Está aqui

Sociedade

Restaurante fechado. Foto: Chad Davis/Flickr

Coronavírus já levou ao encerramento de 75% da restauração e hotelaria

4 de Abril, 2020 - 16:02h

30% das empresas nestes setores admite não ter conseguido pagar os salários aos trabalhadores em março e muitas parecem querer recorrer ao lay-off. O cenário é preocupante.

almoço

Pessoas em teletrabalho têm direito a subsídio de refeição

4 de Abril, 2020 - 12:33h

O Governo e a Autoridade para as Condições de Trabalho confirmam que o direito ao subsídio de refeição se mantém para todos os trabalhadores, sejam do setor público ou do privado.

Respostas para populações em risco discutidas em direto no Facebook

4 de Abril, 2020 - 11:00h

Ricardo Fuertes, Susana Constante Pereira e Sérgio Aires participaram no terceiro debate online promovido pelo esquerda.net. Os debates deste ciclo AO ENCONTRO têm lugar às terças e sextas às 21h30 e contam sempre com intérprete de Língua Gestual Portuguesa.

agulha, dedo, teste de glicose

Associação de diabéticos e autarquia de Lisboa lançam linha de apoio

4 de Abril, 2020 - 09:30h

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal está a dar apoio aos técnicos que trabalham com pessoas em situação de sem-abrigo na cidade de Lisboa. Desde quarta-feira já respondeu a 600 pedidos de ajuda.

slogan despedimentos.pt

Três empresas denunciadas por abuso laboral em Leiria

3 de Abril, 2020 - 22:51h

Roca, Decathon e Bomcar foram as empresas do concelho denunciadas nos últimos dias à plataforma despedimentos.pt. O Bloco/Leiria afirma que estas práticas contrariam o caminho de solidariedade e responsabilidade social que é exigido neste momento de pandemia.

CTT mobilizaram cerca de três mil carteiros para a entrega de pensões ao domicílio.

Carteiros receiam risco de contágio em entregas ao domicílio

3 de Abril, 2020 - 20:10h

A entrega de vales de pensões ao domicílio foi a solução criada para reduzir as deslocações dos idosos aos balcões dos CTT. Mas a Comissão de Trabalhadores receia que tal exponha os carteiros ao perigo de contágio e defende reforço das condições de trabalho em altura de pandemia.

AIS/Randstad despedem precários em Montemor-o-Novo

3 de Abril, 2020 - 17:41h

A denúncia foi recebida pelo site despedimentos.pt: 69 trabalhadores precários da Randstad, mas a trabalhar para a AIS Portugal – Automotive Interior Systems, estão a ser despedidos. A empresa entrou em lay-off pouco depois.

A associação RELI, agora formada, conta com dezenas de livrarias independentes - Livraria "Ler Devagar" na foto

Livrarias independentes unem-se para enfrentar crise no mercado livreiro

3 de Abril, 2020 - 17:11h

Foi criada a RELI - Rede de Livrarias Independentes, fora dos grandes grupos editoriais. A rede divulga uma Carta Aberta aos poderes públicos, em que propõe seis medidas de emergência, e anuncia duas iniciativas: “Livraria às Cegas” e “Fique em Casa”.

Refeição escolar. Fonte: site do SNS.

Fornecedora dos refeitórios escolares em Sintra despede 200 trabalhadoras

3 de Abril, 2020 - 16:31h

A Câmara diz que “não pode exigir nada”. Manutenção do contrato com a autarquia é razão para considerar despedimento ilegal, aponta o sindicato. Bloco considera “inadmissível” tanto o despedimento como a desresponsabilização do executivo camarário.

Bairro do Regado, em Paranhos.

Bloco quer isenção de rendas de habitação social no Porto entre abril e junho

3 de Abril, 2020 - 15:36h

A concelhia bloquista defende também que o executivo da câmara do Porto garanta uma habitação para as famílias em lista de espera. E acusa Rui Moreira de estar a ficar para trás nas respostas urgentes de proteção das pessoas.

Trabalhador imigrante em estufa

Milhares de migrantes do trabalho agrícola no Alentejo estão desprotegidos face à pandemia

3 de Abril, 2020 - 15:08h

Organizações locais e autarcas manifestam preocupação com os trabalhadores agrícolas migrantes no litoral alentejano e costa vicentina. Bloco aguarda resposta do Governo sobre medidas de contenção desde 20 de Março.

Drones da PSP vão vigiar locais de maior circulação

3 de Abril, 2020 - 12:29h

O ministério da Administração Interna desvaloriza preocupações com o direito à privacidade, agora limitado pelo Estado de Emergência. E a Google está a usar dados dos telemóveis para fazer "relatórios de mobilidade" em mais de uma centena de países.

trabalhadora, carro, linha de montagem, autoeuropa

Trabalhadores do Parque Industrial da Autoeuropa denunciam 500 despedimentos

2 de Abril, 2020 - 19:09h

Comissões de Trabalhadores do Parque Industrial falam em "despedimento generalizado de trabalhadores com contrato temporário" e temem que o desemprego se venha a estender em breve aos contratados a prazo nas empresas que produzem para a Autoeuropa.

