Está aqui

Sociedade

Pessoas com deficiência manifestam-se no Parlamento. Foto de Centro de Vida Independente.

Pessoas com deficiência exigem reforma antecipada junto ao Parlamento

17 de Setembro, 2021 - 14:10h

Um “velório” simbólico chamou a atenção para o atraso de um processo que se arrasta desde o Orçamento do Estado de 2020. Defende-se a antecipação da reforma para pessoas com deficiência a partir dos 55 anos, com 20 ou mais anos de carreira contributiva, dos quais 15 ou mais correspondam a uma incapacidade igual ou superior a 60%.

Provedora da Justiça alerta para os atrasos no abono de família - foto de Paulete Matos

Provedora de Justiça alerta para atrasos na atribuição do abono de família

17 de Setembro, 2021 - 09:31h

A Provedoria aponta que está a receber um número crescente de queixas por estes atrasos, tendo recebido mais queixas nos primeiros seis meses de 2021 do que em todo o ano de 2020.

Também o mercado regulado de eletricidade irá sofrer uma subida de 3 em outubro. Foto via Flickr.

Galp sobe os preços do gás acima do aumento do mercado regulado

16 de Setembro, 2021 - 20:02h

A segunda maior comercializadora do mercado livre informou os seus clientes de que os preços do gás natural seriam atualizados a partir de 1 de outubro, com aumentos que podem chegar a dez vezes os verificados no mercado regulado. Eletricidade irá igualmente subir.

canábis em loja

60 figuras lançam carta aberta pela regulação da canábis

16 de Setembro, 2021 - 19:02h

Quatro antigos ministros da Justiça e dois da Saúde estão entre a lista de subscritores do apelo a que a Assembleia da República aprove a regulação da canábis para “para defender a saúde e combater a criminalidade”.

Flash-Manif “Pelos médicos e pelo SNS”, na ULS Litoral Alentejano – foto da FNAM/página no facebook

Nos 42 anos do SNS, presidente da APDP defende maior envolvimento das autarquias

16 de Setembro, 2021 - 12:53h

No dia em que o Serviço Nacional de Saúde cumpriu 42 anos, os médicos fizeram uma flash-manif “pelos médicos e pelo SNS”. José Manuel Boavida, presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, defende maior envolvimento das autarquias na saúde pública e critica a gestão hipercentralizada do SNS.

Médicos especialistas em exclusividade no SNS são cada vez menos

15 de Setembro, 2021 - 17:07h

O número representa já menos de um quarto do total de especialistas. Também há quebra na adesão às vagas nas zonas carenciadas. “Deveríamos estar a fazer o percurso exatamente inverso”, lamenta o deputado Moisés Ferreira.

André Ventura passou pelo bairro da Jamaica, no Seixal, a 6 de setembro de 2021. Foto de Rui Minderico/Lusa

André Ventura perde no Tribunal da Relação de Lisboa contra família do bairro da Jamaica

15 de Setembro, 2021 - 12:44h

Líder da extrema-direita foi condenado por chamar bandidos à família Coxi, num debate das eleições presidenciais. O Tribunal da Relação confirma a condenação e afirma que as ofensas de Ventura têm “vertente discriminatória em função da cor da pele e da situação socioeconómica” da família.

“Convocar a História”: Podcast com Fernando Rosas está de regresso

“Convocar a História”: Podcast com Fernando Rosas está de regresso

14 de Setembro, 2021 - 20:30h

A nova série do Podcast “Convocar a História” regressa no dia 15 de setembro. “O Sahara Ocidental, última colónia de África” é o primeiro episódio, com Luísa Teotónio Pereira. Em 2022, o programa vai debruçar-se sobre temas relacionados com as comemorações dos 50 anos do 25 de abril. 

PGR abre inquérito aos insultos de negacionistas a Ferro Rodrigues

14 de Setembro, 2021 - 09:08h

Os insultos foram proferidos, no passado sábado, por dezenas de negacionistas enquanto o Presidente da Assembleia da República almoçava com a sua esposa perto de São Bento.

Site do recenseamento eleitoral exige um código que é inacessível aos leitores de ecrã.

ACAPO queixa-se de discriminação no acesso ao recenseamento eleitoral

13 de Setembro, 2021 - 14:01h

O site do recenseamento eleitoral exige um código que aparece numa imagem, impedindo o acesso aos leitores de ecrã usados por pessoas com deficiência visual. Nove meses depois da queixa, continua na mesma.

Pessoas na rua com máscara

Uso de máscara passa a ser facultativo na rua

13 de Setembro, 2021 - 13:00h

DGS recomenda o uso da máscara na rua quando não seja possível manter distanciamento físico. Mantém-se obrigatória nos transportes coletivos e espaços fechados. Médicos lembram a sua eficácia na prevenção da gripe no passado inverno.

Trabalhador imigrante em estufa no sudoeste alentejano. Foto de Paulete Matos

Lançada na Alemanha uma campanha contra as culturas superintensivas do Alentejo

13 de Setembro, 2021 - 12:05h

A campanha contra as estufas de frutos vermelhos e abacates foi desencadeada por pessoas que costumam fazer turismo no Alentejo e no Algarve. Denunciam a degradação dos solos, a explosão de escravos modernos, a política dos governos portugueses e apelam ao boicote a estes produtos.

Escola. Foto de Paulete Matos.

Doenças sexualmente transmissíveis deviam ser conhecidas nas escolas

12 de Setembro, 2021 - 22:36h

Vários especialistas explicaram à agência noticiosa nacional a importância de informar sobre estas doenças e modos de as prevenir junto de uma população que tem tendência a desvalorizá-las.

