Está aqui

#SomosTodosSNS

Aqui juntamos conselhos práticos de saúde, notícias sobre o combate ao Covid-19, novidades da ciência e testemunhos de profissionais no terreno.

Manifesto aponta 10 prioridades para garantir futuro do SNS

Março 14, 2022

Um grupo de cerca de meia centena de personalidades apresenta um contributo para o programa do futuro Governo na área da Saúde.

Hospitais já não conseguem pagar o subsídio de risco em março

Março 18, 2021

O Ministério da Saúde anunciou que o subsídio seria pago este mês, mas os administradores das unidades hospitalares afirmam que “se houvesse mesmo vontade de pagar em março, a portaria poderia ter chegado antes de dia 10”, a tempo do processamento dos salários.

Desinvestimento no SNS agravou número de mortes e colapso de hospitais, alerta Eugénio Rosa

Março 14, 2021

De acordo com o economista, “a degradação em que o SNS se encontrava tornou o colapso mais rápido e os seus efeitos mais graves e obrigou a sucessivos confinamentos que destruíram a economia, causaram o aumento explosivo da dívida pública e da pobreza”.

Ajuda enviada pela Alemanha beneficia hospital privado detido por chineses

Março 4, 2021

A Deutsche Welle lembra que o Grupo Luz Saúde, controlado pelos chineses da Fosun, faturou cerca de 40 milhões de euros com a pandemia nos primeiros seis meses de 2020 e que os médicos alemães foram encaminhados para o hospital de cinco estrelas do grupo: o Hospital da Luz.

Foto esquerda.net

1.800 enfermeiros podem ser despedidos, alerta sindicato

Março 4, 2021

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses avisa que cerca de 1.800 enfermeiros e enfermeiras contratados a termo certo em 2020 podem ser despedidos, o que considera “profundamente intolerável”.

Concentração de enfermeiros junto ao Hospital Beatriz Ângelo a 25 de fevereiro de 2021 – Foto de Mário Cruz/Lusa

Enfermeiros exigem fim da PPP do Hospital Beatriz Ângelo

Março 1, 2021

A concentração da semana passada exigiu que o hospital fique na esfera pública a partir de janeiro de 2022, passando a ser gerido pelo Ministério da Saúde, e que seja aplicada a carreira única de enfermagem. Bloco de Loures solidarizou-se com esta luta.

“Assumam a responsabilidade e mudem de rumo” na resposta à pandemia

Fevereiro 25, 2021

Moisés Ferreira considera que o Governo “falha na atuação que lhe é exigida para controlar a pandemia”, como por exemplo “quando o número de testes continua a cair, apesar de se saber que a testagem deve ser aumentada”.

Bloco quer avaliar Plano Nacional para a Saúde Mental

Fevereiro 24, 2021

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda requereu no Parlamento uma audição urgente ao Governo e ao diretor do Plano Nacional para a Saúde Mental. E alerta que a pandemia “está a produzir e produzirá no futuro enormes impactos na saúde mental dos indivíduos e da população”.

Hospital Trofa Saúde Alfena

Hospital privado recusa socorro a mulher que caiu dentro das suas instalações

Fevereiro 19, 2021

O Hospital Trofa Saúde Alfena, em Valongo, exigiu 600 euros em tratamentos a uma mulher de 46 anos que caiu nas escadas rolantes do seu edifício. Depois de recusar o pagamento, pediram-lhe para chamar uma ambulância e ir para um hospital público. Bloco questiona Governo sobre esta omissão de auxílio.

Enfermeiros: Bloco exige ao Governo que respeite decisão da Provedoria de Justiça

Fevereiro 18, 2021

A Provedoria de Justiça deu razão aos enfermeiros com Contrato Individual de Trabalho que exigem o descongelamento das suas carreiras e apelou ao Governo para corrigir esta “infundada desigualdade”. Bloco quer que o Governo proceda à correta contagem do tempo de serviço.

Diretores hospitalares apelam a reforço de meios humanos e materiais do SNS

Fevereiro 12, 2021

Os diretores de serviços de doenças infeciosas dos maiores hospitais do país pedem ao Governo que implemente medidas “mais robustas” de contenção de futuras vagas epidémicas. E recomendam uma “modificação profunda do modelo atual de comunicação em saúde”.

Portugal receberá menos de metade das vacinas previstas este trimestre

Fevereiro 12, 2021

O primeiro-ministro revelou esta quinta-feira que os atrasos nas entregas das vacinas se devem em exclusivo às farmacêuticas. António Costa recusa responsabilidades nos atrasos do plano de vacinação.

