Direitos digitais

Da cultura digital aos e-sports ou aos impactos reais de uma indústria em crescimento, o mundo do gaming tem-se afirmado com pompa e circunstância como forma de socialização e de organização de tempo e conhecimento. O que é que isso significa para a nossa sociedade? Dossier organizado por Daniel Moura Borges.

Sociedade

Metropolitano de Lisboa monitorizava pessoas "mais ativas nos grupos/páginas contra a construção da estação no Jardim da Parada". Ativistas planeiam avançar com queixa no Ministério Público e Comissão Nacional de Proteção de Dados.

Com o passar dos anos, as grandes empresas da indústria de videojogos foram concentrando em si estúdios mais pequenos. Agora, a Sony, a Tencent e a Microsoft dominam o mercado e competem entre si para ver quem mais lucra. Mas não prejudicará isso os jogadores?

Quando os jogos de vídeo se tornaram populares, o Pentágono apercebeu-se do seu potencial como ferramenta promocional, gastando centenas de milhões de dólares em jogos de guerra. Atualmente, o círculo fecha-se e o Pentágono utiliza interfaces de estilo de jogo para ferramentas de guerra na vida real.

Cinco associações ligadas aos direitos digitais, open source e segurança da informação alertam para a proposta em discussão na União Europeia que quer obrigar as plataformas a monitorizar as comunicações de todos os cidadãos europeus.

Numa carta ao governo português, onze associações ligadas à defesa dos direitos digitais e proteção de dados alertam para as consequências de um novo regulamento europeu que põe em causa a encriptação das comunicações.