Está aqui

Internacional

"A gente aqui é Central Única das Favelas, lutamos para que as favelas acabem, sejam extintas, virem peça de museu. Mas, enquanto as favelas não acabam, nós estamos lutando para que elas sejam um lugar melhor para se viver", afirma Preto Zezé - foto CUFA

Brasil: A covid na favela e a emergência de uma outra agenda política

Maio 24, 2020

Entrevista especial com Preto Zezé, articulador da Central Única das Favelas (Cufa), que destaca que é preciso agir já, agora e para quem tem fome. A crise gerada pela pandemia é real e o atendimento não pode se arrastar na habitual morosidade estatal.

Pormenor de um avião da Lufthansa. Foto de dtrzolek/Flickr.

Governo alemão propõe nacionalizar 25% da Lufthansa

Maio 24, 2020

A medida será uma das contrapartidas propostas no pacote de apoio à empresa. Merkel quer ainda proibir distribuição de dividendos e limitar salários das chefias. Em marcha está já um plano para despedir dez mil trabalhadores.

Numa parede em Havana, Cuba. Foto de Mariana Carneiro.

O cerco de Trump a Cuba: Testemunho de um bloqueio criminoso

Maio 24, 2020

Durante a visita do Bloco a Havana, estive frente a frente com as principais vítimas do bloqueio imoral e ilegal dos EUA. Encontrei-as nas filas dos supermercados, nas camas dos hospitais, onde médicos fazem magia para assegurar cuidados de saúde gratuitos e de primeira linha, nas escolas, onde professores lutam para garantir todos os recursos. Por Mariana Carneiro.

Wang Yi, ministro dos Negócios Externos da China na sua conferência de imprensa online.Foto de ROMAN PILIPEY/EPA/Lusa.

China, entre a “nova guerra fria” e a reafirmação do credo do mercado

Maio 24, 2020

As tensões com os EUA levam Xi a dizer que o mercado deve desempenhar um “papel decisivo” economia e que a China aposta no multilateralismo e um seu ministro a dizer que se está “à beira de uma nova guerra fria” por causa do coronavírus mas que o país aceita investigação sem interferência política.

Imagem da campanha Banca Armada.

Banca armada: grupo denuncia investimentos espanhóis na indústria da guerra

Maio 24, 2020

BBVA, Banco Sabadell, Bankia, Santander e CaixaBank investiram cerca de 12 mil milhões de dólares na indústria de armamento. Os bancos portugueses terão investido 49 milhões, 33 milhões através da Caixa Geral de Depósitos.

Netanyahu na primeira reunião do novo governo, no dia em que começará o seu julgamento. Foto de Abir Sultan/EPA/Lusa.

Netanyahu começa a ser julgado por corrupção

Maio 24, 2020

O primeiro-ministro de Israel tentou não estar presente na leitura da acusação este domingo. Netanyahu alegadamente terá beneficiado empresas em troca de cobertura mediática favorável e recebido presentes de luxo em troca de benefícios legislativos.

Ilustração de Iago Moreno publicada na revista Contexto.

A extrema-direita global e a pandemia

Maio 23, 2020

Em Espanha nos bairros ricos bate-se em tachos e culpa-se o 8 de março pela propagação da covid. Para Trump, o vírus é chinês e para Modi é muçulmano. Para os golpistas da Bolívia, a culpa é dos indígenas. Por todo o lado a extrema-direita utiliza a pandemia contra os seus inimigos internos. Por Iago Moreno.

Jair Bolsonaro de máscara. Foto de Marcello Casal Jr/Agência Brasil.

Jair Bolsonaro é uma ameaça ao Brasil e à saúde mundial

Maio 23, 2020

Numa carta assinada por ativistas, dirigentes e eleitos da esquerda europeia, o presidente brasileiro é descrito como “genocida do seu povo”.

Pedido de destituição de Bolsonaro junta sete partidos e 400 movimentos sociais

Brasil: pedido de destituição de Bolsonaro junta partidos e movimentos

Maio 23, 2020

Sete partidos e 400 movimentos entregaram um pedido de abertura de um processo de impeachment contra Jair Bolsonaro, por ataques contra a saúde pública e contra a democracia e divulgaram o manifesto “Impeachment popular para salvar vidas”.

Mariana Mortágua no Parlamento. Foto de Manuel Resende/Lusa.

“Não foi só Isabel dos Santos que lavou dinheiro em Portugal”

Maio 22, 2020

No debate parlamentar sobre branqueamento de capitais, Mariana Mortágua criticou o atraso do governo em transpor regras europeias e a falta de meios e de vontade política para combater a lavagem de dinheiro.

Membros do partido Demosisto distribuem panfletos contra a nova Lei de Segurança Nacional chinesa esta sexta-feira. Foto de Jerome Favre/EPA/Lusa.

Nova Lei de Segurança chinesa ameaça autonomia de Hong Kong

Maio 22, 2020

A proposta a ser debatida no parlamento chinês na próxima semana permite às agências de segurança chinesas criar bases e intervir no território, acabando na prática com o princípio “um país, dois sistemas”.

Restruturação de dívida na Argentina novamente adiada por falta de acordo com credores

Maio 22, 2020

Foi alargado em dez dias o prazo para que a Argentina defina com os fundos de investimento um acordo para restruturar cerca de um quinto da sua dívida externa, num valor superior a 60 mil milhões de euros.

Buenos Aires, 22 de março de 2020.

