Está aqui

Sociedade

“Há polícias com tatuagens neonazis e organizações nada fazem”

21 de Maio, 2018 - 11:28h

O vice-presidente da Associação Sindical de Profissionais de Polícia critica as instituições policiais por nada fazerem para “expurgar estes tumores” presentes nas forças de segurança.

PREVPAP: investigadores falam em “razia” na ciência

PREVPAP: investigadores falam em “razia” na ciência

20 de Maio, 2018 - 17:48h

Docentes e investigadores são os profissionais que menos têm beneficiado do PREVPAP. Representantes dos bolseiros de investigação científica defendem a “extinção do estatuto de bolseiro”. 

Bragança teve a sua primeira marcha do Orgulho LGBT

Bragança teve a sua primeira marcha do Orgulho LGBT

20 de Maio, 2018 - 11:30h

Manifestantes sairam à rua para defender os direitos e reivindicar o fim da discriminação da população lésbica, gay, bissexual e transgénero. Esta foi a primeira iniciativa do género na cidade.

Manifestantes pedem criação de estatuto do cuidador informal

Manifestantes pedem criação de estatuto do cuidador informal

19 de Maio, 2018 - 21:38h

Cuidadores informais manifestaram-se em Lisboa para exigir a criação de um estatuto que lhes garanta apoios e os reconheça enquanto trabalhadores.

Milhares de professores nas ruas contra o congelamento das carreiras

19 de Maio, 2018 - 17:28h

Milhares de professores concentraram-se em Lisboa após nove anos, quatro meses e dois dias de congelamento das carreiras. O Bloco de Esquerda marcou presença defendendo a alteração dos concursos, o descongelamento das carreiras e a diminuição do número de alunos por turma.

Deter imigrantes em Portugal: quebrar o silêncio

Deter imigrantes em Portugal: quebrar o silêncio

19 de Maio, 2018 - 14:42h

Em Portugal, a prática de confinar as pessoas devido ao seu estatuto migratório é relativamente recente. Remonta a 2006 a abertura do primeiro centro de detenção –denominado Unidade Habitacional de Santo António (UHSA) –, na cidade do Porto. Artigo de Aria Mariposas.

A situação internacional explica a subida de preços: as sanções dos EUA ao Irão, o quinto maior exportador mundial, e a queda na produção da Venezuela são os principais fatores.

Combustíveis aos preços mais altos desde 2014

18 de Maio, 2018 - 12:04h

Os preços atuais da gasolina e do gasóleo são os mais altos dos últimos quatro anos. O litro da gasolina está nos 1,564 euros e o do gasóleo nos 1,348 euros. Não chegavam a estes valores desde a primeira metade de 2014.

Vaticano condena “hipocrisia” dos governos sobre os offshores

17 de Maio, 2018 - 14:52h

O documento divulgado esta quinta-feira pelo Vaticano aponta o dedo ao “egoísmo míope e limitado a curto prazo” de um sistema financeiro cujas “imposições violentas têm um potencial excepcional de causar danos à coletividade”.

Dia contra Homofobia e Transfobia assinalado em várias cidades

17 de Maio, 2018 - 11:35h

Esta quinta-feira realiza-se a 9ª marcha contra a homofobia e a transfobia em Coimbra, uma concentração em Viseu e “distribuição” de abraços grátis em várias cidades.

Violência no futebol: Ministério Público pondera acusação de terrorismo

16 de Maio, 2018 - 23:07h

Os 23 detidos na sequência das agressões aos futebolistas e técnicos do Sporting são ouvidos esta quinta-feira. Primeiro-ministro quer criar “uma autoridade nacional contra a violência no desporto”. Bloco exige “tolerância zero” aos episódios de violência que marcaram a época desportiva.

Enfermeiros e enfermeiras reivindicam contratação imediata de enfermeiros – Foto de Estela Silva/Lusa (arquivo)

Greve da Enfermagem do Hospital de São João nesta quinta-feira

16 de Maio, 2018 - 16:57h

Com o protesto no Hospital de S. João, os enfermeiros iniciam um calendário de luta do setor para maio e junho. A requerimento do Bloco, o ministro da Saúde vai à AR prestar esclarecimentos sobre as negociações com as várias profissões da área da saúde.

Trabalhadores da Efacec decidiram paralisar duas horas por turno a 23 de maio, em protesto contra o despedimento coletivo de 21 trabalhadores

Efacec: greve a 23 de maio contra despedimento coletivo

16 de Maio, 2018 - 14:54h

Em plenário realizado nesta terça-feira 15 de maio, os trabalhadores da Efacec decidiram paralisar duas horas por turno (das 9 às 11h e das 17 às 19h) no próximo dia 23 de maio, em protesto contra o despedimento coletivo de 21 trabalhadores.

Professores desfilam sábado entre Marquês do Pombal e Rossio

Professores manifestam-se no próximo sábado, 19 de maio

15 de Maio, 2018 - 23:56h

Docentes manifestam-se contra o apagão do tempo de serviço e contra a precariedade no próximo sábado a partir das 15h no Marquês de Pombal, em Lisboa. Ministro da Educação será ouvido no parlamento sobre concurso de professores, por proposta do Bloco.

Programação da Festa da Diversidade começa esta terça-feira com debate sobre Direito à Habitação

14 de Maio, 2018 - 16:35h

Estão já agendados vários debates, “que abarcam a pluralidade da agenda de lutas por forma a que a luta contra o racismo ganhe centralidade no debate político nacional”. O primeiro é sobre Direito à Habitação e terá lugar esta terça-feira, pelas 18h, em Chelas, na Associação Aguinenso.

