Está aqui

Internacional

Um dos elementos da cúpula de ferro exibidos publicamente por Israel. Foto de Oren Rozen/Wikimedia Commons.

"O Irão caiu na armadilha de Israel"

Abril 15, 2024

Em entrevista ao L’Humanité, Gilbert Achcar analisa as intenções de Israel ao atacar o consulado do Irão em Damasco, a forma da retaliação iraniana e as suas consequências.

 Imagem de 41330 no Pixabay.

Subcontratada do Facebook discrimina salarialmente portugueses

Abril 15, 2024

A Barcelona Digital Services, que emprega moderadores de conteúdo para a rede social, foi condenada por discriminar os trabalhadores consoante a nacionalidade. Portugueses, espanhóis e italianos recebiam menos cerca de 28% do que franceses, holandeses e nórdicos. Os trabalhadores avançaram para a justiça e venceram.

Contra o imperialismo multipolar, uma resposta internacionalista

Abril 14, 2024

A “multipolaridade” funciona como leitmotiv das novas potências autoritárias, servindo para disfarçar as suas práticas capitalistas e imperialistas. Cabe à esquerda internacionalista colocar-se do lado das vítimas de todos os imperialismos. Com E.J. Ayoub, Kavita Krishnan, Promise Li e Romeo Kokriatski.

Elon Musk.

Musk é inimigo da liberdade

Abril 14, 2024

Um dos homens mais ricos do mundo usa a rede social que comprou para atacar um juiz do Supremo Tribunal Federal do Brasil. Israel Dutra e Roberto Robaina explicam o que está em causa e como isso incentiva a extrema-direita brasileira.

 Yanis Varoufakis. Por Michael Coghlan/Flickr.

Varoufakis banido da Alemanha

Abril 14, 2024

O ex-ministro das Finanças grego foi banido de visitar a Alemanha e até de participar em vídeo-conferências que sejam transmitidas a partir do país por participar no Congresso Palestina. Lê aqui o discurso que o causou, em que defende que “nenhum de nós é livre se um de nós estiver acorrentado”.

Visita de Putin à Uralvagonzavod em 2015. Foto do Kremlin.

O keynesianismo militar russo: quem lucra com a guerra na Ucrânia?

Abril 13, 2024

Os beneficiários da economia de guerra estão otimistas sobre a economia e apoiam a "operação militar especial". Mas outros segmentos da sociedade russa sofrem economicamente o que os pode levar a tornarem-se mais críticos da guerra. Por Volodymyr Ishchenko, Ilya Matveev e Oleg Zhuravlev.

Alemanha: polícia proíbe Congresso sobre Palestina, Nancy Fraser desconvidada de emprego

Abril 13, 2024

Duas horas depois de começar a polícia cercou o edifício e cortou a luz ao evento. Dias antes, a filósofa judia Nancy Fraser tinha sido informada pela Universidade de Colónia que já não poderia exercer como professora convidada por ter assinado a carta “Filosofia pela Palestina”.

Colonato de Homesh com novo portão. Foto de Alex Levac publicada no A LEncontre.

Enquanto Gaza é destruída, a Cisjordânia foi transformada para sempre

Abril 12, 2024

Israel e os colonos exploraram o pesadelo da guerra para mudar a situação na Cisjordânia: intensificaram a ocupação, expandiram os perímetros dos colonatos e eliminaram os últimos limites na interação com a população palestiniana. Tudo isto longe dos olhos do mundo. Por Gideon Levy e Alex Levac.

Manifestação da greve feminista pelo direito ao aborto no passado dia 8 de março em Varsóvia.

Aborto: Polónia discute despenalização, eurodeputados querem consagrar direito

Abril 11, 2024

O parlamento polaco vota esta sexta-feira propostas para a despenalização do aborto até às 12 semanas. Numa votação histórica, o Parlamento Europeu recomenda a inclusão do direito ao aborto na Carta dos Direitos Fundamentais da UE.

Foto de Montecruz Foto/Rise Up.

O massacre de Gaza está a minar a cultura da democracia

Abril 11, 2024

Os apoiantes de Israel têm invocado repetidamente a memória do genocídio nazi para legitimar o assassínio em massa de civis em Gaza. O historiador Enzo Traverso alerta para o facto de a utilização cínica da memória do Holocausto constituir um grave perigo para a nossa cultura democrática global.

Foto do Sindicato dos Trabalhadores da Fast Food da Califórnia/Facebook.

Califórnia: meio milhão de trabalhadores da fast food ganham aumento do salário mínimo

Abril 10, 2024

Os trabalhadores da Califórnia criaram o primeiro sindicato dos EUA neste setor altamente precarizado. O aumento salarial está a enfrentar as chantagens patronais de despedimentos, diminuição de horas trabalhadas e aumento da automatização.

“Senegal será um país soberano que gere os seus próprios recursos”

Abril 9, 2024

El Hadji Chérif Badji, coordenador do Pastef em Portugal, falou a partir do Senegal com o Esquerda.net sobre a nova situação política no país, com a eleição do presidente Bassirou Diomaye Faye e a nomeação de Ousmane Sonko como primeiro-ministro. Por Mariana Carneiro.

