Está aqui

Teatro do Vestido estreia "Atalhos" esta sexta-feira

O espetáculo, que terá lugar no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, pelas 21h, marca o regresso do Teatro do Vestido às salas neste novo contexto da pandemia. Na edição de 2020 do Festival InShadow, Joana Craveiro estreará “Gaveta”.
Imagem do Teatro do Vestido.

Integrado na programação do 37.º Festival de Teatro do Seixal, "Atalhos ou sobre o caminho mais comprido entre dois pontos" foi escrito por Joana Craveiro em 2016, a convite do programa da Culturgest PANOS. O texto “parte da recolha de notícias de jornal e outras fontes, com vista a perguntar que mundo é este que habitamos e como podemos fazer sentido dele”.

Conforme se lê na apresentação do espetáculo, “a solidão de cada um destes jovens e as suas buscas em confinamento ressoam com a situação atual que todos vivemos”. “O mundo pós-COVID-19 imiscuiu-se por isso neste espectáculo, através de novas cenas escritas a partir do hoje e do aqui”, escreve o Teatro do Vestido.

Cinco jovens empreendem uma viagem. Percorrem a memória de alguns acontecimentos recentes que têm surgido nos jornais ao longo dos últimos meses/anos, para falarem deles próprios e pedirem explicações pelo que não compreendem. Procuram respostas noutros planetas; afinal as notícias dizem-nos ser possível aceder em breve a esses novos mundos;

O caminho que escolheram é o mais longo, porque demora sempre mais ir ao cerne das coisas do que passar por cima do que não se compreende nem faz sentido só para se chegar mais depressa aonde se pensa que tem de se chegar a horas. Mas, afinal, encontram-se no confinamento dos seus quartos, das suas casas, que são os seus universos. A solidão muda-nos? Quem somos perante a ausência dos outros? E o que muda quando investigamos em conjunto? Um espectáculo que é também um retrato geracional (de várias gerações...)

"Atalhos ou sobre o caminho mais comprido entre dois pontos" é criado em coprodução com o Festival de Teatro do Seixal / Município do Seixal. O espetáculo terá lugar no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, pelas 21h, e terminará antes das 22h30, permitindo ao público o regresso a casa, antes do início de horário de recolher obrigatório. Os bilhetes encontram-se à venda na ticketline e no local do espetáculo (horários disponíveis aqui).

Estreamos já esta 6ª feira, 20 Novembro às 21h00 - Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal. Bilhetes à venda na...

Publicado por Teatro do Vestido em Segunda-feira, 16 de novembro de 2020

“Gaveta”: um espetáculo para um espectador

Brevemente, o Teatro do Vestido estreará “Gaveta”: um espetáculo para um espectador. A estreia marcada para a edição de 2020 do Festival InShadow.

Arquivo de imagens que Joana Craveiro comprou numa feira. Foto de Mariana Carneiro.

Este projeto parte de uma coleção de fotos guardada numa gaveta em casa da avó de Joana Craveiro, que é relacionada com outra coleção de fotos que a diretora artística do Teatro do Vestido adquiriu numa feira em 2018. São imagens com uma legenda muito detalhada atrás e que acompanham o crescimento de um jovem.

Termos relacionados Cultura
(...)