Garraiada sai definitivamente do programa da Queima das Fitas de Coimbra

03 de abril 2018 - 0:20

Conselho de Veteranos decide retirar espetáculo tauromáquico do programa das festividades académicas e respeitar resultado do referendo. Mais de 70% dos estudantes que participaram na consulta votaram pelo fim da garraiada em Coimbra.

Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra deliberou esta segunda-feira à noite respeitar o resultado do referendo.

O Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra deliberou esta segunda-feira à noite respeitar o resultado do referendo e retirar a “Garraiada Académica” do programa oficial da Queima das Fitas.

Segundo o portal Notícias de Coimbra, estiveram presentes na reunião 70 “estudantes veteranos”, tendo 62 votado pelo respeito do resultado do referendo convocado pelo Conselho de Veteranos e pela Associação Académica de Coimbra.

Recorde-se que 70,7% dos estudantes que participaram na consulta votaram pelo fim deste espetáculo tauromáquico, que anualmente se realizava no concelho vizinho da Figueira da Foz.

Numa primeira reunião após o referendo, a então maioria do Conselho de Veteranos quis desrespeitar a vontade democrática expressa por milhares de estudantes e optou pela manutenção do espetáculo tauromáquico no programa da Queima de Coimbra. Contudo, por alegadas irregularidades, a deliberação foi revogada e foi marcada uma nova reunião para discutir o assunto para 2 de abril, que acabaria por ratificar o resultado do referendo.

Esta terça-feira à noite, a Assembleia Magna da Associação Académica de Évora vai discutir e votar a realização de um referendo sobre o mesmo assunto.