Israel

No arranque da semana de ação global da campanha BDS, explicamos como nasceu e cresceu este movimento e mostramos alguns exemplos de negócios entre o Estado português e empresas que colaboram com a ocupação ilegal de terras palestinianas. Dossier organizado por Luís Branco.

Guerra

Os contornos da política global estão a mudar diante dos nossos olhos. Longe vão as normas que serviram de base à chamada ordem internacional liberal. O risco é que, embora esse período tenha apresentado tragédia e sofrimento a uma escala quase inimaginável, rasgar o livro de regras seja ainda muito pior.

Guerra

Há relatos de fuga em massa da população de Teerão enquanto os bombardeamentos continuam. Em Gaza mais 51 civis que apenas procuravam ajuda humanitária foram massacrados.

Israel promete que "Teerão vai arder" e continua a bombardear a capital do Irão. Liderança iraniana avisa contra interferência estadunidense, britânica e francesa.

Caças israelitas bombardearam vários pontos do país, visando também matar altos responsáveis militares e cientistas iranianos, nas vésperas de mais uma reunião sobre o programa de enriquecimento de urânio iraniano. Netanyahu cria mais uma frente de guerra e ameaça “continuar por quantos dias for preciso para remover esta ameaça”.

Palestina

Antigo ministro da defesa denuncia apoio de Israel a grupo armado dentro de Gaza, com conhecimento de Netanyahu. Primeiro-ministro israelita admite que está a fornecer armas.

Espanha

O KKR tem negócios imobiliários nos territórios ocupados na Palestina e interesses em Israel. Quando se soube, centenas de artistas começaram a desvincular-se dos festivais e dezenas de milhares de pessoas protestaram nas redes sociais.

Genocídio

Desde o regresso de Trump, Israel abandonou todas as desculpas de auto-defesa. Mas, ao mesmo tempo que foge à responsabilização, cimentou o seu legado como pária global.

Genocídio

Dia 27 de maio há concentração em frente à Assembleia da República, no dia 1 de junho dinamiza-se um "Jardim da Paz" e para dia 4 está marcada uma manifestação em solidariedade com a Palestina.

Palestina

Partes dos meios de comunicação social e da classe política sabem que a morte em massa em Gaza não pode ser ocultada por muito mais tempo, nem mesmo depois de Israel ter impedido jornalistas estrangeiros de entrar no enclave e assassinado a maioria dos jornalistas palestinianos que tentavam registar o genocídio.