Está aqui

Blogosfera

Misrata, Líbia, onde estão sediadas as milícias que mais combateram as forças de Mohammar Kadhafi, no início da revolta em 2011 e de onde é natural o Primeiro-ministro do actual governo interino. Foto: arquivo jmr, setembro de 2011

Líbia: uma centena de candidatos às presidenciais

Novembro 25, 2021

A situação política na Líbia tem tudo para descarrilar. Desde logo porque ainda não há qualquer sinal de entendimento sobre a lei que regula as eleições, não se sabe que poderes vão ter os eleitos e que tipo de sistema vai vigorar. Por José Manuel Rosendo no blogue meu Mundo minha Aldeia.

Líbia, será desta? Parece que não…

Novembro 21, 2021

A Líbia tem eleições presidenciais previstas para 24 de Dezembro e eleições legislativas um mês depois. O processo dá sinais de grande instabilidade e já há boicotes ao “recenseamento” eleitoral. Os sinais não são animadores. 10 Anos de caos deixaram o país “partido ao meio”, muito dividido, pode dizer-se “balcanizado”. Por José Manuel Rosendo no blogue em meu Mundo minha Aldeia.

Alguns dados para a autópsia de um orçamento “expansionista”

Novembro 3, 2021

Em 2021, apenas os dois países menos afectados pela crise apresentarão défices inferiores ao nosso 4.3%. Artigo de Pedro Pratas, publicado em Ladrões de Bicicletas. 

Moqtada al-Sadr – Foto AFP publicada em iranpress.com

O líder iraquiano Moqtada al-Sadr vence eleições mas não quer ser Primeiro-ministro

Novembro 2, 2021

O Iraque continua à espera dos resultados das eleições legislativas de 10 de Outubro. O cenário que se coloca é o da necessidade de um acordo ou coligação que viabilizem um governo no Parlamento. Artigo de José Manuel Rosendo, publicado em meu Mundo minha Aldeia

João Leão

João Leão, um “ministro do futuro” agarrado às políticas do passado?

Outubro 21, 2021

O Governo tem dito que as lições da última crise foram aprendidas. Mas os dois Orçamentos que apresentou em resposta à pandemia contam uma história diferente. Por Vicente Ferreira, em Ladrões de Bicicletas.

Uma mulher iraquiana mostra o dedo “pintado” como sinal de que votou nas eleições de 12 de Maio de 2018. Foto: fornecida pelo governo iraquiano e publicada em https://diyaruna.com

Eleições no Iraque e o que os votos não podem resolver

Outubro 10, 2021

Do voto dos iraquianos se ficará a saber se o movimento de revolta popular vai ter alguma expressão nos resultados eleitorais, ou se tudo vai ficar mais ou menos na mesma, com os habituais partidos políticos a dominarem as instituições políticas. Artigo de José Manuel Rosendo publicado em Meu Mundo Minha Aldeia. 

Montagem de duas fotos. Uma de José Manuel Rosendo com um candidato presidencial afegão, outra de um aviso colocado nos carros militares dos EUA a proibir aproximação de carros afegãos.

Afeganistão: Rosas, chá e saber estar. Ou não!

Agosto 20, 2021

Bem sei que a política e as relações internacionais desenvolvem-se com base no interesse nacional mas então calem-se com o paleio da democracia e dos Direitos Humanos. Façam as guerras e os negócios que quiserem mas deixem essa retórica de lado e assumam que a vida é mesmo assim. Por José Manuel Rosendo em meu Mundo minha Aldeia.

Equipamento militar dos EUA capturado por Taliban. Foto de Stringer via EPA/Lusa.

De Saigão a Cabul

Agosto 15, 2021

Os países ocidentais que participaram na invasão do Afeganistão chegam a este dia, 20 anos depois, dando sinal de que não perceberam nada, nem sequer o momento em que deveriam sair do país. Por José Manuel Rosendo em meu Mundo minha Aldeia.

Vilar de Mouros 1971 e política do movimento

Agosto 8, 2021

A componente juvenil do Festival de Vilar de Mouros, que decorreu no Minho em 7 e 8 de Agosto de 1971, sob o lema «Cultura e juventude ao alcance de todos», constituiu um momento no qual, do ponto de vista simbólico, a tensão entre imobilismo e viagem se mostrou de forma notável. Por Rui Bebiano, publicado no blogue A Terceira Noite.

Cabul, a queda anunciada

Agosto 3, 2021

No próximo dia 31 de Agosto terminam 20 anos de ocupação estrangeira no Afeganistão. Após negociações durante meses no Qatar, a retirada norte-americana vai ter lugar sem qualquer tipo de acordo que permita vislumbrar a paz no Afeganistão. Por José Manuel Rosendo em meu Mundo minha Aldeia.

Mahmoud Abbas, tempo de partir

Julho 22, 2021

Mahmoud Abbas transformou-se num líder autocrático a ver minguar o território e os direitos do povo palestiniano, mas a querer manter-se no poder a qualquer preço, não se inibindo de reprimir os próprios palestinianos. Por José Manuel Rosendo, publicado em meu Mundo, minha Aldeia.

Crianças afegãs brincando com um papagaio. Créditos: One Step Beyond Agosto 2012 blogue medico.de

Afeganistão: acabaram-se os papagaios

Julho 19, 2021

Com uma vitória anunciada dos Taliban, e depois de muitos milhares de mortos, é de crer que voltarão as restrições impostas por uma visão fundamentalista da Sharia – a lei islâmica – e o consequente choque com os Direitos Humanos. Artigo de José Manuel Rosendo, publicado em Meu Mundo Minha Aldeia.

