Está aqui

Internacional

Polícia carrega em Barcelona, no dia 18 de setembro de 2019 – Foto de Enric Fontcuberta/Epa/Lusa

Quinta noite consecutiva de confrontos na Catalunha

Outubro 19, 2019

A noite desta sexta-feira foi a de maiores confrontos da polícia com grupos de jovens, sobretudo em Barcelona. 182 pessoas ficaram feridas e 54 foram presas. Dois jornalistas foram detidos pela Polícia Nacional, um dos quais um fotojornalista do El Pais, devidamente identificado.

Boris Johnson. Ilustração: Succo/Pixabay.

Entre o inferno e o purgatório: o Labour e o acordo de Johnson para o Brexit

Outubro 19, 2019

Com um novo acordo de saída a ser votado em Westminster, e muita incerteza no horizonte, a fadiga do Brexit em estado terminal não pode sobrepor-se a imperativos de classe fundamentais. Por Kevin Ovenden/Counterfire.

Em 20 de outubro, Morales enfrentará as eleições mais incertas desde 2005, quando ganhou com 54% dos votos, assumindo com dupla entronização – no Parlamento e nas ruínas de Tiwanaku

A eleição mais árdua de Evo Morales

Outubro 18, 2019

Avanços económicos e redução da pobreza fazem-no favorito nas eleições deste domingo, mesmo com desgaste de 14 anos no poder. Oposição boliviana, dividida, tenta alcançar segunda volta - e aposta em “protestos sem partido” e nos milhares de indecisos. Por Pablo Stefanoni.

Manifestação em Barcelona juntou mais de meio milhão de pessoas, Na frente do desfile, uma faixa "Pelos direitos e pelas liberdades" das centrais sindicais que convocaram a greve geral

Catalunha: Marchas massivas juntam mais de meio milhão de pessoas

Outubro 18, 2019

Nesta sexta-feira, na Catalunha foi dia de greve. Mais de meio milhão de pessoas encheram as ruas de Barcelona exigindo a liberdade dos presos políticos catalães. À noite, registaram-se violentos confrontos entre a polícia e grupos de jovens, que se prolongaram ao longo de horas.

Contagem de votos em Moçambique. Outubro de 2019. Foto de André Catueira. Lusa.

Moçambique: eleições contestadas e violência do Estado Islâmico

Outubro 18, 2019

Em Moçambique as armas tinham-se calado para falar as urnas depois do acordo de paz. Com a vitória esmagadora da Frelimo e os problemas ocorridos na votação, teme-se que voltem confrontos entre as duas principais forças políticas. Num momento em que o Estado Islâmico anuncia ataques no norte do país.

Combatente curdo do YPG. Outubro de 2014.

Cessar-fogo no Curdistão Sírio: negociado, violado e à espera da Rússia

Outubro 18, 2019

Mike Pence voou para Ankara e saiu de lá com um cessar-fogo. A Turquia concordou suspender ofensiva para os curdos retirarem da zona que quer ocupar. Os curdos concordam em não atacar mas o cessar-fogo já foi violado e só funciona se governo sírio e Rússia concordarem.

Carta solidária com Rojava

Outubro 18, 2019

Leia aqui a carta aberta assinada por Noam Chomsky, Angela Davis, Boaventura de Sousa Santos, Antonio Negri, José Mário Branco, David Harvey, Francisco Louçã, entre muitos outros.

Puigdemont entrega-se à polícia belga

Puigdemont entrega-se à polícia belga

Outubro 18, 2019

O ex presidente da Generalitat catalã apresentou-se às autoridades de Bruxelas, tendo saído em liberdade e sem fiança. O dia na Catalunha é também marcado por uma greve geral e pela “Marcha pela Liberdade”.

Protestos catalães continuam com manifestações e cortes de estradas

Outubro 17, 2019

Esta quinta-feira, os estudantes encheram as ruas de Barcelona, muitas delas ainda intransitáveis devido aos destroços dos confrontos da madrugada. O presidente do governo catalão surpreendeu adversários e aliados ao propor um novo referendo até ao final da legislatura.

Boris chegou a acordo para o Brexit, mas Unionistas da Irlanda do Norte mantêm reservas

Boris chegou a acordo para o Brexit, unionistas mantêm reservas

Outubro 17, 2019

Boris Johnson afirma ter chegado a acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia. Porém, o Partido Democrático Unionista da Irlanda do Norte, fundamental para a aprovação do acordo no parlamento britânico, diz não ter condições para aceitar o pacto.

Barricada a arder em Barcelona

Governo catalão condena violência em mais uma noite de confrontos

Outubro 17, 2019

Pela terceira noite consecutiva, o centro de Barcelona foi palco de confrontos com a polícia e barricadas nas ruas. “Não podemos permitir que grupos de infiltrados e provocadores destruam a imagem dos catalães”, afirmou o líder da Generalitat.

Combatentes curdas do YPG. Síria. Abril de 2016.

Curdos defendem-se com aliança com regime sírio, russos avançam

Outubro 16, 2019

A retirada dos militares norte-americanos deixou o nordeste da Síria em convulsão. O exército turco lançou uma ofensiva contra os curdos que procuraram defender-se deixando avançar as forças do governo sírio. A Rússia ganha terreno em apoio aos seus aliados e Trump tenta mostrar que não traiu os curdos.

