Está aqui

Internacional

Senado derrotou proposta-símbolo de Bolsonaro. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Brasil: Senado rejeita decreto de armas de Bolsonaro

Junho 19, 2019

Senadores, por 47 votos a 28, derrotam o governo numa propostas que simbolizou a campanha de Bolsonaro: a flexibilização da posse e do porte de armas. Agora, o decreto passa para a análise na câmara dos Deputados.

Fotografia: commons/wikimedia.org

Sarkozy será julgado por corrupção

Junho 19, 2019

A justiça francesa levará Nicolas Sarkozy a julgamento. O caso foi revelado por escutas telefónicas e o ex-presidente de França é acusado de corrupção de um magistrado.

Brasil: Maioria das mulheres já foi vítima de assédio em transportes

Junho 19, 2019

Segundo uma investigação divulgada esta semana, 97% das brasileiras com mais de 28 anos afirmam já ter passado por situações de assédio sexual nos transportes públicos. A amostra foi de 1081 mulheres.

Fotografia: commons/wikimedia.org

Lava jato: Moro opôs-se a investigar Fernando Henrique Cardoso

Junho 19, 2019

The Intercept revelou que Sergio Moro, ministro da Justiça brasileira e ex-juiz, tentou descredibilizar as investigações feitas a Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República. A justificação era não querer “melindrar alguém cujo apoio é importante”.

Trump em visita à fronteira com o México em abril de 2019.

Trump ameaça expulsar milhões de imigrantes

Junho 18, 2019

O presidente norte-americano vai, esta terça-feira, entrar em campanha no seu partido com vista à sua reeleição. Na segunda-feira à noite escolheu o twitter para ameaçar de expulsão milhões de imigrantes que considera terem entrado ilegalmente no país.

Boris Johnson, o favorito à sucessão de Theresa May. Foto: Foreign and Commonwealth Office/Wikimedia Commons.

Brexit: radicalização conservadora ameaça agudizar da crise

Junho 18, 2019

Bases conservadoras estão dispostas a quase tudo para garantir o Brexit, cujo falhanço vêem como o fim do seu partido. Apenas um cenário as assusta mais: ver Jeremy Corbyn no poder. Uma dinâmica que favorece o candidato da direita populista Boris Johnson, cada vez mais próximo do poder.

Michel Platini e ex-conselheira de Sarkozy detidos por suspeitas de corrupção

Junho 18, 2019

A atribuição ao Qatar da organização do Mundial de 2022 está no centro das suspeitas da unidade de combate ao crime financeiro em França.

Manifestante exibe cartaz durante a greve geral de dia 14 de junho. Foto de Mídia Ninja

Bolsonaristas voltam às ruas para defender Sérgio Moro

Junho 17, 2019

Base de apoio do presidente Jair Bolsonaro, de novo unida, convoca para dia 30 de junho manifestações em defesa do ministro da Justiça, acusado de ter sido parcial ao condenar Lula, aceitando em seguida um cargo no governo do beneficiário da sua decisão. Por Luis Leiria.

Ex-presidente egípcio morre em tribunal

Junho 17, 2019

Preso desde a sua deposição pelos militares em 2013, Mohammed Morsi era uma das principais figuras da Irmandade Muçulmana e foi o primeiro presidente eleito democraticamente no Egito.

Ação contra a venda de armas alemãs para a guerra do Iémen, maio de 2019.

Alemanha exportou mil milhões de euros em armas para a guerra da Arábia Saudita só este ano

Junho 17, 2019

Em 2019, o governo alemão autorizou exportações de armas no valor de mil milhões de euros para países da coligação regional liderada pela Arábia Saudita que participa na guerra do Iémen. Isto apesar de, supostamente, haver restrições a este comércio. O Die Linke diz que esta aprovação é criminosa.

Ada Colau na tomada de posse, 15 de junho de 2019 - Foto retirada do seu twitter

Ada Colau reeleita em Barcelona

Junho 17, 2019

A alcaidessa de Barcelona vai cumprir um segundo mandato à frente da cidade, beneficiando das divisões em torno da questão independentista. O apoio de setores liberais e anti-independência gerou desconforto, que não escondeu na tomada de posse.

Hong Kong: Protestos sobem de tom e pedem demissão do governo

Junho 17, 2019

Quase dois milhões de pessoas manifestaram-se este domingo, exigindo a retirada completa da proposta de lei que permite as extradições para a China e a demissão da chefe do governo de Hong Kong.

Marta Harnecker (1937-2019)

Marta Harnecker (1937-2019)

Junho 16, 2019

Morreu este sábado Marta Harnecker, escritora, psicóloga e jornalista chilena. Considerava-se a si própria uma “educadora popular” e é autora de mais de 80 livros. Tinha 82 anos e faleceu devido a cancro no cérebro.

