Está aqui

Sociedade

A manifestação foi organizada pelos grupos Consciência Negra, SOS Racismo, Djass — Associação de Afrodescendentes, Radio Afrolis e Plataforma Gueto.

Manifestação em Lisboa: Crime racista não ficou sem resposta

15 de Julho, 2018 - 11:54h

Na passada sexta-feira, centenas de pessoas juntaram-se de forma a dizerem que os crimes racistas não podem ficar impunes. Cerca de dez elementos do PNR tentaram boicotar manifestação, mas ninguém lhes deu espaço.

Fotografia do website do CNECV - Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida

Agostinho Almeida Santos (1940-2018)

14 de Julho, 2018 - 18:59h

O professor catedrático de Coimbra e médico pioneiro da procriação medicamente assistida em Portugal Agostinho Almeida Santos morreu este sábado, aos 77 anos.

"Devolver à cidade um espaço que colmate a falta de oferta diversificada no sector cinematográfico na cidade, permitindo ao público a construção do olhar e novas formas de pensar.”, pode ler-se na petição

Mais de 600 pessoas já assinaram a Petição “Todos em Defesa pela Sala de Cinema Ícaro”

14 de Julho, 2018 - 13:12h

Lançada no passado dia 2 de julho, a petição tem hoje mais de 600 assinantes, que acreditam ser possível recuperar o Cinema Ícaro e devolvê-lo à cidade como sala de cinema.

17 associações escreveram uma Carta Aberta dirigida a todos os partidos públicos com assento parlamento, defendendo que o Parlamento não deve impor a residência alternada como regra, devendo as famílias ter liberdade de escolha em relação ao modelo.

Associações contestam imposição de residência alternada em caso de divórcio

13 de Julho, 2018 - 22:00h

Dezassete associações de defesa dos direitos das vítimas, das mulheres e das crianças para contestar a proposta de imposição de residência alternada para as crianças filhas de pais separados, defendendo que se mantenha o regime atual com liberdade de escolha.

Greve dos técnicos de diagnóstico com elevada adesão

13 de Julho, 2018 - 15:08h

A falta de propostas concretas do governo para responder às reivindicações salariais e sobre a transição para as novas carreiras levaram estes profissionais a realizar mais uma greve esta sexta-feira.

Homicida de Alcindo Monteiro volta a ser preso com os Hells Angels

13 de Julho, 2018 - 12:11h

Nuno Monteiro, condenado a 18 anos de prisão pelo homicídio qualificado de Alcindo Monteiro em 1995, é um dos skinheads detidos pela Judiciária na operação contra o gangue Hells Angels.

Dívida tarifária rendeu à EDP mais de 400 milhões em tempo de crise

12 de Julho, 2018 - 21:46h

As operações financeiras feitas pela EDP com a dívida tarifária permitiram-lhe encaixar 417 milhões desde 2013. Ex-regulador disse aos deputados que ainda não descobriu como se formam as tarifas da luz.

José Augusto Rocha, advogado de presos políticos e destacado lutador pela liberdade, morreu, com 79 anos

Morreu José Augusto Rocha (1938-2018)

12 de Julho, 2018 - 13:04h

O advogado de presos políticos e destacado lutador pela liberdade morreu, com 79 anos, esta madrugada no hospital do SAMS, em Lisboa. Em nota de pesar, o Bloco de Esquerda realça "a figura incontornável da democracia portuguesa".

Professores manifestaram-se, nesta quarta-feira, contra o apagão - Foto esquerda.net

“Recuperação integral do tempo de serviço dos professores é linha vermelha”

11 de Julho, 2018 - 20:32h

Professores manifestaram-se, nesta quarta-feira, contra o apagão. Mário Nogueira disse que o Governo “já não recusa a proposta dos professores, mas também não a garante”. Joana Mortágua frisou que recuperação do tempo de serviço é “linha vermelha” dos professores.

Salários em Portugal crescem três vezes menos do que na OCDE

11 de Julho, 2018 - 12:56h

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) avança que, em 2018, o salário português crescerá apenas 1%, o que representa um crescimento três vezes inferior face ao registado na OCDE, de 2,9%.

Global Notícias despede mais de duas dezenas de trabalhadores

11 de Julho, 2018 - 00:32h

A empresa que detém publicações como TSF, Diário de Notícias e Jornal de Notícias despediu na passada sexta-feira mais de duas dezenas de trabalhadores das áreas financeira, de recursos humanos e planeamento e controlo de gestão.

Os principais milionários portugueses

10 de Julho, 2018 - 23:50h

Forbes Portugal publica, pela primeira vez, a lista dos principais milionários do país. Os 45 mais ricos de Portugal detêm uma fortuna agregada superior a 24 mil milhões de euros, cerca de 13% do PIB. Família Amorim e Alexandre Soares dos Santos ocupam primeiros lugares do ranking.

