A Coordenadora das Comissões de Trabalhadores do Parque Industrial da Autoeuropa, reunida nesta sexta feira, aprovou uma tomada de posição onde alerta: “voltam os despedimentos em massa, 700 só esta semana”.
Os representantes dos trabalhadores do parque industrial da Autoeuropa solidarizam-se com os trabalhadores da Mactrading, Valsan, Páginas Amarelas/PT e Groundforce/TAP e denunciam que o despedimento dos 336 trabalhadores da Groundforce por mail é “uma tentativa de asiatização das relações laborais em Portugal”.
A coordenadora apela ainda à CGTP e à UGT a que integrem “na mobilização nacional para a greve geral, a exigência do fim da onda de despedimentos e a defesa das empresas públicas ao serviço da economia nacional” (aceda aqui ao comunicado na íntegra).
Ontem, quinta feira, na Assembleia da República, a deputada Mariana Aiveca do Bloco de Esquerda questionou a Ministra do Trabalho, Helena André, sobre os despedimentos colectivos na Groundforce e nas Páginas Amarelas, e noutras empresas, qualificando-os de “absolutamente inaceitáveis”.
Em relação ao despedimento colectivo na Groundforce, a ministra do Trabalho disse à comunicação social: "O que o Governo terá de fazer, como em qualquer processo de despedimento colectivo, é verificar como o processo foi conduzido. Portanto, a Autoridade para as Condições de Trabalho irá fazer isso na medida em que é a forma de actuar em todos os casos deste tipo". Helena André disse ainda na AR que os despedimentos colectivos estão a diminuir.