Carta aberta

Universidade do Porto: Professores exigem corte de relações com Israel

24 de maio 2024 - 11:09

Leia aqui a carta aberta que dezenas de docentes e investigadores da Universidade do Porto enviaram para a sua reitoria e centros de investigação.

PARTILHAR
Ocupação na Fac. Ciências da Universidade do Porto
Ocupação na Fac. Ciências da Universidade do Porto. Foto @julianji.matti/Indymedia.pt

Esta semana prosseguiram os protestos de estudantes a favor da Palestina, com uma ocupação das instalações da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em que os participantes resistiram durante a noite à ordem da direção da Faculdade para abandonarem o local sob ameaça de intervenção policial.

Agora são dezenas de professores e investigadores que decidiram juntar a sua voz a este protesto para exigir que a sua Universidade corte relações com empresas, Estado e instituições israelitas, bem como com projetos em que estes participem e que, “de qualquer forma, contribuam para a ocupação da Palestina e para a prossecução da  guerra contra o Povo Palestiniano”. E pedem transparência da parte da reitoria sobre estas relações “para que os subterfúgios e equívocos não possam ser mais evocados”.

Em declarações à RTP, o professor emérito da Faculdade de Belas Artes, José Paiva, defendeu que “as universidades não são instituições deslocadas da sociedade, acima de tudo são instituições promotoras da possibilidade de um futuro melhor”. Por essa razão, “todas as questões que se passam aparentemente fora da universidade são também da universidade”.

O professor lamenta que a Universidade do Porto não tenha “uma posição nítida num momento em que o mundo assiste ao “caminho do genocídio que o governo de Israel está a promover do povo palestino” e que conta também com “mais de 12 univeridades destruídas na Palestina”. Para José Paiva, “isto deve desenvolver um sentimento de repúdio e de revolta que deve ser expresso com palavras claras e sem ambiguidades” por parte da Universidade do Porto.


Leia aqui a Carta aberta de docentes, investigadoras e investigadores da Universidade do Porto:

Pela Palestina, como País e pelos Palestinianos como povo livre

Os docentes, investigadoras e investigadores da Universidade do Porto integrantes deste apelo, embora cientes das limitações que este tipo de iniciativas possui, entendem que o seu relacionamento com a realidade hoje vivida — o genocídio do Povo Palestiniano a que o mundo inteiro assiste em direto — não permite qualquer espécie de neutralidade e, muito menos, silêncio. Congratulam-se, desde logo, enquanto membros da comunidade universitária com a posição assumida por instituições universitárias, por estudantes de todo o mundo e, agora, do nosso país e da nossa Universidade também, nesta tragédia profunda provocada pelo genocídio bárbaro realizado pelo Exército de Israel em Gaza.

Para nós, a Universidade é ainda (apesar de todas as ameaças) um lugar de saber e de respeito pelo outro. Por isso, é da maior importância que seja tomada uma posição relativamente ao relacionamento com as instituições universitárias israelitas, ligadas ao sistema de apartheid imposto às populações palestinianas, e ao projeto colonial que subjaz à criação do Estado de Israel e à colonização a todos os títulos ilegal dos territórios palestinianos, e, agora, ao desenrolar sinistro de mais esta agressão, a juntar a tantas outras cometidas muito antes de outubro de 2023. 

A atenção ao que se passa em Gaza é uma prioridade ética, porque nos ensina a resistir, mesmo se em condições inimagináveis, aos intentos colonizadores e neoimperialistas. Também nos elucida, sobre o quanto mais fortes que a repressão podem ser as ideias e o saber que continuarão resistentes mesmo debaixo dos bombardeamentos contínuos de já há longos sete meses. Já depois de destruídas todas as universidades em Gaza, como exemplo de resistência, fomos surpreendidos recentemente com uma prova de mestrado a ser efectuada no interior de uma tenda, num campo de refugiados. Esse exemplo é toda uma lição de resistência.

Deixem-nos, então, ensinar e partilhemos o ensinamento com a nossa solidariedade e com a capacidade emancipadora que ele nos oferece. Por isso exigimos à Universidade do Porto que não tenha relacionamento com o Estado de Israel, com empresas e instituições israelitas, ou em que estas estejam envolvidas, que, de qualquer forma, contribuam para a ocupação da Palestina e para a prossecução da  guerra contra o Povo Palestiniano, e que denuncie acordos de colaboração que tem com as Universidades de Israel. Proclamamos, pelo contrário, a necessidade de criar e intensificar a cooperação com as instituições de ensino e de investigação palestinianas, num compromisso que a U. Porto deve assumir com o direito à educação, à liberdade de investigação científica e à ciência como instrumento de progresso e de paz. Exigimos, também, uma política de transparência relativamente a este assunto para que os subterfúgios e equívocos não possam ser mais evocados.

