Está aqui

Sociedade

Novo Banco perdeu 328 milhões a vender imóveis com o mercado em alta em 2019. Foto de Paulete Matos.

Novo Banco: auditoria confirma falhas na avaliação de conflitos de interesse

10 de Abril, 2021 - 12:45h

O processo de venda de ativos que resultaram em imparidades de 610 milhões de euros não incluiu a análise prévia de conflitos de interesse.

Portugal tem a segunda população prisional mais envelhecida da Europa

10 de Abril, 2021 - 09:56h

O relatório anual do Conselho da Europa sobre as prisões europeias mostra que Portugal está acima da média em cinco dos sete parâmetros analisados. Além do envelhecimento progressivo da população prisional, os suicídios têm vindo a crescer.

Juiz arrasou acusação da “Operação Marquês”

9 de Abril, 2021 - 18:39h

O despacho de pronúncia do juiz Ivo Rosa decidiu não levar a julgamento a maioria dos arguidos. José Sócrates vai responder por três crimes de branqueamento de capitais e falsificação de documento, mas viu cair as acusações de corrupção e fraude fiscal. Catarina Martins considera que o despacho "demonstra a urgência da criminalização do enriquecimento injustificado".

EDP: Trabalhadores marcam greve para 20 de abril

9 de Abril, 2021 - 17:00h

A greve nacional pretende contestar a proposta da administração para aumentos salariais de apenas 0,2%, numa altura em que a EDP se prepara para distribuir mais de 750 milhões em dividendos.

Imagem da linha de apoio às vítimas de violência doméstica.

Linha de apoio a vítimas de violência doméstica recebeu cinco pedidos de ajuda por dia

9 de Abril, 2021 - 14:04h

Em contexto de confinamento tem havido episódios de maior severidade na agressão, até pela presença constante e pelo maior controlo por parte dos agressores, alerta a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Julgamento de famílias que ocuparam casas em Almada começa esta sexta-feira

8 de Abril, 2021 - 23:35h

Em 2018, depois de esgotadas todas as vias para obter uma casa, várias famílias ocuparam casas em prédios da Câmara de Almada. Município avançou com queixa-crime contra estas pessoas. Carta-aberta apela à retirada da queixa.

Faixa com a frase "Combater o isolamento - A passagem tem que unir Monteiros e Veral" - Foto Interior do Avesso

Populações de aldeias lançam petição para que ponte não desapareça com barragem da Iberdrola

8 de Abril, 2021 - 19:59h

As populações de Monteiros (Vila Pouca de Aguiar) e Veral (Boticas) lutam há anos pela manutenção ou renovação da Ponte de Arame, que garante a ligação entre as aldeias. A ponte corre o risco de desaparecer com a construção de barragem da Iberdrola no rio Tâmega. Artigo de Interior do Avesso

Desembarque de animais registado como o mais sangrento de sempre

8 de Abril, 2021 - 16:34h

Navio levava 15 mil animais de Portugal e já tinha sido suspenso em 2017 pela DGAV por não cumprimento da regulamentação europeia.

Pormenor do cartaz do evento: tertúlia sobre os caminhos da juventude cigana.

Olho Vivo realiza tertúlia sobre os caminhos da juventude cigana

8 de Abril, 2021 - 15:58h

No dia 8 de abril celebra-se o Dia Internacional do Cigano. Na quarta-feira, dia 7, o núcleo de Viseu da Associação Olho Vivo realizará uma tertúlia online pelas 18h30, sob o tema “Juventude cigana à conquista do futuro, sem esquecer o passado”. Notícia publicada no Interior do Avesso.

Logo da Danone, via danone.com

Danone: nova distribuição de dividendos recorde, mais 160 postos de trabalho em risco

8 de Abril, 2021 - 12:00h

A poucas semanas de confirmar nova distribuição recorde de dividendos, a empresa  anuncia uma “mudança de modelo operacional” com perda de postos de trabalho em Portugal e Espanha.

Norberto Corga numa manifestação em Lisboa

Morreu Norberto Corga

8 de Abril, 2021 - 11:32h

Faleceu Norberto Corga, que foi militante da UDP e do Bloco de Esquerda. Ativista sindical na área dos seguros, durante muitos anos, foi também autarca na freguesia da Penha de França em Lisboa.

Dia 8 de abril é o Dia Internacional da Pessoa Cigana

Carta aberta contra a ciganofobia

8 de Abril, 2021 - 09:49h

Assinalando o Dia Internacional da Pessoa Cigana – 8 de abril, um conjunto de pessoas e associações divulgaram uma carta aberta “com o objetivo de dissipar ideias preconcebidas, desmontar estereótipos e derrubar generalizações injustas e anacrónicas”.

Vacinas como bem comum, primeiros subscritores do apelo

Vacinas como bem comum - apelo da cidadania

8 de Abril, 2021 - 08:40h

Foi divulgado esta quinta-feira um apelo “para que as vacinas sejam consideradas como um bem de interesse comum”, a fim de que a população seja vacinada até ao verão. O documento é subscrito por destacadas personalidades da sociedade do nosso país e tem como primeiro subscritor José Aranda da Silva, primeiro presidente do Infarmed.