Madrid: a direita apoia-se na extrema-direita para governar a cidade

Junho 16, 2019

Concretizou-se a viragem à direita na Câmara da capital espanhola. José Luis Martínez-Almeida do PP governará em coligação com Ciudadanos e Vox. A extrema-direita terá “funções” no executivo que ainda não foram tornadas públicas. Carmena sai da cena política e o “cambio” entre em período de balanço.

Manifestação no Rio de Janeiro no dia da greve geral.

Brasil: jornada de greve geral pelo direito à reforma

Junho 15, 2019

Greves e manifestações põem em causa a contrarreforma da Previdência (Segurança Social); relator da comissão parlamentar deixa cair propostas importantes para o governo como a privatização do sistema. Por Luis Leiria.

Pia Klemp: a bióloga que pode ser presa 20 anos por salvar refugiados no Mediterrâneo

Junho 15, 2019

Tem 35 anos e tem dedicado os últimos anos da sua vida a resgatar migrantes em perigo no Mediterrâneo. Foram mais de mil. Só que salvar vidas pode acabar por ter um preço complicado. Pia Klemp é acusada pela justiça italiana de auxílio à migração ilegal. E pode acabar condenada a 20 anos de prisão.

Eletrocussão de cães indigna Cabo Verde

Junho 15, 2019

Na cidade da Praia, capital de Cabo Verde, os cães errantes estão a ser abatidos por eletrocussão na lixeira municipal. As associações que defendem o bem-estar animal criticam não só a violência do método mas a própria medida. E salientam que há outras políticas de controlo da população canina.

Hong Kong: governo adia lei da extradição, manifestantes não recuam

Junho 15, 2019

Carrie Lam, chefe do executivo de Hong Kong, voltou atrás na intenção de implementar imediatamente a controversa lei de extradição que permitiria o envio de acusados locais para serem julgados em outros pontos da China. Mas os manifestantes não recuam: exigem o fim da lei e querem a demissão de Lam.

Ativistas pelo referendo na entrega das assinaturas no município de Berlim, 14 de junho. Foto DWE/Facebook.

Berlim: campanha para expropriar grandes senhorios consegue triplo das assinaturas necessárias

Junho 14, 2019

A campanha em Berlim por um referendo para expropriar e municipalizar 200 mil apartamentos nas mãos de grandes fundos imobiliários conseguiu recolher o triplo das assinaturas em metade do tempo requerido por lei. Orgãos autárquicos terão alguns meses para decidir se viabilizam o referendo.

Mulheres suíças em greve pela igualdade de género

Junho 14, 2019

No dia em que a primeira greve de mulheres suíças fez 28 anos, uma nova greve lembra que ainda há diferença salarial entre géneros, assédio no trabalho e violência de género.

Tensão crescente entre Irão e EUA sobre ataques a petroleiros no mar de Omã

Junho 14, 2019

O governo norte-americano acusa o Irão de atacar dois petroleiros no mar de Omã. Este país nega e o presidente Hassan Rohani retorquiu que EUA são uma “grave ameaça à estabilidade” regional e mundial. O centro da disputa é o estreito de Ormuz por onde passa um quinto do petróleo vendido mundialmente.

Justiça espanhola não deixa eurodeputado catalão tomar posse

Junho 14, 2019

O líder da Esquerda Republicana Catalã está no banco dos réus do julgamento do “procés” e foi eleito para o Parlamento Europeu. Supremo Tribunal diz que a sua tomada de posse poria “em perigo irreversível os fins do processo”.

Investidura de Ada Colau em Barcelona vai a referendo online

Junho 13, 2019

Aderentes do Barcelona en Comú decidem até sexta-feira se querem um acordo com os socialistas, mantendo Colau à frente do município com a abstenção de Manuel Valls, ou com a Esquerda Republicana, dando o lugar de alcalde ao vencedor das eleições municipais, Ernest Maragall.

 

“Voltaremos a fazê-lo”: chegou ao fim o "julgamento-farsa" aos políticos catalães

Junho 12, 2019

No dia das últimas alegações dos acusados do "procés", milhares de pessoas manifestaram-se em Barcelona.  Exigem a anulação do "julgamento-farsa", como lhe chama o chefe do governo catalão.

Cartaz “Liberdade para Assange Não à extradição para os EUA” - imagem WikiLeaks

EUA apresentaram pedido formal de extradição de Assange

Junho 12, 2019

Os Estados Unidos apresentaram, esta terça-feira, um pedido formal de extradição do fundador da WikiLeaks a um tribunal britânico. O fundador da WikiLeaks é acusado nos EUA de 18 crimes.