Está aqui

Internacional

Bolsonaro: único governante do mundo a posicionar-se contra as medidas de confinamento para combater a epidemia de Covid-19, viu-se isolado como nunca e os seus decretos anulados pelo Judiciário. Foto de Marcello Casal Jr., Agência Brasil

Isolado, Bolsonaro vê o seu poder esvaziar-se

Abril 1, 2020

Obcecado por contrariar medidas de combate à Covid-19 decretadas pelo seu próprio governo, presidente do Brasil vê decisões suas barradas pelo Supremo e perde na disputa com governadores dos principais Estados. Discussão sobre a sua possível renúncia ou impeachment toma conta do cenário político. Por Luis Leiria.

Conferência de Imprensa Governo PSOE-Unidas Podemos

Espanha: Governo suspende pagamento de rendas a grandes proprietários

Abril 1, 2020

Governo PSOE-Unidas Podemos aprovou moratória de seis meses para os despejos. Inquilinos terão acesso a microcrédito sem juros para pagar a renda a senhorios com menos de dez imóveis. Criado subsídio de desemprego extraordinário para trabalhadoras domésticas.

Mário Centeno. Foto: EU2018BG/Flickr

O Eurogrupo vai “pensar fora da caixa”?

Abril 1, 2020

À medida que se aproxima a próxima reunião dos ministros das Finanças da zona euro, discute-se uma resposta mais ambiciosa e até se fala na criação de um sistema europeu de garantia de subsídios de desemprego. Ao mesmo tempo, aumenta a pressão na corrida contra o tempo para combater a crise.

Banco Mundial: Covid-19 vai empurrar milhões para a pobreza na Ásia e Pacífico

Abril 1, 2020

Projeções anteriores do Banco Mundial apontavam para 35 milhões de pessoas nas regiões da Ásia Oriental e do Pacífico a saírem do limiar da pobreza. Com a pandemia, o pior cenário aponta agora para 11 milhões a verem o seu rendimento diário cair abaixo dos 5 euros.

Criança migrante num campo em Lesbos. Janeiro de 2016.

E quando a Covid-19 entrar nos campos de refugiados da Grécia? ONG temem o pior

Abril 1, 2020

Em Malakassa, Serres e Lesbos, os centros de detenção de refugiados estão sobrelotados e com más condições sanitárias. Nenhum dos campos está minimamente preparado para enfrentar a pandemia, denunciam as organizações que dão apoio aos refugiados.

Abandono dos lares de idosos, o foco do coronavírus

Março 31, 2020

A jornalista Nerea Fulgado passou anos a visitar lares de idosos na região de Madrid. Encontrou más condições, poucos funcionários e um modelo de negócio que coloca o lucro acima da vida das pessoas. A propósito do surto de coronavírus, afirma que “o sistema abandonou os mais débeis para que alguns enriqueçam”.

India em lockdown. Foto: Kinshuk/Flickr

A pandemia já está a afetar os países em desenvolvimento?

Março 31, 2020

A dificuldade de estabelecer medidas de distanciamento social eficazes e a fuga de capitais para o exterior colocam problemas sérios à capacidade de combater a pandemia nos países em desenvolvimento.

Trabalhadores migrantes tentam regressar a casa no seguimento do decretar do confinamento obrigatório.Foto de @RejaulK51714742/Twitter.

Na Índia, o confinamento deu lugar ao maior êxodo desde a independência

Março 31, 2020

A paragem de muitas das atividades produtivas deixou milhões de trabalhadores sem salários e sem condições de subsistência. Muitos estão a regressar a pé às zonas rurais de que são originários. A polícia tenta reprimir quem o faz.

Trump recua e estende medidas de contingência até final de abril

Março 31, 2020

A perspetiva da Covid-19 provocar 200.000 mortes nos Estados Unidos da América fez Trump desistir da ideia de reabrir o país na Páscoa. Economista Joseph Stiglitz avisa que o desemprego pode atingir os 30%.

As ruas de Argel que eram palco de manifestações de centenas de milhares de pessoas agora estão desertas.

Argélia: Mobilização suspensa à espera do fim da Covid-19

Março 31, 2020

Pandemia conseguiu o que governo, exército e tribunais tentaram sem sucesso: a suspensão do “Hirak”. Ouvido pelo Esquerda.net, o jornalista e militante argelino Hocine Belalloufi aposta no regresso das manifestações assim que o novo coronavírus retroceda. Por Luis Leiria.

Viktor Orbán

Na Hungria, a democracia é a primeira baixa da Covid-19

Março 30, 2020

Com a nova lei de emergência, Viktor Orbán pode tomar todas as medidas que entenda necessárias sob o argumento de se destinarem a conter a pandemia.

Manolis Glezos

Faleceu Manolis Glezos, o herói da resistência grega

Março 30, 2020

Mesmo após tantas décadas de combate político em nome da democracia e da soberania dos Estados, o nome de Manolis Glezos ficará sempre na memória coletiva como o homem que subiu à Acrópole para retirar a bandeira dos ocupantes nazis na II Guerra Mundial.

