Lutas

Manifestação em Lisboa exigiu fim do genocídio e da impunidade de Israel

30 de novembro 2024 - 19:39

Manifestação juntou várias centenas de pessoas em defesa da causa palestiniana e marchou do Largo Camões até à Ribeira das Naus. Líder do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda esteve presente.

PARTILHAR
Manifestação da PUSP
Manifestação da PUSP. Fotografia de Ana Mendes

Muitas centenas de pessoas juntaram-se hoje no Largo Camões, em Lisboa, para exigir o fim do genocídio em Gaza e da impunidade do governo israelita face ao direito internacional devido ao ataque massivo de Israel na faixa de Gaza.

Durante a manifestação gritaram-se palavras de ordem como “Palestina vencerá” e “o que é que nós queremos no Parlamento? Boicote, sanções e desinvestimento”, dirigindo-se à Ribeira das Naus a partir das 15h.

A iniciativa foi convocada pela Plataforma Unitária de Solidariedade coma Palestina (PUSP) que conta com a participação de vários coletivos e organizações da sociedade civil para “denunciar a impunidade vergonhosa de Israel e exigir que os representantes políticos façam uso do seu poder para responsabilizar Israel e para pôr fim à agressão sionista”.

Segundo a Lusa, a Organização Mundial de Saúde alertou que Gaza sofre uma “escassez massiva” de alimentos e que o fornecimento de ajuda humanitária continua bloqueado para ajudar os civís daquela região.

O líder do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda, Fabian Figueiredo esteve presente na manifestação e acompanhou os manifestantes até à Ribeira das Naus em solidariedade com a causa palestiniana.