Está aqui

Sociedade

Catarina critica “economia da desigualdade” que favorece interesses imobiliários

4 de Dezembro, 2021 - 20:03h

No Barreiro, Catarina denunciou os "direitos adquiridos dos investidores enquanto vemos inquilinos a serem despejados das suas casas. Ao país real interessa a resposta sobre como podemos ter salários que paguem uma renda da casa, em vez de vivermos neste país de pernas para o ar onde a renda da casa é sempre mais alta do que o salário”.

Artigo37.pt, novo portal para denunciar ameaças à liberdade de informar

4 de Dezembro, 2021 - 16:00h

O novo site irá permitir registar doze tipo de agressões ao direito a informar, sejam ameaças, acesso negado a documentos ou conferências de imprensa sem perguntas.

Os trabalhadores exigem o aumento do salário base do motorista para 750 euros e uma atualização, na mesma percentagem, para os demais trabalhadores. Os patrões propõem um aumento de 10 euros.

Trabalhadores das rodoviárias em greve marcam concentrações para dezembro

3 de Dezembro, 2021 - 15:50h

A forte adesão à greve desta sexta-feira e a recusa dos patrões em discutir aumentos salariais motivou os trabalhadores a marcar novas concentrações em dezembro para Lisboa e Coimbra.

Médicos em manifestação. Foto da FNAM/Facebook.

Sindicato dos Médicos diz que novo estatuto do SNS escancara a porta a privados

3 de Dezembro, 2021 - 14:09h

A FNAM diz que o projeto do Governo boicota a Lei de Bases da Saúde, facilita a privatização do SNS, ignora as carreiras médicas, promove o pluriemprego e relega para segundo plano a Saúde Pública.

Estudantes da Universidade do Minho manifestam-se contra o assédio sexual. Foto de Miguel Martins/Twitter.

Estudantes da Universidade do Minho manifestam-se contra assédio sexual

3 de Dezembro, 2021 - 10:08h

Depois de denunciados mais de uma centena de casos nos últimos dias, o protesto criticou a “inação” dos serviços da Reitoria e exigem medidas para que o assédio sexual não continue a ser uma realidade.

Hospital de Santa Maria - foto de sns.gov.pt

Chefes de equipa de urgência cirúrgica do Hospital de Santa Maria reapresentaram demissão

2 de Dezembro, 2021 - 17:00h

Sindicatos dos Médicos acusam a administração de “recuo perante todos os compromissos que tinha assumido”. Sindicatos alertaram que banco de urgência cirúrgica não estava a funcionar esta manhã. Conselho de Administração nega que tenha recuado.

Câmara de Lisboa

Empresa de vigilância contratada pela Câmara de Lisboa infringe lei laboral

2 de Dezembro, 2021 - 15:28h

Após recusar uma escala de horário ilegal, uma vigilante da Ronsegur foi impedida de ocupar o seu posto de trabalho. Beatriz Gomes Dias interpelou Carlos Moedas sobre os abusos laborais cometidos pela empresa de vigilância privada.

Esta evolução confirma um problema estrutural no SNS: a falta de profissionais.

Quanto custa a resiliência dos profissionais de saúde? 400 milhões de euros e muita exaustão

2 de Dezembro, 2021 - 12:03h

Se a resiliência é critério, o número de horas extraordinárias que os profissionais de saúde realizam confirma a sua capacidade. E isso tem custos, seja em semanas de 70 horas, fuga de profissionais ou drenagem de recursos orçamentais.

Amarsul: Trabalhadores em greve queixam-se de intimidação policial

2 de Dezembro, 2021 - 11:00h

Intervenção da GNR e PSP pressionou os piquetes de greve a abrirem as portas dos ecoparques de Palmela e Seixal para deixarem entrar os camiões do lixo. Trabalhadores acusam Governo de ceder à pressão da Mota Engil.

Poluição na Ribeira da Hortas em Santa Comba Dão. Foto do Interior do Avesso.

Santa Comba Dão: Bloco denuncia insuficiências da rede de saneamento da cidade

1 de Dezembro, 2021 - 20:01h

Numa pergunta ao Governo, o Grupo Parlamentar do Bloco quer saber se a tutela vai “aplicar algumas das medidas recomendadas pelo Parlamento” no Projeto de Resolução para despoluir a sub-bacia hidrográfica do rio Dão. Por Interior do Avesso.

Trabalhador da AT. Foto do STI/Facebook.

Começa greve de cinco dias dos trabalhadores dos impostos

1 de Dezembro, 2021 - 13:39h

Os trabalhadores criticam “a crescente degradação do funcionamento da AT, a deficiente gestão de recursos humanos, a robotização das funções inspetivas” que colocam em causa o “cumprimento do controlo da fronteira externa da União Europeia e a prevenção, investigação e combate à fraude e evasão fiscal e aduaneira”.

Acesso à internet. Foto de Emil Kabanov/Flickr.

Deco Proteste contra redução de velocidade e tráfego da tarifa social de Internet

1 de Dezembro, 2021 - 10:06h

A proposta do governo é “ineficaz”, limita o acesso dos consumidores mais carenciados e leva à “falha da meta da inclusão digital”. A associação de defesa do consumidor pede ao governo que mude a sua decisão.

