Blogosfera

A fúria dos actuais governantes israelitas não deve preocupar António Guterres. Antes pelo contrário, ela significa que Guterres está a fazer o que deve e do lado certo da história. Por José Manuel Rosendo em Meu mundo Minha aldeia.

José Manuel Rosendo em | Meu mundo Minha aldeia.

Entre os devaneios de dois homens que não gostam de ser contestados nem criticados, palestinianos e curdos pagam uma pesadíssima factura. Dois conflitos que nasceram da política das potências europeias desde o início do século passado. Por José Manuel Rosendo em Meu mundo Minha aldeia.

Por José Manuel Rosendo em Meu mundo Minha aldeia

O horror da guerra está a provocar um massacre na Faixa de Gaza. Os cemitérios da Faixa de Gaza também não escapam. Os bombardeamentos e os carros blindados israelitas desfazem os locais onde os mortos da Faixa de Gaza poderiam descansar em paz. Por José Manuel Rosendo, em meu Mundo minha Aldeia.

Ainda não sabemos como vai terminar esta guerra, mas sabemos há muito o que alguns dizem agora com especial ênfase como se algo de novo estivessem a anunciar: o conflito israelo-palestiniano não se resolve através da guerra, terá de haver uma solução política. Por José Manuel Rosendo, em meu Mundo minha Aldeia.

Qualquer crítica a políticas dos governos de Israel obtém uma resposta que é simultaneamente uma acusação: antissemitismo. Em muitos casos, errada e propositadamente enganadora, desferida com para desqualificar o autor e a crítica, através de uma implícita vitimização do criticado. Por José Manuel Rosendo em meu Mundo minha Aldeia.

Num setor bastante concorrencial, o modelo negócio precisa de apostar na diferenciação do produto, em particular, para conseguir captar clientes com maiores rendimentos e assim maximizar as receitas. É aí que entra um novo produto: os rankings. Por Tiago Santos no Ladrões de Bicicletas.

As referências ao Direito Internacional quando se fala do conflito israelo-palestiniano apenas têm servido para garantir e expandir os direitos de Israel, negando permanentemente os direitos do povo palestiniano. Nada mais. Por José Manuel Rosendo em meu Mundo minha Aldeia

Um livro desconcertante, que consegue oferecer-nos o poder extraordinário da Literatura e da Arte. Escrito por uma jovem de 85 anos. Por Almerinda Bento em Lendo e Escrevendo.

Quantas vezes prevaleceu a versão policial, em situações semelhantes, não havendo vídeo que desmonte a mentira? Como se lê no cartaz: "Quantos Nahel não foram filmados?" Por José Manuel Rosendo em meu Mundo minha Aldeia

É impossível não ver. O actual governo de Israel não quer perder a oportunidade: aproveitar todos os dias de poder para estender os colonatos, ocupar terra palestiniana e continuar essa rota para a uma Palestina totalmente ocupada e governada directamente por Israel. Por José Manuel Rosendo, em meu Mundo, minha Aldeia.

Vale a pena aprender com a experiência italiana: a estratégia liberal de privatizações, desregulação laboral e redução de impostos falhou redondamente e não promoveu o crescimento nem a prosperidade para a maioria das pessoas no país. Por Vicente Ferreira no blogue Ladrões de Bicicletas.

A presença de Zelensky ofuscou o regresso de Bashar Al Assad à mesa da família árabe e, algo muito importante para os países árabes, Zelensky cometeu um erro ao não fazer qualquer referência à questão da Palestina. Por José Manuel Rosendo em meu Mundo, minha Aldeia.

Provoca uma enorme perplexidade a forma como a chamada comunidade internacional reage a este conflito, quase como algo de inevitável em relação ao qual nada possa ser feito. Um olhar muito diferente em relação a outros conflitos ou guerras. Por José Manuel Rosendo em Meu Mundo Minha Aldeia.

Em França, aproximam-se as eleições presidenciais e o debate político aumenta de intensidade. José Manuel Rosendo entrevista Pascal Perrineau, cientista político, antigo director do Centro de Pesquisa Política de Sciences Po (CEVIPOF).

No blogue "Meu Mundo, Minha Aldeia"

Voltando ao princípio e à privatização das Auto-estradas de Portugal recorrendo ao financiamento por PPPs, situação agora investigada pela polícia judiciária. Tal como em Moçambique, o processo de emissão desta onerosa dívida não seguiu os trâmites legais e regulamentares, violando as regras da contratação pública. Artigo de Eugénia Pires, Ladrões de Bicicletas.

Ricardo Cabral analisa o Plano de Estabilidade e Crescimento que "vai muito para além do exigível pelo Tratado Orçamental".

Artigo publicado no blog Tudo Menos Economia

No espaço de quatro dias após após a tomada de posse de Donald Trump, o Governo de Israel anunciou a construção de mais três mil habitações na Cisjordânia ocupada. Artigo de José Manuel Rosendo no blog Meu mundo minha aldeia.

O debate no Parlamento, da iniciativa do PCP, sobre o Salário Mínimo Nacional (SMN), foi elucidativo do pensamento da direita. A sua tentativa é, sempre na prática, evitar que suba, embora sempre fingindo que tem de ser um assunto a negociar entre confederações e sindicais. Por João Ramos de Almeida, publicado no blogue Ladrões de Bicicletas.

Um dia destes fizeram-me uma pergunta: por que é que os sírios (egípcios ou líbios…) apenas podem escolher entre viver sob ditadura ou em situação de guerra? Porquê essa única opção? Não haverá uma outra possibilidade? Por José Manuel Rosendo, publicado no blogue meu Mundo, minha Aldeia.

Em menos de três minutos consegue confundir causas com consequências, curto prazo com o longo prazo, e saldo externo com exportações. Aqui fica, à atenção dos 'guionistas' João Pedro Vieira e Joana Mateus. Por Ricardo Paes MamedeLer mais.