A União Europeia está a esgotar os seus recursos mais rápido. Esta terça-feira, os recursos do planeta disponíveis para este ano, se todas as pessoas do mundo consumissem como as da UE, terminariam, segundo a Global Footprint Nework. O ano passado esse dia foi registado a 3 de maio, um intervalo de cinco dias.
O “Dia da Sobrecarga do Planeta” marca a data a partir da qual se está a consumir a crédito os recursos que só deviam ser usados no ano seguinte. O ano passado, mais de 300 organizações da sociedade civil assinaram uma carta aberta para que a União Europeia trabalhasse na direção de uma economia verde e com impacto neutro no clima.
Alterações climáticas
Continente europeu é o que aquece mais rapidamente e efeitos sentem-se
Um ano depois, o cenário piora e deverá continuar a piorar. A verdade é que os novos planos para o desenvolvimento industrial europeu apostam fortemente na indústria militar, o que, para além de alimentar o complexo militar-industrial e a escala armamentista, deverá aumentar as emissões de gases com efeito de estufa.
A União Europeia representa apenas 7% da população mundial, mas seriam necessários três planeats para satisfazer a procura se toda a gente na Terra vivesse como os europeus. De acordo com a Global Footprint Network, Portugal atinge na próxima segunda-feira o seu limite de recursos disponíveis para este ano. A diferença face ao ano anterior é grande, uma vez que em 2024 Portugal atingiu o dia de sobrecarga a 28 de maio. São 23 dia de diferença.
Segundo a Lusa, o primeiro país a esgotar os seus recursos este ano foi o Qatar, ainda no dia 6 de fevereiro. Pouco depois, no dia 17 de fevereiro, o Luxemburgo foi o segundo país no mundo e o primeiro na Europa a ultrapassar também o dia de sobrecarga.