Está aqui

Internacional

Papua Nova Guiné revoga pena de morte 30 anos depois de a reintroduzir

Janeiro 21, 2022

Primeiro-ministro considera que esta medida “não era um impedimento eficaz para crimes graves”.

Donald Trump. Foto de Gage Skidmore/Flickr.

Trump soma derrotas e acumula investigações

Janeiro 21, 2022

O ex-presidente é acusado de mentir a bancos e seguradoras para lucrar milhões, perdeu a tentativa de bloquear o acesso a documentos sobre o assalto ao Capitólio e está sob investigação por ter pressionado um governante da Georgia a arranjar votos para reverter a derrota. A última notícia é que a sua campanha tentou empossar grandes eleitores falsos.

João Lourenço, Presidente de Angola. Foto de Ampe Rogério, Lusa.

Angola: Privatizações ascendem a 1,3 mil milhões de euros

Janeiro 20, 2022

Como parte do acordo estabelecido com o FMI, o Estado angolano privatizou já 140 ativos e irá vender agora a seguradora estatal ENSA e o Banco Angolano de Investimentos.

“Milionários patriotas” voltam a apelar a imposto sobre a riqueza

Janeiro 20, 2022

Mais de cem milionários de vários países lançaram uma carta aberta aos participantes no Fórum de Davos sobre o que os espera num mundo cada vez mais desigual. “São impostos ou forquilhas. Ouçamos a história e escolhamos com sensatez”, concluem.

„Yo denuncio la farsa electoral“ - Foto de manifestação realizada na Costa Rica, foto de https://desinformemonos.org/

Nicarágua: Quarta presidência para Daniel Ortega

Janeiro 19, 2022

A 10 de janeiro de 2022, Daniel Ortega tomou posse como presidente da Nicarágua para o quarto mandato consecutivo. Mesmo na esquerda latino-americana, as vozes críticas à forma antidemocrática de governação e às manipulações eleitorais de Ortega estão a aumentar. Por Matthias Schindler.

Zemmour condenado pela terceira vez por discurso de ódio

Janeiro 18, 2022

O antigo comentador televisivo e atual candidato da extrema-direita às presidenciais francesas vai ter de pagar uma multa por ter chamado “ladrões”, “assassinos” e “violadores” aos menores desacompanhados que chegam ao país.

Regras do défice e dívida pública na UE são “obsoletas”, diz ministro francês

Janeiro 18, 2022

Para o ministro das Finanças de França, país que atualmente ocupa a presidência do Conselho da UE, o aumento do fosso entre os países mais e menos endividados obrigará à revisão das regras.

Síria: Campos de deslocados são locais de extrema insegurança

Janeiro 17, 2022

Nos últimos doze meses, 91 pessoas foram assassinadas pelo Estado Islâmico no campo de Al-Hol, entre as quais dois trabalhadores humanitários.

Netanyahu negoceia acordo com Justiça israelita

Janeiro 17, 2022

O ex-primeiro-ministro acusado de corrupção está em negociações para obter um acordo judicial com pena suspensa.

Joe Biden. Foto da Casa Branca/Flickr.

Estados Unidos: Um ano de presidência de Joe Biden

Janeiro 14, 2022

Biden tinha anunciado mais impostos para grandes empresas e ricos, melhores cuidados médicos e um salário-mínimo por hora de 15 dólares. Não cumpriu. Não beliscou os interesses da Big Pharma e não implementou uma viragem keynesiana. Por Eric Toussaint.

Manifestantes em Paris no dia da greve dos professores. Foto de Mohammed Badra/EPA/Lusa.

Greve histórica dos professores franceses contra a “exaustão”

Janeiro 14, 2022

O governo francês mudou as regras sanitárias para as escolas três vezes desde o início do ano e o ministro da Educação é acusado de “desprezar” os professores. Estes exigem mais proteção. O protesto juntou ainda os sindicatos dos restantes trabalhadores escolares.

Salvini visita a casa de Berlusconi em outubro de 2021. Foto de CLAUDIO PERI/ENSA/Lusa.

Salvini dá a mão a Berlusconi para a presidência de Itália

Janeiro 14, 2022

O líder da extrema-direita italiana promete votar no ex-primeiro-ministro para a Presidência da República. O milionário que foi condenado por fraude fiscal volta à ribalta da cena política, apesar de a rejeição da sua figura tornar improvável que chegue a chefe de Estado.

ONG de direitos humanos contra reativação de tecnologia “racista” na fronteira com Marrocos

Janeiro 14, 2022

Mais de 40 organizações afirmam que a utilização desta tecnologia representa “um perigo de discriminação e criminalização”, que a “converte num novo dispositivo racista dentro do Estado Espanhol".

Imagem da manifestação de dia 6 de janeiro de 2021 que culminou na invasão do Capitólio.

