Está aqui

Sociedade

Alexandre Soares do Santos.

Alexandre Soares dos Santos: ideologia, fuga aos impostos e salários baixos

17 de Agosto, 2019 - 22:28h

Na sequência do falecimento de Alexandre Soares dos Santos na passada sexta-feira, o esquerda.net publica um excerto de um capítulo do livro “Os Burgueses”, publicado em 2014 e da autoria de Francisco Louçã, João Teixeira Lopes e Jorge Costa, em que este último analisava os negócios do grupo Jerónimo Martins.

Trabalhadores do STRUN em manifestação no Porto.

STRUN, o sindicato de camionistas da CGTP que também está em greve

17 de Agosto, 2019 - 11:54h

O STRUN está em greve por questões como o descanso obrigatório e as horas extraordinárias. A ANTRAM declarou que o seu pré-aviso de greve viola o Código de Trabalho e ameaçou com a marcação de faltas não justificadas e processos disciplinares mas os trabalhadores mantiveram a mobilização.

Trabalhadores do INATEL em luta.

Forte adesão à greve dos trabalhadores do INATEL

16 de Agosto, 2019 - 19:21h

Os trabalhadores do INATEL estão em greve esta sexta-feira por todo o país. Reclamam que seja cumprido o acordo de empresa: querem progressão nas carreiras e um horário de 35 horas semanais. E recordam que em dez anos apenas foram aumentados uma vez, em 2018, e apenas em 2,5%.

Foto da campanha da UNICEF contra a mutilação genital feminina em 2014.

54 casos de mutilação genital feminina detetados em seis meses em Portugal

16 de Agosto, 2019 - 14:04h

Nos primeiros seis meses do ano foram já assinalados quase tantos casos de mutilação genital feminina como em todo o ano passado. Está no terreno um projeto de combate ao fenómeno que inclui centros de saúde e oito organizações não governamentais.

Fotografia: Tiago Petinga/Lusa

Motoristas de Matérias Perigosas mantêm greve

16 de Agosto, 2019 - 11:00h

Presidente do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas afirma que a greve irá continuar “como até agora”, mesmo depois de sindicato de motoristas de mercadorias gerais ter desconvocado o protesto. Antram diz que aceita reunir com os sindicatos caso desconvoquem greve. Catarina Martins insiste que é preciso abrir espaço às negociações e que o autoritarismo não é o caminho.

Fotografia: Santarém Sem Touradas - Pelos animais/Facebook

Grupos anti-touradas marcam protesto no Cartaxo

15 de Agosto, 2019 - 21:21h

O grupo anti-touradas do Cartaxo e o movimento Santarém Sem Touradas estão a organizar uma manifestação pacífica contra os espetáculos taurinos. O protesto está marcado para o dia 23 de agosto, dia em que se realiza a corrida dos 145 anos da inauguração da Praça de Touros do Cartaxo.

O ator Richard Gere em visita a semana passada aos migrantes apeados no Open Arms. Foto: elperiodico_cas/Open Arms/Instagram.

Portugal vai acolher até 10 migrantes do Open Arms

15 de Agosto, 2019 - 18:47h

Governo português anunciou estar disposto a receber parte dos migrantes a bordo do Open Arms, juntando-se a Espanha, França, Alemanha, Luxemburgo e Roménia. Matteo Salvini tentou reverter a autorização dada por um tribunal para o navio atracar em Itália.

Shulamithy Firestone numa entrevista em 1969. Fonte: Hezakia Newz/babyradfem_tv/YouTube.

Shulamith Firestone: a relevância atual da feminista radical que queria abolir a gravidez

15 de Agosto, 2019 - 14:49h

Shulamith Firestone, feminista de segunda vaga, foi alvo de escárnio ao defender no seu manifesto de 1970 úteros artificiais, mas os seus argumentos sobre a exploração do trabalho reprodutivo mantêm muita relevância hoje. Por Victoria Margree/The Conversation.

Trabalhadora do aeroporto de Lisboa em protesto.

Aeroporto de Lisboa: trabalhadores protestam contra salários baixos e falta de estacionamento

14 de Agosto, 2019 - 15:35h

Esta manhã, um grupo de trabalhadores do aeroporto de Lisboa realizou um protesto contra a falta de lugares de estacionamento para os trabalhadores. Na quinta-feira, um plenário de trabalhadores decidirá sobre a continuação do processo reivindicativo.

135 pessoas mudaram de sexo no cartão de cidadão desde o início do ano

14 de Agosto, 2019 - 11:35h

A lei de identidade de género proposta pelo Bloco permite que as pessoas possam autodeterminar a sua identidade e expressão de género. Desde o início do ano, já 135 pessoas fizeram pedidos para alterar o nome. 22 das quais têm entre os 16 e os 18 anos.

Manifestação do 25 de Abril em Lisboa, 2018. Fotografia: André Beja.

204 ex-presos políticos repudiam a criação de Museu Salazar

13 de Agosto, 2019 - 19:34h

Ex-presos políticos manifestam “o mais veemente repúdio” pelo anúncio de um Museu do Estado Novo. Assim, apelam ao governo para que intervenha de forma a impedir a concretização do projeto, que consideram “um instrumento ao serviço do branqueamento do regime fascista de Salazar e um centro de romagem para os saudosistas do regime derrubado com o 25 de Abril”.

Trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia de Chaves em protesto.