Açores: trabalhadores da Atlânticoline em greve a partir de quarta-feira

30 de Novembro, 2021 - 16:06h

Entre os dias 1 e 31 de dezembro, os trabalhadores das Atlânticoline, nos Açores, estão em greve parcial. Entre outras reivindicações, estão em causa aumentos salariais bem como a luta contra a imposição da empresa de redução do período de trabalho pago como horário noturno. 

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor geral da OMS.

Ómicron: Porque é que a OMS a designou como uma variante de preocupação

30 de Novembro, 2021 - 10:53h

O aparecimento desta variante deveria funcionar como um alerta para redobrar os nossos esforços no sentido de uma entrega de vacinas equitativa e rápida a nível global. Artigo de Ed Feil.

Trabalhadores da Algar em greve. Foto do Site-Sul.

Trabalhadores da Algar e Amarsul em luta

29 de Novembro, 2021 - 22:35h

Os trabalhadores das duas empresas de tratamento de resíduos grupo Mota-Engil, no Algarve e na Península de Setúbal, entraram em greve por aumentos, subsídio de risco e vinculações. O sindicato saúda a “forte adesão”.

Jovem a ler. Foto de Katemangostar/Freepik.

Estudos apontam salários baixos e desigualdade entre os jovens em Portugal

29 de Novembro, 2021 - 21:55h

Quase três em cada quatro jovens recebem menos de 950 euros por mês. E a desigualdade entre contextos socio-económicos é uma realidade persistente no acesso ao ensino superior e no abandono escolar nos cursos. mesmo depois de formados os estudantes mais pobres continuam a enfrentar mais risco de desemprego.

Governo cede a operadoras e corta velocidade de Internet na tarifa social

29 de Novembro, 2021 - 14:31h

A nova tarifa de 6,15 euros entra em vigor em janeiro mas, ao contrário da recomendação da ANACOM, terá apenas 12Mbps de velocidade de download e não será atribuída de forma automática, no que é uma cedência total do governo às operadoras.

 

Enfermeiros queixam-se à ONU dos países que bloqueiam acesso global às vacinas

29 de Novembro, 2021 - 11:59h

O Sindicato Global de Enfermeiros  chama “criminosos do covid” aos governos da União Europeia, Reino Unido, Suíça, Noruega e Singapura por continuarem a bloquear o levantamento de patentes na OMC.

Marco António Costa, ex-vice presidente da câmara de Valongo, também estava autorizado a movimentar valores da offshore no Panamá. Foto de Miguel A. Lopes, Lusa.

Os trabalhos de Agostinho Branquinho com a ajuda do Espírito Santo

28 de Novembro, 2021 - 17:27h

A construção do Hospital privado de S. Martinho esteve envolta em sucessivas ilegalidades e lóbis onde Branquinho é uma figura central. Sabe-se agora que o ex-deputado mantinha uma conta na Suíça e uma offshore no Panamá, com a assessoria do BES e a parceria de Marco António Costa.

Loja de Comércio Justo do CIDAC: A dignidade humana antes do lucro

28 de Novembro, 2021 - 12:00h

O espaço, situado na Rua Tomás Ribeiro, em Lisboa, faz esta segunda-feira, dia 29 de novembro, dez anos. Falámos com Stéphane Laurent sobre o que é o Comércio Justo e o que podemos encontrar nesta loja. Por Mariana Carneiro.

Francisco George, ex-diretor geral da Saúde, 2020 - foto de Rodrigo Antunes/Lusa

Covid-19: Francisco George critica “o egoísmo dos países ricos e industrializados”

28 de Novembro, 2021 - 09:55h

A propósito da nova variante omicron, o ex-diretor geral da Saúde criticou os países ricos, pela distribuição desigual de vacinas e tratamentos médicos que expôs populações vulneráveis à covid-19, com as consequentes mutações que ameaçam o mundo inteiro.

Água engarrafada. Foto de Nicholas Erwin/Flickr.

O ciclo trágico da água engarrafada

27 de Novembro, 2021 - 16:47h

Empresas como a Nestlé e a Coca-Cola engarrafam água de fontes públicas – ou mesmo da torneira – e vendem-na como “limpa” ou “purificada”. Um caso de privatização encoberta que gera bilhões e se nutre do consumismo. Por JP Sottile, no Truthout.

Greve nos aeroportos antes do Natal e fim do ano

26 de Novembro, 2021 - 17:54h

O incumprimento do Acordo de Empresa levou o Sindicato dos Trabalhadores dos Aeroportos Manutenção e Aviação a avançar com pré-avisos de greve na Portway nos dias 22, 23, 29 e 30 de dezembro.

Aprovadas novas medidas no regresso à situação de calamidade

26 de Novembro, 2021 - 12:04h

A partir de 1 de dezembro Portugal volta a entrar em situação de calamidade. Conselho de Ministros aprovou novas regras para responder ao agravamento da pandemia. Prioridade é minimizar a circulação de pessoas entre 26 de dezembro e 9 de janeiro.

 

Páginas

TV.Esquerda

907500660161092