Está aqui

Jorge Costa

Deputado e dirigente do Bloco de Esquerda. Jornalista.

Artigos do Autor(a)

17 de Julho, 2021 - 10:00h

Para resistir à pressão imperialista e operar uma abertura pacífica, Cuba precisará do Partido Comunista, certamente. Mas não pode adiar mais a liberdade política. Quase impossível? Talvez. Mas a única forma de solidariedade com o povo cubano é apoiar essa possibilidade.

10 de Julho, 2021 - 09:44h

Há cem anos, a teoria da relatividade desencadeou uma polémica soviética sobre a relação entre marxismo e ciência. O físico Boris Hessen defendeu a abertura à nova física de Einstein e foi uma das primeiras vítimas das purgas estalinistas. Entrevista a Rui Borges, que acaba de lançar o livro 'Einstein e Lenine em Moscovo'.

1 de Julho, 2021 - 23:25h

Funções essenciais e permanentes do Estado são transformadas em reservas de negócio para empresas privadas cuja especialidade é emagrecer salários. O Estado deve reconhecer e enquadrar estes trabalhadores.

27 de Junho, 2021 - 11:57h

Em vez de mentir para manter os lucros injustificáveis da EDP, o governo devia tratar de conter a escalada dos preços para defender as pessoas e a economia.

24 de Abril, 2021 - 10:21h

Ao abdicar do valor que o Estado, por direito, poderia arrecadar com a autorização deste negócio, o Governo faz uma escolha. Tal como em 2007, nesta história, até agora só a EDP e Manuel Pinho têm razões para sorrir.

8 de Abril, 2021 - 09:21h

A autorização da venda das barragens pela EDP e a resistência ao reforço dos apoios sociais são opções do governo. Postas lado a lado, tornam-se exemplares.

27 de Janeiro, 2021 - 11:01h

Ventura não passou a ser o centro da luta política. O grande confronto é sobre saúde, investimento público, trabalho. Esse confronto pode gerar ou frustrar entendimentos e mudanças. E quem se confronta é o governo do PS e a esquerda que não desiste.

3 de Janeiro, 2021 - 11:16h

É verdade que todos os presidentes da República se recandidataram e foram reeleitos à primeira volta. Mas isso não faz destas eleições presidenciais uma formalidade para cumprir calendário. Pelo contrário: o facto de atravessarmos um período tão difícil obriga a que se apresentem diferentes visões da resposta à crise.

17 de Dezembro, 2020 - 09:00h

É provável que o debate parlamentar desta quinta-feira escape aos holofotes, entre constatações de aridez ou complexidade técnica. Mas em causa está uma das maiores borlas alguma vez oferecidas aos produtores de eletricidade em Portugal. Artigo de Jorge Costa.

12 de Novembro, 2020 - 18:06h

Na semana em que perdeu Trump, o trumpismo deu um aliado a Rui Rio. Quando se abre a porta à extrema-direita racista, uma das vítimas costuma ser o porteiro.

Páginas