Direitos digitais

Da cultura digital aos e-sports ou aos impactos reais de uma indústria em crescimento, o mundo do gaming tem-se afirmado com pompa e circunstância como forma de socialização e de organização de tempo e conhecimento. O que é que isso significa para a nossa sociedade? Dossier organizado por Daniel Moura Borges.

Democracia

Em entrevista ao Esquerda.net, o professor e investigador Yves Citton explica como a estrutura dos media influencia a política e como a extrema-direita se aproveita das formas de comunicação existentes para crescer.

Tecnologia

Por favor critiquem o RGPD, mas atirem ao alvo certo. O seu DNA abstrato, transacional e individualista é inadequado para a realidade coletiva e desigual dos locais de trabalho modernos, onde os dados dos funcionários são alimentados em sistemas de IA de caixa negra.

Legislativas 2025

Depois de elencar as ameaças que os donos das plataformas digitais representam para as democracias, desde a detenção das infraestruturas digitais à exploração de dados, Mariana Mortágua falou em medidas para garantir uma maior soberania digital.

Internet

Comissão Europeia já tinha considerado a título preliminar que a Google viola a Lei dos Mercados Digitais. Porta-voz diz que "o mesmo princípio se aplica" à funcionalidade de IA.

Gaming

Vários estúdios encerraram este ano, outros tantos sofreram vagas de despedimentos e reduções de estrutura. Estará a indústria dos videojogos em crise?

Privacidade, transição energética, capitalismo digital e censura foram alguns dos temas discutidos num festival que contou com uma componente prática forte sobre alternativas.

Sociedade

Metropolitano de Lisboa monitorizava pessoas "mais ativas nos grupos/páginas contra a construção da estação no Jardim da Parada". Ativistas planeiam avançar com queixa no Ministério Público e Comissão Nacional de Proteção de Dados.

Com o passar dos anos, as grandes empresas da indústria de videojogos foram concentrando em si estúdios mais pequenos. Agora, a Sony, a Tencent e a Microsoft dominam o mercado e competem entre si para ver quem mais lucra. Mas não prejudicará isso os jogadores?

Quando os jogos de vídeo se tornaram populares, o Pentágono apercebeu-se do seu potencial como ferramenta promocional, gastando centenas de milhões de dólares em jogos de guerra. Atualmente, o círculo fecha-se e o Pentágono utiliza interfaces de estilo de jogo para ferramentas de guerra na vida real.