Está aqui

Internacional

Alexei Navalny ao ser detido à chegada a Moscovo – Foto de Sergei Ilnitsky/Epa/Lusa

Rússia rejeita apelos internacionais para libertar Navalny

Janeiro 19, 2021

Alexei Navalny foi preso quando regressava à Rússia, após a sua estadia na Alemanha para tratar de um possível envenenamento no seu país. A União Europeia, a ONU e os EUA exigem a sua libertação imediata. Moscovo acusa-os de tentarem desviar as atenções da crise do modelo liberal.

Trabalhadoras da fábrica de brinquedos Sunlight em Tangxia. Julho de 2010. Fot de Chris/Flickr.

China: Economia acelerou no fim do ano, mas não crescia tão pouco desde 1976

Janeiro 19, 2021

Os mais recentes dados da segunda maior economia mundial mostram que é das poucas a crescer. No último trimestre de 2020, o crescimento superou mesmo o do ano anterior.

Nicolas Sarkozy em maio de 2019. Foto de Jacques Paquier/Flickr.

Sarkozy investigado por receber milhões de oligarcas russos

Janeiro 17, 2021

O ex-presidente francês tem um contrato de “conselheiro” com dois oligarcas russos mas as entidades fiscais suspeitam de lóbi ilegal e está acusado de tráfico de influência.

Pormenor da capa do livro "Socialism Across the Iron Curtain" de Jan De Graaf (Cambridge University Press).

Redescobrir a Revolução Perdida da Europa

Janeiro 16, 2021

Os estereótipos da Guerra Fria limitaram a compreensão da política europeia do pós-guerra. Dos dois lados da cortina de ferro, a libertação do nazismo libertou um espírito de democracia radical que poderia ter conduzido a um caminho diferente. Não fora a intervenção das super-potências. Por Gerd-Rainer Horn.

Migrantes em “Lipa” na Bósnia – foto da Amnistia Internacional

Agrava-se a situação dramática dos migrantes na Bósnia

Janeiro 16, 2021

Desde 23 de dezembro que cerca de 900 migrantes estão a sobreviver no que resta do campo de Lipa, destruído pelo fogo. Para além das condições dramáticas em que vivem, há cada vez mais pessoas doentes.

Primeiro-Ministro holandês, Mark Rutte, a anunciar a demissão do governo. Janeiro de 2021. Foto de BART MAAT/EPA/Lusa.

Fisco holandês perseguiu milhares de famílias, muitas devido à origem étnica

Janeiro 16, 2021

Durante anos, falsas acusações de fraude nos subsídios à infância levaram o Estado a cortar abonos e a exigir milhares de euros de volta. 11.000 destas famílias foram visadas devido à origem étnica ou dupla nacionalidade. O governo demitiu-se.

Um habitante de Manaus com uma garrafa de oxigénio que comprou para a sua mãe hospitalizada. Foto de Raphael Alves/EPA/Lusa.

Com saúde em colapso em Manaus, exige-se destituição de Bolsonaro

Janeiro 15, 2021

Bolsonaro recentemente aumentou o imposto sobre cilindros de oxigénio enquanto promovia a taxa zero para importação de armas. E continua a “receitar” tratamentos falsos enquanto o sistema de saúde falha causando várias mortes.

Matteo Renzi

Renzi ensaia nova crise política em Itália

Janeiro 15, 2021

No rescaldo do debate sobre o destino da “bazuca europeia”, o ex-primeiro-ministro italiano anunciou a saída dos seus membros do governo de Giuseppe Conte. Mais do que novas eleições, Matteo Renzi quer recuperar protagonismo e forçar uma remodelação governamental.

“Temos uma visão bastante incompleta do que está a acontecer em Cabo Delgado”

Janeiro 14, 2021

Em entrevista ao Esquerda.net, Eric Morier-Genoud, professor da Universidade de Queen’s Belfast, alerta que a situação humanitária é “grave e complexa, agravada por um surto de cólera e de Covid-19”, e “arrisca agravar-se mais”. Há ainda “receio de que haja uma expansão da guerra” para outras províncias. Por Mariana Carneiro.

Polícia alemã carrega sobre manifestação de homenagem a Rosa Luxemburgo. Janeiro de 2021. Foto de @AFTAB2AHMED/Twitter.

Manifestação em homenagem a Rosa Luxemburgo reprimida pela polícia

Janeiro 14, 2021

Os manifestantes cumpriam as regras sanitárias. Mas a polícia não gostou de ver bandeiras de um antigo movimento de juventude da RDA e irrompeu pela concentração, causando feridos e detendo 15 pessoas.

Câmara dos Representantes aprova processo de destituição de Trump

Câmara dos Representantes aprova processo de destituição de Trump

Janeiro 14, 2021

Donald Trump torna-se o primeiro presidente do país a ser alvo de dois processos de destituição pela Câmara dos Representantes. O presidente cessante é acusado de incitar a invasão do Capitólio.

Ciclista de Deliveroo. Foto de Rue89 Strasbourg/Flickr.

Deliveroo obrigada a inscrever 741 trabalhadores na Segurança Social

Janeiro 13, 2021

Um tribunal de Barcelona volta a colocar a causa o esquema de negócio da economia das plataformas. Para além da regularização dos distribuidores, a empresa será obrigada a pagar 1,3 milhões de euros em falta de quotizações.