Project Open Air

Cientistas portugueses desenvolvem um novo conceito de ventilador

2 de Abril, 2020 - 18:41h

O ventilador do #ProjectOpenAir pode ser utilizado em doentes com Covid-19, e utiliza componentes que se encontram facilmente no mercado.

cão, canil

Associação Animal alerta para a sobrelotação de canis e gatis

2 de Abril, 2020 - 13:31h

A associação alertou os grupos parlamentares para a ncessidade de saber se é garantido o cumprimento do não abate nestes centros de recolha oficiais. Bloco questionou o governo sobre restrições à circulação de cuidadores de colónias de gatos não reconhecidas pelos municípios.

“Onda de despedimentos é caminho para miséria”, diz apelo contra a impunidade laboral

2 de Abril, 2020 - 10:29h

Dois antigos líderes da CGTP, Manuel Carvalho da Silva e Arménio Carlos, fazem apelo conjunto com fundador do movimento dos precários, Tiago Gillot, e personalidades do direito do trabalho, da economia, da cultura e da Igreja. Disponível para subscrição aqui.

Mural Banksy

Cardiologistas alertam para falta de medidas de apoio a doentes cardiovasculares

1 de Abril, 2020 - 22:43h

Sociedade Portuguesa de Cardiologia pede ao governo medidas urgentes para esta população de risco. Bloco leva questão ao parlamento no debate da próxima semana.

"A mentira mais estapafúrdia é a de que existe a tentativa de propagar de propósito a pandemia"

1 de Abril, 2020 - 19:17h

Que tipo de fake news circulam neste momento em Portugal relacionadas com a pandemia da Covid-19, quem as lança e porquê? O esquerda.net assinala o dia das mentiras com uma entrevista a Gustavo Cardoso, que as investiga todos os dias.

Fenprof exige fim dos abusos laborais por parte das IPSS e Misericórdias

1 de Abril, 2020 - 16:57h

Professores exigem a António Costa que tome medidas medidas para pôr cobro às ameças de despedimento e tentativas de impor lay-off retroativo nos estabelecimentos de ensino do setor social.

laptop e telemóvel

Vamos aproveitar o confinamento para ajudar cientistas?

1 de Abril, 2020 - 14:25h

Para participar no projeto “Diários de uma Pandemia” basta responder a um inquérito diário online. A iniciativa é do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, em conjunto com o INESC TEC e o Público.

Célia Rodrigues é fisioterapeuta no Centro de Saúde de Mangualde

"Estado de emergência tem servido para muitos atropelos aos direitos laborais dos profissionais de saúde"

1 de Abril, 2020 - 13:12h

Célia Rodrigues é fisioterapeuta no Centro de Saúde de Mangualde. Em entrevista ao Interior do Avesso, fala do que mudou com a pandemia do Covid-19 e diz ter a esperança de que após a pandemia "os nossos governantes parem de atiçar a opinião pública contra os profissionais de saúde".

Administração quer distribuir 16,5 milhões aos acionistas, CT desafia a que esse montante fique na empresa

CTT querem distribuir dividendos aos acionistas em plena crise

1 de Abril, 2020 - 12:01h

Comissão de Trabalhadores desafia a administração dos CTT a retirar a proposta de distribuir 16.5 milhões aos acionistas e usar antes esse dinheiro para minorar os efeitos da crise na empresa. Bloco questiona Governo.

Três economistas e uma crise: debate juntou milhares em direto no Facebook

1 de Abril, 2020 - 00:17h

Mariana Mortágua, Ricardo Cabral e Ricardo Paes Mamede participaram no segundo debate online promovido pelo esquerda.net. Os debates deste ciclo AO ENCONTRO têm lugar às terças e sextas às 21h30 e contam sempre com intérprete de Língua Gestual Portuguesa.

pessoas em situação de sem abrigo

Las Vegas encaminha pessoas em situação de sem abrigo para parque a céu aberto

31 de Março, 2020 - 18:51h

Depois de encerrar mais um centro de acolhimento devido à Covid-19, a cidade de Las Vegas disponibilizou um parque de estacionamento onde as pessoas dormem no chão. A medida já mereceu fortes críticas, incluindo as do vereador do Bloco em Lisboa.

pavilhão do Clube Nacional de Natação

Lisboa abre quarto centro de acolhimento para pessoas em situação de sem-abrigo

31 de Março, 2020 - 16:55h

As instalações do Clube Nacional de Natação vão passar a acolher 45 homens em situação de sem abrigo durante a pandemia de Covid-19. Com esta medida passam a ser quatro os centros de acolhimento em Lisboa.

Páginas

TV.Esquerda

2580167645589378

O debate junta João Relvas, Rodrigo Silva, Ernesto Costa, Teresa Summavielle, José Neves, Gonçalo Velho, Ana Petronilho e Luís Monteiro. A iniciativa é transmitida em direto no facebook do esquerda.net, a partir das 17h30, com intérprete de Língua Gestual Portuguesa.