Compradores dos prédios da Fidelidade têm capital social de 100 euros

10 de Julho, 2018 - 15:02h

Quatro empresas registadas na Madeira sevem de veículo ao fundo Apollo para adquirir os imóveis por 425 milhões. Lei do Bloco para garantir direito de preferência dos inquilinos vai a votos dia 18.

Acordo laboral entre Governo, patrões e UGT é “arma” contra os trabalhadores

10 de Julho, 2018 - 12:20h

Carvalho da Silva critica acordo da Concertação Social e espera que o parlamento o altere. O antigo secretário-geral da CGTP alerta ainda que as propostas apresentadas pelo governo se podem transformar numa “arma muito complicada numa situação de mais instabilidade” para os trabalhadores.

António Mexia, presidente executivo da EDP - Foto de António Cotrim/Lusa (arquivo)

Entidade reguladora acusa EDP de infrações na tarifa social

9 de Julho, 2018 - 17:23h

A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos - acusou a EDP Comercial de infrações na aplicação da tarifa social e do apoio social extraordinário ao consumidor. É a segunda vez que tal acontece.

Tripulantes da Ryanair convocam greve europeia

8 de Julho, 2018 - 17:31h

Sindicatos de Portugal, Espanha, Itália e Bélgica convocaram uma greve dos tripulantes de cabine da Ryanair para 25 e 26 de julho.

Utentes da Linha do Oeste vão manifestar-se contra supressão de comboios

8 de Julho, 2018 - 15:03h

A Comissão de Defesa da Linha do Oeste convocou uma manifestação para 26 de julho junto ao Ministério do Planeamento e Infraestruturas.

Ex-membros da equipa de Oliveira e Costa ganham prémios na Parvalorem

8 de Julho, 2018 - 12:15h

A empresa pública que gere os créditos do antigo BPN atribuiu prémios que deixaram de fora os trabalhadores com salários mais baixos.

Milhares participaram na Marcha LGBT+ do Porto

7 de Julho, 2018 - 19:36h

Sob o lema “Desacomoda-te e traz a tua luta também”, a baixa do Porto voltou a encher-se com as cores do arco-íris e a animação da 13ª edição da Marcha do Orgulho LGBT+.

Bloco promove audição pública sobre direitos dos trabalhadores da banca

7 de Julho, 2018 - 10:37h

A banca portuguesa tem lucrado com as vagas de despedimentos dos últimos anos, à custa dos cortes nas pensões e benefícios dos seus trabalhadores. Esta segunda-feira o tema estará em debate público no parlamento.

Manifestação da CGTP contra a proposta do governo sobre alterações às leis laborais - Foto de José Sena Goulão/Lusa

Manifestação contra a proposta laboral do Governo

6 de Julho, 2018 - 15:54h

Milhares de pessoas, convocadas pela CGTP, juntaram-se nesta sexta-feira junto à AR para exigir a rejeição da proposta governamental. Catarina Martins afirmou que a escolha é “entre reverter as medidas da Troika ou deixar passar as medidas negociadas com os patrões à 25 hora”.

Os trabalhadores da Randstad reivindicam aumentos salariais e protestam contra a precariedade

Trabalhadores da Randstad em greve

6 de Julho, 2018 - 14:01h

Os trabalhadores da Randstad reivindicam aumentos salariais e protestam contra a precariedade. Nesta sexta-feira, estão em greve e juntaram-se à manifestação da CGTP, junto ao parlamento, de protesto contra a proposta laboral do governo.

Trabalhadores do grupo EVA fazem greve de 24 h e concentram-se junto à AR - foto wikipedia (Por Edward the Confessor - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0)

Greve dos trabalhadores do grupo EVA nesta sexta-feira

6 de Julho, 2018 - 00:13h

A principal reivindicação destes trabalhadores é equiparação de salários entre empresas do mesmo grupo. A 14 de junho, Catarina Martins acusou: “Este caso é gritante: é um grupo económico que tem várias empresas e o que faz é pôr as várias empresas a competir para ver quem paga menos”.

“Não possuímos nem os poderes, nem os recursos que nos permitiriam regular adequadamente o mercado da habitação e que tornariam as situações de sem-abrigo coisas do passado” – Foto de Paulete Matos

Património municipal deve ser usado como habitação para as pessoas – não investimento

5 de Julho, 2018 - 21:01h

“As cidades globais enfrentam uma situação de emergência habitacional”, alertam os Presidentes das Câmaras de Londres e Barcelona, neste artigo. Por Sadiq Khan e Ada Colau

A média dos 53 países europeus que participam no programa revela que apenas 69% de doentes estão identificados, a maioria não está em tratamento (58%) e apenas 36% dos doentesem tratamento deixaram de poder transmitir o vírus.

Portugal na vanguarda europeia na luta contra o VIH

5 de Julho, 2018 - 15:23h

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), Portugal é um dos países europeus em que mais pessoas diagnosticadas com VIH deixaram de transmitir a infeção após tratamento médico.

Páginas