa. A ONG defende que “é vital que a Europa cumpra as suas responsabilidades e melhore a proteção de todos os jornalistas”.

Cabo Delgado: “Os direitos e as liberdades estão suspensos”

Abril 15, 2021

A jornalista Fátima Mimbire denunciou ao Esquerda.net a tentativa de controlo dos media e a perseguição aos jornalistas. E defendeu que os interesses económicos que convergem em Cabo Delgado “encontraram na província um terreno fértil em conflitos que enviesa a compreensão sobre o fenómeno”. Por Mariana Carneiro.

Guillermo Lasso, ex-banqueiro e novo Presidente do Equador - Foto cadtm.org/medios publicos/flickr

Equador: De Rafael Correa a Guillermo Lasso via Lenín Moreno

Abril 15, 2021

O campo popular teve uma clara maioria na primeira volta das eleições, mas a divisão permitiu que um ex-banqueiro fosse eleito presidente. Como é possível que uma parte importante dos votos do campo popular não tenha ido para Andrés Arauz? Por Éric Toussaint

Joe Biden

Ex-líderes mundiais apelam a Biden que suspenda patentes das vacinas

Abril 15, 2021

O apelo em defesa da proposta feita pela Índia e África do Sul na Organização Mundial do Comércio é assinado por mais de 70 ex-chefes de Estado e de Governo e 100 laureados com o Nobel.

Herbert Anderer, juíz do caso do Grupo S., abril de 2021, Estugarda. Foto de PHILIPP GUELLAND/EPA/Lusa.

Alemanha: Começa julgamento de grupo terrorista de extrema-direita

Abril 14, 2021

Doze pessoas são acusadas de estarem a planear atentados contra mesquitas, refugiados e dirigentes políticos. Queriam provocar uma “guerra civil”. Segundo um relatório policial, a violência da extrema-direita atingiu o ano passado um nível histórico.

Diretor da Cáritas em Pemba: “Tenho medo que cheguem e nos ataquem”

Abril 14, 2021

De Pemba chegam os relatos dos deslocados sobre as atrocidades cometidas contra as populações. Manuel Nota alerta que, mediante um ataque, não haverá saída possível. Estudo da Pangeas-Risk prevê que Palma voltará a ser alvo de ataques nas próximas semanas.

Ilustração do relatório da ONU "O meu corpo pertence-me".

Metade das mulheres privadas de dispor do seu corpo em 57 países

Abril 14, 2021

O estudo da ONU “O meu corpo pertence-me” fez um diagnóstico das situações de violação dos direitos das mulheres centrado no conceito de autonomia corporal.

60 detenções na terceira noite de protestos em Minneapolis

Abril 14, 2021

A morte de mais um jovem negro baleado pela polícia volta a indignar os Estados Unidos. Daunte Wright morreu a poucos quilómetros do local onde está a ser julgado o agente acusado do assassinato de George Floyd.

Cabo Delgado: Ex-bispo de Pemba ameaçado de morte pelo governo moçambicano

Abril 13, 2021

Luiz Fernando Lisboa conta que “Maputo negou a guerra desde o início” e quando o conflito e o perigo se tornaram evidentes “proibiu que se falasse sobre o assunto”. Questionado sobre o que está a acontecer em Cabo Delgado, foi perentório: “Recursos, multinacionais e guerras”.

Pedro Castillo quando ia votar nas eleições de domingo no Peru. Foto de FRANCISCO VIGO/EPA/Lusa.

Peru: Candidato de esquerda vence primeira volta

Abril 13, 2021

Pedro Castillo, sindicalista e professor, foi a surpresa da eleição ao ficar à frente nas zonas mais pobres do país. Três candidatos de direita disputam a ida à segunda volta, com Keiko Fujimori em vantagem nas projeções.

Espanha: Governo e sindicatos acordam regime de teletrabalho na administração pública

Abril 13, 2021

Trabalhadores vão poder escolher trabalhar em casa três dias por semana. Ao fim de cinco meses de negociações com os sindicatos, o Governo espanhol anunciou o acordo do regime voluntário que abrange mais de 230 mil trabalhadores.

Guillermo Lasso e os seus apoiantes comemoraram a vitória, com o lema “Juntos conseguimos” - Foto de Santiago Fernandez/Epa/Lusa

Equador: Candidato da direita ganha as eleições presidenciais

Abril 12, 2021

Na segunda volta das eleições presidenciais, Guillermo Lasso, candidato da direita, vence as eleições com 52,5% dos votos. O candidato da esquerda, Andrés Arauz, que era apoiado pelo antigo presidente Rafael Correa, obteve 47,48%.

