Está aqui

Verão no hemisfério norte foi o mais quente de sempre

As temperaturas médias de junho, julho e agosto, bateram os recordes desde que há registos, anunciou o Programa de Observação da Terra da União Europeia, Copernicus. E o mesmo deve acontecer ao conjunto do ano.
terreno em situação de seca
Foto Patrick Emerson/Flickr

Os três meses de verão no hemisfério norte registaram uma temperatura média de 16,77°C, "de longe a mais quente já registada no mundo”, segundo o Programa de Observação da Terra da União Europeia, Copernicus. Comparando com a média entre 1991 e 2020, período em que já se fez sentir o efeito das alterações climáticas no aumento da temperatura, o verão deste ano ficou 0,66°C acima desse valor. Julho e agosto foram os dois meses mais quentes desde que há registo no hemisfério norte.

E tudo indica que o conjunto do ano de 2023 irá bater todos os recordes de temperatura. Nos primeiros oito meses do ano, a temperatura média ficou apenas 0,01°C abaixo do registado em 2016, o ano que detém o recorde. “Dado o excesso de calor na superfície dos oceanos, 2023 provavelmente será o ano mais quente (...) que a humanidade já conheceu", de acordo com Samantha Burgess, vice-directora do departamento de mudanças climáticas (C3S) do Copernicus, citada pela RFI.

"O colapso climático começou", afirmou António Guterres após a divulgação dos dados da temperatura pelo programa Copernicus e a Organização Meteorológica Mundial. Além do verão mais quente de sempre no hemisfério norte, também no hemisfério sul foram batidos muitos recordes de calor em pleno inverno austral. E os fenómenos climáticos extremos têm-se repetido nas últimas semanas, com ondas de calor, secas, incêndios e cheias a uma escala sem precedentes na Europa, Ásia e América do norte.

“O nosso clima está a implodir mais depressa do que conseguimos aguentar, com fenómenos meteorológicos extremos a atingir todos os cantos do planeta”, avisou Guterres, lembrando que “os cientistas há muito que alertaram para as consequências da nossa dependência dos combustíveis fósseis”.

Termos relacionados Alterações climáticas, Ambiente
(...)