Estação de São Bento. Foto de Tiago Miranda/Flickr.

Parte subterrânea do Metro do Porto não tem comunicação de emergência

12 de Setembro, 2021 - 13:45h

O SIRESP deveria ter instalado quatro antenas mas só o fez com uma que nunca funcionou. Três das antenas acabaram por servir o Metro de Lisboa. Enquanto o Metro do Porto não tem este sistema de segurança, o governo diz que está a “reavaliar e reajustar o projeto”.

Foto de Antero Pires via Flickr.

Trabalhadores da CP e da IP marcam protesto contra o congelamento dos salários e desvalorização profissional

11 de Setembro, 2021 - 19:17h

Anos seguidos de congelamento dos salários motiva o protesto no próximo dia 16 de setembro, pelas 10 horas, junto à administração da CP e da residência oficial do primeiro-ministro.

Velório de Jorge Sampaio no antigo Museu dos Coches, em Belém. Foto de Miguel A. Lopes, via Lusa.

Jorge Sampaio foi uma voz coerente e exigente por um mundo mais tolerante e aberto

11 de Setembro, 2021 - 14:31h

No velório de Jorge Sampaio no antigo Museu dos Coches, Catarina Martins homenageou o homem da resistência anti-fascista que “fez pontes à esquerda” em Lisboa e mobilizou o país para um mundo aberto, solidário, cosmopolita e respeitador dos direitos humanos.

Joseph Stiglitz

Stiglitz diz que escassez de vacinas se deve ao lucro das farmacêuticas

11 de Setembro, 2021 - 12:56h

O Nobel da Economia diz que os fabricantes de vacinas estão a limitar a produção “para manterem os preços altos”. Com isso atrasam a proteção da população mundial e abrem caminho a mutações mais perigosas, alerta.

“É chocante verificar que as transferências para paraísos fiscais subiram em 2020 (cresceram 14,3% e representaram 3,4% do PIB) e não tenham sido tomadas medidas para terminar com estas práticas". Foto de Paulo Novais, Lusa.

CGTP reivindica redução do IVA e mais escalões do IRS

10 de Setembro, 2021 - 22:55h

O novo caderno reivindicativo da central sindical defende uma política fiscal mais justa, aumento salarial de 90 euros para todos os trabalhadores e a fixação do salário mínimo nacional nos 850 euros. Conselho Nacional da CGTP voltou a recusar discutir resolução alternativa.

Estufas de Odemira - Foto de Luís Forro, via Lusa (arquivo)

Dois acusados em caso de escravatura laboral no Alentejo

10 de Setembro, 2021 - 10:20h

Ministério Público acusou dois intermediários de proprietários das herdades, que angariavam mão de obra da Europa de Leste, exploravam os trabalhadores, chegando a agredi-los e expulsá-los de casas onde viviam por protestarem.

Imagem de uma célula T. Foto NIAID/Flickr.

As vacinas da Covid e a imunidade através das células T

9 de Setembro, 2021 - 22:31h

As explicações sobre eficácia das vacinas têm estado centradas num só aspeto da imunidade, os anticorpos, descurando o papel das células T. Há uma boa notícia: as vacinas existentes estimulam estas células para combater as variantes do SARS-CoV-2 a longo prazo. Por Burtram C. Fielding e Dewald Schoeman.

Pormenor da capa do relatório Decriminalising Suicide: SAVING LIVES, REDUCING STIGMA.

Suicídio ainda é crime em 20 países

9 de Setembro, 2021 - 21:32h

A criminalização do suicídio é considerada pelos especialistas como contra-produtiva. A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio faz campanha pela descriminalização. A 10 de setembro assinala-se o dia mundial para a prevenção do suicídio.

A destruição dos 5 mil postos de trabalho representam uma perda de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) na Área Metropolitana do Porto. Foto via galp.com.

Galp avança com despedimento coletivo a 15 de setembro

9 de Setembro, 2021 - 16:48h

São cerca de 5 mil trabalhadores da refinaria de Matosinhos abrangidos pelo despedimento coletivo. Comissão de Trabalhadores diz que se trata de "um crime económico e social".

Missão de vacinação da União Africana na Somália

OMS insiste na moratória à terceira dose da vacina

9 de Setembro, 2021 - 12:11h

“Não queremos ver desperdício de vacinas de reforço para pessoas saudáveis totalmente vacinadas” nos países ricos, enquanto em muitos países a população de risco nem a primeira dose recebeu, diz o presidente da Organização Mundial de Saúde.

Greve na Docapesca - Foto CGTP

Trabalhadores da Docapesca em greve por aumentos salariais

9 de Setembro, 2021 - 10:02h

Trabalhadores da Docapesca estão em greve nesta quarta-feira e acusam o Ministério das Finanças de ter travado o acordo a que a administração da empresa e o sindicato tinham chegado.

“Que país é este, que nos prometeu ajuda e agora vira-nos as costas?”

8 de Setembro, 2021 - 22:33h

Estão em situação de desemprego, o Governo prometeu que as apoiaria, mas deixou milhares de pessoas numa situação de desproteção total. O Esquerda.net falou com promotoras da petição para que o apoio extraordinário seja simplificado e sem condição de recursos.

Páginas

TV.Esquerda

4588662867859993

Beatriz Gomes Dias explica quais foram as escolhas políticas que conduziram ao aumento do preço das rendas de casa e o que podemos fazer nestas eleições para inverter este processo de expulsão dos habitantes da cidade de Lisboa.