Está aqui

Sociedade

António Saraiva

Patrão dos patrões vai mandar na Global Media

20 de Setembro, 2020 - 20:01h

Marco Galinha, do grupo Bel, compra 40% do grupo que detém DN, JN, TSF, O Jogo e nomeia António Saraiva para presidir o grupo. 6 dos 10 milhões de euros investidos serão para despedir trabalhadores.

Agência do Bankinter em Albufeira, 16 de junho de 2017 – Foto de Kolforn/wikimedia

Trabalhadores do Bankinter Portugal denunciam abusos das chefias

20 de Setembro, 2020 - 16:32h

A Comissão de Trabalhadores do banco aponta que está a receber muitos relatos de trabalhadores, que “com receios de represálias não se querem expor”. A CT elogia a gestão da crise por parte da instituição e homeageia os trabalhadores.

Clínica dos Arcos, Lisboa

Aborto? Legal, mas numa clínica privada

19 de Setembro, 2020 - 18:10h

Fiz um aborto em 2020. Este é o meu testemunho sobre o que correu mal e o que precisa de mudar. Vivemos num país onde a mulher é livre para decidir o seu futuro em relação à maternidade. A lei está do seu lado, o sistema de saúde também deveria estar. Por Ana Patrícia Cardoso.

Estudo revela que rede móvel no interior é quase inexistente em muitas zonas

Estudo revela que rede móvel no interior é quase inexistente em muitas zonas

19 de Setembro, 2020 - 10:52h

Estudo da ANACOM mostra que a cobertura de rede móvel em aldeias do interior é praticamente inexistente. Isabel Pires, deputada do Bloco, diz que o “acesso a serviço de internet e telecomunicações é essencial para combater as desigualdades”. Notícia publicada no Interior do Avesso.

Ventura prometeu “maior marcha alguma vez vista”, mas foi abafado pelo som de Grândola

18 de Setembro, 2020 - 22:51h

O líder do Chega anunciou uma imponente manifestação de força mas a sua “marcha” foi largamente suplantada pela iniciativa “Évora pela Liberdade”. A Praça do Giraldo encheu-se de cravos vermelhos e de imagens de Catarina Eufémia. A voz de Zeca Afonso fez-se ouvir, abafando as palavras de ordem dos apoiantes de André Ventura.

Trabalhadores escravizados por empresário português no Luxemburgo

18 de Setembro, 2020 - 19:04h

"Tivemos de fugir. Éramos tratados como escravos", denuncia Hélder Pereira. Os trabalhadores relatam horários de 60 horas semanais, habitações sobrelotadas, salários abaixo do mínimo e alguns por pagar, intimidações, ameaças e até agressões.

“A ideia é evitar que, na situação de pandemia e perda de rendimentos, a habitação seja mais um fator de preocupação”, diz Maria Manuel Rola.

Parlamento abre a porta para alargar a proteção face aos despejos até ao final do ano

17 de Setembro, 2020 - 19:03h

O projeto do Bloco de Esquerda, debatido esta quinta-feira, estende as proteções extraordinárias dos inquilinos, definidas no início da crise pandémica, até ao final de 2020. PS declarou apoio à iniciativa.

Foto de Paulete Matos.

Catarina Martins recusa "poder unilateral" das empresas para impor alteração de horários

17 de Setembro, 2020 - 13:30h

Face ao diploma que permite o desfasamento de horários nas empresas, o Bloco de Esquerda quer uma "alteração legal" que, permitindo evitar ajuntamentos, "proteja os trabalhadores de abusos patronais". A CGTP considerou “inaceitável” entregar “um poder unilateral às entidades patronais sem haver uma negociação” com os representantes dos trabalhadores.

Telemóvel com aplicações entre as quais o TikTok. Foto de Aaron Yoo/Flickr.

Cyberbullying: a pandemia que alastrou durante o confinamento

17 de Setembro, 2020 - 12:05h

Em três meses de confinamento, mais de 60% dos jovens terão sido vítimas de cyberbullying, concluiu o estudo “Cyberbullying em Portugal durante a pandemia da covid-19”. Os danos provocados deixam os agressores indiferentes ou mesmo alegres.

Trabalhadores precários da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) durante uma concentração em protesto junto às instalações do Centro de Produção da RTP/ Porto, em Vila Nova de Gaia, Porto, 17 de dezembro de 2018. FERNANDO VELUDO / LUSA (arquivo).

Quatro anos depois, vinculação de precários da RTP continua por concluir

17 de Setembro, 2020 - 11:16h

Apesar dos despachos estarem prontos, o Ministério das Finanças não conclui o processo de vinculação destes trabalhadores da Rádio e Televisão de Portugal. O deputado Jorge Costa questiona o governo e exige que “a integração destes trabalhadores seja resolvida imediatamente”.

Fonte: despedimentos.pt.

Lanifato: têxtil de Belmonte obriga funcionários a pedir suspensão dos contratos e falha salários

17 de Setembro, 2020 - 09:52h

Segundo denúncias enviadas ao despedimentos.pt, a administração da empresa têxtil sediada no concelho de Belmonte faltou ao pagamento de salários e está a obrigar os funcionários a pedir por sua iniciativa a suspensão do contrato de trabalho.

Luís Filipe Vieira

Novo Banco ajudou com 8,6 milhões uma empresa de Luís Filipe Vieira no Brasil

16 de Setembro, 2020 - 08:30h

A Promovalor, uma das maiores devedoras do Novo Banco, pediu ajuda para salvar o projeto Reserva do Paiva, em parceria com a Odebrecht, no Brasil. A dívida das empresas de Vieira ascendem a 760 milhões de euros, com 225 milhões de euros de perdas entre 2014 e 2018.

