Está aqui

Internacional

Não à separação das famílias - faixa em manifestação nos EUA.

Administração Trump quer prender famílias migrantes por tempo indeterminado

Agosto 24, 2019

Os grupos de direitos humanos reagiram com horror e indignação face ao anúncio, por parte da administração Trump, de uma regra que visa permitir ao governo federal deter famílias migrantes por um período ilimitado de tempo. Em causa está “um ataque cruel contra crianças”.

Assassinados 57 trabalhadores humanitários desde o início do ano

Agosto 24, 2019

ONU assinalou esta semana o Dia Mundial da Ajuda Humanitária, alertando para os ataques contra quem presta assistência por todo o mundo. Durante este ano, 156 profissionais já foram atacados, dos quais 57 morreram.

Edifício da GE em Schenectady, Nova Iorque, maio de 2009. Foto:  Chuck Miller/Flickr.

General Electric acusada de escandalosa fraude financeira

Agosto 23, 2019

Um analista financeiro acusou a General Electric, gigante industrial norte-americano, de mascarar prejuízos de 38 mil milhões de dólares. A confirmar-se, seria dos maiores escândalos financeiros na história do país. Caso está a gerar volatilidade nos mercados.

Cena a bordo do Ocean Viking. Foto: Avra Fialas/SOS Mediterranée/EPA/Lusa

Ocean Viking desembarca em Malta

Agosto 23, 2019

O Ocean Viking resgatou 356 migrantes à deriva no mar ao largo da Líbia e ficou 20 dias parado no mar entre Itália e Malta à espera de autorização para desembarcar. Com os mantimentos a acabar, Malta permitiu finalmente o desembarque esta sexta-feira.

Regras anti-especulação caem nos EUA

Agosto 23, 2019

Depois da crise financeira de 2008, os Estados Unidos avançaram com regras para limitar a especulação financeira. Agora, sobre pressão dos bancos, volta-se atrás aligeirando a regulamentação sobre a banca.

Boris Johson em visita a Angela Merkel, Berlim, 21 de agosto de 2019. Foto: Clemens Bilan/EPA/Lus

Brexit: Johnson busca concessões na Europa, parlamento combate saída sem acordo

Agosto 22, 2019

Com o prazo de saída da UE cada vez mais próximo, Boris Johnson procurou concessões junto de Merkel e Macron, pouco recetivos. No parlamento, multiplicam-se manobras de sucesso incerto para impedi-lo de impor saída sem acordo.

Foto de uma zona autónoma do EZLN.

Zapatistas avançam para mais zonas autónomas, Presidente do México saúda

Agosto 22, 2019

O EZLN anunciou a criação de mais onze áreas autónomas em Chiapas. O Presidente do México surpreendeu ao dizer que iriam beneficiar o povo. Isto apesar dos zapatistas continuarem muito críticos da sua atuação.

Um dos logotipos da petição pelo fim do ISDS.

Mais de meio milhão de europeus contra “tribunais privados” que protegem multinacionais

Agosto 22, 2019

A petição europeia “Direitos para as pessoas, regras para as multinacionais” está quase a atingir o objetivo de 600 mil assinaturas, quatro mil das quais portuguesas. Defende-se o fim do ISDS, o pouco conhecido sistema internacional de “tribunais privados” que protege as multinacionais.

Começou a contra-cimeira do G7 em Irun e Hendaia

Agosto 21, 2019

Anticapitalismo, feminismo, ambientalismo, defesa da democracia social, anti-colonialismo, são alguns dos temas que juntam as plataformas de movimentos sociais que organizam a contra-cimeira do G7. Dizem que vai ser a maior dos últimos anos e comprometem-se com protestos não-violentos.

Trump no avião

Trump cancela visita à Dinamarca após saber que Gronelândia não está à venda

Agosto 21, 2019

O presidente norte-americano diz que a resposta da primeira-ministra dinamarquesa, que considerou “absurda” a ideia de vender a Gronelândia, fê-lo perder interesse na viagem.

Itália: primeiro-ministro demite-se com duras críticas a Salvini

Agosto 20, 2019

A demissão de Giuseppe Conte esvaziou a moção de censura proposta pelo partido de extrema-direita que lidera as sondagens. Acordo entre o Movimento 5 Estrelas e Partido Democrático pode evitar eleições antecipadas.

 

Desembarque de oito pessoas do Open Arms para assistência médica, 19 de agosto. Foto: Francisco Gentico/proactivaopenarms/Instagram.

Open Arms: justiça italiana dá ordem para desembarcar migrantes

Agosto 20, 2019

Após examinar as condições a bordo do navio de resgate Open Arms, a Procuradoria siciliana mandou apreender o barco e desembarcar os cerca de 90 migrantes a bordo.

Paisagem industrial em Völklingen, Alemanha, 2019.

