Bancos

Tribunal de Justiça da UE confirma que o objetivo dos bancos portugueses foi “falsear a concorrência” quando, entre 2003 e 2012, trocaram informação sobre alteração de spreads, volumes de crédito à habitação, empresas e consumo. Coimas podem atingir 225 milhões de euros.

A venda do EuroBIC ao galego Abanca faz desaparecer o banco que associou Américo Amorim e a corrupção angolana, absorveu o BPN pela mão de Passos Coelho e veio a contratar o ex-ministro socialista Teixeira dos Santos. A filha de José Eduardo dos Santos refugiou-se no Dubai, escapando a um mandato de captura internacional.

Jorge Costa

Citibank, JPMorgan Chase, Itaú Unibanco, Santander, Bank of America e HSBC concentram metade do financiamento direto a operações de exploração de petróleo e gás na região amazónica de países como o Brasil, Peru, Colômbia e o Equador. Ao mesmo tempo, fazem falsa propaganda sobre os seus compromissos ambientais, defende um estudo da rede indígena COICA.

No primeiro trimestre os cinco maiores bancos registaram uma subida de 33% relativamente ao ano passado. A maior parte dos ganhos por causa da diferença entre os juros cobrados nos empréstimos e os juros pagos nos depósitos.

Pedro Filipe Soares lamentou que PS, PSD, Chega e IL se juntem para defender os banqueiros e os lucros da banca feitos às custas das famílias portuguesas. Bloco quer usar margem da CGD para baixar a taxa de juro cobrada em 1,5 pontos percentuais, aliviando o esforço das famílias.

Lucro do BPI em Portugal cresceu 86% em 2023. Banco recusa-se a aceitar aumentos salariais reivindicados pelos trabalhadores e o seu presidente executivo queixa-se da “diabolização do banqueiro” e de “ódio” contra os lucros da banca. Novo Banco ansioso por distribuir dividendos.

Entre a recompra de ações e o pagamento de dividendos, o banco vai pagar aos acionistas 1,6 mil milhões de euros ao mesmo tempo que se prepara para despedir 4% do total dos seus trabalhadores.

O que as autoridades europeias não dizem é que os impostos excecionais aplicados à banca ficam muito abaixo ao resgate público que receberam desde a crise de 2008. Por Fátima Martín.

O rácio de dividendos pagos pelos bancos portugueses aos seus acionistas em relação aos resultados de 2021 foi de 171%, só ultrapassados pelos bancos da Letónia e República Checa.

 

À boleia do aumento dos juros, os cinco maiores bancos em Portugal lucraram mais 65% do que no mesmo período do ano passado.

Subida dos juros, com destaque para o crédito à habitação, permitiu ao Novo Banco registar um crescimento de 49% dos seus lucros entre janeiro e setembro.

Os juros baixos eram a justificação para o aumento das comissões cobradas pelas contas à ordem. Mas com os juros a disparar, nenhum banco se compromete a baixá-las e há anúncios de novos aumentos.

Em vez de pôr “os contribuintes a pagar os lucros” da banca, Mariana Mortágua defende que o Governo tem de obrigar “os bancos a baixar as taxas do crédito à habitação como contrapartida dos seus lucros”. Bancos amealharam 11 milhões de euros por dia no primeiro semestre.