"Os Mutantes" de Teresa Vilaverde (1998)

Cinema português no feminino em Bruxelas

Junho 26, 2021

O ciclo “Portugal Século XX: Visões Femininas” apresenta 10 obras nacionais realizados por mulheres entre 1946 e 2004, atravessando várias décadas e géneros diferentes: do documentário à animação, passando pela ficção. Artigo de Tiago Resende, publicado em cinema7arte.com

Novo Decreto-Lei proíbe comercialização de meios de captura ou abate de mamíferos e aves

Junho 10, 2021

O decreto-lei n.º 38/2021 foi publicado a 31 de maio de 2021 e veio atualizar e reforçar a legislação nacional de proteção e conservação da flora e fauna selvagens e dos habitats naturais das espécies enumeradas nas Convenções de Berna e de Bona. Artigo de Palombar

De guerra em guerra, até à (quase) guerra civil

Maio 23, 2021

Mas, afinal, a guerra terminou porquê? Porque ao fim de 11 dias, o Governo de Benjamin Netanyahu percebeu que todas as contas tinham saído furadas e, pior do que isso, estava a enfrentar um elemento novo que não tinha previsto. Por José Manuel Rosendo, publicado em meu Mundo, minha Aldeia.

“Nomadland – Sobreviver na América” de Chloe Zhao, imagem de cinema7arte.com

“Nomadland” foi o filme mais visto no regresso aos cinemas

Abril 27, 2021

“Nomadland – Sobreviver na América” foi o filme mais visto na semana de reabertura das salas de cinema, entre 19 a 25 de abril. Os cinemas estiveram fechados durante três meses. Artigo de Tiago Resende em cinema7arte.com

Janet Yellen.

Taxa mínima de imposto: uma pedra na engrenagem dos paraísos fiscais?

Abril 7, 2021

EUA vão voltar à mesa de negociações da OCDE para defender uma taxa mínima de imposto sobre as empresas a nível global. A menos que o valor definido seja demasiado pequeno, a definição de um mínimo de tributação contribui para pôr um travão na corrida para o fundo. Por Vicente Ferreira, em Ladrões de Bicicletas.

Síria: Se isto não é uma catástrofe…

Março 16, 2021

A vida suspensa e a Síria a decompor-se. E não há paz à vista. Mais 10 anos de guerra? Quem disser que não, deve pensar que há 10 anos ninguém arriscaria dizer que em 2021 a guerra ainda continuava. Por José Manuel Rosendo, publicado em meu Mundo, minha Aldeia.

Duas “falhas” na agenda iraquiana do Papa Francisco

Março 15, 2021

Uma visita não dá para tudo e, muito provavelmente, a visita do Papa Francisco ao Iraque não deu para tudo o que Francisco gostaria de ter feito e para ir a todos os locais onde gostaria de ter ido. Mas houve duas páginas em branco na agenda iraquiana do Papa Francisco.  Artigo de José Manuel Rosendo publicado em meu Mundo minha Aldeia.

Mushir al-Mashri, dirigente de topo do Hamas, em acção de campanha eleitoral numa escola do campo de refugiados de Jabalya, na Faixa de Gaza. Janeiro de 2006. Foto: jmr

E se o Hamas vencer as eleições palestinianas?

Fevereiro 28, 2021

Se os palestinianos voltarem a dar a vitória ao Hamas em eleições livres e justa será bom que a chamada comunidade internacional deixe de aceitar a democracia só quando o resultado é aquele que lhe convém. Por José Manuel Rosendo em meu Mundo minha Aldeia.

Gráfico de Philipp Heimberger, Instituto de Estudos Económicos Internacionais de Viena

Investimento público negativo: causas e consequências

Janeiro 22, 2021

Em Portugal, a principal vítima do programa de austeridade da troika foi o investimento público, que caiu para mínimos históricos e recuperou muito pouco desde então. Postado por Vicente Ferreira em Ladrões de Bicicletas

A saúde é um direito, não é um negócio

SNS e eficiência

Janeiro 15, 2021

Os dados mostram mesmo que a superioridade da gestão privada não passa de um mito. Há seis estudos oficiais sobre PPPs da saúde. Nenhum permite concluir que foram mais eficientes que o público - muito pelo contrário. Artigo de José Gusmão publicado em Ladrões de Bicicletas

Protesto no Capitólio

Estados Unidos sem maquilhagem

Janeiro 11, 2021

A “América”, “mestre-escola” da democracia, levou um murro no estômago. A invasão do Capitólio, o deboche e a violência de uma turba incitada por Donald Trump, são imagens devastadoras para um país que quer ser exemplo e exportador de democracia (como se isso fosse possível). Por José Manuel Rosendo em meu Mundo minha Aldeia.

População estrangeira: saldo entre contribuições e prestações sociais - Fonte: Observatório das Migrações

Os imigrantes, esses malandros que contribuem mais do que recebem

Janeiro 10, 2021

André Ventura trouxe para a campanha o abjeto discurso anti-imigração, tirando partido do desconhecimento de factos para agitar fantasmas, alimentar ódios e criar bodes expiatórios do mal-estar social. Postado por Nuno Serra em Ladrões de Bicicletas

Certo é que a forma como avaliamos as contas públicas dos países pode vir a sofrer mudanças significativas nos próximos tempos

Novo ano, novas lentes para avaliar as contas públicas?

Janeiro 6, 2021

A economista-chefe da OCDE, Laurence Boone, veio reconhecer que é preciso rever os critérios normalmente utilizados para avaliar se as finanças públicas de um país são saudáveis. Postado por Vicente Ferreira em Ladrões de Bicicletas