Está aqui

Sociedade

A “violência no namoro é a antecâmara da violência doméstica”

Homem regou namorada com produtos combustíveis e pegou-lhe fogo

19 de Fevereiro, 2020 - 12:14h

A jovem foi atacada enquanto dormia e ficou gravemente ferida com queimaduras na face e nas mãos. A PSP deteve o agressor, de 33 anos, e destaca que ele abandonou o local da agressão “sem contactar qualquer meio de socorro” e sem prestar “qualquer assistência à vítima”.

Direção sindical proporá extensão e agravamento da greve em plenário a realizar a 21 de fevereiro, sexta-feira

Estivadores de Lisboa em greve parcial a partir desta quarta-feira

18 de Fevereiro, 2020 - 23:20h

Os estivadores estarão em greve parcial de 19 de fevereiro a 9 de março e ameaçam agravá-la. Sindicato acusa empresa de trabalho portuário de querer que 34 estivadores regridam de efetivos para eventuais, reivindica cumprimento de acordos e exige pagamento atempado de salários.

Fábrica encerra e despede 150 trabalhadores, mas administradores abrem stand em Milão

Fábrica encerra e despede 150 trabalhadores, mas administradores abrem stand em Milão

18 de Fevereiro, 2020 - 14:09h

A Alberto Sousa, Lda, fechou as portas e despediu 150 trabalhadores, depois de ter encerrado 13 sapatarias no país. Agora apresenta-se na feira de calçado de Milão com novo nome, mas a mesma morada.

Edifício do Banco de Portugal na Madeira.

Banqueiros foram multados em milhões mas não pagaram

18 de Fevereiro, 2020 - 11:50h

Alguns dos maiores banqueiros nacionais foram multados em cerca de 17 milhões de euros nos últimos anos. Segundo o Jornal de Notícias, conseguiram escapar sem pagar a maior parte desta quantia.

Sindicato apela a posição conjunta dos jogadores, SOS Racismo pede punição para autores dos insultos

18 de Fevereiro, 2020 - 09:56h

O presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol diz que se for necessário os jogadores devem parar todos para travar o racismo nos estádios. SOS Racismo insiste que o racismo "tem de ser enfrentado, antes que se torne incontrolável".

Onda de solidariedade com Marega cruzou fronteiras

17 de Fevereiro, 2020 - 16:27h

Clubes e jogadores de futebol de vários países divulgam mensagens de apoio ao jogador alvo de cânticos racistas. E também críticas a quem ficou em campo depois daquele ato vergonhoso.

Tribunal Constitucional.

Tribunal Constitucional critica subfinanciamento de Entidade para a Transparência

17 de Fevereiro, 2020 - 14:22h

A proposta do Bloco de criação de uma entidade para a transparência foi avante. O seu objetivo é fiscalizar rendimento e património de titulares de cargos políticos. Mas afinal a operacionalidade deste organismo choca com a falta de financiamento. É o que diz o próprio Tribunal Constitucional.

Moussa Marega durante o jogo entre o Vitória de Guimarães e o Futebol Clube do Porto.

Marega, jogador do Porto abandonou o campo por ser vítima de cânticos racistas

16 de Fevereiro, 2020 - 19:18h

Moussa Marega, jogador do Futebol Clube do Porto, foi vítima de cânticos racistas no decorrer do jogo deste domingo entre esta equipa e o Vitória de Guimarães. O jogador do Mali decidiu abandonar o campo, tendo pedido para ser substituído. Catarina Martins, no Twitter, demonstrou a sua solidariedade para com o jogador.

Prédios em Lisboa

Coronavírus: Comunidade chinesa recorre às casas vazias dos “vistos gold” para a quarentena

16 de Fevereiro, 2020 - 15:21h

A comunidade chinesa em Portugal está a organizar-se para garantir as duas semanas de isolamento voluntário aos cidadãos que regressam das férias do ano novo na China. E recorreu às casas adquiridas ao abrigo dos “vistos gold” e mantidas vazias pelos proprietários.

Manifestação em frente ao Tribunal da Relação do Porto

Em frente à Relação do Porto ouviu-se “Liberdade para Rui Pinto”

16 de Fevereiro, 2020 - 13:16h

Concentração deste sábado no Porto exigiu a libertação do autor das denúncias do “Luanda Leaks” e “Football Leaks”. E prometem voltar a manifestar-se em Lisboa a 22 de março, quando Rui Pinto completará um ano na prisão.

Cuidados paliativos e morte assistida “não são antagónicos”

16 de Fevereiro, 2020 - 12:20h

Um estudo realizado na Bélgica e publicado em 2017 diz que as pessoas que solicitaram a morte assistida foram as que mais acesso tiveram a cuidados paliativos, desmentindo assim o suposto antagonismo entre as duas medidas.

 

Sede da Infraestruturas de Portugal no Porto.

Trabalhadores da vigilância manifestam-se no Porto junto à Infraestruturas de Portugal

16 de Fevereiro, 2020 - 10:59h

Os concursos para a vigilância nas instalações da empresa pública foi ganho por empresas que não cumprem as suas obrigações laborais. O Bloco chamou representantes da PSG e da COPS a darem explicações no parlamento.

William Bourdon

Defesa de Rui Pinto vai chamar Snowden e Deltour a testemunhar no julgamento

15 de Fevereiro, 2020 - 15:26h

Em conferência de imprensa realizada em Lisboa, o advogado do português que expôs os “Luanda Leaks” e “Football Leaks” sublinhou que "não há nenhum lançador de alertas como o Rui Pinto que esteja preso no resto da Europa.

