Porto

Trabalhadores da STCP em greve na próxima segunda-feira

02 de outubro 2024 - 12:51

Greve está marcada para dia 7 de outubro e durará todo o dia. Trabalhadores querem aumentos salariais e revisão das carreiras profissionais.

PARTILHAR
Autocarro STCP
Fotografia via Facebook de STCP

Os trabalhadores da Sociedade de Transportes Coletiva do Porto (STCP) têm greve marcada para a próxima segunda-feira. A greve realiza-se durante todo o dia e deverá afetar dezenas de carreiras. Estão previstas duas concentrações de trabalhadores para o dia.

Entre as reivindicações dos trabalhadores estão os aumentos salariais e a revisão do enquadramento funcional do Sistema de Evolução Profissional, mas também a manutenção do acordo existente com a empresa sobre faltas justificadas, agente único e assistência na doença.

A greve de segunda-feira, dia 7 de outubro, é a junção de uma greve parcial às últimas duas horas de serviço, que decorre desde novembro de 2023, e de uma greve parcial às primeiras cinco horas de serviço, que está em vigor desde setembro deste ano.

Os trabalhadores da STCP vão manifestar-se em frente à estação de recolha da Via Norte durante a manhã e à tarde seguem para os escritórios da empresa, na Torre das Antas, no Porto. A greve é organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN).

Para além das reivindicações para todos os trabalhadores, estão em causa uma série de queixas articuladas pelo STRUN contra a empresa. Ao Departamento de Investigação e Ação Penal, o sindicato enviou queixa-crime por desobediência contra dois administradores que assinaram um documento a exigir aos trabalhadores que cumpram os serviços mínimos em novembro e onde estes são ameaçados com processos disciplinares.

Esses dois administradores também foram reportados à Autoridade para as Condições de Trabalho por abuso de serviços mínimos e pressão aos trabalhadores.