Foto da Voz judaica para uma paz justa no Médio Oriente/Twitter.

Na Alemanha, quem se opõe ao massacre em Gaza é perseguido pelo Estado

Abril 8, 2024

No dia em que a Alemanha responde no TIJ sobre o apoio a Israel, contamos histórias de quem resiste ao clima de medo instalado entre quem defende a Palestina: o grupo judaico com a conta congelada, os organizadores do congresso pela Palestina com rusgas em casa ou os funcionários públicos que escreveram anonimamente a Scholz.

Ruanda, o genocídio faz trinta anos

Abril 8, 2024

Em menos de três meses, quase um milhão de pessoas foram exterminadas por serem de etnia Tutsi. Eric Toussaint segue a pista dos financiadores do regime ditatorial do general Juvenal Habyarimana e das instituições financeiras internacionais que aceleraram o processo que levou ao genocídio.

Palestina: as máscaras caíram, a luta tem de continuar

Abril 4, 2024

Ao início, explicar as origens do conflito era relativizar crimes, criticar o sionismo era ser antissemita, denunciar mortes de civis era justificar o Hamas. Seis meses depois, as máscaras do sionismo caíram mas a sua política assassina persiste. Sair à rua continua a ser urgente. Este domingo há manifestação em Lisboa.

Abdullah Zeydah

Turquia: Esquerda curda denuncia golpe eleitoral

Abril 2, 2024

Após vencer com 55% dos votos as eleições municipais na cidade de Vane, capital da província com o mesmo nome no Curdistão turco, o candidato do DEM foi afastado por ordem judicial e substituído pelo candidato do partido de Erdogan, que obteve apenas 27% dos votos.

Hospital de Al-Shifa devastado depois da intervenção das forças militares sionistas. Foto de MOHAMED HAJJAR/EPA/Lusa.

As “zonas de matança”: como Israel mata civis e diz que são terroristas

Abril 2, 2024

O exército sionista tem reivindicado a morte de 9.000 “terroristas” desde o início da sua mais recente ofensiva em Gaza. Ao jornal israelita Haaretz, oficiais e soldados dizem que nestes números entram afinal os civis que ultrapassem as linhas arbitrárias estabelecidas pelos militares.

Noite eleitoral do DEM

Oposição vence eleições municipais na Turquia

Abril 1, 2024

Partido de Erdogan teve este domingo a pior derrota das últimas décadas. Republicanos do CHP conquistam cidades importantes e ultrapassam o AKP em votos a nível nacional pela primeira vez em 35 anos. Nas zonas de maioria curda, o DEM saiu vencedor.

Tanque em rua do Rio de Janeiro

O golpe de 64 continua nas escolas militares do Brasil

Abril 1, 2024

Devíamos formar pessoas com visão de humanidade. Essa é a escola ideológica que nos falta, e que os militares bem o fazem à sua maneira: formando soldados anticomunistas do tempo da guerra fria. Por Urariano Mota.

Ban Ki-moon, ex-secretário-geral das Nações Unidas, e Muhammad Yunus. Foto das Nações Unidas.

A dívida privada ilegítima no Sul: o caso do micro-crédito

Março 31, 2024

Os oprimidos veem-se confrontados com o recrudescimento da utilização das dívidas como mecanismo de servidão, espoliação e expropriação. O micro-crédito é parte deste esquema. Por CADTM.

Manifestantes em Trafalgar Square

200 mil nas ruas de Londres exigiram cessar-fogo em Gaza

Março 30, 2024

A capital britânica voltou a erguer a voz contra o genocídio e a venda de armas a Israel. Manifestações deste sábado assinalaram o Dia da Terra, aniversário dos protestos de 1976 contra o confisco de terras por parte do Estado israelita.

Judeus ortodoxos apoiam a Palestina. Foto de Alisdare Hickson/Flickr.

Sobre a instrumentalização das acusações de antissemitismo

Março 30, 2024

O facto de um número crescente de judeus já não aceitar a mitologia do sionismo e apoiar o direito dos palestinianos à autodeterminação está a levar os sionistas a ataques de frenesim apoplético. Por Peter Hudis.

Boris e Ksenia Kagarlitsky

Ksenia Kagarlitsky apela à solidariedade com os presos políticos russos anti-guerra

Março 30, 2024

A filha do marxista e sociólogo russo Boris Kagarlitsky, condenado a a cinco anos de prisão na vaga repressiva de Putin, fala da campanha internacional pela libertação do seu pai e dos restantes presos políticos russos. Por Federico Fuentes.

Angola: Plataforma 27 de Maio denuncia "embuste e propaganda" da CIVICOP

Março 29, 2024

Associações que reúnem familiares e amigos das vítimas da repressão de 1977 alertam que Angola não dispõe da tecnologia que permita identificar através do ADN os restos mortais encontrados em valas comuns.

Gabriel Attal. Foto de TERESA SUAREZ/EPA/Lusa.

Primeiro-ministro francês ataca subsídio de desemprego

Março 28, 2024

Attal prepara a terceira reforma do subsídio de desemprego durante a era Macron, sempre para retirar direitos. E assume o discurso da direita que estigmatiza os desempregados na tentativa de seduzir “a França que trabalha”.