Jorge Leite, referência incontornável do Direito do Trabalho

Jorge Leite é uma referência maior do Direito do Trabalho e da luta pela justiça e pela dignificação do trabalho. Académico extraordinário, é lembrado pela sua generosidade e pelo seu total empenho no combate à precariedade laboral e às políticas de austeridade. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

02 de setembro 2019 - 21:47
PARTILHAR

Neste dossier, o esquerda.net divulga o tratado de Jorge Leite sobre a política laboral da troika, o seu depoimento à CGTP sobre as razões pelas quais subscreveu o Manifesto “Por um Trabalho Digno para Todos”, bem como o seu testemunho sobre a candidatura presidencial de Marisa Matias, em 2016.

Escrevemos também sobre a intervenção do professor jubilado da Universidade de Coimbra no Fórum Socialismo 2014 sobre “Salários e contratação coletiva” e a homenagem do Observatório sobre Crises e Alternativas a Jorge Leite pelo seu contributo imprescindível no debate sobre as razões e consequências do incentivo ao trabalho suplementar.

Damos ainda conta do comunicado do Bloco por ocasião da sua morte, da reação da Associação de Combate à Precariedade e de outras personalidades e coletivos e reunimos, igualmente, os valiosos testemunhos sobre Jorge Leite de José Oliveira Barata, Carvalho da Silva, José Manuel Pureza, José João Abrantes, Rita Garcia Pereira, Joana NetoJoão Leal Amado, Maria Regina RedinhaJosé Soeiro e José Joaquim Gomes Canotilho.

Termos relacionados: