Está aqui

Sociedade

Venda de Pavilhão Atlântico a genro de Cavaco Silva sob investigação

15 de Fevereiro, 2019 - 16:58h

De acordo com a TVI, o negócio está a ser investigado na Justiça, existindo suspeitas de favorecimento. À época, Assunção Cristas era ministra do Ambiente e Ordenamento do Território e foi a atual líder do CDS-PP que escolheu os três candidatos admitidos a concurso.

Os 25 maiores devedores, no período entre 2010 e 2015, provocaram prejuízos de 1.310 milhões de euros ao banco público

Metade dos grandes devedores da CGD faliram

15 de Fevereiro, 2019 - 11:50h

Segundo o “Jornal de Negócios”, os 25 maiores devedores, no período entre 2010 e 2015, provocaram prejuízos de 1.310 milhões de euros ao banco público. As perdas contabilizadas de sete deles chegaram a quase 600 milhões de euros.

Jornalistas da rádio pública contra administração da RTP

15 de Fevereiro, 2019 - 10:04h

Esta quarta-feira foi dia da rádio. Mas os jornalistas da rádio pública sentem que não há muito a festejar. Consideram que o Conselho de Administração da RTP  não garante condições para prestarem serviço público. Por isso o Bloco reforça a proposta de demissão que já tinha apresentado.

“Justiça machista, resistência feminista”

14 de Fevereiro, 2019 - 21:55h

Lisboa, Porto, Coimbra, Braga e Aveiro foram palco de iniciativas contra a violência machista. Este ano, 10 mulheres foram vítimas de femicídio. Sandra Cunha lembrou que “a violência doméstica é o crime que mais mata neste país”. Todavia, continua “a ser considerado um crime menor no nosso ordenamento jurídico”.

Trabalhadores das pedreiras de Penafiel criam associação

14 de Fevereiro, 2019 - 17:50h

Os autores da petição que levou ao reconhecimento do desgaste rápido da profissão resolveram criar a Associação Profissional dos Trabalhadores das Pedreiras.

Fotografia de Paulete Matos

Justiça aceita intimação do sindicato dos enfermeiros

14 de Fevereiro, 2019 - 16:36h

Esta quinta-feira, o Supremo Tribunal Administrativo considerou que a intimação é o meio processual mais adequado de defesa do direito à greve.

Anacom: queixas contra CTT aumentaram 36%

14 de Fevereiro, 2019 - 15:57h

Os CTT foram responsáveis por quase 90% das queixas no serviço postal em 2018. Os principais motivos das reclamações foram “o atraso na entrega (17%), o extravio/atraso significativo (10%), o atendimento (9%), a falta de tentativa de entrega ao destinatário (8%) e falhas na distribuição (7%)”.

10 minutos de barulho contra violência doméstica

14 de Fevereiro, 2019 - 13:30h

“Por todas as mulheres que tombaram, por todas as que sobreviveram, por todas as que vivem este inferno”. Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa e Porto vão sair esta quinta-feira à rua para fazer barulho contra o silenciamento da violência contra as mulheres.

Fotografia de Paulete Matos

Jovens em Portugal: mais de metade já sofreu violência no namoro

14 de Fevereiro, 2019 - 10:13h

Num estudo sobre violência no namoro em contexto universitário, mais de um terço dos 2683 inquiridos assumiu ter exercido pelo menos uma vez violência sobre o outro. De acordo com a coordenadora do estudo, a violência é sustentada pelas “crenças de género que colocam o homem numa posição de superioridade e as mulheres numa posição subalterna”.

Mural Greve Geral. Foto de José Coelho/Lusa.

Greve da função pública com boas perspetivas de adesão

13 de Fevereiro, 2019 - 14:35h

Marcada para a próxima sexta-feira por sindicatos da CGTP e da UGT, a greve da função pública deve sentir-se mais visivelmente nos estabelecimentos de saúde, escolas, repartições de finanças e serviços das autarquias.

Fotografia de Paulete Matos

125 figuras públicas apelam ao fim das PPP na Saúde

13 de Fevereiro, 2019 - 13:22h

Figuras de áreas da medicina à cultura enviaram um apelo à Assembleia da República para que a nova Lei de Bases da Saúde deixe claro que a gestão de hospitais do SNS será “exclusivamente pública”.

Aspeto da Cova da Moura. Foto de Xanovsky/Flickr.

Cova da Moura: caem acusações de tortura e racismo contra agentes da PSP

12 de Fevereiro, 2019 - 17:03h

Ministério Público abdicou das acusações de tortura e motivações raciais no processo contra agentes da PSP por violência policial na Cova da Moura. Julgamento aproxima-se do final.

Fotografia de Paulete Matos

Portugal: Mulheres fazem 74% das tarefas domésticas

12 de Fevereiro, 2019 - 16:35h

Em Portugal, o trabalho doméstico não é equitativamente distribuído entre homens e mulheres. Estudo aponta riscos que decorrem da sobrecarga de trabalho.