Líder de milícia de extrema-direita detido pelo ataque ao Capítólio

Janeiro 14, 2022

A polícia norte-americana deteve o fundador da milícia Oath Keepers, que será acusado de sedição juntamente com outros dez membros. A Google e várias redes sociais foram intimadas pelo Congresso a divulgarem dados para a investigação.

Exploração de lítio em Chuquimata, Chile. Foto de Reinhard Jahn/Portal de la mineria/Wikimedia Commons.

Piñera concede direito de extração de 160 mil toneladas de lítio sem debate no Congresso

Janeiro 13, 2022

O presidente neoliberal do Chile tomou esta decisão a dois meses da passagem de testemunho e sem o acordo do sucessor, Gabriel Boric, que prometera a criação de uma empresa estatal para o efeito. Por Michele de Mello.

Ex-comissário responsabiliza serviços secretos nos atentados das Ramblas

Janeiro 12, 2022

No julgamento em que responde por espionagem ilegal, José Manuel Villarejo implicou o líder dos serviços secretos espanhóis, afirmando que Sanz Roldán queria “dar um pequeno susto à Catalunha” em vésperas do referendo à independência.

Barco da Força de Fronteira da Grã-Bretanha resgata migrantes no Canal da Mancha, 2021 – Foto de Vickie Flores / Epa / Lusa

Número de migrantes resgatados no Canal da Mancha triplicou em 2021

Janeiro 12, 2022

O número de migrantes resgatados no Canal da Mancha e acolhidos em Calais, França, triplicou em 2021. Segundo a Frontex, chegaram à União Europeia quase 200 mil migrantes ao longo do último ano.

Emmanuel Macron

Quem defrontará Macron na segunda volta das presidenciais?

Janeiro 12, 2022

A três meses das eleições, mantém-se a incerteza. Para já, a corrida faz-se à direita, enquanto à esquerda sobram apelos à união e ninguém descola nas sondagens.

 

Boris Johnson numa conferência de imprensa sobre a Covid. Foto de Number 10/Flickr.

Boris Johnson: a remodelação do apartamento, as festas e o custo de vida

Janeiro 11, 2022

Nos últimos dias foram conhecidas mensagens do primeiro-ministro britânico a pedir dinheiro a um financiador do seu partido para remodelar o apartamento e soube-se de mais uma festa organizada em Downing Street na altura em que estavam proibidas. Somadas ao aumento do custo da energia, deixam o governo em maus lençóis.

Etiópia: Governo ataca campos de refugiados no Tigray

Janeiro 11, 2022

Conflito entre as tropas estatais e os rebeldes da Frente Popular para a Libertação do Tigray agrava-se. Novo ataque faz 56 mortos e dezenas de feridos.

Bandeira LGBT+. Foto Stock Catalog/Flickr.

Senegal: Lei que duplicaria penas de prisão por homossexualidade rejeitada

Janeiro 10, 2022

Um grupo de deputados queria que as penas de prisão por este motivo chegassem aos dez anos. Os apoiantes do presidente liberal Macky Sall rejeitaram porque consideram que atualmente já se “pune severamente” as relações entre pessoas do mesmo sexo.

Vacinar 70% da população africana: uma meta irrealista?

Janeiro 9, 2022

A OMS reafirmou que vacinar 70% da população mundial contra a Covid-19 é "essencial para combater a Ómicron". No continente africano, profissionais de saúde questionam se os objetivos "desenhados no Norte" são adequados às realidades locais.

Confrontos em Almati, no Cazaquistão. Foto de ALEXANDER KUZNETSOV/EPA/Lusa.

Cazaquistão: "situação estabilizada" numa "luta de elites"

Janeiro 9, 2022

O presidente Tokayev tinha autorizado as forças de segurança a atirar para matar sem aviso e pedido ajuda aos aliados internacionais. Há dezenas de mortes, centenas de feridos e milhares de presos. A possibilidade de uma luta na elite política está a ser avançada para explicar como manifestações pacíficas foram instrumentalizadas.

Autocolante contra o Vox. Foto de  Fotomovimiento/Flickr.

Vox intimida formadores de cursos sobre violência de género

Janeiro 9, 2022

O congénere do Chega em Espanha apresentou uma moção na qual pretendia identificar os formadores destes cursos em Alcobendas “para que não voltem a desenvolver estas atividades”. O PP foi atrás.

Máquina a fazer colheita na cana de açúcar. Austrália, 2020. Foto de  Steven Penton.

Preços dos alimentos aumentaram 28% em 2021

Janeiro 8, 2022

Aproximaram-se dos preços recorde de fevereiro de 2011 e a FAO não espera descidas para 2022. No ano passado, os óleos vegetais aumentaram 66%, o milho 44%, o trigo 31% e o açúcar um pouco mais de 30%, puxando para cima os preços de vários outros alimentos.