Está aqui

Internacional

Cheias em Zhengzhou em julho de 2021.

China, 2049

Outubro 19, 2021

Em 2049, a China será uma zona catastrófica climática, não uma superpotência militar, prevê neste artigo Michael T. Klare, professor emérito de Estudos sobre Paz e Segurança Mundial do Hampshire College.

Arnaldo Otegi

Otegi assinala 10 anos do fim da ETA com mensagem para as vítimas

Outubro 18, 2021

“Sentimos a sua dor e este sentimento sincero leva-nos a afirmar que ela nunca devia ter acontecido”, afirmou o líder do EH Bildu numa declaração esta segunda-feira.

Seis mortos em manifestação contra impunidade da explosão no porto de Beirute

Outubro 17, 2021

Autoridades dizem que existiam atiradores nos prédios durante a manifestação que pedia a substituição do juiz responsável pelo processo da explosão no porto da cidade. O conflito, na passada quinta-feira, durou quatro horas.

Mikhail Lobanov

A Rússia tem um novo movimento socialista

Outubro 17, 2021

Com quase 20% dos votos, o Partido Comunista foi visto como um dos grandes vencedores das eleições russas após atrair uma nova vaga de ativistas socialistas democráticos que se opõem ao governo de Vladimir Putin. É o caso de Mikail Lobanov, candidato independente em Moscovo, aqui entrevistado por Ilya Budraitskis.

Havana

Cuba no pós-quarentena com as reformas a meio caminho

Outubro 17, 2021

Apesar da queda do PIB em 2021 poder vir a ultrapassar a do ano passado, alguns acreditam que o pior da crise pandémica pode ter terminado e que, com uma hipotética recuperação do turismo, o Governo pode ter uma mão vencedora neste jogo de reformas. Por Amaury Valdivia.

Protestos em Santa Cruz

Bolívia: Marchas, tensão política e ameaças de desestabilização

Outubro 16, 2021

A greve da semana passada contra o projeto de lei de combate aos lucros ilícitos - entretanto retirado pelo Governo - é mais um passo na estratégia do setor golpista da ireita boliviana. Artigo de Boris Acosta Reyes.

Phillipe Poutou.

Governo francês processa candidato presidencial que denunciou violência policial

Outubro 15, 2021

“A polícia mata”, afirmou numa entrevista televisiva o candidato Phillipe Poutou, do NPA, a propósito da violência da repressão policial nas manifestações e em bairros populares. Ministro do Interior responde com um processo.

Sebastián Piñera tem tido sempre um forte apoio das forças armadas chilenas – foto de resumenlatinoamericano.org

Presidente chileno investigado após revelações dos Pandora Papers

Outubro 15, 2021

Os negócios mineiros de Sebastián Piñera estão sob investigação do Ministério Público. Oposição exige a demissão do Presidente em fim de mandato. Piñera aumenta a repressão e declara o estado de sítio contra a comunidade mapuche.

Hollywood: Trabalhadores ameaçam com greve por tempo indeterminado

Outubro 14, 2021

A partir de segunda-feira, os trabalhadores dos estúdios estadounidenses vão dar início a uma greve para exigir melhores condições laborais.

Anúncio Amazon na Índia

Amazon apanhada a violar regras de concorrência na Índia

Outubro 14, 2021

Um ano depois de Bruxelas ter chegado a conclusões parecidas, uma reportagem da Reuters mostra como a multinacional usa os dados dos retalhistas indianos para lhes copiar os produtos e vendê-los com a sua marca.

Trabalhadores da Google e Amazon repudiam negócio com Israel

Outubro 14, 2021

Numa carta aberta que já reuniu centenas de assinaturas é condenada a venda, ao governo e aos militares israelitas, de tecnologia que “vai tornar a discriminação sistémica”. Projeto Nimbus vai tornar as ações dos militares e governo israelitas “ainda mais cruéis e mortais para os palestinianos".

Programa de acolhimento de refugiados afegãos de Boris Johnson é um “fracasso chocante”

Outubro 13, 2021

A Operação Warm Welcome tem sido alvo de duras críticas. Milhares de refugiados afegãos estão detidos em hotéis sem acesso a cuidados de saúde adequados e sem o apoio prometido pelo Governo britânico.

Arman Abdolai

Amnistia quer voltar a travar execução de jovem iraniano

Outubro 12, 2021

As autoridades do Irão marcaram para esta quarta-feira a execução de um jovem condenado à morte por um crime cometido quando era menor. Pressão internacional evitou por duas vezes a aplicação da pena de morte.

Thomas Piketty

Thomas Piketty: Depois dos Pandora Papers, é tempo de agir

Outubro 11, 2021

Neste artigo de opinião, o economista francês propõe a criação de um cadastro financeiro público e a tributação mínima de todos os patrimónios.

