Está aqui

Reino Unido acaba com os vistos gold

A ministra do Interior britânica diz que a medida visa combater “elites corruptas que ameaçam a segurança nacional”. Mariana Mortágua comenta no twitter que em Portugal não há suspeitas de corrupção que “façam o PS e a direita desistirem dos Vistos Gold”.
Foto Ken Hawkins/Flickr
Foto Ken Hawkins/Flickr

A ministra do Interior do Reino Unido, Priti Patel, anunciou que os vistos gold terminarão de imediato. O jornal “The Guardian” refere que tal se verifica após fraudes e preocupações com a Rússia. A BBC escreve que o ministério do Interior britânico emitiu 2.581 vistos gold para cidadãos russos desde 2008, quando a medida teve início.

Priti Patel afirma que a decisão de acabar com os vistos gold está incluída nas medidas de combate às “elites corruptas que ameaçam a segurança nacional” do Reino Unido.

Os vistos gold foram lançados no Reino Unido em 2008 e permitiam que um “investidor de nível 1” com, pelo menos, 2 milhões de libras em fundos de investimento e conta bancária no país tivessem autorização permanente de residência não só para si, mas também para a família.

O pedido de residência permanente podia ser feito após cinco anos do visto gold para um montante de 2 milhões de libras, mas esse período podia ser reduzido para três anos se o investimento fosse de cinco milhões e para dois anos se o montante fosse superior a dez milhões, segundo a BBC.

PS e direita não desistem dos vistos gold

Mariana Mortágua comentou no twitter: “Por cá não há suspeitas de fraude, corrupção, especulação ou lavagem de dinheiro que façam o PS e a direita desistirem dos Vistos Gold”.

O Bloco tem proposto o fim dos vistos gold, que se mantêm porque o PS e os partidos de direita se têm oposto a que acabem.

Na apresentação do projeto do Bloco para eliminar os vistos gold, em 2018, José Manuel Pureza afirmou: “Anunciados como mecanismo de apoio ao investimento estrangeiro criador de emprego em Portugal, os vistos gold mostraram ser, na prática, um autêntico fiasco na criação de postos de trabalho”.

Em nove anos os vistos gold só criaram 241 postos de trabalho, apesar das receitas obtidas. Em Portugal, os vistos gold foram criados em 2012 e, segundo o Eco, no primeiro mês de 2022 tiveram uma receita de 48 milhões de euros, mais 45% do que em janeiro de 2021.

Em dezembro passado, Catarina Martins afirmou a propósito do caso Rendeiro, que “os vistos gold têm de acabar porque só servem o crime” e sublinhou: “se ficamos chocados com a forma como João Rendeiro fugiu", então temos de acabar com a legislação que, no nosso país, "permeia este tipo de crimes, e isso é criminalizar as transferências para offshores e acabar com os vistos gold”.

Termos relacionados Política, Vistos gold
(...)