Paragem de autocarro

Despesa com contratação de trabalho temporário no Estado aumentou 51%

7 de Abril, 2021 - 16:30h

O valor dos ajustes diretos do Estado a empresas de trabalho temporário subiu para 25.4 milhões de euros em 2020.

 Mário Leite da Silva conversa com António Lobo Xavier após a assembleia geral de acionistas do banco BPI na Fundação de Serralves no Porto, em Matosinhos, 05 de fevereiro de 2016. Foto de ESTELA SILVA/LUSA

Gestor processa Isabel dos Santos por salários em atraso

7 de Abril, 2021 - 14:46h

O braço direito para os negócios da bilionária angolana, Mário Leite da Silva, reclama mais de 97 mil euros em salários. Deputado bloquista Jorge Costa comenta com ironia a justiça do processo por parte de "um funcionário que deu o melhor do seu esforço” para “ajudar a filha do presidente a roubar o povo de Angola eficazmente.”

Célula infetada por SARS-CoV-2. Foto de NIAID/Flickr.

Como se dão as mutações do coronavírus e o que isso significa para o futuro da pandemia

6 de Abril, 2021 - 21:44h

A esperança da vacina foi seguida pelos rumores sobre as novas variantes. Um grupo de cientistas sul-africanos explica as consequências destas e equaciona o seu futuro.

Sindicatos defendem renacionalização dos CTT

6 de Abril, 2021 - 16:10h

No âmbito de uma quinzena de atividades no setor, a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações entrega esta terça-feira um postal ao ministro Pedro Nuno Santos, a favor da renacionalização dos CTT.
 

Antigos combatentes isentos de taxas moderadoras a partir de hoje

6 de Abril, 2021 - 14:54h

Bloco de Esquerda foi um dos partidos que propôs medidas que acabaram por integrar o texto conjunto aprovado no Parlamento no ano passado e que levou à criação do Estatuto do Antigo Combatente.

Inscrições na estátua de Cónego Melo

Frases sobre o assassinato de Padre Max espalhadas pela cidade de Braga

6 de Abril, 2021 - 13:51h

Quando se assinalam 45 anos sobre o assassinato do Padre Max e de Maria de Lurdes, surgiram diversas frases na cidade de Braga, alusivas a este assassinato. Um dos espaços visados foi a estátua do Cónego Melo. 
 

Estão de regresso as feiras e os mercados

Estão de regresso as feiras e os mercados

5 de Abril, 2021 - 20:47h

A maioria das autarquias do norte do país aprovou o reinício da venda de produtos não alimentares, afirma a Associação Feiras e Mercados da Região Norte. A Federação das Associações de Feirantes apela à isenção de taxas por parte dos municípios. 
 

Há 50 anos: O julgamento de Joaquim Pinto de Andrade

5 de Abril, 2021 - 16:34h

Há 50 anos, 30 de Março de 1971, chegava ao fim, no Tribunal Plenário da Boa Hora – 4º Criminal de Lisboa – o julgamento de dez pessoas acusadas de apoio ao MPLA, Movimento Popular de Libertação de Angola. Por Diana Andringa.

Bancos aproveitam pandemia para aumentar comissões de transferências

5 de Abril, 2021 - 11:44h

O corte nas comissões do MBWay proposto pelo Bloco de Esquerda entrou em vigor no início do ano. Mas os bancos não perderam tempo e aumentaram outras comissões aos seus clientes.

Portugal não tomou medidas para mitigar impacto da covid na Educação, assinala OCDE

4 de Abril, 2021 - 22:16h

Portugal tem nota negativa no que concerne à preparação do novo ano letivo após os primeiros confinamentos de 2020 e à implementação de medidas destinadas a populações em risco de exclusão. Programa de recuperação do Governo ainda não é conhecido.

Deputados bloquistas José Maria Cardoso e Maria Manuel Rola em visita a Ribeira de Pena - Foto de Interior do Avesso

“Falem com a Iberdola e a EDP, eles não são donos do mundo” diz moradora de Ribeira de Pena

4 de Abril, 2021 - 13:04h

O deputado José Maria Cardoso, em visita a Ribeira de Pena, disse considerar justa a oposição dos moradores à passagem das linhas de alta tensão junto às populações de Senra, Friúmes, Ruival e Fontes, afirmando que o Bloco é a voz destas reivindicações. Artigo do Interior do Avesso

Lanternas chinesas. Foto de fabulousfabs/Flickr.

Cresce racismo contra a comunidade chinesa

3 de Abril, 2021 - 20:10h

Desde olhares recriminatórios e insultos a ataques à pedrada e ao lançamento de excrementos, em Portugal também se registam ecos do racismo contra pessoas de origem asiática que têm aumentado noutros países.

Páginas

TV.Esquerda

465286618017971

O deputado bloquista José Maria Cardoso voltou a criticar as propostas do PS e PSD, aprovadas com abstenção de PCP e PAN, que limitam a participação das listas de cidadãos nas eleições autárquicas.