Alemanha lançará pacote de estímulos à economia para responder à ameaça de recessão

Agosto 20, 2019

O Bundesbank avisa para a possibilidade de uma recessão na economia alemã. Para lhe responder, o governo alemão está preparado a abandonar a ortodoxia e soltar os cordões à bolsa. Esta recessão implicaria um forte impacto económico em Portugal já que este país é o nosso terceiro maior mercado.

“Vejo a figura de Jair Bolsonaro e de boa parte de seu governo com traços fascistas de autoritarismo, com essa ideia de que precisamos 'exterminar' o inimigo”, afirma Michael Löwy, diretor de investigação emérito do Centre National da Recherche Scientifique – Foto de José Eduardo Bernardes/Brasil de Fato

Michael Löwy: Dos governos de direita, Bolsonaro é o que mais tem traços neofascistas

Agosto 19, 2019

Em entrevista ao Brasil de Fato, o sociólogo marxista compara o capitão reformado e atual presidente do Brasil ao "Mussolini dos anos 1920". Por Mayara Paixão

Hong Kong: protesto pacífico exige respostas do governo

Agosto 19, 2019

Depois das cenas de violência da semana passada no aeroporto, os manifestantes optaram pelo protesto pacífico numa marcha que juntou mais de um milhão de pessoas sob chuva torrencial.

Foto: Proactiva/Open Arms.

Open Arms: Salvini mantém impasse, desespero cresce a bordo

Agosto 18, 2019

O Open Arms mantém-se num impasse com mais de 100 migrantes a bordo ao largo de Lampedusa. Espanha criticou a conduta "inconcebível" de Salvini, que continua a bloquear desembarque. Migrantes desesperam a bordo e alguns tentaram chegar à costa a nado.

Sinal de aproximação ao túnel do canal da Mancha.

Falta de comida, medicamentos e combustível: as consequências prováveis do Brexit sem acordo

Agosto 18, 2019

Um relatório secreto a que o Sunday Times teve acesso detalha alguns dos problemas que decorrem da saída do Reino Unido da União sem acordo: falta de medicamentos, de alimentos e de combustível.

Manifestação dos CUP sobre os atentados das Ramblas. Agosto de 2019.

Atentados das Ramblas: “queremos respostas!”

Agosto 18, 2019

Dois anos depois dos atentados de Barcelona que causaram 16 mortes, somam-se as dúvidas sobre o que passou e o grau de conhecimento que os serviços secretos espanhóis tinham sobre as atividades dos atacantes. Este sábado foi dia de homenagens às vítimas.

Manifestantes de extrema-direita em Portland. Agosto de 2019.

Portland: extrema-direita manifesta-se, Trump chama terroristas a antifascistas

Agosto 18, 2019

A extrema-direita norte-americana voltou a sair às ruas. Cerca de cinco centenas de manifestantes marcaram presença em Portland. Os antifascistas responderam com uma contra-manifestação. E o presidente dos EUA chamou-os de terroristas.

Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul, com os lideres da Renamo e da Frelimo na assinatura do acordo de paz.

Moçambique: braço armado da Renamo coloca em causa acordo de paz

Agosto 17, 2019

A liderança da Renamo tinha assinado um acordo de paz com a Frelimo no início deste mês de agosto mas agora um braço armado do partido vem dizer que este é nulo e quer destituir a direção.

Logotipo do movimento de trabalhadores da Google.

Cerca de mil trabalhadores da Google contra negócios com agências de imigração dos EUA

Agosto 16, 2019

São, até à hora em que esta notícia foi escrita, 906 os trabalhadores da Google que apelam para a empresa não trabalhar com as agências de imigração norte-americanas que têm sido acusadas de abusos contra os direitos humanos.

Trump interessado em comprar a Gronelândia

Agosto 16, 2019

De acordo com a imprensa internacional, a possibilidade já foi mencionada várias vezes. Trump demonstrou interesse nos recursos naturais e na importância geopolítica do território.

Noruega suspende doações a fundo para a Amazónia

Agosto 16, 2019

Governo de Bolsonaro bloqueou as operações do Fundo Amazónia, o que levou a Noruega a suspender o apoio financeiro aos projetos contra a desflorestação no Brasil. Bolsonaro reagiu de forma irada.

Foto: Tiocfaidh ár lá 1916/Flickr.

Reino Unido: Corbyn propõe moção de censura para evitar Brexit sem acordo

Agosto 15, 2019

O líder trabalhista propôs aos outros partidos que o ajudem a evitar um Brexit sem acordo, fazendo cair o governo conservador e viabilizando um governo provisório trabalhista que convoque novas eleições.

 

Meme que circulou na Internet ironizando o resultado das primárias que deixou Macri 16 pontos atrás do seu adversário peronista.

Argentina: Macri procura manter-se à tona

Agosto 15, 2019

A pesada derrota sofrida pelo atual presidente nas primárias obrigatórias torna praticamente impossível uma reviravolta até às eleições de outubro. Governo anuncia medidas para compensar a crise económica, mas a oposição não o leva a sério.