Até ao fim do ano: trabalhadores das Misericórdias em greve ao trabalho extraordinário

13 de Agosto, 2019 - 18:01h

Entre dia 15 de agosto e 31 de dezembro, os trabalhadores das Misericórdias vão estar em greve ao trabalho extraordinário e ao trabalho de escala em dias feriados. Pretendem aumento de salários e pagamento acrescido em 100% do trabalho nos feriados.

Foto: Tribunal Constitucional.

Ex-juíza do TC desmente que tenha comparado violência doméstica a terrorismo

13 de Agosto, 2019 - 15:29h

Clara Sottomayor, juíza que renunciou recentemente ao seu cargo no Tribunal Constitucional, desmente que tenha comparado violência doméstica e terrorismo num acórdão, motivo alegado na imprensa para a sua saída.

Trabalhadores da ARM.

Trabalhadores das águas e resíduos da Madeira vão fazer quatro dias de greve

13 de Agosto, 2019 - 11:03h

Os trabalhadores tinham decidido em plenário recorrer à greve. O sindicato SITE CSRA entregou o pré-aviso de uma greve destinada a assegurar a contagem da antiguidade para os salários, a contratação de mais trabalhadores, melhores condições de segurança no trabalho entre outras reivindicações.

Foto: Victor/Flickr.

Ryanair: verão de greves à vista

12 de Agosto, 2019 - 16:25h

Além de Portugal, a Ryanair vai ter greves durante o verão em Inglaterra, Espanha e Irlanda. Cresce o descontentamento dos trabalhadores com as práticas abusivas da empresa, a quem acusam de anunciar despedimentos como estratégia de intimidação.

Concentração de trabalhadores da Direcçãao Geral de Registo e do Notariado que estão destacados nas Lojas do Cidadão em frente ao Ministério da Justiça. 2002.

Começa a greve de cinco dias nas Conservatórias de Registo e Notariado

12 de Agosto, 2019 - 12:12h

Tem início esta segunda-feira, uma greve de cinco dias dos conservadores e técnicos dos registos e notariado. Estão contra a proposta de estatuto remuneratório do governo que reduz os seus salários.

Fotografia: António Cotrim/Lusa

Sindicatos de motoristas confirmam que greve se mantém

10 de Agosto, 2019 - 22:24h

O plenário que decorreu durante a tarde deste sábado confirmou a manutenção da greve cujo início está marcado para a próxima segunda-feira. A decisão foi tomada por unanimidade.

“Nazis fora”. Manifestantes juntam-se em Lisboa contra o fascismo

10 de Agosto, 2019 - 17:04h

Em Lisboa, centenas de pessoas manifestaram-se contra o fascismo. O protesto, convocado pela Frente Unitária Antifascista, tinha o objetivo de impedir “a normalização do discurso de ódio”.

Foto de Paulete Matos.

Faltam trabalhadores no turismo, mas pelo salário mínimo

9 de Agosto, 2019 - 13:27h

Setores ligados ao turismo, como o alojamento e restauração, estão em grande crescimento e sofrem de falta de pessoal, mas sobem pouco os seus salários, que estão a ser apanhados pelo salário mínimo em aumento nos últimos anos, revelam dados do INE.

Fotografia de Paulete Matos

INEM entrega socorro aos bombeiros por falta de técnicos

9 de Agosto, 2019 - 12:50h

Técnicos de emergência estão revoltados com as escalas e querem mais pessoal. Bombeiros e Cruz Vermelha cada vez mais asseguram o socorro.

Panificadora de Fiães fecha sem avisar

9 de Agosto, 2019 - 12:13h

Os trabalhadores da Panificação Valinhos de Fiães estiveram em vigília à porta. Foram surpreendidos com o seu encerramento inesperado mas prometem continuar a cumprir o seu horário de trabalho até que a situação seja resolvida.

Foto da concentração dos trabalhadores da Provise.

Greve dos trabalhadores da Provise contra a violação dos seus direitos

7 de Agosto, 2019 - 22:02h

Os trabalhadores da empresa de segurança privada Provise fizeram greve no passado dia um de agosto. Denunciaram assim o não cumprimento do contrato coletivo de trabalho, o não pagamento atempado de salários e subsídios e os horários de trabalho exagerados.

Trabalhadores por turnos: uma legislatura e uma oportunidade perdida

7 de Agosto, 2019 - 16:25h

Texto de Joana Neto de apoio ao debate “Trabalho por turnos: custos na vida familiar e social”, que terá lugar no Fórum Socialismo 2019, no sábado, 31 de agosto, às 11h45, no Porto. O debate será dinamizado por Joana Neto e Alexandre Café.

Avião da Ryanair no Aeroporto de Faro em 2010.

Ryanair despede uma centena de trabalhadores em Faro

7 de Agosto, 2019 - 12:03h

A empresa de aviação low-cost anunciou o encerramento da sua base no aeroporto de Faro a partir de janeiro. Os voos mantêm-se mas os empregos não. Estão em causa cerca de 100 trabalhadores.

Foto: Fórum Indígena Lisboa/Facebook.

Dia dos Povos Indígenas assinalado em Lisboa com manifestação e concertos

6 de Agosto, 2019 - 23:21h

Está marcada para sexta-feira uma concentração no Largo Camões em Lisboa para comemorar o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Iniciativa do Fórum Indígena Lisboa pretende alertar para a violência que continua a ameaçar estes povos em todo o mundo.

Páginas

TV.Esquerda

766305100465818

Veja aqui o tempo de antena do Bloco sobre as questões de trabalho.