Jorge Costa

Jorge Costa

Dirigente do Bloco de Esquerda. Jornalista.

O partido de Sahra Wagenknecht é o veículo de uma migração política para a direita que elimina qualquer vestígio do programa histórico do socialismo.

À recusa de autorização à venda de armas a Israel, soma-se agora este novo precedente que Paulo Rangel teve de aceitar: há mesmo um genocídio e o transporte de material militar por entidades sob jurisdição portuguesa configura cumplicidade e tem que ser impedido.

A venda do EuroBIC ao galego Abanca faz desaparecer o banco que associou Américo Amorim e a corrupção angolana, absorveu o BPN pela mão de Passos Coelho e veio a contratar o ex-ministro socialista Teixeira dos Santos. A filha de José Eduardo dos Santos refugiou-se no Dubai, escapando a um mandato de captura internacional.

A coordenadora europeia da campanha BDS - Boicote, Desinvestimento e Sanções contra Israel está em Portugal para contactos com ativistas e organizações solidárias com o povo palestiniano e falou ao Esquerda.net. Fiona Ben Chekroun sublinha a importância da pressão internacional para impedir a escalada genocida na Palestina. 

Venceremos a extrema-direita enfrentando os medos da nossa época com cultura unitária e um programa ecossocialista.

Há um Portugal que vive nos braços de facilitadores bem relacionados e há outro que só conhece dificuldades. No primeiro, qualquer lei ou portaria pode sofrer um jeitinho em nome de investimentos; no segundo, há muito aperto e poucos “apoios”, muitos estudos e avaliações e poucas decisões.

As manifestações de sábado colocaram Portugal em frente ao espelho. O que vimos? O que faremos?

A situação em França tem um aspeto pouco sublinhado entre nós, porque é excecional na União Europeia e incómodo para ela. O crescendo de lutas fez aumentar o número de sindicalizados e remeteu o Partido Socialista local à insignificância. O país tem hoje a esquerda mais forte da Europa.

Principal corrente do movimento operário português por mais de três décadas, o anarquismo procurou formar sujeitos transformadores da sociedade. No seu livro, Diogo Duarte explora a visão libertária do mundo e como, há cem anos, os anarquistas se propunham governar a vida (a começar pela deles). Por Jorge Costa.

A decisão de reduzir a remuneração dos certificados de aforro é o último desaforo lançado pelo governo às pessoas que trabalham.