Alterações climáticas

BlackRock, JPMorgan Chase, Morgan Stanley, Citi, Bank of America, Wells Fargo e Goldman Sachs abandonam alianças bancárias para reduzir emissões.

As chamas atingiram casas de ricos e famosos dando lugar à perceção de que a tragédia ambiental não poupa ninguém. Mas não podemos esquecer que estas situações afetam desproporcionalmente os mais vulneráveis.

Ao longo dos últimos anos, têm-se registado na região cerca de 151 mortes prematuras por ano devido ao calor. Isto mostra que as medidas de adaptação climática têm sido insuficientes. Para o futuro deverão ser muitas mais.

Ao contrário do que afirmam os chamados “colapsólogos”, o futuro ainda não foi escrito. Os fatalistas que proclamam em voz alta que a sorte está lançada contribuem, com sua inércia, para o desfecho fatal. A luta, a resistência e a mudança de sistema são possíveis. Mas é urgente.

Problema é ainda mais sério porque a maioria dos países conta com as florestas para impedir o aumento da temperatura global.

Trump, declarado negacionista climático, volta à Casa Branca com promessas de ser ainda mais duro com restrições ambientais.

Assembleia Municipal do Porto

Propostas para recomendar alerta climático do Porto e reforço e aceleração do projeto Porto + Permeável apresentadas pelo Bloco de Esquerda foram aprovadas, mas recomendações de mitigação das alterações climáticas foram chumbadas.

Porto

Bloco de Esquerda convoca Assembleia Municipal para discutir planos de mitigação e adaptação às alterações climáticas para combater aumento de fenómenos climáticos extremos.

Algarve

Os moradores da ilha da Culatra enfrentam vários desafios com o intensificar das alterações climáticas, mas há quem não desista de garantir autonomia e uma adaptação ecológica à comunidade.

Alterações climáticas

Processo iniciado por associações ambientalistas tinha sido indeferido na primeira instância. Supremo Tribunal de Justiça dá razão à Quercus, Sciaena e Último Recurso.