Está aqui

Aumento da covid-19 na Europa: “O risco tornou-se realidade”, alerta OMS

A subida do número de casos de coronavírus está de regresso à Europa poucas semanas após o início do desconfinamento. Em onze países, esse aumento acelerado pode provocar novo colapso da resposta hospitalar, alertou o diretor da OMS para a Europa.
Foto de Pedro Gomes Almeida.

“Trinta países assistiram a aumentos nos novos casos nas últimas duas semanas. Em 11 desses países, o contágio acelerado levou a um ressurgimento que se não for controlado irá novamente levar ao limite os sistemas de saúde na Europa”, alertou esta quinta-feira o diretor da Organização Mundial de Saúde para a Europa.

Hans Kluge não quis especificar o nome dos países em causa, mas as atenções viram-se para países como a Alemanha, que viu o número de novos casos disparar nos últimos dias e reintroduziu o confinamento em zonas onde vivem 600 mil pessoas após um surto ter infetado 1.500 trabalhadores num matadouro.

“Na semana passada a Europa assistiu a um aumento de casos semanais pela primeira vez em vários meses. Eu falei ao longo de semanas no risco do ressurgimento à medida que os países ajustavam as suas medidas. E em vários países por toda a Europa, esse risco tornou-se realidade”, prosseguiu o responsável da OMS.

Por outro lado, Kluge sublinhou que a evolução dos números a nível global até fez diminuir a fatia europeia no total de novos casos, muito graças ao forte aumento dos contágios no continente americano.

Pelo lado positivo, o responsável da OMS destacou a resposta pronta de países como a Polónia, Alemanha, Espanha e Israel aos novos surtos detetados em escolas, minas e no setor da transformação alimentar.

O avanço da pandemia a nível global levou o passado domingo a bater o recorde diário de novos casos registados, cerca de 183 mil.  Há agora cerca de 9 milhões de infeções confirmadas e mais de 400 mil mortes a lamentar. Na região europeia da OMS, que inclui 54 países e 7 territórios, há mais de 2.5 milhões de casos confirmados, com cerca de 20 mil novos casos e 700 óbitos por dia nas últimas semanas.

Termos relacionados #SomosTodosSNS, Covid-19, Sociedade
(...)