Está aqui

Sociedade

Centenas marcham em Viseu pelos direitos LGBTI

21 de Outubro, 2019 - 18:19h

Centenas de pessoas participaram ontem na segunda edição da Marcha de Viseu Pelos Direitos LGBTI+. O mote deste ano, “Que Viseu e qualquer outra cidade sejam as melhores cidades para viver (para todxs)” esteve presente na maioria dos discursos.

Chama de um fogão a gás natural.

Galp e REN impugnam tarifas do gás e tentam lançar fatura de 179 milhões para consumidores

21 de Outubro, 2019 - 15:42h

As empresas de gás decidiram voltar a impugnar as tarifas para o gás estabelecidas pelo regulador. Alegam ter direito a ganhar mais do que as tarifas estabelecidas. Se os processos vingarem em tribunal os custos para os consumidores serão mais de 179 milhões de euros.

Avião da SATA.

Seis voos da SATA cancelados este domingo por greve dos tripulantes

20 de Outubro, 2019 - 21:44h

No terceiro de quatro dias de greve dos tripulantes de cabine da companhia aérea açoriana, a administração confirma seis em 22 voos foram cancelados. O sindicato fala numa adesão de 80% e diz que os voos restantes foram feitos com uma tripulação mínima.

Cartaz contra o amianto nas escolas.

SPGL: sindicato de professores contra o amianto nas escolas

20 de Outubro, 2019 - 20:27h

Em comunicado, o Sindicato dos Professores da Grande Lisboa exigiu a “rápida remoção” do amianto das escolas e outras estruturas. O sindicato considera que “lamentavelmente, o ritmo desta ação de limpeza não tem correspondido às exigências de uma total remoção das placas” e quer levar a questão ao governo.

Urgência do Hospital de Chaves  encontra-se sem pediatra em permanência durante a noite

Urgência de Chaves sem pediatra permanente no período noturno

20 de Outubro, 2019 - 16:51h

O Serviço de Urgências do Hospital de Chaves, integrado no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), encontra-se neste momento sem pediatra em permanência durante a noite.

Em França, o BNP Paribas Personal Finance (BNP PPF), entre março de 2008 e dezembro de 2009, vendeu a 4.655 famílias empréstimos imobiliários tóxicos

Empréstimos imobiliários: ilegítimos e ilegais

20 de Outubro, 2019 - 10:51h

Da Polónia à França, passando pela Croácia, Hungria, Eslovénia, Grécia e outros países dos Balcãs, o negócio do crédito hipotecário em francos suíços afeta mais de um milhão de vítimas da voracidade dos grandes bancos privados. Por Eric Toussaint

Foto de Joaquim Guimarães na página de Facebook do Movimento Contra a Exploração de Recursos Minerais no concelho de Montalegre. Julho de 2019.

Lusorecursos Portugal Lithium: empresa de pouco capital ganha concessão de milhões

18 de Outubro, 2019 - 18:12h

A empresa que foi constituída apenas três dias antes de assinar um contrato com o Estado para a exploração de uma mina de Lítio em Montalegre comunicou ter um milhão de euros de capital social. Afinal, revela o Correio da Manhã, tinha só 50 mil. Ainda assim conseguiu um contrato que pode render 380 milhões em 20 anos.

Trabalhadores de call center convocam greve para 31 de outubro

Trabalhadores de call center convocam greve para 31 de outubro

18 de Outubro, 2019 - 15:19h

Embora assinem contrato com empresas de trabalho temporário, é para as operadoras de telecomunicações que realmente trabalham. Trabalhadores de call center reivindicam a integração nessas empresas e melhores condições de trabalho.

Conforama França em greve. Outubro 2019.

Crise na Conforama: 1900 despedidos em França, lojas portuguesas à venda

17 de Outubro, 2019 - 21:17h

A multinacional de venda de móveis pretende fechar lojas e despedir 1900 trabalhadores em França. Os sindicatos consideram a proposta de indemnização “ridícula” e apelam a que a greve se torne “ilimitada”. As lojas da Península Ibérica da Conforama estão à venda. Os lucros irão para fundos de investimento credores da empresa.

Sala de consumo vigiado

Câmara de Lisboa aprova financiamento para sala de consumo vigiado

17 de Outubro, 2019 - 15:48h

A vereação lisboeta aprovou apenas com os votos contra do CDS o financiamento para a implementação de um Serviço de Apoio Integrado na área das Dependências, que inclui uma sala de consumo vigiado no Vale de Alcântara.

moedas na mão

Taxa de pobreza regressou aos níveis pré-crise, crianças em maior risco

17 de Outubro, 2019 - 12:16h

Há 2.2 milhões de pessoas em risco de pobreza e exclusão a viver em Portugal. Um número que subiria para mais do dobro se não fossem as prestações sociais. Marisa Matias diz que é “inconcebível” chegar a 2019 com estes níveis de pobreza.

petrogal

Sindicato apresenta resultado do acordo salarial com petrolíferas

16 de Outubro, 2019 - 20:33h

A revisão salarial no acordo coletivo de trabalho celebrado entre a Fiequimetal e várias petrolíferas permitiu aumentos entre 1.5% e 1.55% com efeitos retroativos a janeiro.

Paulo Maló, fundador da Malo Clinic, em Macau, quando lançava aquilo que chamou "o maior spa médico do mundo". Julho de 2017.

