Está aqui

Blogosfera

Busova, arredores de Kiev, 11 de Abril de 2022. foto: jmr

É urgente devolver a paz à Europa

Maio 14, 2022

A guerra na Ucrânia está naquele ponto em que é muito difícil vislumbrar quando e como vai terminar. Mas há algo que é certo: vai terminar com os políticos sentados à mesa a assinar um acordo. Ou não, se a opção for a destruição total. Por José Manuel Rosendo, publicado em meu Mundo minha Aldeia.

Somos todos Shireen Abu Akleh, ou nem por isso?

Maio 12, 2022

O mais provável é que, daqui por um ano, a tal investigação com que nos acenam agora para saber as circunstâncias da morte de Shireen, acabe também no esquecimento ou numa qualquer impossibilidade de determinar quem disparou a bala que matou Shireen. Por José Manuel Rosendo, em meu Mundo, minha Aldeia.

Para memória futura

Abril 12, 2022

Aqui fica a minuta para apresentação da declaração de princípios da NATO no sentido de responsabilizar e punir todos os responsáveis de todas as principais guerras que aconteceram no passado e para todas as futuras guerras. Basta preencher os espaços a negro. Por João Ramos de Almeida no blogue Ladrões de Bicicletas.

O que é que tem dado gás aos preços da energia?

Março 10, 2022

Se o preço continua a subir bastante num contexto em que os impostos não se alteram, é preciso olhar para outras variáveis. Artigo publicado por Vicente Ferreira no blogue Ladrões de Bicicletas.

Infografia CNN Portugal. A azul os países NATO em 2022

Não se pode humilhar o inimigo

Março 5, 2022

A reacção que a Rússia foi incapaz de ter nesse início do século XX, e que poderia não ter tido se tivesse sido evitada a pressão nas suas fronteiras, acabou por surgir. E surgiu da pior forma e ainda não sabemos como vai terminar. Por José Manuel Rosendo, em meu Mundo, minha Aldeia.

Um cartoon de Lalo Alcaraz, 27 de fevereiro de 2022 – publicado em meumundominhaaldeia.com

Cocktail’s Molotov, Ucrânia, Palestina e o Direito Internacional

Março 1, 2022

Tudo o que for possível fazer para ajudar a Ucrânia a resistir, deve ser feito. Não há desculpa para o que a Rússia e Vladimir Putin estão a fazer na Ucrânia. Para que conste: é criminoso!!! Putin é um canalha, mas não é “O canalha”... Por José Manuel Rosendo publicado em meumundominhaaldeia

A Guerra não tem Rosto de Mulher, Svetlana Alexievich

Fevereiro 21, 2022

No dia em que terminei o livro, parece que o conflito na Ucrânia está cada vez mais eminente. Nem a propósito, a ler um livro sobre a II Guerra Mundial, sobre o sofrimento do povo russo na perspectiva das mulheres, aquelas que estiveram na guerra mas que a sociedade russa fez por esquecer e silenciar. Por Almerinda Bento, no blogue Lendo e escrevendo.

Meias verdades do Instituto +Liberdade: o retrato dos jovens em Portugal

Fevereiro 15, 2022

A proteção laboral favorece o compromisso e a cooperação no contexto laboral e leva as empresas a investir na formação dos trabalhadores, promovendo as qualificações. Artigo de Vicente Ferreira, via Ladrões de Bicicletas.

Antifascismo e educação em Portugal, Espanha e Itália

Fevereiro 13, 2022

Os quatro professores, Camilo Berneri, Carmelo Salanitro, Matías Uribes e Alberto Araújo, tinham consciência de pertencer a um mesmo coletivo antifascista, que ultrapassava fronteiras nacionais e políticas. Por Margarita Ibáñez Tarín.

Salários e impostos: +Liberdade, -Seriedade?

Fevereiro 8, 2022

Ao contrário do que a direita tem dito, o problema dos salários baixos no país não se resolve baixando os impostos. O desenvolvimento do país e o crescimento sustentado dos salários dependem, isso sim, de um Estado mais interventivo na economia. Por Vicente Ferreira, no Ladrões de Bicicletas.

Parece que alguém está a precisar de uma guerra

Fevereiro 7, 2022

Um porta-voz das Forças Armadas polacas assinalou ao final da tarde de sábado a chegada à Polónia de militares norte-americanos da 82ª brigada aero-transportada. Os “tambores de guerra” ecoam ao mesmo tempo que o “ballet diplomático” – gosto da expressão – desenvolve cenografias cujos resultados são difíceis de entender. Por José Manuel Rosendo em meu Mundo, minha Aldeia.

França: tudo em aberto nas presidenciais; partidos tradicionais da esquerda correm o risco de desaparecer do mapa político

Fevereiro 3, 2022

Em França, aproximam-se as eleições presidenciais e o debate político aumenta de intensidade. José Manuel Rosendo entrevista Pascal Perrineau, cientista político, antigo director do Centro de Pesquisa Política de Sciences Po (CEVIPOF).

No blogue "Meu Mundo, Minha Aldeia"

Cartazes exibidos junto ao centro de detenção onde esteve (está) Novak Djokovic. Foto: Yahoo news – publicado em https://meumundominhaaldeia.com

Os refugiados não vestem Lacoste*

Janeiro 16, 2022

Nas proximidades do “hotel” onde Novak Djokovic esteve (ou está) surgiram cartazes a alertar para os refugiados aí detidos: “Libertem os Refugiados”, “Vão lembrar-se dos nossos amigos depois de Novak ir embora no jacto privado?” Artigo de José Manuel Rosendo em meu Mundo minha Aldeia

Temos tantos liberais em cima de nós

Janeiro 13, 2022

A presença do Estado, indissociável de qualquer forma de capitalismo, permite sempre aos liberais responsabilizar esse mesmo Estado pelo fracasso das suas políticas. Por João Rodrigues, em Ladrões de Bicicletas.