A dívida externa hipoteca a resposta da América Latina à covid-19

Maio 22, 2020

A dívida que começou por ser contraída para libertar a América Latina do colonialismo, explodiu nos anos 70 pelas mãos das ditaduras e continuou no regabofe neoliberal dos anos 80. A gestão da pandemia enfrenta cofre vazios e sistemas de saúde extremamente debilitados após décadas de cortes. Por Andrea A. Gálvez.

Vista aérea da cidade do Luxemburgo. Foto de bdx/wikimedia commons.

Luxemburgo proíbe aumento de rendas até ao fim do ano

Maio 21, 2020

O pacote de apoios de cerca de 800 milhões de euros tem como objetivo “evitar o desemprego”. O apoio aos mais desfavorecidos duplicará.

O primeiro-ministro libanês Hassan Diab. Foto de Elias zaghrini/wikimedia commons.

Líbano à beira de crise alimentar grave

Maio 21, 2020

Quem o diz é o primeiro-ministro num artigo no Washington Post. O preço dos alimentos duplicou desde março num país que importa mais de metade do que consome.

Construção do túnel "O corno" para o AVE. Foto CIG.

Precariedade e abusos na construção da alta velocidade na Galiza

Maio 21, 2020

Horários excessivos, falta de material de proteção e condições de segurança e higiene, insultos e racismo marcam as obras para a nova ferrovia do AVE entre Ourense e Lubián, denuncia a central sindical galega CIG. Acidentes de trabalho já causaram seis mortes e três dezenas de feridos.

Super ciclone Amphan atinge a Índia e Bangladesh, no dia 20 de Maio de 2020. Fotografia por Earth Observatory/NASA.

Super ciclone Amphan provoca evacuações na Índia e Bangladesh

Maio 21, 2020

Esta é um fenómeno de intensidade não observada na região há cerca de 20 anos, com ventos na ordem dos 265 km/h. Milhares de pessoas na região vivem na dúvida de enfrentarem a tempestade no local ou de se deslocarem e correrem o risco de contrair o coronavírus.

Bicicletas

Bicicletas estão a convencer os europeus

Maio 21, 2020

A venda de bicicletas tem aumentado consideravelmente em países como o Reino Unido, Itália e França, onde existe financiamento até 500 euros para adquirir uma bicicleta elétrica. Bloco já desafiou Governo a incentivar mobilidade ativa no pós-pandemia.

 
Caricatura nicaraguense sobre a política do Governo face à covid-19: noutros países os profissionais de saúde são aplaudidos, na Nicarágua cravam-lhe a lança nas costas, o braço que espeta a lança simboliza a vice-presidente, Rosario Murillo

Nicarágua: Ortega anuncia mortandade

Maio 20, 2020

Daniel Ortega anunciou que o seu governo, conscientemente e de maneira planificada, não tomará nenhuma medida especial para combater a pandemia de covid-19. A Nicarágua enfrenta uma catástrofe humanitária de dimensões incalculáveis. Por Matthias Schindler.

Uber irá despedir mais 3 mil trabalhadores

Uber vai despedir mais 3 mil trabalhadores

Maio 19, 2020

No início do mês, a empresa já tinha anunciado a saída de outros 3.700 trabalhadores. Nestes números não são contabilizados os motoristas dos serviços de transporte e entrega de comida, principal rosto da empresa, subcontratados por outras empresas.

Angela Merkel e Emmanuel Macron. Foto: Simone Fontana/Flickr

Fundo de Recuperação europeu: a proposta franco-alemã reúne consenso?

Maio 19, 2020

Proposta do eixo franco-alemão prevê a emissão de dívida de 500 mil milhões de euros pela Comissão, para distribuir pelos países sob a forma de dotações orçamentais (e não empréstimos). Mas já conta com a oposição da Holanda, Dinamarca, Suécia e Áustria.

Cartaz apelando à libertação de presos bascos. Foto de Daniel Lobo/Flickr.

Apelo internacional pede libertação de presos bascos mais vulneráveis

Maio 18, 2020

José Manuel Pureza, Isabel Pires e Luís Fazenda juntam-se a cerca de uma centena de subscritores para defender “medidas mais contundentes” para proteger os reclusos e avançar no processo de paz basco,

Um homem usa uma máscara de proteção em Sanaa, Iémen. Foto de YAHYA ARHAB/EPA/Lusa.

Iémen em catástrofe alimentar, sauditas com menos dinheiro para armas

Maio 18, 2020

São duas consequências da crise num país devastado pela guerra. Por um lado, a baixa do preço do petróleo ameaça as finanças sauditas. Por outro, a covid-19 poderá aumentar ainda mais a fome no Iémen.

A Nakba Palestina: 72 anos de uma história diaspórica

Maio 17, 2020

A “Catástrofe” palestina é marcada pelo ano de 1948. Em maio desse ano, 80% da população palestina foi expulsa do seu território, exilada pelo exército de Israel junto com a colaboração de colonos judeus. Por Bárbara Caramuru.

Hélder Martins, antigo Ministro da Saúde de Moçambique

Especialista em saúde pública fala da covid-19 em Moçambique

Maio 17, 2020

Hélder Martins, antigo Ministro da Saúde, salienta que quando a vacina chegar ao mercado, os países de África serão os últimos a recebê-la, já que “os fabricantes, primeiro vão vacinar os países deles”, e aponta: “as medidas de prevenção é que devem nos preocupar.”