Malo Clinic, a empresa de clínica dentária que vai custar milhões aos contribuintes

16 de Outubro, 2019 - 13:53h

Paulo Maló criou uma rede de clínicas dentárias presente em 22 países. Para o fazer, acumulou milhões em dívidas. No âmbito da reestruturação da empresa, foi agora afastado e o seu património pessoal está em risco. O Novo Banco é o maior credor. Mas a reestruturação da empresa implicou o perdão de milhões.

SOS Animal pede o fim das corridas de galgos

SOS Animal pede o fim das corridas de galgos

16 de Outubro, 2019 - 10:54h

A associação apresentou uma Iniciativa Legislativa de Cidadãos pela proibição das corridas de galgos em Portugal. Estes animais são treinados de forma desgastante e violenta desde os dois meses e muitas vezes abandonados ou mortos aos dois anos, quando são considerados demasiado velhos para correr.

Edifício da Polícia Judiciária em Lisboa.

Mais de vinte detidos em operação contra corrupção na legalização de imigrantes

15 de Outubro, 2019 - 11:13h

Funcionários das Finanças, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e da Segurança Social, entre outros, foram detidos esta terça-feira de manhã numa operação da Polícia Judiciária que desmantelou uma rede criminosa que legalizava imigrantes para escravatura laboral e sexual.

cartaz

Concentrações em Lisboa e Porto contra as sentenças do processo catalão

14 de Outubro, 2019 - 23:51h

Esta terça-feira, Lisboa junta-se a 30 cidades no protesto contra as condenações dos líderes políticos do referendo catalão. O ponto de encontro é às 19h na Avenida da Liberdade, em frente ao consulado espanhol. No Porto, a concentração é na quinta-feira às 18h30 na Praça Carlos Alberto.

Conferência de imprensa da Fenprof sobre sobrecarga de trabalho dos docentes. Outubro de 2019.

Professores: recomeça a greve às horas extraordinárias

14 de Outubro, 2019 - 17:36h

Professores “estoirados”, corpo docente envelhecido, abusos na construção de horários. Assim justificam os sindicatos o regresso à greve às horas extraordinárias que acontece esta segunda-feira. Mário Nogueira diz que seria uma afronta aos professores reconduzir o anterior ministro da educação no cargo.

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerrada por falta de médicos

12 de Outubro, 2019 - 21:16h

De acordo com a administração do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, a urgência pediátrica encerrou este sábado às 20h e só reabrirá às 8h de domingo. A situação deve-se à falta de médicos para cumprir a escala noturna.

O jornalista Rogério Rodrigues faleceu na passada terça-feira, dia 8 de outubro.

Rogério Rodrigues 1947-2019

11 de Outubro, 2019 - 21:59h

O jornalista integrou as redações do Diário de Lisboa, O Jornal e Público e foi diretor do semanário Grand’Amadora e diretor-adjunto d’A Capital. Este sábado, pelas 14h, será realizada uma cerimónia de despedida na Igreja da Amadora, seguindo depois o corpo para o Crematório de Barcarena.

Medicamento antipsicótico.

DGS propõe antipsicóticos gratuitos no Serviço Nacional de Saúde

11 de Outubro, 2019 - 14:09h

O diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental, Miguel Xavier, defendeu esta quinta-feira, no Dia Mundial da Saúde Mental, que sejam dispensados de forma gratuita medicamentos antipsicóticos nos serviços de saúde.

Bolseiro em manifestação. Outubro de 2018.

ABIC: Universidade do Porto pressiona bolseiros a fazer contratos com perda de remuneração

10 de Outubro, 2019 - 21:12h

A ABIC acusa a Universidade do Porto de estar a integrar bolseiros através do PREVPAP pressionando-os a assinar contratos nos quais estão consagrados cortes nas suas remunerações. Assim, há bolseiros que vão perder 500 euros por mês com a sua nova situação contratual.

Aumento do salário mínimo foi “importante alavanca do crescimento salarial”

10 de Outubro, 2019 - 18:12h

Um estudo do Observatório sobre Crise e Alternativas revela que a decisão de aumentar o salário mínimo “foi determinante para explicar as diferentes evoluções salariais em cada setor de atividade”.

CGD sobre custo de contas mais baratas e dá desconto a rendimentos mais altos

CGD sobe custo de contas mais baratas e dá desconto a rendimentos mais altos

10 de Outubro, 2019 - 14:35h

A partir de janeiro de 2020 a CGD aumentará em quase 5€ a anuidade das contas Caixa S. Também as transferências MB Way passarão a ser cobradas. Bloco considera esta situação “inaceitável”.

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos – Foto de Adrian Grycuk/wikipedia

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos volta a condenar Portugal

8 de Outubro, 2019 - 19:24h

O Tribunal condenou Portugal por violação da liberdade de expressão, na condenação de dois advogados por terem criticado afirmações escritas de uma juíza. Um dos advogados expusera que essas afirmações reforçavam os “preconceitos contra a comunidade cigana”.

Juros dos depósitos bancários atingem mínimo histórico

8 de Outubro, 2019 - 17:09h

A taxa de juro para os novos depósitos de particulares atingiu o mínimo histórico, segundo dados do Banco de Portugal divulgados esta terça-feira, situando-se nos 0,10%. Também os juros dos créditos às empresas e para consumo está em valores muito baixos.

Páginas

TV.Esquerda

440868413207383

O documentário de Soraia Simões conta a história da Guitarra de Coimbra, o instrumento popularizado por Carlos Paredes, na voz dos seus intérpretes, construtores e estudiosos. Estreia esta quinta-feira, 17 de outubro, às 23:06 na RTP2.