“Não podemos atrasar investimentos fundamentais na Saúde Pública e no SNS”

Fevereiro 12, 2021

Catarina Martins voltou a reunir com o epidemiologista Henrique Barros e lamentou que os apelos feitos em julho para a generalização dos rastreios não tenham sido concretizados pelo Governo. Deste encontro surgiu um novo apelo ao reforço de profissionais da Autoridade de Saúde Pública para garantir os inquéritos epidemiológicos.

vacina

Falta de vacinas provoca queda das doses diárias em Portugal

Fevereiro 11, 2021

O número da vacinação diária contra a covid-19 em Portugal caiu quase para metade nas últimas semanas. Tudo indica que o problema tem origem na produção e entrega de vacinas.

Hospital de São Paulo, em Serpa, distrito de Beja

Hospital de Serpa fecha urgência por tempo indeterminado

Fevereiro 9, 2021

Administração do Hospital de São Paulo, gerido pela Santa Casa, justifica encerramento com surto de Covid-19. Comissão de Utentes e distrital bloquista de Beja contestam decisão e reclamam soluções.

Recusa de trabalho voluntário impede médicos de reforçar SNS

Fevereiro 8, 2021

Em carta aberta, mais de uma centena de médicos consideram incompreensível não terem sido chamados a participar “quando os hospitais e centros de saúde começam a claudicar por cansaço” e a “saúde pública todos os dias alerta para a falta de recursos”.

Hospital da Luz em Lisboa

Grupo Luz Saúde vacina a administradora e outros não prioritários

Fevereiro 5, 2021

O grupo privado Luz Saúde prepara-se para vacinar todos os funcionários. Isabel Vaz, administradora do grupo, foi já vacinada, apesar de não cumprir os critérios para tal.

Taxa de transmissibilidade reduz-se com agravamento de medidas de confinamento

Covid-19: Restrições diminuem os contágios em 40% numa semana

Fevereiro 4, 2021

Confinamento está a ter resultados semelhantes aos de março e abril. Linha SNS24 colapsou nos picos da pandemia, com recorde de chamadas a 17 de janeiro.

Moisés Ferreira, deputado do Bloco

“Houve uma impreparação do Governo para esta nova vaga"

Fevereiro 2, 2021

Em declarações ao Fórum TSF, o deputado bloquista Moisés Ferreira considerou que era evitável o ponto em que estamos relativamente à crise pandémica e considera urgente a existência de apoios que permitam às pessoas poderem confinar ou ficar com os filhos.

Centro Hospitalar Tondela-Viseu – Foto Hugo Cadavez/Flickr

Enfermeiros do Hospital de Viseu não têm onde deixar os filhos

Fevereiro 2, 2021

Com o afastamento de uma centena de enfermeiros do Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV), devido à covid-19, as condições de trabalho destes profissionais têm vindo a degradar-se. Artigo publicado em Interior do Avesso

Catarina Martins encontra-se com Técnicos Auxiliares de Saúde. Foto de PAULO NOVAIS/LUSA.

“Os lucros das farmacêuticas não podem valer mais que o direito à saúde”

Fevereiro 1, 2021

Em reunião com técnicos auxiliares de saúde sobre a sua carreira, Catarina Martins apelou a que se olhe para “o grande abuso das farmacêuticas” que foram pagas com dinheiro dos contribuintes e “não estão a fornecer aquilo que prometeram”.

Bloco questiona governo sobre despedimento de enfermeiros do CHTMAD

Despedir enfermeiros? "O mínimo é garantir-lhes um vínculo permanente"

Janeiro 27, 2021

Numa pergunta ao Governo, o Grupo Parlamentar do Bloco considera “incompreensível e injustificável” que se despeça enfermeiros, sobretudo “num momento em que todo o SNS se encontra extremamente pressionado”.

Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) - foto sns.gov.pt

Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro notifica enfermeiros da cessação dos contratos

Janeiro 26, 2021

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses diz que o centro hospitalar é obrigado legalmente a fazer esta notificação, “por inércia do Ministério da Saúde”.  “É inaceitável que seja o próprio Governo a fomentar a precariedade”, acusa.

Unidade Local de Saúde do ALto Minho - foto de SEP (sindicato dos enfermeiros portugueses)

Alto Minho: Petição opõe-se à gestão privada do serviço de imagiologia do SNS

Janeiro 25, 2021

A petição já recolheu mais de 1.700 assinaturas e quer também o fim da precariedade dos trabalhadores e trabalhadoras deste serviço, concessionado a privados desde 2004.

Centro Hospitalar do Porto está a exigir devolução de prémio de desempenho

Janeiro 21, 2021

Bloco tem alertado para a necessidade de garantir o justo reconhecimento a todos os profissionais, e não apenas a alguns. Moisés Ferreira considera que a situação "é ainda mais insultuosa, uma vez que estarão a ser retirados prémios já atribuídos a profissionais”.