LGBTQI+

Fotos de Ana Mendes. Ler notícia

O anúncio foi recebido em festa pelos ativistas da defesa dos direitos humanos e dos direitos LGBTQI+ numa altura em que cresce o conservadorismo e a perseguição.

Centenas de pessoas participaram este sábado na 12ª marcha pelos direitos LGBTQIAPN+ em Braga. Fotos de João Azevedo.

O crime do passado domingo foi invisibilizado pelos órgãos de comunicação social e abafado como crime de ódio pelo governo de Milei. Neste dia, assembleias por todo o país mobilizam-se para que não seja esquecido.

Ana Delicado Palacios

Os militantes do grupo de extrema-direita viajaram de Lisboa com o objetivo de impedir a realização de uma sessão de esclarecimento. A GNR foi chamada ao local e conseguiu retirá-los do espaço.

Inquérito da agência da UE para os direitos fundamentais conclui que a discriminação continua em níveis altos e que o bullying, assédio e violência aumentaram desde 2019.

No primeiro Dia Nacional da Visibilidade Trans, centenas de pessoas participaram na marcha em Lisboa. A dirigente bloquista Júlia Mendes Pereira recorda a história das lutas das pessoas trans que hoje se celebram.

O recém-publicado Relatório Anual da ILGA Europa 2024 destaca o aumento dos crimes de ódio anti-LGBTIQIA+ em 35 dos 54 países que participaram nesta análise. Apenas seis não registaram crimes de ódio em 2023.

O Parlamento grego aprovou por ampla maioria, esta quinta-feira, o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Num país com forte influência da Igreja Ortodoxa, o projecto de lei inclui também a adoção por casais do mesmo sexo.

Dois tribunais da Rússia decidiram esta semana as primeiras condenações relacionadas com a lei anti-LGBT, por exibição de “símbolos de uma organização extremista”.

Com os votos contra do PSD e do Chega, os deputados deram luz verde às iniciativas que proíbem as práticas destinadas à conversão forçada da orientação sexual, identidade ou expressão de género.

Decisão também abrange casais “irregulares”. Documento aprovado pelo papa refere que padres “não devem impedir ou proibir a proximidade da Igreja às pessoas em todas as situações em que possam procurar a ajuda de Deus através de uma simples bênção”.

Ministério da Justiça apresentou uma iniciativa junto do Supremo Tribunal alegando que o movimento LGBT é extremista, incita ao “ódio social e religioso” e desrespeita “os valores tradicionais da família”. O governo russo considera tratar-se de uma influência “degradante” ocidental.

A mostra dedicada à divulgação e promoção de talento emergente LGBTQI+ decorre sexta-feira e no sábado no Teatro Ibérico, com dezoito artistas a apresentar exposições, vídeo instalações, concertos e performances.

A lei que castigava a “sodomia” era uma herança do colonialismo britânico. O Supremo Tribunal do país considerou que tinha sido imposta à força e não representava os valores autóctones.

Os problemas habitacionais que afetam a comunidade LGBTQI+ são o mote de mais um manifesto que convoca a manifestação do próximo dia 30 de setembro pelo direito à habitação.

De 22 a 30 de setembro, a 27ª edição do festival de cinema regressa ao Cinema São Jorge e à Cinemateca Portuguesa e promete trazer "um olhar além-fronteiras".

O Colégio de Psiquiatria da instituição salienta que estas “não têm evidência de eficácia” e “atentam contra a dignidade da pessoa humana e podem ter consequências potencialmente nefastas para as pessoas a quem são infligidas”.

O governo de Meloni tinha exigido que as autoridades locais deixassem de registar casais do mesmo sexo como assumindo a maternidade/paternidade. A seguir, uma procuradora de Pádua passou a requerer a anulação de 33 certidões de nascimento passadas desde 2017.

As fundações da Goldman Sachs e do Bank of America deram mais de 600.000 dólares a grupos ultra-conservadores. Também a Shell Oil Company Foundation, a Motorola Solutions Foundation, fundações da Câmara de Comércio dos EUA e dos grupos de lóbi da indústria farmacêutica o fizeram. Por Lou Ferreira e Khatondi Soita Wepukhulu.