Irão

O Hezbollah enfrenta agora o dilema da sua dupla lealdade: parte dos seus dirigentes deseja aceitar um cessar-fogo, juntamente com uma retirada a norte do rio Litani, mas Teerão está a obrigar o partido a fazer depender um cessar-fogo no Líbano de um cessar-fogo em Gaza, o que se tornou absurdo.

Gilbert Achcar

Vulnerável politica e economicamente na frente interna, a liderança do Irão e o novo governo de Pezeshkian prefeririam pôr termo a esta última escalada. Mas eles sabem que uma nova guerra regional pode já ter começado e que não há nenhum “parceiro para a paz”.

Eskandar Sadeghi-Boroujerdi

Os grupos de defesa dos direitos humanos falam em tortura para extrair “confissões” e em julgamentos sem garantias de defesa. Num só dia, o sistema judicial iraniano executou 29 presos, elevando a 345 o número de execuções só este ano.

O registo de navios no offshore da Madeira disparou nos últimos dez anos, ultrapassando hoje os 900. A venda de Portugal como “bandeira de conveniência” associa o país a negócios que ninguém escrutina. É o caso do bilionário israelita cujo cargueiro foi apresado pelo Irão, colocando o Estado português no centro de uma crise diplomática.

Em entrevista ao L’Humanité, Gilbert Achcar analisa as intenções de Israel ao atacar o consulado do Irão em Damasco, a forma da retaliação iraniana e as suas consequências.

Gilbert Achcar

Depois da onda de protestos, 2023 foi um ano recorde na aplicação da pena de morte. Esta segunda-feira, soube-se que a participação nas eleições legislativas atingiu o ponto mais baixo desde 1979. Muitos dos candidatos reformistas ou não se apresentaram às eleições ou foram impedidos de concorrer.

Família de Narges Mohammadi diz que a ativista precisa de cuidados médicos urgentes, mas as autoridades recusam-se a transferi-la para um hospital se não usar um véu.

Agência noticiosa oficial IRNA explicou que Armita Geravand “entrou em coma durante algum tempo, depois de ter sofrido danos cerebrais”, acabando por morrer este sábado. Organização Hengaw denuncia que jovem morreu na sequência de um "ataque da polícia da moralidade".

Pendem sobre as duas jornalistas os crimes de "colaboração com o governo hostil dos EUA, conluio contra a segurança nacional e propaganda contra o sistema". Acusações preveem pena de morte em caso de condenação.

Neste artigo, Yassamine Mather relata a tentativa do regime de recuperar a sua autoridade, a onda de envenenamentos nas escolas femininas e as divisões no campo monárquico iraniano.

O recurso do regime iraniano à pena de morte por enforcamento disparou no ano passado, com 582 execuções, o mais elevado desde 2015.