Foto de Miguel A. Lopes/Lusa

Recuperação do emprego não se traduziu em maior estabilidade dos contratos

12 de Fevereiro, 2019 - 12:45h

Nos últimos anos, o emprego tem recuperado. Mas também devido a contratos instáveis: em 2018, havia mais 73 mil do que em 2011, ano de chegada da troika. No mesmo período, registaram-se mais 263 mil contratos sem termo.

Empresa corticeira “atrasa” subsídio de desemprego a Cristina Tavares

11 de Fevereiro, 2019 - 23:11h

A Fernando Couto Cortiças SA não comunicou à Segurança Social o documento obrigatório para que Cristina Tavares tenha acesso ao único rendimento possível. Sindicato acusa empresa de “má fé”.

Trabalhadores querem nacionalização de fábrica de painéis solares

11 de Fevereiro, 2019 - 17:46h

Em carta ao primeiro-Ministro, os ex-trabalhadores da empresa Moura Fábrica Solar defendem a nacionalização da fábrica. A Campanha Empregos para o Clima e o Sindicato dos Trabalhadores da Energia e Águas Portugal juntam-se a esta exigência.

Horas extra não pagas criavam 64 mil postos de trabalho a 40 horas semanais, esse número subiria significativamente se o horário fosse de 35 horas

Horas extraordinárias não pagas criavam mais de 64 mil postos de trabalho

11 de Fevereiro, 2019 - 12:25h

Segundo o “Jornal de Notícias”, em 2018, foram realizadas mais de dois milhões e meio de horas extra não pagas por semana, o que permitiria criar mais de 64 mil postos de trabalho, mesmo a 40 horas de trabalho por semana.

Largas centenas de pessoas marcharam pelas Vítimas de Violência Doméstica

10 de Fevereiro, 2019 - 17:43h

Este domingo, realizou-se uma marcha silenciosa em Lisboa pela prevenção, a proteção das vítimas e a criminalização dos agressores. A deputada Sandra Cunha frisou que esta marcha retrata a indignação das pessoas “face às mortes que têm ocorrido e à forma como a violência doméstica tem sido desvalorizada”.

Cobrar comissões nas transferências MB Way é injustificável, defende Deco

10 de Fevereiro, 2019 - 12:35h

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor avança que “não há nada que justifique estas comissões pelas transações MB Way”, sendo “apenas e só uma decisão comercial por parte dos bancos, que viram aqui mais uma grande fonte de receitas”.

UMAR: Sistema judicial falha na resposta à violência doméstica

9 de Fevereiro, 2019 - 11:49h

A presidente da União de Mulheres Alternativa e Resposta frisou que é preciso responsabilizar os e as profissionais, nomeadamente no sistema judicial, que não cumprem a lei. Em 2018, a Procuradoria-Geral da República iniciou um inquérito por violência doméstica a cada vinte minutos.

Dona dos supermercados Minipreço despede mais de 2 mil trabalhadores

8 de Fevereiro, 2019 - 17:11h

O despedimento coletivo promovido pela cadeia espanhola Dia, dona dos supermercados Minipreço e da rede de drogarias Clarel em Portugal, vai abranger 2.100 trabalhadores e trabalhadoras nas lojas de Espanha, Portugal, Argentina e Brasil.

Tribunal de Contas: Privatização da Fidelidade lesou interesse público

8 de Fevereiro, 2019 - 13:32h

O TdC assinala "deficiências" na alienação das seguradoras do grupo Caixa Geral de Depósitos durante o governo PSD/CDS, entre as quais a Fidelidade, vendida ao grupo empresarial chinês Fosun. O Tribunal adianta que a operação não é vantajosa para o interesse público a médio prazo.

Fotografia de Paulete Matos

Requisição civil: enfermeiros avançam com providência cautelar

8 de Fevereiro, 2019 - 10:59h

Após requisição civil dos enfermeiros que aderiram à greve nos centros hospitalares onde não foram cumpridos os serviços mínimos com efeito imediato, enfermeiros avançam com providência cautelar.

Nova multa para corticeira que despediu ilicitamente Cristina Tavares

7 de Fevereiro, 2019 - 19:31h

No dia em que se soube que a ACT voltou a multar a empresa Fernando Couto Cortiças devido a abusos laborais contra Cristina Tavares, o Bloco reuniu com esta trabalhadora e a CGTP para acompanhar a sua situação. José Soeiro considera este caso como um exemplo dos abusos laborais mas também de dignidade na resposta.

Imagem da campanha "Diz não ao Artigo 13".

Lançada campanha contra diretiva de censura nas plataformas digitais

7 de Fevereiro, 2019 - 17:55h

Foi hoje lançada a campanha “Diz não ao Artigo 13” que junta associações por toda a Europa em defesa da liberdade de discurso nas plataformas digitais, ameaçada por medidas de filtragem prévia de conteúdos previstas na diretiva europeia de direitos de autor.

Páginas

TV.Esquerda

289972871687532

Reportagem do esquerda.net da manifestação feminista. Este ano, 10 mulheres foram vítimas de femicídio.