Está aqui

“Há uma estratégia para desvalorizar o Novo Banco”

Catarina Martins diz que as declarações de Passos Coelho são “irresponsáveis” e que é cada vez mais urgente integrar o Novo Banco na Caixa Geral de Depósitos e assim aproveitar o dinheiro dos contribuintes para projetos que criem emprego.
As palavras e a ação de Carlos Costa e Passos Coelho têm contribuído para a desvalorização do Novo Banco à cutsa dos contribuintes, denuncia o Bloco. Foto José Sena Goulão/Lusa

Numa visita à Feira da Moita, a coordenadora do Bloco reagiu às “declarações irresponsáveis” de Passos Coelho sobre os riscos de não vender depressa o Novo Banco, recapitalizado há poucas semanas com dinheiro dos contribuintes. “Isto é criar mais preocupação e desvalorizar o Novo Banco”, acusa Catarina Martins, sublinhando que “Governo e Banco de Portugal deviam estar empenhados em transmitir confiança em relação à decisão que tomaram sobre a venda do Novo Banco” e não o que se passou nas últimas semanas. “O que nós vemos é exatamente o contrário: foi a demissão de uma direção que estava há tão pouco tempo e são agora as declarações do primeiro-ministro a salientar os riscos” da instituição.

“Não podemos aceitar uma estratégia que desvaloriza o banco e que mais uma vez o dinheiro dos contribuintes sirva para limpar o banco que depois é entregue a privados”, prosseguiu Catarina Martins, referindo-se ao caso do BPN, entregue ao BIC por 40 milhões de euros, valor que os novos acionistas retiraram do capital social do banco logo após a compra.

“O Novo Banco já perdeu 10 mil milhões de euros e não pode sobreviver nestas condições”, acrescentou Catarina Martins, para defender que “a cada dia que passa, a solução do Bloco de Esquerda - integrar o Novo Banco na Caixa Geral de Depósitos para transformar o dinheiro que já todos tivemos de lá pôr para investir na criação de emprego - se torna cada vez mais urgente”.

“As declarações irresponsáveis do primeiro-ministro, que trazem mais risco à situação do Novo Banco mostram que a proposta do Bloco é a solução que se impõe neste momento” concluiu a coordenadora do Bloco.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Crise do BES, Política
(...)