O Iraque à procura do futuro

Janeiro 9, 2022

Se o Iraque não conseguir encontrar um governo que dê resposta aos problemas concretos das pessoas, poderá ser um governo com os dias contados. Por José Manuel Rosendo, em meu Mundo, minha Aldeia.

A 29 de Agosto um ataque com um drone matou 10 civis, incluindo 7 crianças. O alvo era um alegado membro do Estado Islâmico, que era afinal um técnico que trabalhava desde 2006 para uma organização com base nos Estados Unidos. Foto publicada em peoplesdispatch.org

Os “danos colaterais” do joystick ou a alegada “guerra limpa”

Dezembro 23, 2021

O New York Times diz que teve acesso a 1.300 relatórios do Pentágono sobre ataques com drones, no Afeganistão, Síria e Iraque. O resultado arrasa a teoria da alegada “guerra limpa” e dos “ataques de precisão”. Artigo de José Manuel Rosendo, publicado em meu Mundo minha Aldeia

“Para onde foi o povo da esquerda?”

O aviso francês

Dezembro 15, 2021

A quatro meses das eleições presidenciais francesas, a única certeza é que o presidente eleito não vai ser de esquerda e a única dúvida é a de saber se vai ser da direita clássica ou da extrema-direita. O que foi feito da esquerda? Artigo de José Manuel Rosendo em meu Mundo minha Aldeia.

Negócios das arábias

Dezembro 7, 2021

França fechou contrato com os Emirados Árabes Unidos para a venda de 80 aviões de combate Rafale e helicópteros Caracal por 17 mil milhões de euros. É o maior contrato de sempre da indústria de armamento francesa. Por José Manuel Rosendo em meu Mundo, minha Aldeia.

Vigília em Calais, 25 de novembro, em memória dos que morreram no Canal da Mancha. Foto: José Manuel Rosendo

O TGV e as mortes no Canal da Mancha

Dezembro 1, 2021

Os 27 mortos em Calais provocaram o regresso da indignação durante algumas horas. Depois de conhecidas as últimas propostas, não há nenhum motivo para acreditar que alguma coisa vá mudar. Há quantos anos estamos a assistir a isto? Por José Manuel Rosendo em meu Mundo minha Aldeia

Misrata, Líbia, onde estão sediadas as milícias que mais combateram as forças de Mohammar Kadhafi, no início da revolta em 2011 e de onde é natural o Primeiro-ministro do actual governo interino. Foto: arquivo jmr, setembro de 2011

Líbia: uma centena de candidatos às presidenciais

Novembro 25, 2021

A situação política na Líbia tem tudo para descarrilar. Desde logo porque ainda não há qualquer sinal de entendimento sobre a lei que regula as eleições, não se sabe que poderes vão ter os eleitos e que tipo de sistema vai vigorar. Por José Manuel Rosendo no blogue meu Mundo minha Aldeia.

Líbia, será desta? Parece que não…

Novembro 21, 2021

A Líbia tem eleições presidenciais previstas para 24 de Dezembro e eleições legislativas um mês depois. O processo dá sinais de grande instabilidade e já há boicotes ao “recenseamento” eleitoral. Os sinais não são animadores. 10 Anos de caos deixaram o país “partido ao meio”, muito dividido, pode dizer-se “balcanizado”. Por José Manuel Rosendo no blogue em meu Mundo minha Aldeia.

Alguns dados para a autópsia de um orçamento “expansionista”

Novembro 3, 2021

Em 2021, apenas os dois países menos afectados pela crise apresentarão défices inferiores ao nosso 4.3%. Artigo de Pedro Pratas, publicado em Ladrões de Bicicletas. 

Moqtada al-Sadr – Foto AFP publicada em iranpress.com

O líder iraquiano Moqtada al-Sadr vence eleições mas não quer ser Primeiro-ministro

Novembro 2, 2021

O Iraque continua à espera dos resultados das eleições legislativas de 10 de Outubro. O cenário que se coloca é o da necessidade de um acordo ou coligação que viabilizem um governo no Parlamento. Artigo de José Manuel Rosendo, publicado em meu Mundo minha Aldeia

João Leão

João Leão, um “ministro do futuro” agarrado às políticas do passado?

Outubro 21, 2021

O Governo tem dito que as lições da última crise foram aprendidas. Mas os dois Orçamentos que apresentou em resposta à pandemia contam uma história diferente. Por Vicente Ferreira, em Ladrões de Bicicletas.

Uma mulher iraquiana mostra o dedo “pintado” como sinal de que votou nas eleições de 12 de Maio de 2018. Foto: fornecida pelo governo iraquiano e publicada em https://diyaruna.com

Eleições no Iraque e o que os votos não podem resolver

Outubro 10, 2021

Do voto dos iraquianos se ficará a saber se o movimento de revolta popular vai ter alguma expressão nos resultados eleitorais, ou se tudo vai ficar mais ou menos na mesma, com os habituais partidos políticos a dominarem as instituições políticas. Artigo de José Manuel Rosendo publicado em Meu Mundo Minha Aldeia.