Está aqui

feminismo

Grupo ucraniano Oficina Feminista.

Dois anos de guerra na Ucrânia: um ponto de vista das feministas ucranianas

Fevereiro 24, 2024

O interesse pela Ucrânia diminui mas os desafios enfrentados pela sua sociedade não. A insegurança económica e social aumentas. Muitas mulheres perderam casa e emprego e foram deixadas sozinhas a lidar com a situação quando os maridos foram mobilizados. Entrevista com o grupo Oficina Feminista feita por Patrick Le Tréhondat.

Greve Feminista Internacional

França: Assembleia Nacional aprova inclusão do aborto na Constituição

Fevereiro 1, 2024

Por 493 votos a favor e 30 contra, os deputados franceses aprovaram a inclusão na Constituição da "liberdade garantida" das mulheres poderem recorrer à interrupção voluntária da gravidez.

Marcha da greve feminista de 8 de Março de 2023

8 de Março: Marcha feminista quer mobilizar para o voto

Janeiro 15, 2024

A marcha feminista deste ano coincide com os 50 anos do 25 de Abril e também com o último dia da campanha eleitoral. Ativistas querem encher as ruas e defendem que "um país mais feminista é um país mais livre e mais justo para toda a gente".

Silvia Federici: “As mulheres não se emancipam a trabalhar”

Dezembro 3, 2023

Estamos a criar um território comum que serve como ponto de encontro para todas as lutas sociais. Esta é nossa força e, ao mesmo tempo, o presente e o futuro do movimento feminista. Entrevista a Silvia Federici.

Foto de David F. Sabadell/El Salto.

Não “estás louca” nem “são invenções tuas”: como identificar o gaslighting

Dezembro 2, 2023

Esta forma invisível e subtil de violência leva a vítima a duvidar da sua própria memória e a questionar constantemente a sua sanidade. Por Alejandra Mateo Fano.

Marcha pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

Novembro 25, 2023
Fotos de Ana Mendes.
Cartaz da Marcha pelo Fim da Violência contra as Mulheres 2023.

Lisboa volta a gritar bem alto: “Basta de violência machista”

Novembro 24, 2023

Este sábado, a Marcha pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, com início no Intendente, pelas 15h, sai às ruas de Lisboa “numa situação internacional muito difícil em que milhares de mulheres e crianças palestinianas estão a ser dizimadas por Israel em atos de violência extrema”.

Nancy Fraser

Nancy Fraser: a Crise do Cuidado vista a fundo

Outubro 15, 2023

Como a tentação capitalista de crescer a violar todos os limites ameaça agora a reprodução da vida. Porque o sistema, na sua fase financeirizada, namora com a “emancipação” feminina. Quais as vias para relações de género pós-capitalistas. Artigo de Nancy Fraser.

Simone de Beauvoir

Simone de Beauvoir e a filosofia política

Julho 30, 2023

Neste artigo, Bruna Della Torre analisa o tema da submissão na filosofia política a partir de Simone de Beauvoir e Manon Garcia.

Será o filme “Barbie” verdadeiramente feminista?

Julho 29, 2023

O filme faz parte de uma campanha de femvertising baseando-se numa retórica pós-feminista da “feminilidade poderosa” que na verdade reproduz clichés sexistas. Por Kévin Bideaux.

Pormenor da capa da revista Alternatives Sud: Migrations en tout « genre ».

A face feminina das migrações globais

Maio 20, 2023

De acompanhantes dos homens que partiam, elas passaram a pioneiras na migração e provedoras das famílias que ficam para trás. Enfrentam desigualdade e discriminação. Resistem. A ciência social começa, enfim, a vê-las. Por Aurélie Leroy.

Silvia Federici: “Fascização é uma estratégia que dá cada vez mais poder ao capital”

Abril 9, 2023

Nesta entrevista, a autora feminista fala sobre o crescimento do movimento feminista, a sua radicalidade, o papel do trabalho e da justiça reprodutiva, a resistência aos processos de fascização e a “militância alegre”.

Elena Ferrante e o realismo feminista

Abril 2, 2023

Talvez a tetralogia, afinal, consista não numa nostalgia do passado, mas num resgate das esperanças de um passado que, como mostra o sucesso de Ferrante, ainda encontra eco no presente. Por Bruna Della Torre.

