Refinaria de Matosinhos: José Gusmão e Elisa Ferreira discutiram atraso nos apoios

No final da reunião com a comissária europeia da Coesão e Reformas, o eurodeputado José Gusmão disse que ficou reforçada a sua "perplexidade" com a demora nos apoios aos antigos trabalhadores da refinaria de Matosinhos, encerrada há dois anos.
José Gusmão e Elisa Ferreira esta quarta-feira em Bruxelas.

O deputado europeu José Gusmão reuniu na quarta-feira com a comissária europeia da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, para discutir a falta de soluções para os antigos trabalhadores da Refinaria de Matosinhos da Petrogal. O encontro realizou-se a pedido do Bloco de Esquerda, tendo em conta a urgência de muitas situações em que chegou ao fim o período de subsídio de desemprego dos trabalhadores, com os restantes a acabarem esse período no próximo mês de setembro.

"A reunião reforçou a nossa perplexidade com a demora nos apoios a estes trabalhadores e a toda a comunidade afetada", afirmou José Gusmão nas redes sociais, acrescentando que "o dinheiro está disponível, os planos estão aprovados, mas muitos trabalhadores que ficaram sem emprego e vão em breve ficar sem subsídio de desemprego continuam à espera das medidas de apoio que foram prometidas".

A comissária Elisa Ferreira confirmou a existência de fundos europeus que podem ser mobilizados para apoio aos antigos trabalhadores, como o fundo para a transição justa, fundos estruturais ou instrumentos ligados ao Banco Europeu de Investimento. E indicou também a disponibilidade para usar estes fundos para formação profissional. No entanto, deu nota de os atrasos não se deverem às instâncias europeias, mas às instâncias nacionais e locais.

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda na Assembleia da República já apresentou um requerimento para que sejam ouvidas as entidades nacionais que deveriam estar empenhadas na procura de soluções para os antigos trabalhadores: a CCDR-N, o IEFP e a Câmara Municipal de Matosinhos. O requerimento foi já aprovado e as audições deverão ser realizadas durante as próximas semanas.

Termos relacionados Galp, Matosinhos, Sociedade