Lutas

Manifestantes pelos direitos de todos os animais marcham em Lisboa

08 de setembro 2024 - 13:31

Algumas centenas de pessoas marcharam em Lisboa pelos direitos de todos os animais. Manifestantes reivindicavam o bem-estar animal e o fim da utilização de animais como mercadoria.

PARTILHAR
Marcha pelos direitos de todos os animais 2024
Fotografia de Esquerda

Cerca de 200 pessoas marcharam este sábado pelos direitos de todos os animais em Lisboa. A sexta marcha nacional pelos direitos de todos os animais foi organizada pela Animal Save and Care Portugal e partiu da Praça D.Pedro IV, seguindo até à Alameda para reivindicar a importância de todas as vidas animais.

“Os animais precisam de todas as nossas vozes em uníssono”, lê-se na convocatória da manifestação. “Dizem que uma pessoa não consegue mudar o mundo, mas a verdade é que foi a única coisa que alguma vez o fez, e felizmente todos os animais já não têm uma pessoa a lutar por eles, têm uma multidão”.

Chegando à Alameda, os manifestantes colocaram uma faixa sobre a Fonte Luminosa onde se podia ler: “Vamos dar voz aos que sentem como nós”. De facto, essa foi uma das palavras de ordem que se ouviu durante toda a manifestação.

A marcha pelos direitos de todos os animais têm como objetivo desfazer a ideia de que a luta pelos direitos animais se restringe aos animais de companhia. De facto, vários manifestantes empunhavam cartazes que reivindicavam os direitos de animais que são mortos para consumo humano. Nesse sentido se gritava que “a nossa luta é todo o dia, os animais não são mercadoria”. Houve também um momento em homenagem aos animais mortos e torturados pelas mãos humanas no final da manifestação.

Entre as organizações presentes na marcha estavam a SOS Animal, a Empty The Tanks, a PATAV, a LPDA e a Animal.