Está aqui

Mariana Carneiro

Socióloga do Trabalho, especialista em Direito do trabalho

Artigos do Autor(a)

16 de Janeiro, 2020 - 14:45h

Em entrevista ao esquerda.net, Rui Tomé, vice-coordenador do STAD e responsável pelo setor da Vigilância Privada, explicou que o Governo tem contratado empresas que não cumprem a lei, descartam os trabalhadores e acabam por onerar o Estado, a quem cabe custear os subsídios de desemprego. Por Mariana Carneiro.

12 de Janeiro, 2020 - 17:14h

Nos serviços públicos, os vigilantes privados são quem primeiro nos recebe. Muitos trabalham há vários anos no mesmo local. Quando, com um novo concurso, a empresa muda, acabam por ser descartados ou atirados para uma situação de total precariedade. Ignorando as orientações da ministra do Trabalho, as empresas recusam-se a cumprir a lei. Por Mariana Carneiro.

13 de Outubro, 2019 - 17:43h

Em novembro de 1970, o meu pai foi evacuado de Mueda para o Hospital Militar Principal, em Lisboa. Parte do seu corpo ficou em Moçambique. Consigo trouxe a certeza de que era preciso acabar com a guerra. E trouxe estilhaços, com os quais eu cresci. Por Mariana Carneiro.

13 de Outubro, 2019 - 17:41h

Neste artigo disponibilizamos uma seleção de filmes, documentários, séries, livros e artigos sobre a Guerra Colonial ou relacionados com esta temática. Por Mariana Carneiro.

13 de Outubro, 2019 - 17:40h

A Guerra Colonial durou mais do dobro da Segunda Guerra Mundial e fez milhares de mortos portugueses e africanos. Urge quebrar o silêncio e desconstruir os mitos em torno deste conflito e do passado colonialista de Portugal. Assim como é imperativo dar visibilidade e garantir direitos às suas vítimas. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

2 de Setembro, 2019 - 21:47h

Jorge Leite é uma referência maior do Direito do Trabalho e da luta pela justiça e pela dignificação do trabalho. Académico extraordinário, é lembrado pela sua generosidade e pelo seu total empenho no combate à precariedade laboral e às políticas de austeridade. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

14 de Maio, 2019 - 18:14h

No dia em que se assinala o 45º aniversário da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, o esquerda.net publica uma entrevista com o Coronel António Calvinho, militar de Abril, fundador e ex-presidente da direção da ADFA. Por Mariana Carneiro.

23 de Junho, 2018 - 11:42h

Para que a memória não se apague, e para desconstruir alguns dos mitos que ainda persistem sobre a Guerra Colonial, vale a pena (re)visitar o livro “Nó Cego”, de Carlos Vale Ferraz. A nova edição desta obra foi apresentada em Lisboa e sobre ela conversaram o autor, António-Pedro Vasconcelos e João de Melo. Por Mariana Carneiro.

16 de Junho, 2018 - 10:09h

Durante a apresentação do livro “As voltas do passado – A Guerra Colonial e as Lutas de Libertação”, coorganizado por Bruno Sena Martins e Miguel Cardina, Fernando Rosas defendeu que a obra “torna presente que o colonialismo português desde finais do século XIX é uma guerra colonial permanente”. Por Mariana Carneiro.

25 de Maio, 2018 - 17:57h

Mais de 200 pessoas assistiram na quarta-feira, dia 23 de maio, à apresentação do livro A noite mais longa de todas as noites, da resistente antifascista Helena Pato, cuja apresentação esteve a cargo da historiadora Irene Pimentel e do escritor Mário de Carvalho. Por Mariana Carneiro.

Páginas