Imigrantes de todo o país manifestam-se em Lisboa esta segunda-feira

13 de Maio, 2018 - 22:19h

A iniciativa, agendada para as 10h, em frente à Assembleia da República, exige justiça e direitos para mais de 30 mil imigrantes que vivem e trabalham em Portugal e insurge-se contra a hipocrisia das políticas europeias anti imigração. Mais de 20 organizações subscrevem a convocatória do evento.

“Em defesa do interesse dos cidadãos e do país”, a ZERO considera que “o Governo não pode atribuir o licenciamento ambiental para a empresa Australis iniciar trabalhos de sondagem em 2019, na freguesia de Aljubarrota, concelho de Alcobaça”.

ZERO rejeita exploração de gás de xisto em Aljubarrota e quer avaliação de impacto ambiental da prospeção

13 de Maio, 2018 - 17:25h

Em comunicado de imprensa, a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável fez saber que considera “errada a decisão de atribuir e manter concessões para a prospeção, pesquisa, desenvolvimento e produção onshore e offshore de hidrocarbonetos em Portugal.” No entender da organização, esta decisão contraria a resolução anunciada de António Costa “de fazer evoluir a economia nacional para um modelo neutro em carbono até 2050”.  

A economia global atingiu o pico?

A economia global atingiu o pico?

13 de Maio, 2018 - 16:21h

Com as taxas de juro a subir, à medida que o Sistema de Reserva Federal dos E.U.A. e, possivelmente, outros grandes bancos centrais começarem a aumentar as suas taxas de juro, o custo de manutenção da dívida recorde aumentará. Isso ameaça o investimentos em ativos produtivos (criação de valor) e a instabilidade dos mercados financeiros. Artigo de Michael Roberts.

Fotografia de Paulete Matos

Enfermeiros mobilizam-se no Dia Internacional do Enfermeiro

13 de Maio, 2018 - 12:34h

Para o Dia Internacional do Enfermeiro, estão marcadas várias ações institucionais de luta. Exige-se a contratação imediata de enfermeiros.

A empresa espera conseguir dois mil milhões de euros através da venda destes ativos. Segundo o Expresso, só as torres em Portugal poderão valer mais de 500 milhões de euros, montante que será usado para reduzir a dívida de cerca de 50 mil milhões da Altice.

Pires de Lima e Sérgio Monteiro interessados em comprar torres da PT

12 de Maio, 2018 - 19:26h

As três mil torres da antiga Portugal Telecom poderão render 500 milhões de euros à Altice. Este valor servirá para reduzir a dívida de 50 mil milhões do grupo francês. O interesse do ex-ministro e do ex-secretário de Estado foi avançado pelo Expresso.

Para combater estas novas práticas, a associação Solidariedade Imigrante convocou uma concentração para a manhã de segunda-feira, 14 de maio, em frente à Assembleia da República. Fotografia de Paulete Matos.

Trinta mil imigrantes em risco de expulsão

12 de Maio, 2018 - 12:52h

A associação Solidariedade Imigrante estima que trinta mil imigrantes e trabalham e contribuem para a Segurança Social há vários anos. Apesar disto, e por não terem comprovativo de entrada legal em Portugal, não recebem autorização de residência. Associação convoca manifestação para 14 de maio.

A iniciativa é do Movimento Cívico para a Despenalização da Morte Assistida, e defende-se “que a tolerância se deve impor à prepotência e ao autoritarismo” e que “regular a eutanásia não é liberalizar a morte assistida”.

Figuras públicas manifestam-se a favor da despenalização da eutanásia

12 de Maio, 2018 - 11:14h

O Movimento Cívico para a Despenalização da Morte Assistida lançou um vídeo em que diversas figuras públicas, entre outras, se manifestam favoráveis à despenalização da morte assistida.

China prepara OPA sobre a EDP

11 de Maio, 2018 - 18:54h

De acordo com o Expresso, grupo de investidores chinês, que inclui a China Three Gorges, está a preparar uma oferta pública de aquisição (OPA) de capital que ainda não está nas mãos do Estado chinês sobre a EDP, onde a República Popular da China já tem uma participação de 28,25%

Trabalhadores da Tegopi iniciaram uma greve de uma hora por turno, por tempo indeterminado, tendo começado à 1.30h da madrugada desta sexta-feira

Trabalhadores da Tegopi em greve por aumentos salariais

11 de Maio, 2018 - 16:14h

Os trabalhadores desta empresa, que fabrica torres eólicas para todo o mundo, lutam por melhores salários e fazem greve de uma hora por turno por tempo indeterminado.

Para o reitor da Universidade de Coimbra, o regime fundacional seria "uma fonte de divisão interna e enfraquecimento da própria universidade" - Foto UC

Reitor da Universidade de Coimbra recusa regime fundacional

11 de Maio, 2018 - 11:27h

João Gabriel Silva afirma em comunicado que vai propor que a Universidade de Coimbra não entre em regime fundacional, porque seria "uma fonte de divisão interna e enfraquecimento da própria universidade".

Saúde mental: Aumento da taxa de juro pode colocar milhares em risco

10 de Maio, 2018 - 18:37h

Os bancos centrais devem ter em conta a forma como as suas decisões influenciam a saúde mental da população? Artigo de Christopher Boyce.

Páginas

TV.Esquerda

1569181153194046

Este sábado, em Lisboa, dezenas de cuidadores informais manifestaram-se, exigindo um estatuto da profissão. Há mais de 800 mil cuidadores informais em Portugal, que asseguram 80% dos cuidados prestados, sem quaisquer direitos.