Orlando Nascimento. Foto publicada no site do Tribunal da Relação de Lisboa.

Orlando Nascimento sob investigação do Ministério Público por abuso de poder

15 de Setembro, 2020 - 19:08h

O ex-Presidente da Relação de Lisboa cedeu gratuitamente uma sala do tribunal para que o seu antecessor, Vaz das Neves, realizasse uma arbitragem privada. Em março, o desembargador renunciou ao cargo de presidente da Relação devido à polémica da viciação dos sorteios de distribuição de processos no âmbito da Operação Lex.

Foto de Paula Nunes.

Escolas com escassez de assistentes operacionais e professores por colocar

15 de Setembro, 2020 - 18:11h

A falta de assistentes operacionais é um problema transversal no passado ano letivo que não foi resolvido. Fenprof alerta que 35% das escolas ainda têm mais de cinco professores por colocar. 

 

Patente da Palantir para software de previsão de comportamento criminoso. Fonte: patents.google.com/patent/US20170293847A1

Palantir: o oráculo tecnológico do crime que vais cometer

15 de Setembro, 2020 - 13:05h

Dois anos depois do 11 de setembro de 2001, Peter Thiel funda a Palantir e dedica-se a tecnologias de previsão de comportamentos criminosos. "Tecnologistas que acreditam no mal [intrínseco da sociedade], arriscam-se a criar soluções coercivas", alerta Laura Hood. 

Foto de Mário Cruz/Lusa (arquivo).

TAP despede ilegalmente 86 tripulantes efetivos como se estivessem em final de contrato a prazo

15 de Setembro, 2020 - 09:33h

A administração da TAP está a despedir trabalhadores efetivos, alegando que se trata da não renovação de contratos a prazo que chegam ao fim, revela o despedimentos.pt.

Ponte romana de Chaves

População votou contra regresso de automóveis à ponte romana de Chaves

14 de Setembro, 2020 - 15:02h

No referendo deste domingo, 85% dos votantes repudiaram a reabertura do monumento ao trânsito de automóveis. Bloco manifestou a sua satisfação face à decisão dos flavienses e defendeu que faz falta uma estratégia clara de conservação e promoção do património histórico da cidade”.

Infiltração da extrema-direita nas Forças Armadas sob investigação

Infiltração da extrema-direita nas Forças Armadas sob investigação

13 de Setembro, 2020 - 17:58h

A Polícia Judiciária Militar está a investigar um militar da marinha suspeito de publicar documentos classificados num blogue de extrema-direita. Investigação quer perceber a infiltração da extrema direita nas Forças Armadas.

A linha de atendimento e prevenção da violência doméstica aberta esta quinta-feira é uma iniciativa da CML

Lisboa tem linha de apoio a vítimas de violência doméstica

12 de Setembro, 2020 - 14:27h

Abriu esta quinta-feira uma linha de atendimento e prevenção da violência doméstica. O Lisboa + Igualdade é uma iniciativa gratuita da CML e funciona nos dias úteis, das 10 às 24h, com atendimento presencial por marcação através do 800 918 245.

Hospital de Bragança - Foto por Reis Quarteu - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=82031996

Hospital de Bragança sem TAC

11 de Setembro, 2020 - 23:22h

O Hospital de Bragança estará sem Tomografia Axial Computorizada (TAC), pelo menos, até 21 de setembro. Até lá não será possível realizar exames de imagem na principal Urgência do Nordeste Transmontano em casos graves como por exemplo as vítimas de AVC. Publicado em Interior do Avesso

É o momento oportuno para implementar as 35 horas, defende CGTP

11 de Setembro, 2020 - 20:01h

No momento em que o Governo apresenta o plano de contingência que vigorará a partir de 15 de setembro, e pede às empresas de Lisboa e Porto que reorganizem os horários dos trabalhadores para evitar aglomerações, a intersindical põe em cima da mesa as 35 horas de trabalho semanais.

Estado de contingência a partir de terça-feira: quais as novas regras?

11 de Setembro, 2020 - 16:54h

O governo anunciou as medidas que entram em vigor a 15 de setembro e serão aplicadas ao território continental.

Problemas de saúde mental agravam-se e evidenciam “deficiência crónica de recursos”

11 de Setembro, 2020 - 16:16h

Pedidos de ajuda dispararam com a pandemia. Ana Matos Pires, do Programa Nacional para a Saúde Mental da DGS, avança que a situação vai agravar-se e que os jovens afetados pelo desemprego e os idosos serão os mais afetados. “É preciso aumentar os recursos”, alerta.

Foto António Cotrim/Lusa (arquivo)

ERC ouve principais acionistas na investigação sobre o controlo da TVI

11 de Setembro, 2020 - 12:32h

Mário Ferreira, o empresário que adquiriu 30% da TVI à Prisa, estará sob investigação devido às várias alterações não autorizadas na direção do canal após a entrada do empresário como acionista minoritário. 

Foto de Paulete Matos.

RTP: Conselho de Opinião divide-se na indicação de Leonor Beleza para o Conselho Geral Independente

11 de Setembro, 2020 - 10:01h

Na votação para nomeação de um membro do Conselho Geral Independente da RTP, o Conselho de Opinião deu 18 votos a favor de Leonor Beleza e 14 para António Borga.

Páginas

TV.Esquerda

321655305770726

José Soeiro apresenta aqui a proposta do Bloco de uma nova proteção social, o Rendimento Social de Cidadania, uma medida de proteção social para não deixar ninguém para trás.