Está aqui

Turquia

Tuncer Bakirhan, co-presidente do DEM

Turquia: Oposição denuncia tentativa de fraude eleitoral

Fevereiro 16, 2024

Nos seis meses anteriores às autárquicas do fim de março, o governo de Erdogan inscreveu dezenas de milhares de eleitores, sobretudo membros de forças de segurança, dando residências falsas nas cidades de maioria curda onde a esquerda venceu ou ficou perto disso em 2019.

Ilustração de Kateryna Gritseva.

O imperialismo líquido que inundou a Síria

Janeiro 28, 2024

Duas super-potências mundiais e três potências regionais invadiram o pequeno país. Algumas para proteger um regime assassino mas todas destruíram quaisquer aspirações políticas independentes entre o povo sírio, dividindo-o e negando aos sírios a promessa de um futuro diferente. Por Yassin al-Haj Saleh.

Netanyahu e Erdogan a falarem de genocídio

Dezembro 29, 2023

Entre os devaneios de dois homens que não gostam de ser contestados nem criticados, palestinianos e curdos pagam uma pesadíssima factura. Dois conflitos que nasceram da política das potências europeias desde o início do século passado. Por José Manuel Rosendo em Meu mundo Minha aldeia.

Congresso de 15 de outubro que fundou o HEDEP

Esquerda turca enfrenta nova batalha legal para ir a eleições

Novembro 29, 2023

A ameaça de proibição levou o HDP a concorrer às legislativas nas listas de outro partido. Agora fundou um novo partido, mas o nome foi contestado em tribunal pelos aliados ultranacionalistas de Erdogan, que tentam evitar que a esquerda se apresente às autárquicas de março.

"O nosso povo não recuou": Esquerda turca reage à vitória de Erdogan

Maio 31, 2023

Os líderes do Partido Democrático do Povo (HDP) e da Esquerda Verde (YSP) afirmam que o resultado da segunda volta das presidenciais expressa uma clara vontade de mudança, tendo em conta as sucessivas violações das regras democráticas ao longo da campanha.

Dirigentes da Esquerda Verde e HDP em conferência de imprensa esta segunda-feira.

Esquerda turca analisa recuo em eleições sob forte repressão

Maio 15, 2023

O risco de ilegalização obrigou os candidatos do HDP a concorrerem nas listas da Esquerda Verde. Resultados provisórios confirmam-no como a terceira força política da Turquia, perdendo cinco deputados.

Erdogan e a esposa Ermine na varanda da sede do AKP em Ancara

Turquia prepara-se para uma segunda volta das presidenciais

Maio 15, 2023

Numa eleição com uma taxa de participação histórica, acima de 93%, o atual presidente Erdogan lidera a contagem mas deve falhar a eleição à primeira volta.

Kemal Kilicdaroglu

Turquia: quem é o político que enfrenta Erdogan?

Maio 14, 2023

Líder do maior partido da oposição desde 2010, Kemal Kilicdaroglu promete acabar com o presidencialismo, dando mais poderes ao Parlamento. Na frente externa alinha com a agenda ocidental, mas os curdos podem não ter razões para grandes festejos. Por Balki Begumhan Bayhan.

1º de Maio em Isambul. Foto de Ricard González/El Salto.

A esquerda turca junta-se para tirar Erdogan do poder

Maio 10, 2023

A maioria das formações de esquerda do país decidiram apelar ao voto no candidato de centro-esquerda, Kemal Kiliçdaroglu, principal rival do atual presidente. Por Ricard González.

"Somos contra os LGBT": Erdogan apela ao voto religioso para evitar derrota

Maio 4, 2023

Com as sondagens a indicarem que pode perder as presidenciais da próxima semana, o presidente turco voltou a atacar a comunidade LGBTQI+ na campanha eleitoral.

Erdogan acena à multidão

O sultanato de Erdogan

Maio 3, 2023

As eleições marcadas para 14 de maio opoem o atual presidente Recep Tayyip Erdogan e Kemal Kilicdaroğlu, representando os seis principais partidos da oposição que se uniram na tentativa de romper com a hegemonia do "novo sultão". Por Antonio Ribeiro Tupinamba.

Sismo na Turquia. Foto de  Foreign, Commonwealth & Development Office/Flickr.

O terramoto de Estado na Turquia

Março 5, 2023

Tal como fez com a crise inflacionária com a qual a Turquia sofre há anos, o governo de Erdoğan tenta culpar os “empresários malvados”. Porém, a imbricação do Estado com o capital rentista foi um fator fundamental nas consequências do terramoto. Por Alp Kayserilioğlu.