Ativistas LGBTI numa ação em São Petersburgo, 2014 – Foto wikipedia

Putin proíbe oficialmente o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Abril 12, 2021

O presidente russo Vladimir Putin proibiu constitucionalmente o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A alteração à lei na passada semana surge na sequência do referendo realizado em julho de 2020.

Protesto pela Síria em Bruxelas. Foto de Gwenael Piaser/Flickr.

O anti-imperialismo deles – e o nosso

Abril 11, 2021

O “campismo” mudou de uma lógica de “o inimigo do meu amigo (a URSS) é meu inimigo” para uma lógica de “o inimigo de meu inimigo (os EUA) é meu amigo”, que é uma receita para um cinismo vazio e leva ao apoio acrítico a regimes totalmente reacionários e antidemocráticos. Por Gilbert Achcar.

OMS alerta que países mais pobres só receberam 0,2% das vacinas contra covid-19

Abril 11, 2021

“O desequilíbrio na distribuição global de vacinas mantém-se chocante”, frisou o diretor da Organização Mundial de Saúde. Enquanto nos países mais ricos, em média, cerca de uma em cada quatro pessoas recebeu a vacina, nos países mais pobres a média é de uma em 500 pessoas.

Myanmar: Forças de segurança utilizam armamento pesado contra manifestantes

Abril 11, 2021

O protesto contra o golpe militar na cidade de Bago foi recebido com armamento pesado por parte das forças militares.

“Cabo Delgado é hoje um negócio de guerra”

Abril 11, 2021

Quitéria Guirengane explicou ao Esquerda.net que “não há interesse que a guerra termine nos próximos anos” e que a extração de gás é uma “maldição” para o povo moçambicano. A presidente da Rede de Mulheres Jovens Líderes descreveu ainda as atrocidades que estão a ser cometidas contra as mulheres de Cabo Delgado. Por Mariana Carneiro.

Manifestação contra o golpe de Estado em Myanmar. Foto publicada em ESSF.

Myanmar: Terror, resistência e o que está em jogo

Abril 10, 2021

A oposição massiva ao golpe de Estado levou à criação do Movimento de Desobediência Civil que juntou jovens e trabalhadores. Uma estrutura independente de auto-organização da resistência que revela o papel da nova geração. Por Pierre Rousset.

Brasil: Juiz do STF determina investigação à gestão do governo na pandemia

Abril 9, 2021

O requerimento foi apresentado em janeiro à Mesa do Senado, mas o presidente manteve o processo na gaveta até agora. Comissão vai investigar ações e omissões do governo de Jair Bolsonaro no combate à pandemia.

Canhão de água a ser disparado contra manifestantes em Belfast na Irlanda. Foto de Mark Marlow/EPA/Lusa.

Sétima noite de confrontos na Irlanda do Norte

Abril 9, 2021

Jovens “unionistas” têm atacado a polícia e causado estragos do lado “nacionalista”, em protesto contra as barreiras comerciais introduzidas pelo Reino Unido na sequência do Brexit.

Campanha do Inuit Ataqatigiit,

Esquerda independentista vence eleições na Gronelândia

Abril 9, 2021

O partido Inuit Aqatatigiit venceu as eleições parlamentares autonómicas da Gronelândia, realizadas no passado dia 6. Outras forças políticas pró-independência melhoraram a sua votação, enquanto o principal partido unionista foi o grande derrotado. Por Jorge Martins.

Manifestantes no Senegal. Foto NUSO.

Porque é que há uma revolta no Senegal?

Abril 8, 2021

O país tem vindo a ser sacudido por uma onda de protestos. Cresce um discurso anticolonial e contra o sistema político, mas que se combina com dirigentes acusados de crimes graves. Por Julieta Bugacoff e Federico Muiña.

Os Estados Unidos da América continuam a liderar a lista de países com maior número de bilionários (724).

Um novo bilionário a cada 17 horas desde o início da crise

Abril 8, 2021

Segundo o novo ranking mundial de bilionários da revista Forbes, a crise pandémica foi uma excelente oportunidade para criar bilionários. São já 2.700 pessoas, mais 660 do que no início de 2020. Portugal tem duas entradas.