Mariana Mortágua reuniu com a Coordenadora das Comissões de Trabalhadores da Autoeuropa para falar sobre os trabalhos em risco na Vanpro e a crise da indústria automóvel.
Apesar de um pequeno aumento das empresas nesta situação no ano passado, a situação tem-se mantido quase inalterada nos últimos cinco anos. Alojamento e restauração e transportes e armazenagem são os setores mais afetados.
Trump pretende reduzir impostos aos mais ricos, mais protecionismo e guerras aduaneiras e deportar milhões de migrantes. É difícil de prever o que concretizará. Mas avizinha-se um período com muitas turbulências económicas.
Em conversa sobre o livro O Regresso do Planeamento, Ana Drago explica a importância da intervenção estruturada do Estado na sociedade e da sua necessidade para enfrentar diferentes crises.
No seu trabalho, os laureados com o Prémio Nobel da Economia 2024 ignoram fatores como a produtividade, a acumulação de capital, as trocas desiguais, a exploração e quem controla o excedente.
Considerando que o processo de colonização é central para o seu estudo, é um mistério que os laureados não discutam os custos do colonialismo de forma mais ampla.
Organizações da pesca e da agricultura concordam que setores não funcionam sem trabalho imigrante, mas essa valorização esconde maus salários, precariedade e más condições de trabalho.
Protesto dos moradores e comerciantes de Sintra alerta para turismo excessivo. Dificuldades de acesso e mobilidade são dos principais problemas sentidos, mas habitantes também falam em "descaracterização" da vila que é património da UNESCO.
Inflação na zona Euro sobe ligeiramente para 2.6%. Em Portugal, há uma descida contida, mas a taxa continua a estar bem acima dos valores registados antes de Março de 2021.
Mesmo que este colapso do mercado bolsista não pressagie uma recessão da produção real, do investimento e do emprego neste momento, a atual tendência da rentabilidade sugere que acabará por ocorrer uma recessão antes do final desta década.