Israel

A economia israelita contemporânea foi construída em torno de um elemento central: a defesa. Aqueles que se entusiasmam com o rearmamento da Europa como forma de relançar a sua economia deveriam olhar mais de perto este exemplo.

Romaric Godin

Milhares de emails, documentos financeiros e comunicações exibidas nas investigações do Congresso dos EUA revelam a parceria estreita do falecido criminoso sexual com o ex-primeiro-ministro israelita Ehud Barak. Ligações entre ambos estendem-se dos negócios à diplomacia paralela.

Yifat Tomer-Yerushalm admitiu ter passado à imprensa os vídeos dos abusos a um preso palestiniano na base militar de Sde Teiman. Netanyahu diz que é “o ataque mais grave de relações públicas” da história do país.

Para garantir o lucrativo contrato do Projecto Nimbus, as gigantes tecnológicas concordaram em desrespeitar os seus próprios termos de serviço e contornar as ordens judiciais, avisando Israel caso um tribunal estrangeiro exigisse os seus dados, revela uma investigação conjunta.

Yuval Abraham

Nesta entrevista com o coletivo antissionista Vozes Judaicas por Libertação, Pappé fala de seu trabalho como historiador e do seu primeiro encontro com os arquivos que descrevem a limpeza étnica promovida na Palestina em 1948, assim como da situação política em Israel hoje e sua relação com o genocídio em Gaza. 

O Tribunal considera ainda que Israel não apresentou provas que justifiquem as acusações que levaram ao fim da cooperação com a agência da ONU de assistência aos refugiados palestinianos. 

O Comité de Solidariedade com a Palestina exige ao governo que pare “imediatamente” com as compras que são “um apoio à máquina de guerra israelita”.

A lei internacional proíbe apoiar uma guerra genocida. Mas o governo alemão justifica a sua política de apoio ao exército e ao governo de Israel com a Staatsräson alemã, que está acima dessas exigências legais.

Matthias Schindler

Os vinte reféns vivos na posse de grupos armados em Gaza já foram libertados, bem como uma parte dos 1.718 palestinianos detidos nas prisões israelitas. Palestinianos aproveitam cessar-fogo para procurar vítimas nos destroços de Gaza.

O presidente dos EUA continua a ver Gaza como empreendimento imobiliário. O plano implica que o Hamas abdique de qualquer papel no território e não é claro sobre quem do lado palestiniano o substituirá. Netanyahu parece querer ganhar apoio na opinião pública ao apostar que o Hamas o vai recusar.

Asher Kaufman 

Bombardeamentos israelitas mataram 29 pessoas, entre elas duas crianças e nove adultos nas filas para conseguir comida. A caminho da ONU, o primeiro-ministro de Israel contornou o espaço aéreo francês e espanhol, mas não escapou aos protestos em Nova Iorque.

O benefício que Israel obtém dessa aliança internacional de extrema direita é que essas forças se tornaram as mais fervorosas defensoras do Estado sionista em geral e do governo Netanyahu em particular. 

Gilbert Achcar

Enquanto os habitantes de Gaza documentam em tempo real os assassinatos em massa e a fome, a resposta de grande parte da sociedade israelita é: “É tudo falso — e eles estavam a pedi-las.”

Ron Dudai

Os ataques sobre a cidade de Gaza intensificaram-se no fim de semana, enquanto centenas de milhares exigiram o fim da guerra em Telavive. EUA fecham entrada a crianças palestinianas feridas.

Em entrevista à Fox News, o primeiro-ministro israelita assumiu que quer controlar toda a Faixa de Gaza e colocar no poder um governo fantoche. O conselho de guerra sionista deu luz verde ao intensificar da ocupação enquanto oposição, familiares de reféns e o próprio chefe do Estado-Maior estão contra.

Dois multimilionários são donos de uma equipa de ciclismo que faz explicitamente de “embaixadora” do Estado sionista. O movimento Boicote, Desinvestimento, Sanções denuncia “sportswashing” e o MPPM diz que são “convidados indesejados na grande festa popular que é a Volta a Portugal em Bicicleta”.

A B’Tselem e os Médicos pelos Direitos Humanos passaram a descrever o que se passa em Gaza como genocídio. Asseguram que não é apenas algo simbólico porque acarreta obrigações legais e morais de acordo com o direito internacional.

Shatha Yaish

Em Portugal, a Teva atribui todos os anos os prémios “humanizar a saúde” em que distingue vários profissionais em diferentes áreas. Parece incrível que a mesma empresa que participa em atos hediondos noutra parte do mundo, fale em “humanizar a saúde”, mas é mesmo assim que funciona o negócio!

Bruno Maia

Awdah Hathaleen, uma das vozes centrais do documentário No Other Land, foi assassinado por um colono israelita em pleno ataque à sua aldeia na Cisjordânia. A sua morte, confirmada pelos próprios realizadores do filme, expõe a contínua impunidade da violência contra palestinianos.

Evacuação da cidade de Deir al-Balah pode levar ao colapso dos serviços humanitários. Cidade foi bombardeada antes da entrada dos militares.