Processo iniciado por associações ambientalistas tinha sido indeferido na primeira instância. Supremo Tribunal de Justiça dá razão à Quercus, Sciaena e Último Recurso.
Com o fim da consulta pública ao PNEC 2030, GEOTA e ZERO valorizam aumento da ambição mas avisam para falta de capacidade de concretização. Organizações criticam a aposta no solar centralizado e frizam importância de transportes e produção descentralizada de energia.
Estudo publicado na revista Lancet Public Health diz que Portugal e os países do sul serão os mais afetados. Se o aumento da temperatura chegar aos 3°C ou 4°C, o excesso de mortalidade por causa do calor vai ultrapassar em muitos países a queda prevista das mortes por frio.
Pela primeira vez, o Dia de Sobrecarga da Terra assinala-se no primeiro dia de Agosto. A cada ano que passa, esgotamos mais rápido os recursos naturais do planeta. Humanidade utiliza mais 70% do que os recursos que a natureza tem disponíveis anualmente.
Cinco ativistas receberam penas entre quatro e cinco anos de prisão por planearem uma ação direta. Juiz fala em "fanatismo", ativistas lamentam que "ação tenha sido necessária".
ZERO e GEOTA denunciam investimento em expansão e alargamento de gás fóssil previsto entre 2025 e 2029. Plano esteve em consulta pública até 16 de julho.
O Boletim do IPMA assinala a diminuição dos valores de percentagem de água no solo em todo o território do continente, destacando a região Nordeste, vale do Tejo e o Sul, com o sotavento algarvio e o distrito de Beja a entrarem em seca moderada.
O secretário-geral da ONU chama-lhes “os padrinhos do caos climático”. Guterres apela aos governos para que proíbam a publicidade das empresas de combustíveis fósseis e ao setor dos media para recusar os seus anúncios. Em Portugal, a Galp acaba de lançar uma nova campanha milionária de "greenwashing" através da seleção de futebol.
A maioria dos defensores mais fervorosos da “masculinidade tradicional” veem a ecologia como uma perda de tempo, uma perda de privilégios ou uma conspiração. E espalham ao mesmo tempo na Internet xenofobia, misoginia e negacionismo climático.
Dois economistas norte-americanos defendem que os efeitos económicos das alterações climáticas “são comparáveis a ter uma grande guerra no interior do país, para sempre”.
Desde o Acordo de Paris, os 60 maiores bancos do mundo financiaram com 6,9 biliões de dólares mais de 4200 empresas de combustíveis fósseis. Quase metade do dinheiro serviu para as empresas expandirem as suas operações.
Mariana Mortágua e Catarina Martins juntaram-se numa conferência de imprensa sobre a importância das questões ambientais. Foi anunciado um projeto para parar as minas de lítio e um pacote de medidas a implementar à escala europeia.
Os alertas climáticos não foram levados a sério, as ações de mitigação não foram implementadas e a região está presa a um modelo de concentração da riqueza e destruição ecológica que prometia desenvolvimento mas trouxe catástrofe, explica Heverton Lacerda em entrevista ao IHU.
As 2.000 mulheres que compõem a Klimaseniorinnen venceram em tribunal. Uma decisão que abre a porta a novos litígios sobre a inação climática em 46 países. PorPablo Rivas.
O mais recente relatório da agência da ONU mostra que há um aquecimento recorde das temperaturas devido ao aumento de concentração de gases com efeito de estufa. António Guterres diz que o planeta está “à beira do colapso”.
No seu relatório de avaliação do risco climático, a Agência Europeia do Ambiente diz que o ritmo das políticas de adaptação não acompanha o risco crescente de inundações, incêndios e seca.
Ativista climática Caroline Bessermann, da Green Youth da Dinamarca, alerta que estamos a ser empurrados para um caminho de transição orientada para o mercado, em detrimento de uma transição socialmente justa.
Em visita à baixa de Algés, Mariana Mortágua alertou para as consequências da especulação imobiliária, que não só penaliza quem não consegue pagar casa como também afeta a capacidade de absorção da terra. Líder do Bloco apresentou ainda propostas para garantir transportes públicos acessíveis e de qualidade.