Mais um 8 de Março em guerra: as perspetivas das feministas ucranianas

Março 11, 2023

Um ano depois do início da guerra e nas vésperas do Dia da Mulher, Kateryna Turenko falou com várias ativistas feministas para mostrar o que têm feito neste cenário e quais os desafios que enfrentam.

Greve Feminista assinala Dia Internacional da Mulher com marcha inclusiva e diversa

Março 4, 2023

Os cerca de quarenta coletivos que integram a Plataforma Greve Feminista Internacional saem à rua no próximo dia 8 de março com um caderno reivindicativo comum e organizam uma marcha para todas as pessoas, sem deixar ninguém para trás.

O feminismo liberal a normalizar a extrema-direita

Novembro 11, 2022

Caras feministas liberais, não deixem cair a agenda que conseguiram consensualizar com as outras, as incapazes de esquecer que mais de um quarto das mulheres portuguesas vive com o salário mínimo.

Imagem da Bilkis.

Bilkis, uma organização feminista ucraniana face à invasão

Outubro 16, 2022

Entrevista de Patrick Le Tréhondat com Lisa, Zhenya, Yana e Ivanka, feministas ucranianas que contam a sua experiência da guerra, a organização da solidariedade e os desafios dos movimentos feministas e LGBT+ no país.

Foto de CATI CLADERA/EPA/Lusa.

Annie Ernaux, a Nobel insubmissa

Outubro 6, 2022

A vencedora do prémio Nobel da Literatura de 2022 é de esquerda, é parte do parlamento da União Popular francesa, feminista, e pensa que “os sonhos não existem no passado, continuo revoltada, não posso ficar calada”. Por François Jarlier.

Manifestação Feminista. Foto Outras Palavras.

O impasse da democracia e o dilema feminista

Junho 19, 2022

Não se vencerá a extrema-direita cortejando os liberais; mas, pelo contrário, propondo vida baseada no comum e no cuidado. O feminismo que deseja transformar a sociedade e não ver-se “representado” nas estruturas de poder tem um papel fundamental. Por Nuria Alabao.

Ana de Castro Osório e a educação no combate à subalternidade das mulheres

Junho 18, 2022

Nos 150 anos do nascimento desta feminista, ativista, escritora, jornalista, editora e conferencista, destacamos o seu papel pioneiro da literatura infantil em Portugal. Artigo de Ana Alcântara.

Alexandra Kollontai.

Alexandra Kollontai: revolução, feminismo, amor e liberdade

Março 27, 2022

Revolucionária aguerrida, interessou-se por problemas como a revolução da vida quotidiana e dos hábitos, a luta contra a opressão das mulheres, a construção de uma nova moral e relação entre sexos. Desprezada e adorada na sua época, a sua elegância lendária encontra-se no seu pensamento e nos seus escritos. Por Patricia Latour.

As mulheres de 1917

Março 27, 2022

As mulheres não foram apenas a “centelha” da Revolução Russa, mas a força motriz que a impulsionou. Por Megan Trudell.

Performance de estudantes na noite do livro. Por Varvara Stepanova.

A revolução russa e o sexo

Março 27, 2022

A política sexual dos bolcheviques iniciais é um legado rico. O amor-camaradagem de Kollontai traz-nos um ideal de “liberdade completa, igualdade e amizade genuína”. A sua visão de uma sexualidade livre pressupunha uma infraestrutura socializada abrangente que libertasse as mulheres do trabalho doméstico. Por Peter Drucker.

150 anos de Alexandra Kollontai

Março 27, 2022

Primeira mulher a dirigir um ministério no mundo após a revolução russa, dirigiu a Oposição Operária e mais tarde ficou em silêncio durante o estalinismo. Foi também a primeira mulher a ser embaixadora. As suas ideias sobre feminismo, sexualidade e amor ainda são discutidas ardentemente. Dossier organizado por Carlos Carujo.

Mulheres do movimento operário alemão.

Como o movimento feminista proletário resistiu ao anti-feminismo

Março 19, 2022

O movimento socialista alemão, no início, era masculino, impregnado de atitudes sexistas que se somavam à proibição da participação das mulheres na política. Mas nos anos 1900, o movimento feminista proletário trouxe à tona as exigências das mulheres da classe trabalhadora. Por Vincent Streichhahn.