Está aqui

Mariana Carneiro

Socióloga do Trabalho, especialista em Direito do trabalho

Artigos do Autor(a)

16 de Junho, 2018 - 10:09h

Durante a apresentação do livro “As voltas do passado – A Guerra Colonial e as Lutas de Libertação”, coorganizado por Bruno Sena Martins e Miguel Cardina, Fernando Rosas defendeu que a obra “torna presente que o colonialismo português desde finais do século XIX é uma guerra colonial permanente”. Por Mariana Carneiro.

25 de Maio, 2018 - 17:57h

Mais de 200 pessoas assistiram na quarta-feira, dia 23 de maio, à apresentação do livro A noite mais longa de todas as noites, da resistente antifascista Helena Pato, cuja apresentação esteve a cargo da historiadora Irene Pimentel e do escritor Mário de Carvalho. Por Mariana Carneiro.

19 de Maio, 2018 - 13:34h

Entrevista a Susana de Sousa Dias sobre o documentário “Luz Obscura”, no qual a realizadora retoma o tema da repressão da PIDE, revelando a rede familiar que se esconde por detrás de Octávio Pato, resistente antifascista e preso político. Por Mariana Carneiro.

12 de Março, 2014 - 01:17h

Nos últimos dias, PSD, governo e presidente da República levantaram a ponta do véu sobre o programa escondido que têm para o país. O que o governo tem para oferecer é nada mais nada menos do que: austeridade e austeridade e mais austeridade. A austeridade permanente.

23 de Fevereiro, 2014 - 11:50h

As novas regras para reforçar a supervisão dos orçamentos nacionais, também conhecidas por "Two Pack", preveem que os Estados-Membros tenham de sujeitar os seus planos orçamentais, planos nacionais de emissão de dívida, e programas de investimento à aprovação da Comissão Europeia.

2 de Julho, 2013 - 23:28h

Catorze secretários de Estado e dois ministros depois, eis que se demite Paulo Portas, aquele que assumiria, com a queda de Vítor Gaspar, o segundo lugar no governo. Felizmente, a sua decisão é, segundo o próprio, “irrevogável”. A morte há muito anunciada do governo confirma-se, só o primeiro ministro se mantém em estado de negação.

20 de Maio, 2012 - 00:02h

A estratégia do governo é clara. É preciso encontrar um bode expiatório para afastar as atenções daqueles que são os verdadeiros responsáveis pela crise. Beneficiários do RSI, professores, jovens e desempregados são alguns dos alvos preferidos do governo.

2 de Janeiro, 2012 - 02:08h

O presidente da República não poderia estar mais certo quando, na habitual mensagem de ano novo, afirmou que o povo português não se resignará. 2012 será um ano de lutas decisivas por aqueles que são os pilares da nossa democracia.

25 de Maio, 2011 - 01:36h

Os direitos dos mais desfavorecidos têm vindo a ser alvo de um ataque feroz. Para a direita, esta investida ainda não é suficiente. PSD e CDS elegem como alvo os mais pobres dos pobres.

3 de Março, 2011 - 13:51h

A lista dos sacrificados, daqueles que são condenados a viver na “corda bamba”, engrossa dia-a-dia. No dia 12 de Março, estaremos na rua para lembrar que a precariedade não é uma fatalidade, mas sim uma escolha política.

Páginas