Economia

Num ano, as insolvências aumentaram 7,3%. Destaque para as telecomunicações com uma subida de 100%, a agricultura, caça e pesca com mais 65%, os transportes com mais 40%, e a indústria extrativa também com mais 40%.

Um estudo como uma metodologia inovadora, publicado na página do Banco Central Europeu, dá-nos uma lista de grandes multinacionais que desviam lucros para filiais sediadas em paraísos fiscais de forma a fugir aos impostos.

Mergulhada nos dogmas, em nome da reindustrialização, rearmamento e financiamento da economia ainda por demonstrar, a Comissão parece pronta a romper o cordão sanitário erguido após 2008. Corre o risco de restabelecer a chantagem entre o mundo financeiro e os Estados que um dia poderão ser novamente chamados a socorrê-lo.

Martine Orange

O domínio económico dos EUA (e da Europa) foi enfraquecido ao ponto de existir um risco significativo de a China dominar dentro de uma geração. Daí que livre concorrência, mercados e comércio sejam abandonados pelo realismo de ganhar a batalha pelo poder político e económico por todos os meios necessários. É esta a natureza da nova geonomia.

Michael Roberts

O presidente dos EUA parece um louco mas segue uma estratégia económica aprovada por importantes grupos de poder e não deve ser subestimado. Esta tem três objetivos económicos: restabelecer a hegemonia do dólar, reduzir o déficit comercial e incentivar a repatriação das grandes empresas.

Claudio Katz

O projeto de Trump de reduzir impostos para ricos e cortar nos programas sociais é irresponsável, leva a taxas de juro mais altas, aumenta probabilidades de recessão e um dólar mais fraco. Lembra o mini-orçamento de Truss.

Paul Krugman

As tarifas de Trump não serão uma libertação mas apenas aumentarão a probabilidade de um novo aumento da inflação interna e de uma queda na recessão. Mesmo antes do anúncio das novas tarifas, havia sinais significativos de que a economia dos EUA estava a abrandar a um certo ritmo.

Michael Roberts

Ambas as empresas comunicaram a subida de lucros. O Millennium anunciou que pagará dividendos de 450 milhões de euros.

Mariana Mortágua quer que o Governo esclareça se tem política industrial e compromete dinheiro público em nome dela ou não tem uma política industrial para o país e deixa o mercado tomar as suas decisões.

À beira das eleições, as principais forças políticas negam o carácter estrutural da crise e não apresentam soluções convincentes. Não é de admirar a desilusão com a política ou o crescimento da extrema-direita, tal como se passou com o eleitorado dos EUA em 2024.

Romaric Godin

Um total de 737 empresas controla 80% de tudo. Esta é a desigualdade que importa para o funcionamento do capitalismo – o poder concentrado do capital

Michael Roberts

Mariana Mortágua reuniu com a Coordenadora das Comissões de Trabalhadores da Autoeuropa para falar sobre os trabalhos em risco na Vanpro e a crise da indústria automóvel.

Apesar de um pequeno aumento das empresas nesta situação no ano passado, a situação tem-se mantido quase inalterada nos últimos cinco anos. Alojamento e restauração e transportes e armazenagem são os setores mais afetados.

Trump pretende reduzir impostos aos mais ricos, mais protecionismo e guerras aduaneiras e deportar milhões de migrantes. É difícil de prever o que concretizará. Mas avizinha-se um período com muitas turbulências económicas.

Rob Hoveman

Em conversa sobre o livro O Regresso do Planeamento, Ana Drago explica a importância da intervenção estruturada do Estado na sociedade e da sua necessidade para enfrentar diferentes crises.

Daniel Moura Borges

No seu trabalho, os laureados com o Prémio Nobel da Economia 2024 ignoram fatores como a produtividade, a acumulação de capital, as trocas desiguais, a exploração e quem controla o excedente.

Michael Roberts

Considerando que o processo de colonização é central para o seu estudo, é um mistério que os laureados não discutam os custos do colonialismo de forma mais ampla.

Jostein Hauge

Organizações da pesca e da agricultura concordam que setores não funcionam sem trabalho imigrante, mas essa valorização esconde maus salários, precariedade e más condições de trabalho.

Protesto dos moradores e comerciantes de Sintra alerta para turismo excessivo. Dificuldades de acesso e mobilidade são dos principais problemas sentidos, mas habitantes também falam em "descaracterização" da vila que é património da UNESCO.

Inflação na zona Euro sobe ligeiramente para 2.6%. Em Portugal, há uma descida contida, mas a taxa continua a estar bem acima dos valores registados antes de Março de 2021.