Camponeses indianos queimam a lei que Modi lhes tenta impor. Janeiro de 2021. Foto de @madhujanjagran no Twitter.

Dezenas de milhares de camponeses indianos queimam lei de Modi

Janeiro 13, 2021

Há mais de dois meses que estão acampados à volta da capital contra as leis que beneficiam as grandes empresas. O Supremo suspendeu a lei para a analisar, mas os camponeses prometem levar milhões às ruas no Dia da República.

Protesto em Bruxelas pelo encerramento do centro de detenção em Guantánamo.

Amnistia Internacional alerta para “violações de direitos humanos” que continuam em Guantánamo

Janeiro 13, 2021

No vigésimo aniversário do centro de detenção de terroristas de Guantánamo, e a poucos dias de Biden assumir a presidência dos EUA, a organização não governamental divulga um relatório com os “crimes de Direito Internacional” cometidos continuadamente desde 2002.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Comunidades e Defesa de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, na reunião do conselho de ministros dos negócios estrangeiros da CPLP, Ilha do Sal, julho de 2018. Foto de TIAGO PETINGA/LUSA.

Em Cabo Verde não se sabia do cônsul honorário do Chega, ministro demite-se

Janeiro 12, 2021

Uma reportagem da SIC revelou esta segunda-feira que Caesar DePaço, financiador e apoiante do partido de extrema-direita português, tinha passado a ser cônsul honorário de Cabo Verde em Palm Coast. Pouco depois, o ministro dos Negócios Estrangeiros demitiu-se.

Algumas das sobreviventes coreanas que foram escravizadas sexualmente pelo exército japonês. Seul, setembro de 2009. Foto de jennifer yin/Flickr.

Coreanas escravizadas durante a II Guerra Mundial vencem caso contra Japão

Janeiro 9, 2021

Um tribunal sul-coreano condenou o Estado japonês a pagar indemnizações a 12 mulheres que foram usadas como escravas sexuais pelo exército deste país. Governo do Japão diz que é “inaceitável” e remete para acordos anteriores.

Donald Trump

Demissões na Casa Branca e risco legal levam Trump a condenar invasão do Capitólio

Janeiro 8, 2021

O ainda Presidente dos EUA gravou um vídeo onde lê uma mensagem a prometer uma transição pacífica no dia 20 de janeiro.

No jogo entre os Golden State Warriors e os Los Angeles Clippers os jogadores ajoelharam-se durante o hino como noutras partidas da NBA. Janeiro de 2021. Foto de JOHN G. MABANGLO/EPA/Lusa.

NBA volta a protestar contra racismo

Janeiro 8, 2021

Depois do ataque ao Capitólio e da procuradora de Kenosha ter decidido não processar o polícia que disparou sete vezes em Jacob Blake pelas costas, alguns jogadores da principal liga de basquetebol norte-americana ajoelharam-se em protesto. Outros arranjaram outras formas de se manifestar.

Congresso norte-americano confirma vitória de Biden

Janeiro 7, 2021

Várias horas após a invasão do Capitólio pelos apoiantes de Trump, o Congresso dos EUA validou os votos do Colégio Eleitoral, confirmando a vitória de Joe Biden e de Kamala Harris na eleição presidencial de 3 de novembro.

Apoiantes de Trump invadem Capitólio para impedir ratificação de resultados eleitorais

Janeiro 6, 2021

"Nunca iremos desistir. Nunca iremos ceder", clamou Donald Trump durante um comício em Washington. Logo após o evento, os seus apoiantes dirigiram-se para o Capitólio, onde o Congresso estava reunido para ratificar o resultado do Colégio Eleitoral, que deu a vitória eleitoral a Joe Biden.

Raphael Warnock frente ao mural com a história de Marietta, na Geórgia.

EUA: Warnock é o primeiro senador democrata negro eleito no sul

Janeiro 6, 2021

Num dia em que se disputam dois lugares da câmara alta do Congresso dos EUA, a eleição de Raphael Warnock coloca o Partido Democrata mais próximo de impedir uma maioria do Partido Republicano.

A Alphabet “continua a censurar aqueles que se atrevem a falar, e a impedir trabalhadores de falarem sobre assuntos sensíveis e importantes para o debate público, tais como concentração e poder monopolista”, criticam.

Trabalhadores da Google criam sindicato

Janeiro 5, 2021

Num artigo publicado no NYTimes, os fundadores descrevem um "sistema de emprego segregado". Metade dos 120 mil trabalhadores do universo Alphabet tem vínculos precários e salários mais baixos para trabalho igual.  

banca de assinaturas pela amnistia dos presos políticos catalães

Catalunha: Dilma, Gerry Adams e Lobo Antunes apelam à amnistia

Janeiro 4, 2021

Em defesa de um processo de diálogo na Catalunha, 50 figuras da política e da cultura internacional apelam ao governo espanhol que ponha fim à repressão política com a amnistia dos presos do “procés” catalão.

Liberdade para Assange, diz cartaz empunhado por mulher à porta do tribunal britânico que decidiu pela não extradição de Julian Assange para os EUA – Foto Vickie Flores/Epa/Lusa

Tribunal britânico rejeita extradição de Assange para os Estados Unidos

Janeiro 4, 2021

O tribunal de Westminster recusou a extradição devido ao estado de saúde e ao risco de suicídio. A Amnistia Internacional tinha alertado que se o fundador da Wikileaks fosse extraditado enfrentaria “um risco real de graves violações dos direitos humanos”.