Algumas centenas de pessoas marcharam em Lisboa pelos direitos de todos os animais. Manifestantes reivindicavam o bem-estar animal e o fim da utilização de animais como mercadoria.
Uma manifestação de grandes dimensões demonstrou oposição à lei que Erdogan pretende impor e que permitirá o massacre de cães errantes em várias circunstâncias. As autarquias da oposição dizem que não vão aplicar a lei desafiando a possibilidade de pena de prisão até dois anos por o fazerem.
A Direção-Geral da Alimentação e Veterinária autorizou o embarque de animais vivos apesar das previsões ultrapassarem os 30ºC, o limite legal para transporte de animais. A Plataforma Anti Transporte de Animais Vivos exige explicações e o Bloco questionou o Ministério da Agricultura.
Aprovação da lei que proíbe exportação de animais de criação vivos vem acabar com uma prática que ainda vigora na União Europeia. Ao fim de meio século de campanhas, os ativistas celebram o fim deste “comércio horrível, desnecessário e arcaico”.
Segundo o inquérito da organização europeia de defesa do consumidor Euroconsumers, mais de metade dos inquiridos portugueses defendem a criação de nova legislação para garantir o bem-estar dos animais de criação.
Laurentina Pedroso quer que o Governo crie legislação que assegure a proteção e bem-estar dos cetáceos, acabando com a sua reprodução em cativeiro e os espetáculos em que participam.
No Dia Mundial do Animal, a associação Animal entrega uma petição com mais de 30 mil assinaturas. Pedro Filipe Soares diz tratar-se de uma “vitória” que nos coloca “mais perto” de conseguir consagrar o bem-estar animal na Constituição.
Ministério da Agricultura de Israel diz que exigiu a Portugal que os animais importados viessem de áreas não afetadas. Mas a DGAV não coloca restrições à exportação para fora da UE. Bloco questionou a ministra da Agricultura.
O cumprimento da lei quanto à punição de quem maltrata os animais e a salvaguarda do bem estar animal na Constituição foram algumas das reivindicações dos manifestantes. Isabel Pires participou na iniciativa, reafirmando o empenho do Bloco nesta causa.
Mais de um milhão de cidadãos europeus assinaram uma petição para acabar totalmente com os testes de produtos cosméticos em animais. Esta terça-feira, a Comissão Europeia reconheceu que é preciso acelerar mas não se compromete com prazos.
Num protesto contra a exploração animal em parques zoológicos, dois ativistas entraram este domingo no tanque dos golfinhos e obrigaram o Zoomarine a suspender o espetáculo.
Durante a Marcha ANIMAL, Catarina Martins reforçou que o Bloco está totalmente empenhado nesta causa. A coordenadora bloquista referiu ainda a necessidade de avançarmos em matérias essenciais como as touradas ou o transporte de animais vivos.
As intervenções de Noel Santos e de Sónia Henriques Cristóvão na sessão "Respeito pelos Animais: o que temos e o que falta fazer" podem ser ouvidas aqui.
A uma decisão democraticamente legitimada só se pode assistir a uma confirmação. Abre-se o caminho para o fim da garraiada e para terminar com o financiamento público das touradas. Pois. O CDS vai ter de se habituar à ideia.