Marcha pela Liberdade

Catalunha marcha pela liberdade após noite de violência nas ruas

Outubro 16, 2019

Ao terceiro dia de protestos contra a condenação dos líderes políticos independentistas, cinco marchas com milhares de pessoas rumam a Barcelona, com chegada prevista para sexta-feira. A noite de terça foi de confrontos e barricadas nas ruas da capital catalã.

Adeptos búlgaros no jogo contra a Inglaterra. Outubro de 2019.

Racismo no jogo entre a Bulgária e a Inglaterra agita futebol

Outubro 16, 2019

Depois dos incidentes racistas que fizeram parar por várias vezes o jogo entre as seleções inglesa e búlgara, o Presidente da Federação búlgara de futebol acabou por se demitir esta terça-feira.

Polícia utilizando força contra manifestantes em Angola. Outubro de 2019.

Polícia carrega contra manifestantes em Angola

Outubro 15, 2019

Um grupo de manifestantes foi dispersado violentamente na manhã desta terça-feira pela polícia angolana quando pretendia chegar às imediações da Assembleia Nacional no dia do discurso do Estado da Nação do presidente João Lourenço. Há vários feridos e detidos. O protesto era contra o desemprego.

Federal Reserve Bank de Chicago

Pânico na Reserva Federal e retorno ao “credit crunch” num oceano de dívidas

Outubro 15, 2019

A 17 de setembro de 2019 a Fed injetou 53.200 milhões de dólares nos bancos, porque estes não conseguiam obter financiamento corrente, nem no mercado interbancário nem nos money market funds. Este tipo de procedimento traz à memória o mês de setembro de 2008. Por Eric Toussaint

Manifestante indígena no Equador. Outubro de 2019.

Governo do Equador cede aos protestos contra austeridade

Outubro 15, 2019

Depois de duas semanas de protestos intensos no Equador, o presidente Lenín Moreno reuniu com as lideranças indígenas e cancelou as medidas de austeridade que se enquadravam num pedido de financiamento ao FMI na ordem dos 3,8 mil milhões de euros.

Catalunha em dia de protestos contra a sentença do “procés”

Outubro 14, 2019

Dezenas de milhares de pessoas nas ruas, estradas e ruas cortadas, serviço ferroviário suspenso e uma invasão do aeroporto que cancelou mais de cem voos. O dia da condenação dos líderes políticos do referendo de 2017 acabou com um apelo à comunidade internacional, lido em inglês por Pep Guardiola.

Reunião dos chefes de dipomacia dos governos da UE

Eurodeputados pedem fim da venda de armas da UE à Turquia, governos recusam

Outubro 14, 2019

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia não aprovaram a proibição europeia de venda de armamento à Turquia, uma medida proposta por Marisa Matias e outros eurodeputados à Alta Representante para a Política Externa e de Segurança da UE.

O movimento indígena equatoriano tornou-se a coluna vertebral das mobilizações em repúdio ao plano económico neoliberal do governo de Lenin Moreno – Fotos de Silvia Arana

No Equador, a insurreição tem rosto indígena

Outubro 14, 2019

São 72% do povo. Chegaram à capital a pé ou em camião. A sua rebeldia sacudiu um país que muitos diziam conformado. Aliado ao FMI, o governo tentou impor a lógica dos brancos, em sua forma mais radical. Eles estão perto de derrubá-lo. Por Silvia Arana.

Kaczynski e o seu partido de extrema direita (PiS) teve mais de 44% dos votos

Polónia: Extrema-direita reforça maioria absoluta

Outubro 14, 2019

O partido Lei e Justiça (PiS), liderado por Jarosław Kaczyński, venceu de novo as eleições com mais de 44%. Em segundo lugar ficou uma coligação liberal e em terceiro uma aliança de centro esquerda.

Manifestação contra a sentença dos independentistas catalães. Outubro de 2019.

Condenações pesadas para líderes catalães que defenderam direito à auto-determinação

Outubro 14, 2019

O processo dos independentistas catalães chegou ao fim com pesadas penas de prisão. Para além disto, o Supremo Tribunal voltou a emitir um mandato europeu de detenção para Puidgdemont. Nas ruas da Catalunha há várias mobilizações contra a repressão ao direito à auto-determinação no que é chamado "um tsunami de dignidade".

Kaïs Saïed é o novo presidente da Tunísia, eleito este domingo

Tunísia: Conservador de direita vence segunda volta das presidenciais

Outubro 14, 2019

Segundo as sondagens, Kaïs Saïed deve ter obtido entre 72% e 77% dos votos. O vencedor das presidenciais tunisinas defende a pena de morte, é contrário ao direito de herança igual para homens e mulheres e opõe-se aos direitos das mulheres e dos homossexuais.

Gergely Karacsony, o novo presidente da Câma de Budapeste, eleito neste domingo – Foto de Zoltan Balogh/Epa/Lusa

Hungria: Candidato único da oposição ganha Câmara de Budapeste

Outubro 13, 2019

Gergely Karacsony, que era o candidato único da oposição, venceu as municipais de Budapeste, derrotando o candidato do partido de extrema-direita Fidesz, do primeiro-ministro Viktor Orbán. A oposição terá obtido também bons resultados noutras cidades da Hungria.

Chomsky defende que "desmantelar o imperialismo é um projeto perfeitamente viável”

Outubro 13, 2019

“Para o fazer, é necessário dar os passos que já foram dados no passado: educação, organização, protestos, manifestações, resistência direta, solidariedade para com as vítimas”, afirma Noam Chomsky.