Taxar as multinacionais: Plano do G20 e OCDE é um “cheque em branco”

Outubro 11, 2021

OCDE anunciou acordo sobre a proposta do G20 para taxar multinacionais. Economistas da comissão criada por países em desenvolvimento dizem que a taxa de 15% fica aquém do necessário e que apenas os países ricos saem a ganhar com a proposta.

O Kremlin está em declínio?

Outubro 10, 2021

Com as sondagens a darem um apoio ao partido de Putin abaixo do necessário para garantir a maioria reforçada de que precisava, a única forma de obter este resultado foi o sacrifício da credibilidade das eleições. A renovação geracional e o "voto inteligente" dos apoiantes de Navalny catapultou os resultados dos comunistas. Por Ilya Matveev e Ilya Budraitskis.

Representantes democráticos e do trabalho são os alvos preferenciais dos movimentos fascistas desde a sua origem.

Roma sitiada por protestos anti-vacinas e neofascistas

Outubro 10, 2021

Grupos organizados de milhares de pessoas procuraram alcançar o escritório do primeiro-ministro e, simultaneamente, atacar a sede do maior sindicato italiano, a Confederação Italiana do Trabalho.

A fortuna acumulada por Andrej Babis através da Agrofert está calculada em cerca de 3,4 mil milhões de dólares. Foto de Martin Divisek via EPA/Lusa.

Primeiro-ministro bilionário perde eleições na República Checa

Outubro 10, 2021

O partido de Andrej Babis perdeu por curta margem para uma coligação de conservadores e liberais. O resultado inesperado surge depois dos Pandora Papers revelarem os offshores utilizados por Babis.

Os líderes da oposição tinham já pedido a demissão de Kurz e ameaçaram levar uma moção de não-confiança ao parlamento já na próxima terça-feira.

Áustria: investigação por corrupção leva primeiro-ministro a demitir-se

Outubro 9, 2021

Sob investigação por utilização fundos públicos para influenciar tablóides, Sebastian Kurz afasta-se do governo mas passa a líder parlamentar. A chancelaria passa para o Ministro dos Negócios Estrangeiros mantendo a coligação de governo com Os Verdes.

“É absolutamente inaceitável que um empregador tente silenciar um trabalhador porque foram vítimas de algum tipo de assédio ou discriminação”, afirmou Connie Leyva.

Califórnia: Nova lei impede empresas de silenciarem trabalhadores sujeitos a abuso laboral

Outubro 9, 2021

A lei "Silenced No More" torna ilegal uma empresa impedir que os trabalhadores denunciem publicamente atos de assédio ou discriminação laboral, uma vitória sobretudo para os trabalhadores do setor digital.

Bog pharma, imagem de Arton - cadtm.org

A apropriação de conhecimentos e os lucros da Big Pharma na era do coronavírus

Outubro 9, 2021

Não só o grande capital não partilha o conhecimento, como se apropria dele e depois cobra ao público por ele, artigo de Éric Toussaint. Segunda parte de A destruição e o açambarcamento dos bens comuns.

Ursula von der Leyen e Mateusz Morawiecki.

Bruxelas ameaça usar “todos os poderes” no braço de ferro com a Polónia

Outubro 8, 2021

Depois de o Tribunal Constitucional polaco ter declarado que a lei do país prevalece sobre as decisões dos tribunais europeus, Ursula von der Leyen diz que os tratados são claros e que a Comissão fará tudo para que sejam aplicados.

Human Rights Watch denuncia “perseguições e humilhações” contra migrantes em Calais

Outubro 8, 2021

A organização não-governamental alerta que nos acampamentos do Norte de França existem "práticas policiais abusivas" contra os migrantes ali instalados.

Os procuradores não nomearam diretamente o grupo de comunicação social, mas os media austríacos apontam quase unanimemente para os talbóide Oesterreich, que nega as acusações.

Primeiro-ministro da Áustria sob investigação de corrupção

Outubro 7, 2021

Sebastian Kurz está sob investigação por corrupção através da utilização de fundos públicos para assegurar cobertura positiva dos tablóides entre 2016 e 2018, durante as eleições que o elegeram para primeiro-ministro.  

"Se o comportamento monopolístico do Facebook tivesse sido impedido na altura devida, os milhões de pessoas que dependem do WhatsApp ou Instagram para comunicar ou comercializar estariam bem neste momento”, considerou. Imagem de Alba Vigaray via EPA/Lusa.

Congressista dos EUA propõe fragmentar monopólio do Facebook

Outubro 7, 2021

Considerando o impacto que qualquer disrupção das redes sociais controladas por Zuckerberg tem na economia e na vida das pessoas, Ocasio Cortez considera essencial acabar com a concentração de poder do Facebook. “Break them up”, escreveu.