manifestação

Organizadores da manifestação de 11 de janeiro criticam posições securitárias e discriminatórias do governo de Luís Montenegro, que usou a operação policial na rua do Benformoso para reforçar a narrativa falsa que liga a imigração à criminalidade.

Manifestação juntou várias centenas de pessoas em defesa da causa palestiniana e marchou do Largo Camões até à Ribeira das Naus. Líder do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda esteve presente.

Manifestações em todo o país juntaram-se contra a especulação imobiliária e pelo direito à habitação. Quarta manifestação da plataforma Casa Para Viver surge no contexto da política de direita e do agravamento da crise de habitação.

O movimento social em torno do direito à habitação ganhou contornos expressivos com o aprofundar da crise de habitação, a partir do final de 2022. Entre recuos e avanços, derrotas e vitórias, o caminho que tem sido traçado aponta para a nova manifestação nacional, no dia 28 de setembro.

Daniel Moura Borges

Ação da plataforma Casa Para Viver encheu de tendas a Rua Nova do Desterro, em Lisboa. Protesto procura sensibilizar para a manifestação de Sábado e chamar a atenção para aprofundamento da crise.

Manifestação de solidariedade com Cláudia Simões surge depois de condenação a 1 de julho. Carta de solidariedade fala em "exemplo explícito de racismo institucional".

Ativista sueca foi detida em Copenhaga por participar em manifestação contra o massacre que Israel está a impor em Gaza. Ativista já tinha sido detida em maio por protestar a presença de Israel no festival Eurovisão da Canção.

Plataforma de movimentos e coletivos pelo direito à habitação convocou nova manifestação para 28 de setembro com pelo menos sete cidades anunciadas. É a primeira manifestação contra a crise habitacional durante o governo da Aliança Democrática.

Protesto dos moradores e comerciantes de Sintra alerta para turismo excessivo. Dificuldades de acesso e mobilidade são dos principais problemas sentidos, mas habitantes também falam em "descaracterização" da vila que é património da UNESCO.

Na sexta-feira passada, várias centenas de pessoas juntaram-se no Martim Moniz, em Lisboa, para demonstrar a sua solidariedade com as manifestações dos estudantes no Bangladesh contra o sistema de cotas. Uma das principais preocupações é o grau da violência policial.

O Bangladesh está submerso no caos depois de a polícia ter usado meios repressivos e força ilegal contra manifestantes que reivindicavam o fim das cotas para os descendentes de "lutadores pela liberdade".

Profissionais da Cultura voltam a juntar-se em frente à Assembleia da República para colocar as "questões da arte e da cultura no debate político”, apelando para a urgência em “construir uma política para a cultura que dê condições de trabalho aos profissionais e oportunidades de fruição por parte do público.”

Sob o mote "Operação Carreira", um movimento de Bombeiros convoca uma manifestação nacional e vigília em Lisboa, junto ao Ministério da Administração Interna.