Bem estar animal

Aprovação da lei que proíbe exportação de animais de criação vivos  vem acabar com uma prática que ainda vigora na União Europeia. Ao fim de meio século de campanhas, os ativistas celebram o fim deste “comércio horrível, desnecessário e arcaico”.

Segundo o inquérito da organização europeia de defesa do consumidor Euroconsumers, mais de metade dos inquiridos portugueses defendem a criação de nova legislação para garantir o bem-estar dos animais de criação.

Laurentina Pedroso quer que o Governo crie legislação que assegure a proteção e bem-estar dos cetáceos, acabando com a sua reprodução em cativeiro e os espetáculos em que participam.

No Dia Mundial do Animal, a associação Animal entrega uma petição com mais de 30 mil assinaturas. Pedro Filipe Soares diz tratar-se de uma “vitória” que nos coloca “mais perto” de conseguir consagrar o bem-estar animal na Constituição.

Ministério da Agricultura de Israel diz que exigiu a Portugal que os animais importados viessem de áreas não afetadas. Mas a DGAV não coloca restrições à exportação para fora da UE. Bloco questionou a ministra da Agricultura.

O cumprimento da lei quanto à punição de quem maltrata os animais e a salvaguarda do bem estar animal na Constituição foram algumas das reivindicações dos manifestantes. Isabel Pires participou na iniciativa, reafirmando o empenho do Bloco nesta causa.

Mais de um milhão de cidadãos europeus assinaram uma petição para acabar totalmente com os testes de produtos cosméticos em animais. Esta terça-feira, a Comissão Europeia reconheceu que é preciso acelerar mas não se compromete com prazos.

Num protesto contra a exploração animal em parques zoológicos, dois ativistas entraram este domingo no tanque dos golfinhos e obrigaram o Zoomarine a suspender o espetáculo.

Durante a Marcha ANIMAL, Catarina Martins reforçou que o Bloco está totalmente empenhado nesta causa. A coordenadora bloquista referiu ainda a necessidade de avançarmos em matérias essenciais como as touradas ou o transporte de animais vivos.

Ouve aqui o podcast do debate “Produção pecuária: que modelo ambiental e de bem-estar animal?”, com Paco Martinez e Rui Crespo.

Intervenção da deputada do Bloco Maria Manuel Rola no encerramento da sessão "Respeito pelos Animais: o que temos e o que falta fazer".

As intervenções de Noel Santos e de Sónia Henriques Cristóvão na sessão "Respeito pelos Animais: o que temos e o que falta fazer" podem ser ouvidas aqui.

Ouve aqui as intervenções da sessão "Respeito pelos Animais: o que temos e o que falta fazer".

A uma decisão democraticamente legitimada só se pode assistir a uma confirmação. Abre-se o caminho para o fim da garraiada e para terminar com o financiamento público das touradas. Pois. O CDS vai ter de se habituar à ideia.

Crónica de Maria Manuel Rola

No pós congresso do CDS, analisamos a única coisa séria que Assunção Cristas abordou: a tourada como cultura.

Crónica de Tiago Ivo Cruz

A prática de atos de violência contra animais é a prática de violência contra humanos. Não é de todo o meu objetivo começar este texto por humanizar os animais, mas sim, falar sobre a dignidade de vida que merecem. Artigo de Eliana Dias

Veja aqui as propostas que o Bloco apresenta às eleições legislativas para o bem-estar animal.