Dezenas de refugiados acolhidos por Portugal não conseguem renovar documentos

15 de Fevereiro, 2020 - 11:25h

“Se não há condições, porque nos acolheram?” é o que perguntam 28 das 37 pessoas resgatadas no Mediterrâneo e acolhidas por entidades com parcerias com a Câmara de Lisboa que viram os seus documentos caducar e continuam sem resposta do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Bloco defende a intervenção da Inspeção Geral das Atividades em Saúde

Bloco questiona governo sobre morte de utente nas urgências do Hospital de Lamego

15 de Fevereiro, 2020 - 10:30h

Bloco questiona o governo sobre a morte de um utente no hospital de Lamego, após seis horas de espera no serviço de urgência, e defende a intervenção da Inspeção Geral das Atividades em Saúde (IGAS).

Arménio Carlos.

CGTP: Arménio Carlos faz balanço positivo no discurso de despedida

14 de Fevereiro, 2020 - 22:58h

O XIV Congresso da CGTP arrancou esta sexta-feira no Seixal e ficará marcado pela mudança na liderança da central sindical.

Concentração feminista desta sexta-feira em Lisboa

“Violência no namoro é a antecâmara da violência doméstica”

14 de Fevereiro, 2020 - 19:35h

Esta sexta-feira houve concentração em Lisboa pelo fim da violência machista e contra o aumento do número de femicídios em Portugal. A deputada bloquista Sandra Cunha lembrou que a violência no namoro “também é um crime público que deve ser denunciado”.

Violência no namoro: mais de duas mil denúncias à polícia em 2019

14 de Fevereiro, 2020 - 16:57h

Entre violência no namoro e violência contra ex-namorados, houve em 2019 cerca de 2100 casos que chegaram à polícia. O Observatório da Violência no Namoro, por sua vez, recebeu 74 denúncias.

Um conjunto de imóveis, que foram vendidos em 2018 pela Fidelidade ao fundo Apollo, foram vendidos ao grupo Axa, sem os moradores serem informados – Foto de Paulete Matos

Grupo Axa compra casas que Fidelidade vendeu sem dar direito de preferência a inquilinos

14 de Fevereiro, 2020 - 08:41h

Uma parte dos 271 imóveis que eram da Fidelidade (do grupo chinês Fosun), e que esta vendeu ao fundo Apollo, foi agora vendida por 200 milhões ao grupo Axa. Moradores desconhecem a mudança de proprietário e continuam sem direito de preferência.

“As regras da imunidade diplomática não foram feitas para explorar os trabalhadores”, critica Eduardo Dias da central sindical luxemburguesa OGBL – Palácio das Necessidades, sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Lisboa – foto de João Carvalho/wikimedia

Portugal condenado no Luxemburgo por despedimento ilegal de empregada do embaixador

13 de Fevereiro, 2020 - 23:55h

A Justiça do Luxemburgo condenou Portugal, por despedimento ilegal de empregada doméstica a trabalhar na residência do embaixador. “As regras da imunidade diplomática não foram feitas para explorar os trabalhadores”, critica dirigente da central sindical luxemburguesa.

ANIMAL denuncia oferta de bilhetes para touradas a menores de 12 anos

13 de Fevereiro, 2020 - 21:04h

Em Portugal as touradas são um espetáculo para maiores de 12 anos. Ativistas pelos direitos dos animais querem que o IGAC tome uma posição e criticam o “silêncio inacreditável” que recebem as suas denuncias.

Protestos a 14 de fevereiro contra femicídios e pela proteção das mulheres

13 de Fevereiro, 2020 - 17:50h

Lembrando que “a violência em relações íntimas começa cedo no namoro”, a Rede 8 de Março convoca iniciativas para esta sexta-feira em Lisboa, Porto, Braga e Coimbra para protestar bem alto contra os femicídios e exigir mudanças efetivas na proteção das mulheres. E apela à mobilização para a Greve Feminista Internacional de 8 de Março de 2020.

VIH: distribuição de preservativos é “insuficiente”, denunciam ativistas

VIH: distribuição de preservativos é “insuficiente”, denunciam ativistas

13 de Fevereiro, 2020 - 10:53h

O GAT quer que a DGS duplique o número anual de preservativos distribuídos gratuitamente e que estes sejam disponibilizados “sem barreiras” em hospitais, escolas e estabelecimentos prisionais de forma a prevenir a infeção pelo VIH e outras IST.

Sede da Liberty Seguros em Lisboa.

Despedimento coletivo na Liberty Seguros

12 de Fevereiro, 2020 - 11:12h

A seguradora tem um plano de reestruturação que implica encerrar 14 dos 16 escritórios que tem no país. Este plano vai mexer com 99 trabalhadores, sendo que, no mínimo, 25 serão mesmo despedidos. Os outros deverão ficar em regime de teletrabalho.

Despenalização do aborto: balanço e desafios

12 de Fevereiro, 2020 - 09:16h

Ao contrário do que anunciavam os arautos do fim do mundo, não só nada piorou, como estão a diminuir consistentemente, ano após ano, as interrupções voluntárias da gravidez. A despenalização, a 11 de fevereiro de 2007, trouxe sim mais acompanhamento, mais saúde e mais segurança. E mais planeamento familiar. Por Mariana Carneiro.

Páginas

TV.Esquerda

605182036945292

Quando falamos de despenalização da morte assistida, em Portugal, do que é que estamos a falar? O médico Bruno Maia, explica: