Alterações climáticas

Os vinte principais países produtores de combustíveis fósseis irão produzir até 2030 mais do dobro do que tinham planeado antes.

O negacionismo deu lugar a estratégias mais insidiosas que atrasam a ação climática global. Uma nova investigação identifica cinco narrativas dominantes usadas para distorcer a ciência climática, desde ataques a energias renováveis até amplificação de incertezas científicas.

Heather Ford

Bloco quer adaptar o Código do Trabalho às alterações climáticas e proteger os trabalhadores durante períodos de calor extremo. O projeto de lei prevê pausas obrigatórias, locais de trabalho protegidos e dispensa de funções em dias de alerta laranja ou vermelho.

O parecer consultivo da instituição estabelece que não o fazer é “um ato internacionalmente ilícito” que pode levar a “consequências jurídicas” e aos Estados lesados terem direito a reparações pelos danos causados.

Cientistas analisaram efeitos da onda de calor entre 23 de junho e 2 de julho em doze cidades europeias, incluindo Lisboa, e atribuíram mais de 1.500 mortes a alterações climáticas causadas pela ação humana.

Em 2024, o aumento da temperatura da superfície global em relação aos níveis pré-industriais foi de 1,52 graus, de acordo com o estudo Indicadores das Alterações Climáticas Globais.

O colapso do glaciar Birch fez as imagens da vila suíça correrem mundo e colocou novamente na agenda as consequências do aquecimento global.

Modelos mostram que grandes glaciares polares levarão muitos séculos a recuperar de um aumento de temperatura de 3ºC. É o cenário mais provável com as políticas climáticas atuais.

A ideologia dominante da extrema-direita tornou-se um sobrevivencialismo supremacista monstruoso. A nossa tarefa é construir um movimento forte o suficiente para o parar.

Naomi Klein e Astra Taylor 

Portugal atinge dia de sobrecarga da Terra na próxima segunda-feira. Europa está a gastar recursos mais rápido e deverá piorar com indústria armamentista.

Dados confirmam tendência de aumento de temperatura na Europa acima dos restantes continentes. Fenómenos climáticos extremos afetaram 413.000 pessoas no ano passado e a Península Ibérica é a região que enfrenta piores condições de seca.

Comunidade Intermunicipal do Douro alerta para riscos da escassez hidrológica acentuada por alterações climáticas e pede estratégia de gestão e preservação de água.

O Ártico está a aquecer quatro vezes mais rápido do que a média global e a Antártida três vezes mais rápido.

José Eustáquio Diniz Alves

Um estudo de 854 áreas urbanas estima que mesmo no cenário mais otimista as mortes por calor irão disparar no continente. Outro estudo mostra que o aquecimento dos oceanos já quadruplicou em apenas 40 anos.

BlackRock, JPMorgan Chase, Morgan Stanley, Citi, Bank of America, Wells Fargo e Goldman Sachs abandonam alianças bancárias para reduzir emissões.

Yago Alvarez Barba

As chamas atingiram casas de ricos e famosos dando lugar à perceção de que a tragédia ambiental não poupa ninguém. Mas não podemos esquecer que estas situações afetam desproporcionalmente os mais vulneráveis.

Eco Debate

Ao longo dos últimos anos, têm-se registado na região cerca de 151 mortes prematuras por ano devido ao calor. Isto mostra que as medidas de adaptação climática têm sido insuficientes. Para o futuro deverão ser muitas mais.

Ao contrário do que afirmam os chamados “colapsólogos”, o futuro ainda não foi escrito. Os fatalistas que proclamam em voz alta que a sorte está lançada contribuem, com sua inércia, para o desfecho fatal. A luta, a resistência e a mudança de sistema são possíveis. Mas é urgente.

Michael Löwy

Problema é ainda mais sério porque a maioria dos países conta com as florestas para impedir o aumento da temperatura global.

Isabel Seta

Trump, declarado negacionista climático, volta à Casa Branca com promessas de ser ainda mais duro com restrições ambientais.

Cristiane Prizibisczki