“Querem tirar-nos a praia”. É assim que José Manuel Pureza começa as conversas com quem usufrui da Praia de Albarquel na manhã de domingo. "Daqui a pouco tiram-nos tudo", é a resposta que mais frequentemente recebe.
O Bloco de Esquerda de Setúbal dinamiza uma petição contra a apropriação, por parte da Herdade da Comenda, das praias de Albarquel, Esguelha, Rainha, Comenda e Rasca. A tentativa de apropriação é da empresa Palácio da Comenda S.A., da família Mirpuri, a mesma que tinha impedido o acesso ao Parque das Merendas com uma vedação metálica, removida em Janeiro de 2023 pela Câmara Municipal, na sequência da pressão popular. “Agora querem privatizar cinco praias do nosso concelho através do processo 4833/25.7T8STB que corre no Tribunal Judicial da Comarca de Setúbal”, lê-se na petição.
O coordenador do Bloco de Esquerda esteve este domingo na Praia de Albarquel, numa ação de denúncia da tentativa de privatização. "Estas praias são da população de Setúbal há décadas, e agora há uma família rica que quer expulsar as pessoas", disse. "O Bloco de Esquerda lutará sempre contra isso".
"O que já tentaram fazer no Parque das Merendas da Comenda, o que outras empresas fazem em Tróia, é roubar o espaço público às pessoas, roubar o direito à Natureza", diz José Manuel Pureza. "Com o início da época balnear, torna-se claro que são milhares de pessoas que são lesadas nessa tentativa. Não pode ser."
A empresa da família Mirpuri quer alterar os limites da propriedade em tribunal, para que passe a incluir estas praias, que sempre foram públicas. Proibindo, se quiser, o acesso das pessoas à própria areia, ou cobrando por esse acesso. O Ministério do Ambiente já se manifestou em Tribunal contra esta pretensão, através da Agência Portuguesa do Ambiente.