14 lideranças políticas brasileiras pedem a renúncia de Bolsonaro e propõem um Plano de Emergência Nacional

Líderes políticos brasileiros pedem renúncia de Bolsonaro: "Tornou-se um problema de saúde pública"

Março 30, 2020

Ciro Gomes, Haddad, Boulos, Manuela Ávila e mais 10 líderes políticos brasileiros pedem a renúncia do presidente, apelam à “unidade das forças políticas populares e democráticas” e propõem um Plano de Emergência Nacional.

Xi Jinping visita um hospital em Wuhan. Março de 2020. Foto de fotospublicas.com.

Lições de Wuhan, por Mike Davis

Março 30, 2020

Ao reconhecer os feitos da China no combate à Covid-19, devemos evitar tirar a lição errada. A capacidade pública para uma ação decisiva numa emergência não requer a supressão da democracia. Por Mike Davis.

Ursula von der Leyen. Foto: European Parliament/Flickr

União Europeia: um novo orçamento depois da crise?

Março 30, 2020

Bruxelas anunciou no sábado a preparação de um novo Quadro Financeiro Plurianual para enfrentar as consequências da crise do coronavírus. Mas o acordo parece cada vez mais difícil de alcançar.

Teste ao Covid-19 no Irão. Março de 2020. Foto de Morteza Jabberian/Mehr News Agency.

OMS inicia testes de medicamentos contra Covid-19 em humanos

Março 30, 2020

Previsões apontam para ano e meio de espera até que uma vacina esteja pronta a ser aplicada. Um milhão de pessoas inscreveram-se nos cursos online gratuitos da Organização Mundial de Saúde.

Chato Galante. Foto de La Comuna.

Morreu Chato Galante, combatente anti-franquista

Março 29, 2020

Foi torturado pelo franquismo e dedicou parte da sua vida a lutar pela memória das vítimas do regime. Nas últimas semanas, defendeu um “plano de choque social” face à emergência do coronavírus que acabou por o vitimar.

Mural de apoio ao MAS e a Evo Morales. Janeiro de 2015.

As lições que a Bolívia nos deixa

Março 29, 2020

A queda do governo do Movimento al Socialismo abriu numerosos debates nas esquerdas. Permitiu, ao mesmo tempo, refletir sobre os caminhos da mudança social, a democracia e como evitar retrocessos reacionários. Por Pablo Stefanoni.

Fábrica de vestuário no Bangladesh. 2011.

Marcas de roupa fecham lojas na Europa e abrem crise no Bangladesh

Março 29, 2020

Com o cancelamento sem indemnização das encomendas europeias às fábricas do segundo maior exportador têxtil do mundo, mais de um milhão de trabalhadoras foram despedidas ou mandadas para casa sem rendimento.

Bolsonaro, Trump e Orbán

Medidas de emergência: como não usar

Março 29, 2020

A gestão da crise pandémica por parte dos protagonistas da direita internacional tem oscilado entre a irresponsabilidade criminosa de desvalorizar o perigo de contágio e o aproveitamento do estado de emergência para fortalecer o autoritarismo.

Palestinianos desinfetam as ruas de Gaza. 27 de março de 2020. Foto de MOHAMMED SABER/EPA/LUSA.

Israel bombardeia Gaza no meio da crise do Covid-19

Março 28, 2020

Numa das zonas mais densamente povoadas do mundo, contam-se já nove casos confirmados de infeção. Gaza tem apenas 60 camas de cuidados intensivos. Israel diz que o alvo das bombas é o Hamas.

Donald Trump. Foto: TheWhiteHouse/Flickr

O megapacote financeiro dos EUA e as fraturas do sistema

Março 28, 2020

O plano de estímulos à economia que resultou do acordo entre republicanos e democratas surpreendeu pelo valor histórico: 2 biliões de dólares. No entanto, o plano virado para o resgate de Wall Street e das grandes empresas não resolve os problemas de um país cada vez mais desigual.

Cartaz contra os despedimentos em Espanha. Foto UGT/Twitter.

Governo espanhol anuncia proibição dos despedimentos

Março 28, 2020

Sindicatos calculam cerca de um milhão de despedimentos desde o início da pandemia. Medida do governo PSOE/Podemos vai abranger trabalhadores precários, mas não quem já perdeu o emprego nas últimas semanas. Críticos sublinham que continua a ser possível despedir pagando indemnizações.

Parlamento Europeu. Foto: Bruxelles5/Flickr

Parlamento Europeu opõe-se a dividendos da banca em 2020

Março 27, 2020

Em comunicado, os coordenadores da Comissão de Assuntos Económicos e Monetários (ECON) do Parlamento Europeu exigem também restrições às operações de recompra de ações próprias por parte dos bancos enquanto durar a crise.

No dia em que passavam cinco anos do início da guerra no Iémen, um homem passeia junto a destroços em Sanaa. Foto de YAHYA ARHAB/EPA/LUSA.

Iémen: Cinco anos de uma guerra sem fim à vista

Março 27, 2020

A guerra no Iémen fez já mais de cem mil mortos e milhões de pessoas sofrem com fome e doenças. Na quinta-feira, dia do aniversário do conflito, a ONU pediu um cessar-fogo e ambas as partes concordaram. Menos de 24 horas depois, as hostilidades continuaram.