Enquanto docentes, investigadoras e investigadores de uma universidade, da Universidade do Porto, queremos, também, dizer aos nossos colegas, aos estudantes, e ao Povo Palestiniano em geral, que estamos absolutamente solidários e que estaremos a seu lado na sua luta anticolonial, pela sua libertação e pela criação digna de um Estado que lhes permita finalmente viver em paz, depois de décadas de violência colonial sionista.

A Palestina será livre!!!! 

A Palestina vencerá!

Subscritores:
Alda Sousa, Professora Associada Aposentada, ICBAS
Alexandra Oliveira, Professora Auxiliar, FPCEUP
Alexandre Alves Costa, Professor Emérito da U. Porto, FAUP
Alice Semedo, Professora Associada, DCTP-FLUP; CITCEM
Álvaro António Gomes Domingues, Geógrafo, Professor Associado da FAUP
Ana Cláudia Soares de Almeida Albergaria, BI PhD, Instituto de Sociologia da U. Porto
Ana Luísa Costa, Investigadora, CIIE/FPCEUP
Ana Monteiro, Professora Catedrática, Departamento de Geografia da FLUP, CEGOT
Ana Sofia Ferreira, Professora Auxiliar, FLUP/IS-UP
André Alves, Professor Convidado, FBAUP
António Mário da Silva Marcos Florido, Professor Associado, FCUP
Bruno Giesteira, Professor Auxiliar com Agregação, FBAUP/ID+
Cat Martins, Prof Associade, FBAUP
Conceição Nogueira, Professora Catedrática, FPCEUP
Cristina Parente, Professora Associada, FLUP
Fernando José Pereira, Docente, FBAUP
Helena Madureira, professora associada, FLUP
Henrique Vaz, Professor Auxiliar, FPCEUP, CIIE
Joana P. Cruz, Investigadora CIIE-FPCEUP
João Caramelo, Professor Associado, FPCEUP
João Teixeira Lopes, Professor Catedrático, FLUP
Jorge Sequeiros, Professor Emérito da U. Porto, ICBAS, I3S
José Alberto Correia, Professor Emérito da U. Porto, FPCEUP
José Carlos de Paiva, Professor Emérito da U. Porto, FBAUP/i2ADS
José Manuel da Silva Lopes, Professor Auxiliar da FAUP, CEAUP
José Manuel Teixeira Barbosa, Professor Auxiliar, FAUP
José Soeiro, Investigador, Instituto de Sociologia da U.Porto
Liliana Rodrigues, Investigadora, FPCEUP
Luís Ribeiro, Professor Auxiliar Convidado, FBAUP
Manuel Loff, Professor Associado, FLUP, IHC-FCSH-NOVA/In2PAST
Marco Alexandre Camarneiro Mendes, Assistente Convidado da FAUP
Margarida dourado dias, investigadora, i2ADS
Maria Catarina Tavares Rodrigues da Silva, Estagiária de Investigação, i2ADS-FBAUP
Maria Daniel Vaz de Almeida, Professora Catedrática, FCNAUP
Maria João da Silva Oliveira, Investigadora Auxiliar, Instituto de Sociologia da U. Porto
Maria Manuela Bronze da Rocha, Prof. Coordenador Aposentada ESMAE/Investigadora, i2ADS
Mariana Rodrigues, Investigadora, CIIE-FPCEUP
Mário Barbosa, Professor Emérito da U. Porto, ICBAS/i3S
Mário Bismarck, Professor Catedrático, FBAUP
Miguel Leal, Professor Associado, FBAUP
Nelma Moreira; Professora Associada, FCUP
Nuno Alexandre Jesus Teixeira de Sousa, Professor Auxiliar Convidado da FAUP, i2ADS
Norberto Ribeiro, Investigador, FPCEUP
Orlando Vieira Francisco, Investigador, i2ADS
Paula Guerra, Professora Associada, FLUP/IS-UP
Paula Soares, Professora Associada, FMUP
Paulo Nogueira, Professor Auxiliar, FPCEUP, CIIE; i2ADS
Pedro D. Ferreira, Professor Associado, FPCEUP/CIIE
Pedro Eiras, Professor Associado, FLUP/ILCML
Pedro Oliveira, Prof. Associado, ICBAS
Rogério Reis, Professor Auxiliar, FCUP
Rosa Maria Martelo, Professora Catedrática aposentada, FLUP-ILCML
Rita Rainho, Investigadora, i2ADS
Sabine Babette Broda, Professora Associada, FCUP
Sérgio Fernandez, Professor Emérito da U. Porto, FAUP
Sílvia Simões, Professora/Investigadora, i2ADS/FBAUP
Sofia Marques da Silva, Professora Associada, FPCEUP, CIIE
Susana Januário, Professora Auxiliar Convidada, FLUP/IS-UP
Teresa Summavielle, Investigadora Principal, i3S
Tiago Neves, Professor Associado, FPCEUP
Vítor Manuel Oliveira da Silva, Professor Catedrático da FAUP/i2ADS